Jornal Integração -
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Enocultura
    • MUNDO DO VINHO
    • EVENTOS
    • TURISMO
  • Negócios
    • ECONOMIA
      • ARTIGOS
      • AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
    • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
    • POLÍTICA
  • Interesses
    • EDUCAÇÃO
    • RELIGIÃO
    • PETS
    • ESPORTES
    • MODA E ESTILO
  • EDIÇÕES PASSADAS
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Posts

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Liga de Combate ao Câncer abre Semana da Medicina do Estilo de Vida

Sessão especial na Câmara de Vereadores marcou o início oficial da programação

Com um convite à reflexão sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves abriu oficialmente, na segunda-feira, 25, a Semana da Medicina do Estilo de Vida. O lançamento ocorreu durante sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores, ocasião em que a presidente da entidade, Maria Lucia Severa, fez uso da tribuna para apresentar a proposta da mobilização e reforçar a importância dos hábitos saudáveis na prevenção de doenças e na promoção da longevidade.

“A ocupação desta tribuna no dia de hoje marca um momento histórico para a saúde pública do nosso município e coroa uma caminhada de dedicação construída por muitas mãos”, ressaltou Maria Lucia. A presidente também destacou que a iniciativa, aprovada por unanimidade pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo em 2025, representa um avanço ao dar visibilidade permanente à promoção dos hábitos saudáveis e à prevenção de doenças.

Nesse contexto, a entidade apresentou as próximas ações que englobam a programação da Semana. Uma delas está agendada para quarta-feira, 27, em uma blitz de conscientização, onde serão distribuídos materiais que dão dicas e orientações sobre como manter um estilo de vida que garanta longevidade com qualidade. A ação é um ato conjunto entre as voluntárias da Liga e o 46º BPM e os pontos de atuação serão as unidades dos supermercados Apolo e Grepar, durante todo o dia – veja a relação completa abaixo. Um novo momento de capacitação, desta vez voltado aos profissionais da saúde, também está previsto para o dia 29 de setembro.  Paralelamente às ações presenciais, a entidade passa a investir em uma estratégia contínua de conscientização por meio das rádios locais, com a realização de pílulas de conhecimento e saúde em formato de quadro fixo. A iniciativa busca democratizar informações baseadas em evidências e manter o debate sobre hábitos saudáveis presente no cotidiano da população.

Parlamentares exaltaram atuação voluntária

A sessão foi marcada pelo reconhecimento ao trabalho voluntário desenvolvido pela Liga de Combate ao Câncer ao longo de quase  50 anos. Em diferentes manifestações, os vereadores presentes  ressaltaram a relevância da atuação da entidade junto à comunidade, destacando o alcance humano das ações promovidas pelas voluntárias e o impacto do trabalho desenvolvido em apoio à saúde e à prevenção. “É gratificante saber que há pessoas que se dedicam ao trabalho voluntário em nossa cidade, auxiliando o município na causa da saúde”, exaltou o vereador Edson Biasi. A fala foi endossada pelo vereador Moisés Scussel: “Além de ser bonito, é um trabalho essencial. A Liga faz um trabalho onde o município, por vezes, não consegue alcançar”, pontuou.

Devido à forte atuação na missão de auxiliar na promoção da saúde em um caráter macro, para além dos assistidos pela entidade, o reconhecimento da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves ganha contornos nacionais graças às suas ações. “É importante ressaltar que todas as nossas ações da Semana da Medicina do Estilo de Vida serão reportadas e entregues ao Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, referência nacional na promoção do bem-estar de pessoas e comunidades”, explicou Maria Lucia.

A Semana da Medicina do Estilo de Vida Saudável integra um movimento permanente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves em prol da prevenção e da promoção da saúde. A iniciativa mobiliza instituições, profissionais e a sociedade civil em torno de práticas educativas e preventivas, reforçando o entendimento de que cuidar da saúde também significa investir em hábitos que favoreçam o bem-estar físico, mental e social.

