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AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Chave para diminuição de lixo é utilização de gás para conservação de bebidas

Na última década, a redução da gramatura das embalagens plásticas vem ocorrendo em etapas sucessivas – uma garrafa de 500 ml precisa hoje de somente 8 gramas de plástico para ser produzida.

A diminuição na gramatura destes plásticos vem ao encontro de uma necessidade mundial de diminuição do consumo deste material derivado do petróleo – de acordo com a revista americana Science Advances a humanidade consumiu de 1950, data em que a produção em larga escala dos materiais sintéticos começou, a 2015, 8,3 bilhões toneladas métricas de plástico. E o Brasil ocupa a quarta posição mundial na produção de lixo plástico, ficando atrás apenas dos EUA, da China e da Índia, segundo levantamento do Banco Mundial.

A fim de reduzir a problemática da produção massiva de plástico e a inviabilidade de reaproveitamento de todo este montante, a indústria precisou não apenas diminuir a gramatura do material nas garrafas, mas encontrar soluções para que a garrafa permanecesse firme para facilitar o consumo e evitar qualquer risco de contaminação durante seu transporte. Por isso, a Air Products, uma das maiores fornecedoras mundiais de gases para diversos setores da economia, trabalhou numa solução de inertização de garrafas a partir da adição de nitrogênio, que garante a rigidez do plástico, mesmo sendo utilizado em porções muito menores hoje em dia.

“Esta firmeza, fornecida pelas gotículas de nitrogênio líquido, pode ajudar a reduzir os custos, permitindo que os processadores diminuam a quantidade de polímero na embalagem. Permite também que as garrafas pet sejam empilhadas umas sobre as outras sem a preocupação da ruptura do frasco. A capacidade de empilhamento contribui para a economia de custos durante o armazenamento, transporte, distribuição e exibição do produto”, explica Edson Basilio, Gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products.

Ele acrescenta que essa pequena quantidade de nitrogênio líquido gera espaço inerte no recipiente de PET, o que ajuda a preservar a qualidade e evita a degradação do produto. “Aquele ‘pizz’ do ar que está sendo liberado após a abertura da garrafa traz uma sensação de qualidade e frescor para o consumidor e as garrafas mais firmes proporcionam uma experiência tátil melhor ao pegar de uma prateleira ou de uma máquina de venda automática”, detalha Basilio.

Conservação de bebidas

Outra preocupação da indústria alimentícia está voltada à substituição de certos conservantes que tiveram certo grau de toxicologia comprovada. A fim de evitá-los o segmento tem se valido também da utilização de nitrogênio a fim de conferir um maior tempo de validade às bebidas. 

De acordo com Basilio, o oxigênio presente no ar é responsável por causar a oxidação de bebidas naturais, o que causa alteração de cor, sabor e redução da qualidade do produto. O controle desse oxigênio é importante para evitar oxidações indesejadas e deterioração precoce do produto e, para esse controle, pode ser realizada a injeção de gases como nitrogênio, dióxido de carbono e argônio nos tanques onde se realiza a produção das bebidas ou nas tubulações que chegam a esses tanques.

“Além de inertizar o espaço livre presente no tanque é importante que a bebida que está sendo produzida seja mantida em constante movimento, pois com essa mistura parada pode ocorrer sedimentação e falta de homogeneidade do produto. Para isso, é injetado nitrogênio líquido na parte inferior do tanque, e por meio da sua expansão para o estado gasoso, há uma “agitação” que previne a deterioração e a oxidação da bebida”, explica.

O processo é finalizado com a utilização da tecnologia para a inertização do envase com injeção de nitrogênio, que remove o oxigênio ainda presente e aumenta o tempo de vida útil do produto, desde a exposição na prateleira até o consumo.

O Gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products afirma que esta tecnologia é o presente do segmento e também o futuro promissor, uma vez que cada vez mais marcas vêm utilizando o processo: “ele é a garantia de uma vida útil maior em bebidas envasadas e o mais interessante é que esse envase não se restringe ao plástico, ele pode ser utilizado em garrafas de vidro, Tetra Pack e latas de alumínio”.

Imagem: recicla.club.com

20 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/download-4.jpg 672 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-20 14:30:342021-12-20 14:30:34Chave para diminuição de lixo é utilização de gás para conservação de bebidas
EDUCAÇÃO

6 lições que aprendemos com a Geração Z em 2021

Nunca se falou tanto sobre a Geração Z como no ano de 2021. Os nascidos de 1996 a 2010, permearam diversas discussões e ditaram o que é “cringe” ou não. De acordo com o Google, a segunda pesquisa do tipo “o que é” que mais atraiu a curiosidade dos internautas foi a palavra ‘cringe’, na onda da expressão que levou a internet de volta ao ano 2000 (inclusive com a máxima: se você não sabe o que é, provavelmente você é). No entanto, o termo foi apenas o topo da discussão da geração cque envolve 23 milhões de nativos digitais no Brasil, correspondentes a 20% da população que são economicamente ativos e 32% da população mundial.

