A Cooperativa Vinícola Aurora teve um de seus rótulos selecionado entre as 16 amostras mais representativas da Safra 2025. O vinho tinto jovem Pinot Noir foi um dos destaques da 33ª Avaliação Nacional de Vinhos, promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), neste sábado (25), em Bento Gonçalves (RS).
A maior cooperativa vitivinícola do Brasil ainda ficou entre as três empresas com o maior número de vinhos classificados entre os 30% mais representativos da colheita 2025, com 11 amostras selecionadas.
Para o enólogo-chefe da Aurora, Nauro Morbini, o resultado reflete a busca constante por aprimoramento e equilíbrio entre tradição e tecnologia.
“Estar entre os 16 vinhos mais representativos do país e, ao mesmo tempo, entre as vinícolas com maior número de amostras destacadas na colheita 2025 é um reconhecimento ao trabalho conjunto dos nossos cooperados e à dedicação da nossa equipe técnica”, ressalta.
Promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) desde 1993, a Avaliação Nacional de Vinhos valoriza a produção vitivinícola brasileira e compartilha com o público os resultados das safras mais recentes. O evento é referência internacional pela metodologia rigorosa e pela ampla participação de enólogos de todo o país.
Sobre a Vinícola Aurora
A Vinícola Aurora, fundada em 1931, é a maior cooperativa vinícola do Brasil, reunindo mais de 1,1 mil famílias associadas, que produzem uvas em pequenas propriedades. No total, são três mil hectares de área cultivada, de 56 variedades de uvas, em 11 municípios da Serra Gaúcha. Na safra 2025, a cooperativa recebeu 71,6 milhões de quilos de uva. Historicamente, a Aurora processa de 10% a 15% da safra de uvas do Rio Grande do Sul.
A cooperativa conta com três parques industriais em Bento Gonçalves (Matriz, Unidade 2 e Vinhedos) e uma unidade de produção de uvas em Pinto Bandeira. São 550 funcionários dedicados a fazer com que os mais de 220 produtos, divididos em 12 linhas, cheguem aos 26 estados brasileiros e ao mercado internacional.
Legenda: Secretário do Conselho de Administração Tiago Frare, diretor Industrial Roberto Roberto Lazzarini, enólogos Jurandir Nosini e Nauro Morbini e o presidente Renê Tonello receberam os certificados da Associação Brasileira de Enologia
Crédito: Rosângela Longhi




Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!