 

Foto: Presidente da Liga de Combate ao Câncer na sessão da Câmara de Vereadores

Crédito: Exata Comunicação, Raquel Piegas

27 de maio de 2026/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2026/05/Sessao-da-Camara-com-a-Presidente-da-LCCBG-Maria-Lucia-Severa.jpg 352 567 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2026-05-27 15:21:252026-05-27 15:21:25Liga de Combate ao Câncer abre Semana da Medicina do Estilo de Vida
DESTAQUES DO DIA, ESPORTES

Sparkling Night Run tem edição recorde com mais de 1,2 mil participantes neste sábado

Prova será disputada na noite de 25 de outubro, na Praça Achyles Mincarone, com show e gastronomia para o público acompanhar o evento

A Sparkling Night Run chega à sua 11ª edição consolidada no calendário esportivo – prova disso é a participação recorde de 1.250 atletas e inscrições esgotadas para este ano. A prova ocorre no sábado (25), em Bento Gonçalves. Renovando seu propósito voltado a promover hábitos mais saudáveis, também ganha viés de integração comunitária, celebrando encontros em meio a uma programação com shows e diversas opções gastronômicas para os participantes e, claro, para o público.

Um grande clima de festa e diversão envolve a realização da Sparkling Night Run. Uma das propostas deste ano foi retomar esse espírito num dos pontos de encontro da cidade. Pela primeira vez, a prova terá seu QG na Praça Achyles Mincarone, ponto turístico da cidade com sua igreja em forma de barrica de vinho, a Igreja São Bento, e o Monumento aos Imigrantes.

Nesse espaço, atletas e público confraternizam numa atmosfera festiva, especialmente preparada para a ocasião. A partir das 19h30min, a banda Pampaneja recepciona a todos com um repertório que passa por clássicos tradicionalistas e sucessos do sertanejo. O show segue até as 21h, com a música prosseguindo, depois, ao som de DJ. Por ali, diversas tendas gastronômicas prometem apoio para repor as energias ao longo de toda a programação. As opções vão de crepe e hambúrguer a sanduíche de costelão. Ainda, serão oferecidos sorvete na chapa, pipoca e algodão doce, além de cerveja artesanal.

“Todos estão convidados a participar desse grande movimento que busca tornar as práticas esportivas mais presentes no cotidiano das pessoas e, principalmente, integrar as pessoas em um momento de lazer saudável, para curtir com a família e os amigos”, destaca o Diego Santi, diretor do CIC-BG, responsável pela realização da Sparkling Night Run, e coordenador da prova nesta edição.

Conforto para os atletas

Outro destaque da Sparkling Night Run é o cuidado com os atletas participantes. Toda estrutura de serviços está sendo preparada, em cada detalhe, para garantir sua segurança, conforto e bem-estar. Assim que cruzarem a linha de chegada, eles recebem um prato de massa para repor as energias, degustando a gastronomia com uma taça de espumante – em alusão ao nome do evento. Frutas e biscoitos também estarão à disposição dos corredores, que depois se juntam ao público para aproveitar a noite.

Na modalidade corrida, são quatro opções de percurso: 3km, 5km, 10,5km e 21km. Na caminhada, o trajeto é de 5km. Também há prova kids, organizada por faixa etária. Todas elas têm, em comum, a Praça Achyles Mincarone, como ponto de partida e de chegada. O trajeto percorrido pelos participantes será monitorado pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT), pela Brigada Militar e pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, com parte das vias utilizadas bloqueadas parcialmente. No caminho, além de pontos de hidratação, os atletas receberão suporte de profissionais da saúde.

Horário das provas:

18h: kids

19h10min: 21km e 10,5km

19h15min: 5km

19h20min: 3km

19h30min: caminhada

Realização: CIC-BG

Legenda: Sparkling Night Run ocorre neste sábado em Bento Gonçalves

Crédito: Marcio Rodrigues

22 de outubro de 2025/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Sparkling-Night-Run-ocorre-neste-sabado.jpeg 1066 1600 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2025-10-22 16:32:552025-10-22 16:32:55Sparkling Night Run tem edição recorde com mais de 1,2 mil participantes neste sábado
DESTAQUES DO DIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

UCS Bento qualifica profissionais de emergências hospitalares com pós graduação em sáude

Nas emergências dos estabelecimentos de saúde, cada segundo é precioso para atender prontamente o paciente a fim de afastar possíveis riscos à vida. Atuar em ambientes assim exige alta capacidade técnica e prática dos profissionais, e a UCS Bento coloca à disposição todo seu conhecimento e infraestrutura dos cursos da área da vida para especializar médicos e enfermeiros que atuam nesses departamentos.