– Discussões Geracionais servem para agregar e não separar: Impulsionada no meio do ano a discussão sobre o termo “Cringe”, que significa “vergonhoso” e ganhou palco no Twitter por meio criadora de conteúdo e podcaster Carol Rocha, também conhecida como Tchulim e amplificou a discussão entre millenials e Gen Z. O lado positivo foi a visibilidade para geração que busca profundas mudanças nos padrões comportamentais e deixa ensinamentos importantes para próximo ano. Como já foram concebidos num mundo globalizado e unido pela internet, nativos têm uma uma exposição maior de informação e realidades virtuais nunca vividas antes pela sociedade. Com as marcas de olho nas conversas, os millenials passaram a buscar mais informações sobre o tema: Segundo um estudo realizado pela Adventures, houve um aumento de 127% no interesse das buscas pela Geração Z na internet, 37% de aumento no interesse pela Y e 33% pela X. Resumindo, é importante aprender sobre seu comportamento, pois os números não mentem e essa fatia é importante para fazer a economia girar.

– As danças do TikTok não são algo passageiro: Os vídeos curtos tipo TikTok/Reels e Shorts estão longe de ser uma tendência momentânea. De acordo com Trend Report divulgado pelo Instagram, um relatório anual com um guia de previsões do que provavelmente será tendência em 2022, mais de 1 em cada 3 adolescentes estão animados para ver mais desafios de dança em 2022.  Além disso, 40% dos adolescentes e jovens adultos esperam ver mais vídeo games trends no próximo ano.

– Uma geração mais inclusiva: Um estudo conduzido pela Trope, em parceria com grupo de pesquisa AlgoritmCOM, teve como objetivo identificar se a pluralidade se sente representada na publicidade para gamers. Evidenciou-se que 59% dos respondentes concordam que as marcas não representam a diversidade, sendo que 93% dos gamers de diversidade consideram importantes os investimentos das marcas em publicidade para o público. Outro dado é que 77% dos respondentes concordam que falta inclusão nas empresas/marcas para mais diversidade na publicidade. Cerca de 4 mil respondentes participaram da pesquisa que considerou toda e qualquer diversidade, que joga games digitais e/ou consome conteúdos de jogos (transmissões ao vivo, notícias, influenciadores, campeonatos, entre outros) desde que pertencentes a pelo menos um dos seguintes recortes: pessoas não brancas, LGBTQIAP+, PcDs (pessoas com deficiência).

– Educação deve ser proativa e pode acontecer em qualquer lugar: A pandemia veio para que os pertencentes a essa geração pudessem repensar alguns aspectos de suas vidas. De acordo com o Trend Report, 90% da Gen Z acredita que a melhor educação vem de experiências do mundo real, considerando os custos altos de uma universidade, eles realmente apostam em caminhos alternativos para agregar o aprendizado como YouTube e outras plataformas.

– Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: Outro aprendizado é os nativos são relutantes em seguir os moldes de serem totalmente “consumidos” pelo trabalho. Priorizam a saúde mental e estão bem conscientes dos riscos que a rotina pode causar, além de doenças como a síndrome de burnout, por exemplo, que recentemente entrou na classificação da OMS “doença ocupacional” e traz sintomas como sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados ao seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

– O mercado de games como nunca visto antes: Sem dúvidas o ano de 2021 foi o ano das ações in game e do multiverso. A prova disso é que o jogo GTA RP como a novela da Geração Z, pois possui uma conversa descentralizada, com dezenas de narrativas possíveis e muitas histórias para ser contadas por diferentes creators que estão ao vivo em seus streamings. Proporciona conexões genuínas e escapismo da realidade. Sendo que 1 a cada 5 esperam que shows de realidade virtual se tornem mais populares em 2022.

 

Quer saber mais sobre a Geração Z?

