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DESTAQUES DO DIA, EVENTOS

Congresso Movergs provocou reflexões para mover o futuro dos negócios

Evento mostrou que as empresas precisam olhar para economia, geopolítica, posicionamento de marca e relações humanas

Dos movimentos geopolíticos e econômicos ao posicionamento de marca, tudo está cada vez mais conectado pelas relações humanas. Essa foi uma das mensagens mais marcantes deixadas pelos palestrantes do 33º Congresso Movergs, realizado em Bento Gonçalves na terça-feira, 14 de outubro.

Em sua mensagem de boas-vindas, o presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Euclides Longhi, destacou a força do setor moveleiro gaúcho e celebrou a presença dos mais de 360 participantes. “Parabéns por saírem das suas empresas para estarem no Congresso. Aqui estão mentes que movem o futuro. Aqui estamos nós, que buscamos informação para fazer a diferença”, disse.

O circuito de palestras iniciou com o economista-chefe da Fiergs, Giovani Baggio, que apresentou um panorama da economia e indicadores do mercado – relacionando-os ao contexto do setor industrial. “Tanto o índice de incerteza política quanto o índice de incerteza comercial nunca estiveram em nível tão elevado. O Brasil já estava acostumado com um cenário de dificuldades, mas agora a gente vê as turbulências acontecendo em outros países. A nova era do mercado mundial é algo que nós, como empresas, não conseguimos afetar. Temos que tomar como dado e saber como melhor navegar”, destacou. Quanto às projeções para 2025, Baggio prevê aumento de 2,1% no PIB brasileiro e de 1,8% no PIB gaúcho.

Com uma apresentação repleta de provocações, o cientista político Professor HOC alertou sobre a importância de as empresas considerarem a geopolítica nas suas estratégias – especialmente no que tange às parcerias comerciais. “Poucas empresas trazem o conhecimento sobre geopolítica para sua tomada de decisão. Negócios podem estar expostos a riscos dos diferentes países e mercados. Se a gente ficar fixo na visão só econômica, nós não vamos entender o que está acontecendo no mundo”, frisou HOC. “Até mesmo uma decisão racional, que a gente acha que é puramente econômica, está subjugada à política e é muito importante compreender que a economia não está separada da política e da geopolítica”, completou.

O 33º Congresso Movergs também trouxe discussões sobre posicionamento de marca e comportamento do consumidor. Trazendo um case de sucesso, o CMO da Vulcabras, Márcio Callage, apresentou o case da Olympikus – marca que se tornou a mais utilizada pelos corredores brasileiros. “A gente precisa entender da sociedade em que vive para construir mensagens. Precisa entender de gente. Marca que ignora cultura e foca só no seu produto perde espaço”, afirmou. “Não existe business to business e business to consumer. O trabalho que a gente vem construindo [na Olympikus] e conquistando um grande sucesso é baseado na ideia de que tudo é humano. As relações são humanas entre empresas, consumidor final, fornecedores e parceiros”, completou Callage.

A valorização das pessoas é uma das estratégias mantidas pela Vulcabras que colaboram para o bom momento da companhia, que, além da Olympikus, é detentora das marcas Mizuno e Under Armour. No segundo trimestre de 2025, reportou R$ 1,043 bilhões de receita bruta, com margem líquida de 39,5%.

Quem encerrou a programação do 33º Congresso Movergs foi Carlos Ferreirinha – especialista em mercado de luxo, varejo e comportamento de consumo. “É muito difícil entendermos os próximos meses, próximos anos, se não entendermos claramente onde estávamos e onde estamos. Estamos em profundas mudanças jamais vistas, no ritmo mais acelerado da história. As dinâmicas e transformações que ocorreram nos últimos 25 anos são maiores do que todas as mudanças do século. Precisamos entender outras perspectivas e possibilidades. Informação empodera. Temos que incrementar capacidades que empoderam o que fazemos”, resumiu.