A partir do dia 21 de outubro, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) inicia a Especialização em Urgência e Emergência: Adulto e Pediátrico. O programa se estenderá até agosto de 2025 e conta com um grande incentivo, além da excelência acadêmica da UCS, para ser cursado: desconto de 30%. A UCS está oferecendo essa bolsa de estudo em todos os cursos de pós-graduação lato sensu, contemplando as ofertas de especialização e MBA. A oportunidade para novos estudantes se estende até o dia 30 de setembro – veja a lista disponível em https://www.ucs.br/site/especializacao.

As aulas de Especialização em Urgência e Emergência serão quinzenais, sempre aos sábados, das 8h às 12h20min e das 13h30min às 18h, e ministradas por professores especialistas, mestres e doutores em suas áreas de atuação. O curso se destina a médicos e enfermeiros que desejam aprofundamento teórico e prático no atendimento de urgência e emergência tanto em nível pré-hospitalar quanto intra-hospitalar.

Um dos diferenciais é que, dentro das disciplinas, o curso oferece um simulado de atendimento em pré-hospitalar e intrahospitalar e práticas em cenários de Urgência e Emergência, conforme antecipa a professora Nanci da Silva Teixeira Junqueira, coordenadora do curso. “Além de ser um curso consolidado na região da Serra gaúcha, com componentes curriculares conforme as necessidades do mercado, temos um corpo docente altamente qualificados. A capacitação oferecer 20 horas de simulações realísticas e 60 horas de campo prático nas áreas de Urgência e Emergência no pré e intrahospitalar, bem como aulas presenciais que auxiliam nas trocas de experiências entre alunos e professores”,diz.

Ao todo, a formação contempla 18 disciplinas, divididas em quatro módulos de ensino, perfazendo 360 horas de carga horária. Os participantes terão aulas como Políticas de Saúde; Biomecânica e Cinemática do Trauma; Bioética, Captação de Órgãos e Aspectos Jurídicos; Assistência nas Urgências e Emergências Psiquiátricas; e Imobilização e Transporte no Trauma: trauma de extremidades. Várias matérias estão relacionadas a especialidades no trato à saúde, incluindo assistências ao Politraumatizado, no Trauma Cranioencefálico, no Trauma Torácico, no Abdominal e Abdômen Agudo, nas Alterações Cardiovasculares, nas Urgências e Emergências Clínicas, entre outras.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na página do curso (https://tinyurl.com/54654mpn). Por ali, é possível conhecer as formas de pagamento e se inscrever.

Foto: Bárbara Salvatti

29 de setembro de 2023/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Curso-tem-aulas-praticas-em-espaco-com-estrutura-e-recursos-proprios1.jpg 572 921 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2023-09-29 16:05:202023-09-29 16:05:20UCS Bento qualifica profissionais de emergências hospitalares com pós graduação em sáude
DESTAQUES DO DIA, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

SAMU de Bento Gonçalves vinculado à Central Estadual por compartilhamento remoto

Bento Gonçalves iniciou, em 2019, o projeto pioneiro de regulação compartilhada remota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Médicos reguladores no município passaram a receber as chamadas de urgência realizadas por intermédio do 192. A partir desta sexta-feira, 1º de setembro, o trabalho passa ser ampliado com a Regulação Médica 24h, todos os dias da semana, no Município, através do compartilhamento remoto com a Central Estadual do Samu.

O responsável técnico e coordenador médico, Thyago Anzolin Coser, comentou que “isso traz mais qualidade e agilidade para o serviço, porque as equipes vão adiantando essa questão do endereço, e se surgir alguma dúvida em relação à referência, conseguimos triar mais rápido, chegar de forma ágil e manejar o paciente mais rápido através do médico regulador e transportar a vítima para o destino mais adequado. Com isso conseguimos melhorar o tempo resposta e de atendimento”.