Sobre a Trope: Nascida no digital, aceleradora de influência da geração Z, Trope impulsiona o protagonismo dos nativos digitais na influence economy e atende marcas em formato customizado, co-criando com a experiência de times multigeracionais novas demandas de comunicação. Para saber mais, acesse: trope.se

20 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/LUIZ-MENEZES-Trope.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-20 14:25:282021-12-20 14:25:286 lições que aprendemos com a Geração Z em 2021
DESTAQUES DO DIA, GERAL

CICS Serra reúne filiadas em ação de relacionamento e planejamento para 2022

O encontro de encerramento do ano entre a Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial Gaúcha (CICS Serra) e suas filiadas teve, mais do que um balanço das atividades de 2021, cara de projeções e desafios para 2022.

Uma das mais preocupantes é o plano de concessões em andamento das rodovias gaúchas projetado pelo governo. Na reunião, realizada no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) nesta quinta-feira (16), o descontentamento com a condução do pleito pelo Executivo ficou evidente. “Ainda não temos a melhor proposta aos usuários”, disse o presidente da CICS Serra, Elton Paulo Gialdi.

A entidade está se mobilizando com a Federasul, com quem esteve reunida na última segunda-feira (13), participando de um seminário sobre o tema promovido juntamente com a Assembleia Legislativa, para articular um pedido ao governo. Quer ampliar o debate acerca do tema a fim de que o edital seja melhor discutido com a sociedade.

Uma mobilização regional envolvendo municípios e entidades já havia pressionado o governo a modificar o modelo de leilão, que previa desconto máximo de 25% no valor das tarifas e o pagamento de uma outorga ao Executivo em caso de empate nas propostas – esse modelo caiu para os pedágios previstos para as rodovias da Serra e do Vale do Caí.

Porém, a nova modelagem também não agradou. O governo definiu que as empresas vencedoras terão de depositar R$ 6,7 milhões por ponto percentual a partir de 2% de deságio. “A outorga já travava o deságio em 25%, e queríamos ter um deságio de até 50%. Se aceitassem essa proposta no atual modelo, teriam que depositar mais de R$ 328 milhões. Com isso, fica claro que não vamos ter um pedágio barato”, analisa Gialdi. “Isso inibe a concessionária a propor desconto”, continua.

Conforme o empresário Gervásio Silvestrin, da CICS Farroupilha, o trecho entre do entroncamento da RSC-453 com a RS-122, entre Caxias do Sul e Flores da Cunha, até as imediações de Nova Milano, estão previstas 11 rótulas alongadas. “Que tipo de obra é essa? Dentro de 30 anos isso não vai dar fluidez. Temos que ter pistas centrais livres e passagens de nível ”, pondera.

Além dos pedágios, outro assunto debatido no encontro do CIC-BG foi quanto a encontrar formas para promover maior sustentabilidade à CICS Serra, o que é vital para ter maior representatividade, por exemplo, junto aos poderes constituídos nos níveis estadual e federal. A reunião também teve espaço para expor o demonstrativo contábil da organização e as inúmeras ações realizadas ao longo do ano, como a agenda de relacionamento para estreitar a aproximação com as filiadas e as reuniões para tratar de infraestrutura e pautas para o desenvolvimento da região.

A CICS Serra reúne associações comerciais de 17 municípios – Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Nova Araçá, Nova Prata, Paraí, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis e Vacaria.

Crédito: Exata Comunicação, Tiago Garziera

17 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/DSC0930.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-17 18:03:072021-12-17 18:03:07CICS Serra reúne filiadas em ação de relacionamento e planejamento para 2022
DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO

Uvibra-Consevitis-RS e Apex-Brasil assinam convênio de cooperação

O Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS) promoveu, nesta terça-feira, 14 de dezembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, solenidade para celebrar a assinatura do convênio de cooperação técnica e financeira nº 46-02/2021 com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O valor total do convênio, com duração até dezembro de 2022, é de R$ 5 milhões, sendo 60% originários da Apex-Brasil e 40% de contrapartidas da Uvibra-Consevitis-RS e das associadas ao projeto.

O projeto setorial Wines of Brazil tem o objetivo de promover vinícolas que já atuam no mercado externo ou que tenham interesse em iniciar um trabalho em âmbito internacional. As ações acontecem por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de fomento comercial. O projeto valoriza atributos como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros e fomenta novos negócios para os exportadores brasileiros.

A assinatura do convênio para a execução do Wines of Brazil agrega ainda mais virtudes às ações promocionais, já que terá como países-alvo prioritários China e EUA, Reino Unido, Portugal e Alemanha e como países-alvo secundários Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Japão.

Durante a cerimônia, Deunir Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), enfatizou que esse é um momento muito especial e possibilitará a apresentação de vinhos, espumantes e sucos de uva no exterior. “Exportamos para 53 países, conquistamos muitas medalhas, certificados, o que demonstra que a vitivinicultura brasileira está inserida no mundo. É fundamental ampliarmos ainda mais nossa presença em países-alvo como China, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Alemanha e atingirmos o maior número possível de países nos próximos anos”, destacou.