Foto: professor HOC – Divulgação Movergs

15 de outubro de 2025/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2025/10/professor-HOC-congresso-movergs-2.jpg 1297 1950 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2025-10-15 15:51:112025-10-15 15:51:11Congresso Movergs provocou reflexões para mover o futuro dos negócios
Cultura e Entretenimento, DESTAQUES DO DIA

Abertura da 40ª Feira do Livro vai ter apresentação musical de “Werner e o bando”

Artista multifacetado, Werner Schünemann atravessa todas as fronteiras artísticas e, muitas vezes, conjugando-as. Patrono da 40ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, vai estar presente na abertura que ocorre no dia 15 de outubro, às 18h30, na Via Del Vino. E vem com seu grupo musical formado em 2023: “Werner e o bando” se apresenta, em show exclusivo para a comunidade, no Palco da Feira, a partir das 19h.

Com playlist que navega nas ondas sonoras do rock ‘n’ roll e blues, com leituras próprias de clássicos nacionais e internacionais, o bando tem como integrantes Werner Schünemann (vocalista) Trick Bernardi (guitarra e voz), Fera Piaia (bateria), Rica Sabadini (guitarra), Fabrício Mendonça (baixo) e Murilo Moura (teclado).

De Pink Floyd a Secos e Molhados, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Jards Macalé e Lupicínio Rodrigues, entre outros, a banda também apresenta composições autorais, como a irreverente “Ih Rita”, composta por Trick e Werner, que tem como tema o término de uma relação amorosa. No espetáculo, o ator, músico, roteirista, escritor, faz performances cênicas.

De forma espontânea, o grupo se conheceu por meio do canal do YouTube de uma jornalista, quando o ator foi convidado para a entrevista. A banda também foi convidada para o mesmo programa jornalístico, e, pelo poder do acaso, deu liga. Uma curiosidade sobre o espírito inquieto artístico de Werner é que, quando tinha 17 anos, tinha formado uma banda chamada Base Falsa, com base no progressivo e acústico.

A agenda de Werner segue na quinta-feira (16), com a apresentação do Circuito Sesc de Literatura, onde o patrono vai ler ao vivo partes da saga “O Continente”, de Érico Veríssimo, em comemoração aos 120 anos de nascimento do escritor gaúcho, criador de personagens como Ana Terra e Capitão Rodrigo.

A programação inicia com o espetáculo musical “Canciones con Drama”, de Pedro Longes e Arthur de Faria, às 19h. Às 19h45, Werner Schünemann sobe ao palco para uma leitura cênica de trechos da obra.

Além de bate-papos em duas escolas, o patrono estará conversando com a comunidade no dia 17 de outubro, às 19h30, no Palco da Feira, com mediação do escritor Ismael Sebben.

Foto: Divulgação Feira do Livro

15 de outubro de 2025/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Werner.jpeg 683 1024 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2025-10-15 15:45:522025-10-15 15:45:52Abertura da 40ª Feira do Livro vai ter apresentação musical de “Werner e o bando”
DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO

Cooperativa Vinícola Garibaldi integra projeto pioneiro para ampliar reciclagem de vidro

Ligada aos princípios do ESG, iniciativa público-privada terá lançamento na quinta-feira (16), em Garibaldi

Marcas da gestão da Cooperativa Vinícola Garibaldi, as práticas ambientais e o envolvimento comunitário se manifestam em mais um projeto para o exercício de sua responsabilidade corporativa, visando às melhores práticas sustentáveis. Em conjunto com outras organizações, a cooperativa será um dos elos de uma iniciativa para aumentar a reciclagem do vidro, gerar renda e contribuir para a redução de emissão de gases de efeito estufa.

Ao lado da Verallia, da VidroFix e da Prefeitura de Garibaldi, a Cooperativa integra a iniciativa Vidro vira Vidro, que ganha lançamento nesta quinta-feira, dia 16, em seu complexo enoturístico, às 17h.

O projeto é liderado pela Verallia, multinacional produtora de embalagens de vidro,  e consiste em uma parceria público-privada em que cada agente participante tem um papel significativo para alcançar os resultados. A empresa disponibilizará cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em espaços públicos cedidos pela prefeitura – com expansão de pontos prevista para os próximos anos. Nesses pontos, a comunidade poderá depositar os recipientes de vidro, que serão coletados pela vinícola e levados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Garibaldi – COOCAMRE. Esse material será vendido pela COOCAMRE para a VidroFix, transportadora de resíduos de vidro, e levado para a reciclagem na Verallia, em Campo Bom, onde vira matéria prima para novas garrafas.

O programa foi criado em 2021 e, no ano passado, reciclou 5.198 toneladas de vidro, um aumento de 40,5% em relação a 2023. O volume equivale a mais de 13,5 milhões de garrafas de vinho reinseridas na cadeia produtiva e à redução de mais de 780 mil toneladas de CO₂ na atmosfera.

