Aquecimento do mercado e a busca do consumidor por bebidas com benefícios à saúde estão entre os motivos da escolha pelo produto
Reconhecido por padrão internacional e de cor, textura e sabor inconfundíveis, o suco de uva brasileiro ganhará os holofotes no estande do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), durante a Wine South America 2025, que inicia nesta terça-feira (6) e se estende até quinta (8), nos Pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves-RS. Ao todo, serão seis vinícolas apresentando o produto: Aurora, Gallon, Garibaldi, Nova Aliança, Organovita e Santini.
Democratizar o consumo e destacar o suco de uva como bebida saudável para todos os públicos estão entre as justificativas do presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebelatto, para a escolha do produto como atração principal do estande. Outro fator está na porcentagem de produção, consideravelmente maior do que de outras variedades. “O suco de uva responde por mais de 50% da destinação da matéria-prima da vitivinicultura brasileira, o que evidencia sua importância na cadeia produtiva e o protagonismo conquistado nos últimos anos”, destaca.
Na esteira da valorização da importância da bebida para o setor vitivinícola, Rebelatto pontua o aquecimento do mercado dado o apelo nutricional do suco de uva, que oferece benefícios à saúde como melhora da função cognitiva e da saúde do coração, benefícios para pele, auxílio na digestão, fortalecimento do sistema imunológico, entre outros.
Além do estande, o Consevitis-RS realiza outras ações vislumbrando a comercialização, promoção dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros. Entre as iniciativas está o Projeto Comprador Nacional, realizado em parceria com o Sebrae Nacional, conectando mais de 180 compradores a pequenas e médias vinícolas. Outro destaque é o Projeto Comprador Internacional, com compradores dos Estados Unidos, Irlanda, El Salvador e Reino Unido e rodadas de negócios com 22 vinícolas brasileiras.
Outra iniciativa promovida pelo Consevitis-RS ocorre no dia 7, a partir das 14h, com a palestra “Vinhos de Baixo Carbono – Uma Oportunidade de Mercado”, conduzida pelo CEO Agrotema e Advisor UPL, Rogério Melo, e a palestra “Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – Desafios e Oportunidades na Vitivinicultura” pelo Engenheiro Florestal e Coordenador do Comitê Gestor do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+RS), Jackson Freitas Brilhante de São José.
Feira ocorre no berço do vinho brasileiro
Considerada a maior feira profissional de vinhos da América Latina, a Wine South America oferece um amplo espaço para capacitações, degustações e negócios que envolvem toda a cadeia vitivinícola, a partir da reunião de empresas, importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho do Brasil e do exterior. A edição deste ano ocorrerá em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, conhecida como a capital brasileira do vinho. A expectativa do Consevitis-RS é a melhor possível, conforme revela o presidente Luciano Rebelatto: “O Brasil será representado por diversas empresas, ratificando a sua posição no cenário mundial e abrindo portas para possibilidades de negócios, o que naturalmente oportuniza o aumento da comercialização pelo consumidor final”.
Realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronefiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios na Europa, a Wine South America conta com todo o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial no setor de vinhos. A expectativa da organização é que o evento em Bento Gonçalves reúna mais de 7 mil compradores profissionais nos três dias.
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Foto: Divulgação
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!