Para Luciano Rebellatto, coordenador da Uvibra-Consevitis-RS, trata-se de um momento extremamente importante para o setor vitivinícola, pois é um passo imprescindível para a ampliação e reforço da internacionalização de vinhos, espumantes e sucos de uva de empresas brasileiras, que integrarão o projeto setorial Wines of Brazil. “A parceria celebrada é o resultado de esforços de toda a cadeia uva e vinho, que tem início na terra, por meio de mais de 15 mil famílias, que trabalham de sol a sol para garantir produtividade e a qualidade das uvas, até chegar às cooperativas e vinícolas para seu processamento”, salientou Rebellatto.

O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza, lembrou que em 2022 a Apex-Brasil completará 25 anos de atividades, o que é motivo de orgulho, visto que durante todo esse tempo a instituição esteve ao lado do empreendedor brasileiro. “Conhecer in loco essa região que tem um potencial e uma escala continental indiscutível é motivo de orgulho, ainda mais quando são pessoas comprometidas, e que carregam valores sentimentais. Não temos dúvida de que a vitivinicultura brasileira ganhará o mundo”, evidenciou.

Bruno Leite, chefe da Divisão de Promoção do Agronegócio II do Ministério de Relações Exteriores, também ressaltou o orgulho de conhecer na ponta todo o processo de produção do vinho nacional, concebido por pessoas comprometidas e que representam tantas famílias. “Merece o reconhecimento e, para nós, significa abrir portas para um produto de qualidade que fala por si só. O Itamaraty está engajado para que as amostras de vinhos, espumantes e sucos de uva estejam em todas as embaixadas pelo mundo, como forma de promover nosso produto nacional”, afirmou.

A coordenadora-geral de Promoção Comercial da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Andressa Beig Jordão, enalteceu que o Brasil é o maior exportador de suco de laranja e encorajou o setor vitivinícola para que também se torne o maior exportador de suco de uva. “O mundo precisa conhecer mais nossos produtos. Somos competitivos, temos qualidades”, comemorou.

Os dois primeiros grandes eventos promocionais em 2022 acontecerão em março. O primeiro será a Vinexpo America, nos dias 9 e 10, em Nova York e, na sequência, a Prowein Dusseldorf, entre 27 e 29, seguido de uma missão técnica em Portugal com matchmaking para compradores portugueses.

As exportações de vinhos e espumantes vêm crescendo ano a ano e 2021 comprova os esforços do setor vitivinícola. Estudo da Ideal Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, demonstra que de janeiro a setembro de 2021 o Brasil exportou 690,4 mil caixas de 9 litros das bebidas, o que representa crescimento de 62% em relação ao mesmo período de 2020, o melhor momento da história das exportações brasileiras.

Campanha promocional ‘Enjoy the fresh side of life’

Na oportunidade, foi apresentada a campanha promocional do projeto setorial Wines of Brazil da Uvibra-Consevitis-RS, cujo mote é ‘Enjoy the fesh side of life’. A peça principal, um vídeo manifesto, foi rodada em vinhedos da Serra Gaúcha com a intenção de mostrar a diversidade, o povo acolhedor e elementos agregadores como o sol, a pluralidade e o frescor, ou seja, destacar o que o vinho tem de melhor: a maneira leve de levar a vida. Demais peças gráficas ainda integram a ação com impulsionamento em redes sociais.

De acordo com Rafael Conceição, gerente de Marketing para os mercados interno e externo da Uvibra-Consevitis-RS, o objetivo da campanha é promover o vinho brasileiro no mercado externo, especialmente o trade e o consumidor final de países-alvo e secundários, por meio da criação do brand awarness (consciência de marca) da categoria de vinhos brasileiros. “Ainda somos um país que causa surpresa como produtor de vinhos, espumantes e suco de uva, portanto, a campanha tem justamente o objetivo de informar o mercado externo quanto à produção e qualidades, especialmente o frescor enfatizado, por meio do slogan ‘Enjoy the fresh side of life’.

A campanha, assim como o vídeo institucional podem ser conhecidos por meio das redes sociais @winesofbrazil (Instagram e Facebook) ou pelo www.winesbrazil.org.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre a Uvibra-Consevitis-RS

A Uvibra-Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), recurso vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

Desde dezembro de 2020, o Conselho passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial. Conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU); indústria do vinho, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). A sede da entidade está localizada em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque – Parque de Eventos.