Legenda: Cooperativa Vinícola Garibaldi participa de iniciativa pioneira na Serra Gaúcha ligada a práticas ESG

Crédito: Augusto Tomasi

15 de outubro de 2025/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2025/10/R5A_0206.jpg 667 1000 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2025-10-15 15:42:542025-10-15 15:42:54Cooperativa Vinícola Garibaldi integra projeto pioneiro para ampliar reciclagem de vidro
Cultura e Entretenimento, DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO

Dia das Crianças e Reação em Cadeia movimenta Fenachamp

Garibaldi viveu mais um fim de semana de celebração com o segundo final de semana da Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp 2025), que vem se consolidando como um dos maiores eventos do gênero.

Além do sucesso de público, a festa já começa a gerar resultados concretos baseado em um levantamento realizado por alunos do curso de Administração da Faculdade Fisul, dentro da disciplina de Pesquisa de Marketing, sob coordenação do professor Ricardo Reche.

Os resultados parciais revelam índices expressivos de aprovação. De acordo com os dados levantados, 74,9% dos visitantes afirmaram que recomendariam a Fenachamp sem ressalvas a amigos e familiares, enquanto apenas 4,2% manifestaram contrariedade. Outros 21% sugeriram melhorias, mas aprovaram o modelo geral do evento, demonstrando satisfação com a experiência.

“Até mesmo quem, eventualmente, aponta alguma crítica ou sugestão dá boas notas ao final. Há uma boa percepção de valor”, destaca o professor Reche.

Ele explica que, nos dois primeiros finais de semana do evento, mais de 500 visitantes foram entrevistados, e a meta é alcançar 1.200 questionários até o encerramento da festa, no dia 26 de outubro. A pesquisa busca medir a percepção dos visitantes sobre aspectos como organização, estrutura, atendimento, gastronomia e serviços.

Outro dado relevante mostra que 34,1% do público está participando pela primeira vez da festa — um número que evidencia a capacidade da Fenachamp de atrair novos visitantes a cada edição. Além disso, 77,1% dos entrevistados vieram de outras cidades ou regiões, o que reforça o impacto do evento no turismo regional e estadual.

O estudo também mostra que a Fenachamp está rompendo fronteiras, atraindo turistas de estados como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, que vieram a Garibaldi especialmente para participar da festa.

“Os números da pesquisa confirmam o que se vê na prática: um público participativo e cada vez mais diversificado. A Fenachamp é mais do que uma festa — é um brinde à nossa identidade e à força do espumante brasileiro”, comemora a presidente da Fenachamp 2025, Diana Borghetti.

Dia das Crianças e Reação em Cadeia marcaram o segundo final de semana

O segundo final de semana da Fenachamp 2025 confirmou o sucesso desta edição. Um mix de estilos na programação possibilitou atrações para diversos gostos. Entre as atrações mais concorridas, o espetáculo da banda Star Beatles fez o público cantar e dançar ao som dos clássicos imortalizados pelos garotos de Liverpool.

O domingo à tarde foi dedicado ao Dia das Crianças, com uma programação lúdica e colorida. A criançada se divertiu com Champolina – Um Doce de Abelhinha, o Grupo Imagina Coro e a Cia Teatral Acto, que levaram música, teatro e interatividade às famílias.

O encerramento ficou por conta do tão aguardado show de Reação em Cadeia, que reuniu uma multidão e marcou a noite com um espetáculo vibrante, encerrando o fim de semana em alto estilo.

O terceiro final de semana inicia na sexta-feira, 17 de outubro, com abertura dos pavilhões a partir das 18h. A Fenachamp 2025 segue até o dia 26 de outubro, sempre às sextas, sábados e domingos, no Parque Fenachamp, em Garibaldi.

Foto: Cassius André Fanti

13 de outubro de 2025/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Fenachamp-2025-Reacao-em-Cadeia-12-10-2025-004-j.jpg 657 984 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2025-10-13 16:42:422025-10-13 16:42:42Dia das Crianças e Reação em Cadeia movimenta Fenachamp
DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO

Campanha Vinho Legal orienta consumidores e restaurantes

A segurança e a origem do que vai à mesa — ou à taça — estão no centro da nova fase da campanha Vinho Legal, uma iniciativa de entidades representativas do setor vitivinícola. O movimento reforça a importância de consumir e comercializar apenas vinhos com procedência garantida, orientando tanto o público final quanto bares, restaurantes e sommeliers sobre como reconhecer produtos legais.