Ainda conforme o médico, com esse serviço, o tempo de chegada da equipe médica diminui. “Sabemos que um tempo ideal é de 10 minutos, e esse tempo está sendo cumprido. A nossa média está excelente. É mais agilidade para a população, vidas que estão sendo salvas, e com isso a vítima tem mais chance de sobreviver sem sequelas”.

Para o secretário de Saúde Gilberto Junior “essa é uma ação que qualifica ainda mais o serviço prestado pela equipe. Agilizando o tempo de resposta e auxiliando a salvar mais vidas”.

Também estão em conclusão as obras da nova sede do Samu. O espaço contará com área de estacionamento para seis ambulâncias, dois dormitórios de equipe básica, um dormitório, equipe de avançada, banheiro e vestiário masculino e feminino, cozinha e refeitório, administrativo e sala de treinamento. O valor é de R$ 1.530.090,00.

Foto: Divulgação SAMU

1 de setembro de 2023/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2023/09/atende.png 440 680 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2023-09-01 17:37:082023-09-01 17:37:08SAMU de Bento Gonçalves vinculado à Central Estadual por compartilhamento remoto
DESTAQUES DO DIA, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Seminário do IBSAÚDE reuniu centenas de colaboradores para debater vivências

Aconteceu em Porto Alegre o 21º Seminário Formação Rede IBSAÚDE e 2ª Mostra de Vivências do SUS, realizado entre os dias 23 e 26 de agosto pelo Instituto Brasileiro de Saúde.
Nos dois primeiros dias do evento aconteceu a parte online, quando participaram 155 colaboradores inscritos de mais de 30 unidades de saúde geridas pelo Instituto no estado. Foram destacados 44 relatos de vivências e 21 pôsteres de apresentação de projetos, inovações e ações que estão fazendo a diferença no atendimento à população e que marcam o modelo de gestão do Instituto.
A parte presencial aconteceu no salão de eventos do Hotel Continental, no centro de Porto Alegre, com mais de 230 participantes vindos de diversos municípios do RS e de representantes de Conselhos municipais, locais e distritais de Saúde de vários bairros e comunidades da capital gaúcha onde há Unidades de Saúde da Atenção Primária.
O prefeito Sebastião Melo, que esteve presente no evento, em seu pronunciamento ressaltou os esforços da gestão municipal compartilhada com o Instituto, dando resultados positivos e melhorando o acesso e a qualidade dos serviços de Saúde na Atenção Primária da capital dos Gaúchos. Melo destacou ações que poderão ser incrementadas em prol da população de rua, através do projeto Consultório na Rua, criado pela prefeitura.
O tema controle social norteou a pauta do primeiro painel da manhã de sábado: “Desafios da Gestão, do Controle Social e da Qualificação da Atenção Primária em Saúde”, que teve como um dos painelistas o Secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.

Presença internacional
O Seminário destacou também as presenças de três médicas pediatras de Maputo, Moçambique, convidadas a compor o grupo técnico multidisciplinar do projeto IBSAUDE/Conasems e Ministérios da Saúde e Relações Exteriores, em parceria com a Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), voltado aos países africanos de língua portuguesa. Elas foram apresentadas pelo presidente do IBSAÚDE, José Eri de Medeiros, que acompanhou o evento juntamente com a diretoria e colaboradores do Instituto.
O IBSAÙDE atua em 15 municípios do interior do Rio Grande do Sul, além da capital gaúcha, atendendendo em 47 unidades de saúde, entre hospitais, UPAS, Postos de Saúde de Assistência Primária, CAPS e SAMU, contando com mais de 2 mil colaboradores entre médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em saúde, educador social e agentes administrativos.

Fotos: Divulgação/IBSAÚDE

1 de setembro de 2023/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2023/09/WhatsApp-Image-2023-09-01-at-17.18.13.jpeg 309 498 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2023-09-01 17:19:312023-09-01 17:19:50Seminário do IBSAÚDE reuniu centenas de colaboradores para debater vivências
DESTAQUES DO DIA, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

UCS pleiteia a abertura do curso de medicina em Bento Gonçalves

Publicação de edital pelo MEC pode definir instalação dessa e de outras graduações na cidade

 