Rosângela Longhi

Assessora de imprensa Uvibra-Consevitis-RS

17 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Assinatura-convenio-Uvibra-Consevitis-e-Apex-Brasil-credito-Emerson-Ribeiro-Fotografias-1.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-17 17:58:212021-12-17 17:58:21Uvibra-Consevitis-RS e Apex-Brasil assinam convênio de cooperação
ECONOMIA

FEDERASUL prevê 2022 com otimismo moderado

Com um otimismo mais moderado para 2022, a FEDERASUL apresentou nesta quinta (16) seu balanço anual à imprensa e mostrou como vê os cenários do ano que vem. PIB brasileiro em 1,13% e do Rio Grande do Sul em 2,04%. No cenário econômico, o próximo ano vai oscilar mais por causa das eleições, com alterações bruscas evidenciadas pelas pesquisas eleitorais e pela elevada incerteza quanto às decisões e expectativas para o Brasil.
No fechamento de 2021, a inflação brasileira deve chegar aos 10,20% e o PIB em 4,81. NO Rio Grande do Sul, o PIB deverá fechar em  7,66%. Os cenários foram detalhados pelo vice-presidente e coordenador da Divisão Econômica da FEDERASUL, Fernando Marchet. Para ele, há uma baixa probabilidade de que as reformas estruturantes (tributária e administrativa), essenciais para sustentar o crescimento, avancem em 2022.
O  presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, falou sobre o ano difícil na pandemia e lembrou que as instabilidades internacionais atuam sobre a economia brasileira destacando a alta da inflação mundial. Ele falou também sobre o cenário político de indefinições que dificultam o avanço econômico.
No cenário fiscal, Marchet enfatizou as dificuldades encontradas pelo Governo. Para ele, o cumprimento do teto de gastos está afetado pelas pressões dos programas sociais (Auxílio Brasil), pelo aumento do custo da dívida e pelos maiores gastos com precatórios. Estes fatores, disse Marchet “elevam o risco de que o Brasil perca o controle fiscal”.
A projeção da FEDEERASUL na taxa de juros é de alta moderada, informou Fernando Marchet. Ele disse que a meta Selic deve fechar este ano em 9,25% e no ano que vem 11,50%. Na taxa de câmbio, a previsão é de que se mantenha no mesmo patamar de 2021, em 5,50%.
Com relação ao emprego, a previsão feita pela entidade é de relativa recuperação para o ano que vem, como está acontecendo nesse ano. “O emprego formal deve superar o informal”, disse Marchet ressaltando que o setor de serviços, no Rio Grande do Sul, foi mais impactado e que continuará com alguma dificuldade no próximo ano.
A economia brasileira pode crescer com alguns condicionantes, disse Marchet. Entre eles as privatizações, as concessões, as reformas estruturais, o clima de segurança jurídica e a abertura econômica. Ele se referiu também às limitações para o crescimento citando os gargalos na infraestrutura, o não avanço das reformas, o período eleitoral, a taxa de juros e a inflação internacional além da escassez e falta de mão de obra qualificada.

Imagem: Divulgação

17 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/unnamed-4.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-17 17:53:532021-12-17 17:53:53FEDERASUL prevê 2022 com otimismo moderado
DESTAQUES DO DIA

Natal: Dicas para organizar ceias pequenas, médias e grandes

Tem uma perguntinha muito importante (bota importante nisso!) e que se deve fazer antes de preparar as receitas para o Natal: qual a quantidade ideal de ingredientes que devo comprar para a ceia? Faltar alimento na mesa nas festas de fim de ano por erro de cálculo é bem desagradável. E convenhamos: produzir muito mais da conta gera gastos desnecessários e desperdício.

Existem maneiras de acertar na organização das compras de alimentos para o Natal, seja qual for o tamanho da ceia: um evento a dois, um encontro com poucas pessoas ou então uma reunião com toda a família. O planejamento ajuda também a definir a quantidade de travessas e louças que serão utilizadas, além do tempo para a preparação da refeição.

Com experiência de mais de três décadas na cozinha e marca da General Mills, a Yoki ajuda você a montar o cardápio com sabor e muita diversão através da calculadora de festas: Calculadora Yoki. É só inserir a quantidade de participantes, duração e outros detalhes para que um cardápio seja feito especialmente para o seu evento.

Comida boa e na quantidade certa é tudo que se deseja! Então veja mais dicas para uma ceia inesquecível.