“Um vinho legal é aquele que respeita a lei, o produtor, o importador e o consumidor. Ele é fiscalizado, tem registro no Ministério da Agricultura e informações completas no rótulo. É isso que dá segurança a quem consome e credibilidade a quem serve”, explica Luciano Rebellatto, presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS).

Vinhos, espumantes e outras bebidas ilegais não passam por controle de qualidade e podem conter substâncias nocivas, além de não seguirem as boas práticas de conservação e transporte. “Este é o motivo de colocarem a saúde do consumidor em grave risco”, salienta Heloisa Bertoli, presidente do Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais (SindVinho MG)

A campanha lança um alerta positivo: é possível garantir experiências seguras e autênticas com vinho, desde que observadas informações obrigatórias no rótulo e contrarrótulo, como o nome do produtor, do importador e o registro no MAPA. No caso dos importados, o contrarrótulo em português também é exigência legal. A meta é fortalecer uma cultura de consumo responsável e consciente, valorizando os profissionais que respeitam a legislação e o consumidor.

“Servir vinho legal é mais do que uma escolha comercial. É uma atitude de responsabilidade e respeito com o cliente e com o setor”, reforça Rebellatto.

Sobre a campanha

A campanha Vinho Legal é uma iniciativa com o apoio de entidades setoriais e órgãos de fiscalização. Seu objetivo é conscientizar consumidores, comerciantes e estabelecimentos sobre os riscos de produtos sem procedência e destacar os benefícios econômicos e culturais do consumo de vinhos legais e rastreáveis.

A campanha Vinho Legal conta com a participação da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul; da Câmara Setorial Viticultura, Vinhos e Derivados de São Paulo; do Sindicato da Indústria do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS); do Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais (Sindvinho-MG); do Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho São Roque-SP); do Sindicato das Indústrias do Vinho de Jundiaí (Sindivinho Jundiaí-SP); do Sindicato das Indústrias do Vinho de Santa Catarina (Sindivinho-SC); da Associação Brasileira de Enologia (ABE); da Associação Brasileira das Indústrias de Suco de Uva (Asbrasucos); da Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (BFBA); da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe); das entidades que compõem o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS): União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), Federação das Cooperativas Vitivinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho) e Associação Comissão Interestadual da Uva (ACIU); da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); da da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); da Vinhos de Altitude Produtores e Associados (SC), da Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), do Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG)  do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), Vinho Magazine e Sublinha! Comunicação, da E21 – Agência de Multicomunicação, e de outras entidades representativas do setor e dos consumidores.

 

Imagem: Divulgação

13 de outubro de 2025/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Vinho-Legal-2025-2.jpg 670 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2025-10-13 16:33:132025-10-13 16:33:13Campanha Vinho Legal orienta consumidores e restaurantes
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, DESTAQUES DO DIA

Corede Serra pauta debate sobre gestão de resíduos na AL

Em audiência pública, entidade trouxe à tona possiblidade de transformar descarte em recursos para municípios

Disposto a transformar de um passivo ambiental em uma oportunidade para gerar receita para municípios da região, o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) mobilizou a Assembleia Legislativa para debater novas tecnologias e concessões na gestão de resíduos sólidos urbanos. Em audiência pública, autoridades estaduais, representantes de empresas e catadores participaram da reunião, conduzida pelo deputado Neri, o Carteiro (PSDB), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente no parlamento. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), também participou do evento.

Durante a reunião, o presidente do Corede Serra, Evaldo Kuaiva, defendeu a revisão dos contratos de concessão para incluir metas de reciclagem, compostagem e geração de energia, com repartição dos ganhos entre empresas e municípios; fomento a parcerias público-privadas com foco em inovação; e atração de investimentos para construção de usinas de reciclagem e biogás. Num momento em que as discussões acerca da transição energética pautam o futuro, Kuiava disse que o biogás, resultante da decomposição de matéria orgânica anaeróbica, pode transformar custo ambiental em combustível e energia. Estudos da Associação Brasileira de Biogás apresentados por ele indicam que a geração de 3,8 GW seria suficiente para abastecer 2,5 milhões de residências, por exemplo. “Os resíduos precisam ser vistos como oportunidade de desenvolvimento. Há tecnologias para isso, e precisamos ter visão de futuro. Mas só isso não basta. Necessitamos de marco regulatório e de vontade política para avançar nesse propósito para termos cada vez mais fontes de energia limpas e renováveis, ao mesmo tempo em que abrimos novas oportunidades para o crescimento econômico e sustentável de nossas comunidades”, disse Kuiava.