Nos últimos anos, a UCS Bento tem realizado significativos avanços para ampliar a oferta de cursos em seu campus, de modo a atender às demandas de uma região altamente desenvolvida e ávida por absorver profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Um dos setores que ganharam atenção foi o da saúde, cujo curso de Enfermagem é o mais recente exemplo do empenho da universidade em expandir a profissionalização da área na região. Entretanto, está longe de ser o último. Está prevista para agosto a publicação de novo edital, do Ministério da Educação (MEC), que prevê a abertura de novos cursos de Medicina no país. O movimento tem buscado e recebido apoio de diversas frentes, inclusive de prefeituras – 27 municípios na Serra Gaúcha, envolvendo as Regiões de Saúde Vinhedos e Basalto, Vale do Caí e Vale das Montanhas – e de instituições de saúde da região.

Ampliar a oferta dessas graduações para outros campi da UCS pelo Estado, incluindo o de Bento Gonçalves, faz parte do planejamento estratégico da universidade, mas todos os pedidos dependem de critérios estabelecidos em edital específico. É neste documento, portanto, que estarão contidas as bases para a futura instalação de novos cursos.

Em 2018, o MEC suspendeu, por um período de cinco anos, a criação de cursos de Medicina e o pedido para aumento das vagas nos cursos já existentes. Agora, com o fim do prazo, a expectativa reacende. “Temos uma grande capacidade, tanto em infraestrutura quanto técnica, para sermos contemplados, pois há um histórico de preocupação em ofertar cursos de excelência para a comunidade, visando a contínua produção de conhecimento científico para o desenvolvimento regional”, diz o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis.

A exigência do MEC para abrir novos cursos, especialmente de Medicina, é rigorosa. Além de análises de diversos aspectos, há uma avaliação da infraestrutura, do corpo docente e do projeto pedagógico. A UCS, além do reconhecimento como instituição de excelência, possui uma grande rede para suportar as práticas de campo do curso, com hospital de ensino, o Hospital Geral – 100% SUS – e uma expertise de 55 anos na formação de novos médicos. Ainda, conta com convênios em grandes hospitais da região para os estágios exigidos pelo curso. Em outra frente, a UCS tem articulado, com representantes gaúchos no Planalto, meios para expandir a oferta de Medicina para outras praças, a fim de a universidade seguir sua missão de produzir conhecimento e desenvolvimento regional em suas comunidades.

Além de Bento Gonçalves, a UCS pleiteia a abertura do curso de Medicina em Torres e na região das Hortênsias e a ampliação das vagas em Caxias do Sul. Para isso, seriam investidos mais de R$ 60 milhões.

Investimentos nos cursos da área da saúde

Outro aspecto a ser considerado é o investimento que a universidade tem realizado na UCS Bento nos cursos da área da saúde.  Além do recém-lançado curso de Enfermagem, que estreou com o conceito máximo (5) do MEC, o campus sedia as formações de Farmácia, Fisioterapia e Nutrição e prevê a oferta futura de Biomedicina.

Assim, o investimento no curso de Medicina segue em consonância com essa prática e traz, na oferta dos demais cursos da área, um elemento a mais para agregar novas oportunidades e conhecimentos para a região.

O curso de Enfermagem foi autorizado pelo MEC no final do mês de março, e a primeira turma começará as aulas em agosto. Para instalar o curso, a UCS Bento realizou investimentos de cerca de R$ 1 milhão no Laboratório de Habilidades, equipado com manequins de última geração para as práticas dos alunos. O curso de bacharelado tem início com oferta de 40 vagas e aulas no período da tarde e vespertino (práticas) e à noite (teóricas). A formação ocorre em cinco anos.

Legenda: UCS Bento quer sediar curso de medicina

19 de julho de 2023/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2023/07/UCS.jpg 353 567 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2023-07-19 15:30:492023-07-19 15:30:49UCS pleiteia a abertura do curso de medicina em Bento Gonçalves
DESTAQUES DO DIA, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

UCS Comunidade movimenta a Via del Vino neste sábado

Equipes de oito cursos da UCS Bento estarão atendendo das 8h ao meio-dia

 

Em mais uma demonstração de seu envolvimento comunitário, a UCS Bento leva ao centro de Bento Gonçalves, neste sábado, dia 20, seu conhecimento e expertise para atender à população com ações de cidadania e orientações acerca de saúde e bem-estar.