Faça uma estimativa de carne por pessoa

O cálculo é de que cada pessoa consuma cerca de 250 gramas de alimento rico em proteína, como carnes vermelhas ou brancas. Os perus vendidos no mercado pesam, em média, 4 quilos. Ou seja: a ave tão consumida no Natal pode servir cerca de 15 pessoas. Esse número de pessoas pode ser maior na medida em que o cardápio apresenta outras opções de pratos que contribuem para uma ceia farta.

Seja criativo nas substituições. Se você entender que o peru vai sobrar porque a ceia terá menos pessoas, opte pela preparação de frango (vendido geralmente com pouco mais de 1 kg), peças de bacalhau ou tender.

Entradas e acompanhamentos são valiosos

Não importa se a ceia for pequena, média ou grande: invista nas entradas e acompanhamentos para fortalecer o banquete. Acompanhamentos como a farofa Premium Tradicional Yoki e a Batata Palha Tradicional Yoki incrementam as refeições, adicionam sabor aos pratos e combinam com uma infinidade de pratos. Uma receita de farofa especial de Natal, com passas, azeitonas, nozes e frutas picadas, por exemplo, pode render para pelo menos 12 pessoas.

Entradinhas como saladas e petiscos aguçam o paladar e ajudam a reduzir a fome, evitando a dependência exclusiva do prato principal. Além disso, as entradas glamourizam a ceia e são ótimas para engatar conversas acumuladas ao longo do ano. Entre uma beliscada e outra dos petiscos com um molho bem temperadinho fazem até os convidados esquecerem que logo mais vem o prato principal.

Uma dica para forrar o estômago com classe na ceia de Natal é a Cestinha de Parmesão e Batata Palha, feita em apenas 20 minutos e que dá para ser consumida por 10 pessoas.

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Cestinha de Parmesão e Batata Palha:

150g de queijo parmesão em pedaço

1 pacote (120g) de Batata Palha Extrafina Yoki

1 alface

20 tomatinhos cereja cortados ao meio

100g de queijo mussarela cortado em cubinhos

½ Cenoura ralada

Folhinhas de beterraba

Azeite, orégano e pimenta-do-reino Kitano a gosto

Para preparar, rale o queijo parmesão. Numa frigideira, espalhe 3 colheres de sopa do parmesão ralado (15g) formando uma “panqueca”. Sobre o queijo espalhe 2 colheres de sopa de Batata Palha Extrafina Yoki (12g). Quando as bordas começarem a dourar na frigideira, retire a “panqueca” e coloque-a sobre a base de um copo americano invertido. Molde com a mão a cestinha, apertando com cuidado e a massa para baixo, formando assim a cestinha. Deixe esfriar um pouco e retire a cesta do copo. Coloque a cesta no prato e dentro a saladinha, misture o tempero e regue.

Ceia para 2 pessoas

Festa boa é aquela que tem quem você ama. Uma ceia natalina para duas pessoas tem a vantagem de personalizar todos os detalhes do evento: a decoração com fotos ou que remetam à vida dos dois, um som ambiente escolhido a dedo e um cardápio delicioso.

Para quem vai celebrar o Natal com um novo amor, fica aqui o conselho: cuidado para não ousar demais e colocar em risco sua ceia, ou ainda terminar a noite estressado. Surpreender com uma refeição feita com carinho é maravilhoso…desde que acerte. O medalhão com crosta de parmesão e batata palha, por exemplo, confere elegância ao encontro a dois, tem enorme aceitação e é uma delícia.

Medalhão Com Crosta de Parmesão e Batata Palha

200 g de parmesão em pedaço

2 ovos médios

20g (4 colheres sopa) de Batata Palha Extrafina Yoki

1 colher de chá de tomilho fresco picado

1 colher de chá de alecrim fresco e picado

4 medalhões de filé mignon

Sal e pimenta-do-reino Kitano a gosto

Azeite extravirgem

Para preparar, pré-aqueça o forno a 200 °C. Rale o parmesão. Em uma vasilha misture os ovos, o parmesão ralado, as ervas e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.

Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino a gosto e grelhe dos dois lados pincelando cada lado com azeite. Eles vão chegar no ponto no forno. Transfira os medalhões para uma assadeira e cubra cada um com uma camada generosa do creme de parmesão, aproximadamente 40g. Sobre o creme coloque 1 colher de sopa de Batata Palha Extrafina Yoki. Coloque no forno por aproximadamente 10 minutos até que a crosta esteja dourada.