Ainda conforme dados apresentados por ele, o país perde R$ 14 bilhões por ano por reciclar apenas 4% dos resíduos secos. “Cada tonelada de plástico reciclado evita a emissão de 3,5 toneladas de CO₂”, reforçou. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 29 unidades de disposição final de resíduos, e outras quatro estão com estudos de concessão em andamento.

O Corede Serra apoia o desenvolvimento do Projeto Resíduos Serra, uma iniciativa inovadora que busca oferecer uma alternativa tecnológica sustentável para a geração de energia e a produção de produtos de valor agregado a partir de resíduos sólidos urbanos (RSU). Este projeto abrange 32 municípios da região, cobrindo uma área de 11.757,24 km² e beneficia uma população de mais de 950 mil habitantes. As atividades, lideradas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), avançam para a instalação de uma usina teste para processar cinco toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos num aterro em Apanhador, em Caxias. O projeto aguarda junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) a emissão da licença de instalação.

Legenda: Presidente do Corede Serra, Evaldo Kuaiva, participou de audiência pública na Assembleia Legislativa

Foto: Lauro Alves-ALRS

13 de outubro de 2025/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Foto-Lauro-Alves-ALRS.jpg 643 1037 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2025-10-13 16:26:112025-10-13 16:26:11Corede Serra pauta debate sobre gestão de resíduos na AL
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO

Cooperativa Vinícola Aurora divulga Relatório de Sustentabilidade

Primeira vitivinícola brasileira a alinhar suas práticas de governança aos padrões internacionais que regulam o tema, empresa apresenta impactos positivos auferidos por cooperados, comunidade e cadeia produtiva desde 2023

 

A Cooperativa Vinícola Aurora, líder nacional do setor vitivinícola brasileiro, divulga seu Relatório de Sustentabilidade 2024-2025 com os principais avanços conquistados desde a implementação de uma estratégia ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), há dois anos. Elaborado em conformidade com a GRI (Global Reporting Initiative) 2021 e orientado pela Prática Recomendada ABNT PR 2030/ESG, o material posiciona a Aurora como a primeira vinícola de grande porte do Brasil alinhada às normas internacionais exigidas pela União Europeia e outros mercados mundiais.

No campo social, o Programa BPA (Boas Práticas Agrícolas) alcançou 576 cooperados com treinamentos sobre saúde, segurança e direitos humanos, além de aprimoramentos nos controles da cadeia de fornecedores. Houve investimentos em mecanização de processos, novas tecnologias agrícolas e ações de comunicação contínua para gestão sustentável. A Aurora também estimulou a inclusão de jovens e mulheres no cooperativismo. O comitê Elas pelo Coop, composto por 20 representantes, oferece cursos de liderança e visitas institucionais em prol do protagonismo feminino no setor. O Programa Jovem Aprendiz do Campo, que já formou 106 jovens desde 2017, contou com 25 novos participantes em 2025, dos quais mais de 70% permaneceram no setor rural. Já o projeto Cooperar para Incluir impactou 500 pessoas com deficiência em parceria com entidades locais no interior do Rio Grande do Sul.

No eixo da governança, a Aurora fortaleceu seu Programa de Integridade e Compliance, iniciado em 2023, com destaque para reorientação de políticas internas e melhorias no canal de denúncias. Foram realizados treinamentos com 461 colaboradores, cerca de 300 cooperados e 150 terceiros, além de uma revisão de políticas internas e avaliação de riscos socioambientais no contexto de mais de 440 fornecedores. O Comitê de Integridade passou a deliberar sobre denúncias relacionadas ao Código de Conduta, que recebeu nova atualização em 2025 em linha com as melhores práticas de compliance. Na coordenação das ações ESG, o Comitê de Sustentabilidade realizou análises mensais com grupo de trabalho interno, composto por áreas-chave da vinícola.

