Com história e tradição na fabricação de vinhos nas propriedades rurais, as vinícolas familiares de Bento Gonçalves e região estarão apresentando seus rótulos na 5ª edição da Wine South America (WSA), considerada uma das principais vitrines de negócios do setor vitivinícola brasileiro. O evento inicia nesta terça-feira (06/05) e vai até quinta (08/05), na Fundaparque, em Bento Gonçalves, das 12h às 19h.
A feira, que se consolida como um dos mais relevantes pontos de encontro entre produtores e compradores nacionais e internacionais, receberá mais de 7 mil compradores profissionais vindos de todas as regiões do Brasil, além de representantes de 20 países. Rodadas de negócios nacionais e internacionais e geração de conhecimento são algumas das atrações desta edição.
A cada ano, a participação das vinícolas familiares assistidas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem sendo ampliada. No primeiro ano (2022) foram nove e, em 2025, serão 18 empreendimentos de Bento Gonçalves, Garibaldi, Pinto Bandeira, Coronel Pilar, Caxias do Sul e Monte Belo do Sul. “Estes serão os únicos empreendimentos que poderão comercializar diretamente ao público na feira, em espaços patrocinados pela SDR”, ressalta o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar na área de agroindústria, Ricardo Capelli.
Conforme o extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, Thompsson Didoné, a Emater/RS-Ascar também incentiva que as vinícolas convidem os compradores para visitar as propriedades. “Como a feira inicia ao meio-dia, no período da manhã as vinícolas familiares podem conduzir os compradores às propriedades, mostrando e vendendo o que é desenvolvido nas propriedades, que não é somente o vinho, mas a história, a paisagem, a tradição, a produção limitada e todo o processo que é feito na propriedade, do plantio da uva à elaboração do vinho e a venda”, destaca.
A vinícola familiar Casa Zottis, do Vale dos Vinhedos, participará da WSA pela terceira vez. Segundo a enóloga Daniela Zottis, essa oportunidade é muito importante, e nem vinha sendo cogitada este ano, em função do valor dos espaços. Mas o apoio da SDR e Emater/RS-Ascar viabilizou a presença do empreendimento no evento. “É uma vitrine para as pequenas vinícolas familiares. É onde estamos no espaço em que as maiores estão, dividindo com vinícolas do mundo inteiro. E esse ano, com essa nova iniciativa de vendas, pra nós que temos, por exemplo, variedades diferentes como BRS Bibiana, vai ser muito importante, porque muitas vezes as pessoas vinham no espaço, solicitavam a compra, e a gente acabava combinando a entrega no hotel ou fazendo uma entrega posterior à feira. Então as expectativas para as vendas são boas, e a feira nos possibilita divulgar o nosso produto para os lojistas do Brasil todo”, ressalta Daniela.
De acordo com a enóloga, a vinícola elabora oito mil garrafas de vinho por ano, não tendo condições de competitividade com grandes redes de supermercados, por isso é importante que os lojistas deem oportunidades para que os pequenos estabelecimentos possam levar seus produtos para todo o Brasil. “Hoje o cliente busca coisas diferentes, ele quer exclusividade. Nós conseguimos na última edição fechar uma representação em São Paulo, então é bem importante, porque às vezes, como somos pequenos e familiares, a gente não consegue abraçar tudo, e a gente precisa da ajuda dessas lojas”, salienta.
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