Prato principal para uma família média ou grande

O peru assado com manteiga de ervas e limão garante uma bela ceia para famílias de oito a 12 pessoas. O segredo desse prato é caprichar no tempero. Nesta receita de peru temos:

Peru Assado com Manteiga de Ervas e Limão

1 peru de aproximadamente 5 kg (sem miolos)

2 cebolas

1 limão

1 cabeça de alho

2 folhas de louro Kitano

8 tiras de bacon

380g de manteiga em temperatura ambiente

1 colher de sopa de azeite

Raspas da casca e suco de 2 limões

3 dentes de alho

Salsa Kitano a gosto

Sal e pimenta-do-reino Kitano a gosto

Para preparar, coloque a manteiga em uma tigela grande e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione o azeite e misture bem. Acrescente as raspas de limão, o suco, 3 dentes de alho esmagados e salsa. Misture bem e reserve. Tempere bem a cavidade do peru com sal e pimenta-do-reino. Em seguida, coloque as cebolas picadas, o limão em fatias, o alho picado e 2 folhas de louro. Com as mãos, afrouxe a pele do peito de ambas as extremidades da ave e coloque a manteiga aromatizada por baixo, com cuidado, para manter a pele intacta. Repita o processo em todo o peru para que a manteiga se espalhe e a carne fique uniformemente coberta. Coloque o peru em uma assadeira grande e espalhe o restante da manteiga por cima de toda a pele. Tempere bem com sal e pimenta-do-reino e regue com um pouco de azeite. Pré-aqueça o forno a 220 ºC.

Asse o peru no forno por 10 a 15 minutos. Retire a do forno, regue a ave com o caldo que se formou e coloque as tiras de bacon sobre o peito para mantê-lo úmido. Regue novamente. Diminua a temperatura para 180 ºC e deixe assar por 2 horas, regando de vez em quando. Para testar se o peru está cozido, coloque um palito na parte mais grossa da coxa e verifique se o caldo está escorrendo claro, ao invés de rosa. Se o caldo ainda for rosado, asse por mais 15 minutos e verifique novamente. Repita o processo até que esteja assado. Sirva a seguir com acompanhamentos como farofa premium apimentada Yoki, arroz com passas e lâminas de amêndoas e salpicão com batata palha Yoki.

Programando também as bebidas

Não é só a comida que devemos planejar para as compras. As bebidas também entram nos cálculos. É lógico que sempre tem uma pessoa que bebe por duas ou três, mas é importante beber com moderação. Por outro lado, tem adulto que não ingere bebida alcoólica. Por isso, vale trabalhar com estimativas. E quanto maior a duração da festa, maior o consumo de bebida. Projetando uma ceia natalina que comece a noite e dure de 4h a 6h, a quantidade de cada bebida poderá girar em torno de:

Cerveja: de 800 ml a 1 litro/adulto

Vinho ou espumante: uma garrafa para duas ou três pessoas adultas

Whisky: 1 garrafa para 10 adultos

Suco: 500 ml/pessoa

Água: 400 ml/pessoa

Refrigerante: 620 ml (equivalentes a duas latas)/pessoa

Imagem: agazeta.com

17 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/download-3.jpg 672 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-17 17:48:382021-12-17 17:48:38Natal: Dicas para organizar ceias pequenas, médias e grandes
DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO

Uma semana após o lançamento, Bewine Resort está com reservas de frações aceleradas

Uma semana após o lançamento nacional do Bewine Resort, as reservas para o empreendimento multipropriedade estão com ritmo acelerado. Por meio da solicitação é possível garantir preço, localização e o melhor período de estadia no complexo que será construído em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos – a ‘Toscana Brasileira’. As reservas estão previstas para se estender até o fim de janeiro de 2022, quando inicia a comercialização das 421 suítes, em duas lojas Bewine Concept Store: Gramado (RS) e Balneário Camboriú (SC), além da modalidade on-line por meio do site www.bewine.com.br. 

O diretor comercial e jurídico do Bewine Resort, Dilson Peres Júnior, acrescenta que para as três categorias de apartamentos há disponibilidade de reserva para duas semanas, com consequente alteração nos valores. Ele ressalta que os preços promocionais valem para as reservas encaminhadas até o final de janeiro. Ele explica que o modelo de multipropriedade é um investimento que garante as férias da família. “Quando pensarem em férias inteligentes e multipropriedade, na Serra Gaúcha esse local tem endereço: Bewine Resort. A procura tem sido muito boa e até o fim de janeiro esperamos contar com 300 reservas”, projeta.

O Bewine Resort terá três modelos de unidades, todas com matrícula individual, título herdável e possibilidade de intercâmbio com 4,3 mil hotéis em mais de 100 países, totalizando 750 mil opções de hospedagem. Uma delas é a Deluxe Suite Terrace, com área privativa de 50,33m² e investimento para estadia de uma semana a partir de R$ 59.460 (ou 15% de entrada e o restante em 78 vezes).