Os mecanismos consolidam uma gestão de fomento da cultura de ética e responsabilidade, de modo a fortalecer a confiança entre cooperados e parceiros, fundamental para a manutenção dos princípios cooperativistas que orientam o modelo de governança organizacional da Aurora. “O relatório representa nosso compromisso público com a transparência, a ética e a inovação em todas as dimensões ambiental, social e econômica de nossa atuação”, afirma Renê Tonello, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora.

O relatório também destaca, na dimensão ambiental e climática, o inventário de emissões de gases de efeito estufa, que mapeou fontes emissoras e importantes áreas de absorção de carbono a serem objeto de projetos para redução de gases nos próximos ciclos, a rastreabilidade sistemática da uva, a coleta de embalagens agroquímicas, a gestão hídrica com tratamento de efluentes em níveis de excelência e campanhas de uso racional da água. Em parceria com a Eureciclo, foram compensadas 630 toneladas de materiais recicláveis, beneficiando cooperativas em cinco estados. E, para auxiliar na recuperação das comunidades afetadas pela maior enchente da história do Rio Grande do Sul, em 2024, a Aurora destinou R$ 600 mil em infraestrutura e transporte de água e doações por meio de uma parceria com Sicredi Serrana e Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). Além disso, 70% dos cooperados já usam rastreabilidade digital da uva, reforçando a excelência na produção.

No ciclo 2024-2025, a Aurora também renovou as certificações de qualidade ISO 9001 e FSSC 22000, essa última específica para segurança de alimentos, além de certificações nacionais e internacionais na linha de produtos orgânicos. A unidade de Pinto Bandeira colheu 100 mil quilos de uvas com específica Denominação de Origem (D.O.) e recebeu 264 mil toneladas de uva orgânica de 21 produtores. Também realizou a 7ª Vitis Aurora, feira que reuniu em maio deste ano 4.000 participantes de nove estados e seis países em debates sobre inovação, mudanças climáticas, agronegócio e protagonismo feminino no setor vitivinícola.

Os compromissos da Aurora são inspirados e buscam contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e em uma fundamentada análise de dupla materialidade, que avalia o impacto financeiro que as questões ESG têm sobre a companhia e o efeito que os negócios e as atividades da organização geram nesses aspectos para a sociedade e o meio ambiente.

O relatório integra temas materiais aos ODS e define compromissos futuros, que incluem o constante fortalecimento de políticas como boas práticas de governança, redução de emissões de gás de efeito estufa, sucessão rural, inclusão de jovens no campo, maior participação feminina na governança e continuidade das práticas de segurança hídrica, gestão de resíduos e economia circular.

Para o presidente da cooperativa, essas diretrizes nortearão a vinícola nos próximos anos no fomento da sustentabilidade no setor e em toda a comunidade. “Com estas iniciativas, a Aurora reafirma seu papel de liderança responsável no setor vitivinícola, integrando sustentabilidade, inovação e excelência operacional para gerar impactos positivos concretos em toda a cadeia produtiva”, conclui Tonello.

Sobre a Cooperativa Vinícola Aurora

Fundada em 1931, a Aurora é a maior cooperativa vinícola do Brasil, composta por cerca de 1.100 famílias cooperadas na Serra Gaúcha. Com uma área cultivada de 3 mil hectares, a cooperativa processa anualmente entre 10% e 15% da safra de uvas do Rio Grande do Sul, utilizando práticas sustentáveis em toda a sua operação. A cooperativa tem um portfólio de 220 itens, divididos em 13 linhas. Os rótulos da marca são comercializados para todos os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, além de estarem presentes em outros 17 países. Em 2024, a Aurora registrou faturamento recorde de R$ 841 milhões, com crescimento de 7% em relação ao ano anterior. A expectativa é que o faturamento alcance R$ 1 bilhão até 2026.

 

Legenda: Vinhedos da Cooperativa Vinícola Aurora em Pinto Bandeira (RS)
Crédito:  Anderson Pagani/Divulgação

13 de outubro de 2025/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Coop.-Vinicola-Aurora-Credito-Anderson-Pagani-1-Copia.jpg 469 756 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2025-10-13 16:20:022025-10-13 16:20:02Cooperativa Vinícola Aurora divulga Relatório de Sustentabilidade
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DESTAQUES DO DIA

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