Nesta edição, o UCS Comunidade começa sua jornada de atendimento gratuito a partir das 8h, na Via del Vino, a fim de aproximar as iniciativas acadêmicas dos moradores. Acadêmicos e professores das graduações de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Farmácia, Biologia e Psicologia e dos cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho estarão envolvidos com as atividades, que seguem até ao meio-dia.

Quem conferir as ações do UCS Comunidade poderá aprender, por exemplo, sobre postura e equilíbrio motor, com orientações e alguns exercícios com o time da Fisioterapia. Saber mais sobre o grau de processamento dos alimentos e a importância de uma dieta saudável será a função da equipe de Nutrição, enquanto os colegas da Educação Física realizarão aplicação de testes funcionais.

Na área da saúde, a comunidade poderá verificar a pressão arterial e receber orientações de saúde com os integrantes do curso de Técnico em Enfermagem, além de aferir a taxa de glicose, receber instrução sobre medicamentos e participar de uma oficina de plantas medicinais com o estafe do curso de Farmácia.

Já o grupo de Psicologia estará oferecendo serviço de orientação profissional e divulgando o Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), com atendimento gratuito à população no campus da universidade. Por fim, a equipe do curso Técnico em Segurança do Trabalho abordará o transporte de vítimas e falará sobre a importância do uso de EPI’s. Para o coordenador da Coordenadoria de Extensão da UCS, Gilberto Hummes, o UCS Comunidade desenvolve ações das diferentes áreas de atuação dos cursos e dos projetos da universidade integrando-as à comunidade. “Esse programa potencializa a integração entre a UCS e a comunidade, amplia a divulgação da estrutura da UCS para diversos públicos e dá visibilidade às diferentes áreas do conhecimento que temos na universidade. Isso é aproximar a comunidade da UCS e a UCS da comunidade”, comenta o professor.

Legenda: Programação do UCS Comunidade é neste sábado, dia 20

Crédito: Divulgação UCS Bento

19 de maio de 2023/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2023/05/UCS-Bento-1.jpg 440 709 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2023-05-19 16:37:262023-05-19 16:37:26UCS Comunidade movimenta a Via del Vino neste sábado
Página 1 de 512345

DESTAQUES DO DIA

Castelos do Vale inaugura resort dentro de vinícola no Vale dos Vinhedos
Vinícola Aurora conquista segunda medalha para desalcoolizado
Há 112 anos, CIC-BG ajuda a construir o desenvolvimento de Bento Gonçalves
FestiQueijo 2026 inicia nesse final de semana
CIC-BG é reconhecido por apoio à formação de jovens empreendedores

EDITORIAS

  • AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
  • ARTIGOS
  • BELEZA E ESTÉTICA
  • CULTURA E ENTRETENIMENTO
  • EDUCAÇÃO
  • ECONOMIA
  • EVENTOS
  • ESPORTES
  • GASTRONOMIA
  • GERAL
  • MODA E ESTILO
  • MUNDO DO VINHO
  • PETS
  • POLÍTICA
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
  • SEGURANÇA PÚBLICA
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • TURISMO
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

REDES SOCIAIS

Sinta-se à vontade para nos enviar sugestões de pauta

Link to: CONTATO

TELEFONE

+55 (54) 3454.2018 / 3451.2500

E-MAIL

katia@integracaodaserra.com.br

WHATSAPP

+55 (54) 999743579

AVISO LEGAL

As informações deste site são de conteúdo jornalístico, obtidas pela equipe de reportagem da Empresa Jornalística Integração da Serra. E, também, em releases enviados por assessorias de imprensa. Nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas. As publicações obedecem ao propósito de refletir as diversas tendências da sociedade e estimular o debate dos problemas de interesse comunitário. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade do autor e não traduzem, necessariamente, a opinião do Portal Integração.

100%

De confiabilidade

+20

Anos de experiência

24

Horas por dia On-Line

Scroll to top

Este site usa cookies para personalizar o conteúdo e analisar o tráfego a fim de oferecer a você uma experiência melhor.

OKPolítica de Cookies

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Accept settingsHide notification only