Para ser proprietário da Premier Suite Terrace, com 102,76m² de área privativa, o investimento para estadia de uma semana será de R$ 123.600 (ou 15% de entrada e o restante em 78 vezes). A unidade mais exclusiva, com piscina com borda infinita privativa, é a Luxury Suite Terrace. A permanência por uma semana terá investimento de R$ 187.260 (também com opção de 15% de entrada e parcelamento em 78 vezes). Esta unidade terá área privativa de 154,58m².

Proposta diferenciada 

O Bewine Resort nasce sendo referência no turismo de luxo com a proposta de oferecer, para cada momento, uma intensidade de exclusividade no empreendimento que integra o complexo hoteleiro e temático do vinho que será construído no Vale dos Vinhedos. O projeto, que é referência global em experiências imersivas de entretenimento e hospedagem conectadas ao universo do vinho, surge sendo considerado o maior do mundo no segmento. Os números comprovam isso: terá uma piscina com maior borda infinita do planeta, com quase 200 metros lineares; e a maior adega vertical do mundo, com 11 andares (sendo dois no subsolo) e capacidade para mais de 18 mil garrafas de vinho, com foco na bebida nacional.

Foodmarket com praça de alimentação gourmet, restaurante suspenso com vista de 180° exclusivo, espaço Bewine Vinland com vista panorâmica de 180° do Vale dos Vinhedos e rooftop suspenso também integram a estrutura do complexo minuciosamente pensado para o lazer da família. O Bewine Resort é um empreendimento distinto, com design único, anexo ao parque temático, e será gerido pela Wyndham, a maior empresa hoteleira do mundo.

O parque foi idealizado para aumentar exponencialmente a circulação de turistas na Serra Gaúcha que são apaixonados por vinhos e que priorizam momentos únicos em família. O maior jardim suspenso do mundo percorrerá os quase 2 quilômetros de extensão do complexo. Além disso, uma praça com atividades e espaço para shows que comportarão até 6 mil pessoas são atrativos do empreendimento.

As obras no complexo foram divididas em três fases, sendo a primeira programada para ser entregue 36 meses após o início das obras pela Andora Construções, no segundo semestre de 2022. Em 48 meses será concluída a segunda fase e, em 60 meses, a terceira e última. O empreendimento terá investimento inicial de R$ 300 milhões, sob responsabilidade de um grupo de investidores holandeses. A previsão é que sejam gerados mais de 2,4 mil empregos diretos e indiretos em Bento Gonçalves, favorecendo o desenvolvimento econômico da região.

Férias inteligentes

A expressão férias inteligentes tem sido usada para exemplificar o investimento num período aguardado o ano todo, um verdadeiro patrimônio da família. Por isso a importância de aplicar um valor que não afeta o orçamento numa multipropriedade na qual você possa desfrutar da natureza, do clima e ter tempo para relaxar sozinho ou com a família.

Facilidade aproveitar as férias com conforto e bem-estar 

É um novo método de aproveitar aquelas férias tão esperadas durante todo o ano. Ao comprar um imóvel de férias no modelo multipropriedade sua família terá um espaço só dela, sem se preocupar com a manutenção do imóvel, cozinhar, eletrônicos, infraestrutura. Você e sua família terão apenas que chegar e se divertir!

Os benefícios de ter a melhor multipropriedade do Brasil 

Ao adquirir uma fração do Bewine Resort você terá direito de uso e posse a um determinado período de tempo ao longo do ano do seu apartamento. É um patrimônio próprio, vitalício, com escritura, herdável, e que poderá ser alugado no valor mais competitivo do mercado, emprestado ou, inclusive, vendido.

Muito menos despesas 

Os custos fixos do imóvel são divididos entre os proprietários (pela quantia de ações adquiridas), e administrados pela maior empresa hoteleira do mundo, a Wyndham.

Viva experiências inesquecíveis para o resto da vida onde você quiser! 

Se tudo isso já não bastasse, no Bewine Resort você não está preso ao destino da sua casa de férias! Graças à parceria com a maior intercambiadora de férias do mundo, a RCI, você poderá escolher entre milhares de resorts em mais de 100 países e explorar novos destinos. Como? Sua fração vale créditos que podem ser usados em outras hospedagens ao redor do mundo.

Imagem: Divulgação

17 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Bewine-Resort_Foto-OSPA.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-17 17:41:002021-12-17 17:41:00Uma semana após o lançamento, Bewine Resort está com reservas de frações aceleradas
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DESTAQUES DO DIA

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