Jornal Integração -
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Enocultura
    • MUNDO DO VINHO
    • EVENTOS
    • TURISMO
  • Negócios
    • ECONOMIA
      • ARTIGOS
      • AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
    • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
    • POLÍTICA
  • Interesses
    • EDUCAÇÃO
    • RELIGIÃO
    • PETS
    • ESPORTES
    • MODA E ESTILO
  • Pesquisa
  • Menu Menu
DESTAQUES DO DIA, TURISMO

Mapa de Comportamento do Turista traça perfil do público no RS

Projeto inédito tem o objetivo de identificar oportunidades para melhorar e promover a oferta turística no Estado

 

No que depender da sinergia entre o Poder Público e a cadeia produtiva do setor, 2022 será um marco histórico para a qualificação do turismo gaúcho com o lançamento do Mapa de Comportamento do Turista.  Inédito, o projeto elaborado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul em parceria com o Sebrae RS tem como objetivo identificar as melhores oportunidades para melhorar e promover a oferta turística no RS a partir de um estudo de perfil do público que consome a atividade.

 

O mapa identifica as oportunidades e dá a base aos players de turismo para definirem melhores estratégias para conquistar mais visitantes, por meio do direcionamento da oferta turística no Estado. O conteúdo foi construído sob a ótica das principais motivações de consumo de turismo, destacando os pontos de interesse para o público local, regional, nacional e internacional. A metodologia utilizada na elaboração do conteúdo traçou 12 perfis macro de turistas que visitam o RS, desdobrados em 34 personas e 46 motivações. Cada um é apresentado com exemplos reais de manifestações nas redes sociais, facilitando a compreensão por todas as partes, em especial dos operadores de turismo para compreensão de seus públicos.

O estudo foi lançado oficialmente na última segunda-feira (18). O próximo passo, conforme o secretário de Turismo do RS, Raphael Ayub, é visitar as regiões do Estado e realizar workshops, entre agosto e dezembro deste ano, onde o mapa será apresentado para entidades, órgãos públicos e demais interessados. “Estamos trabalhando com o mercado de fato, como o turista quer comprar e não como o Estado e regiões querem se vender. A ideia é inverter a lógica e analisar os dados e adotar comportamentos sob a ótica da demanda, e não da oferta”, enfatizou. O CEO da Wine Locals, Diego Fabris, um dos realizadores do estudo, comentou sobre a relevância de se mapear oportunidades de negócio e, com isso, elaborar melhores abordagem no mercado. “O estudo tem uma série de utilidades. Uma das principais é que, baseado em dados e análises existentes, vamos colaborar para que o trade do turismo gaúcho entenda com quem está falando”, afirmou.

 

Segundo o Diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy, a organização vem contribuindo para o fortalecimento do setor, de forma especial, ao longo das últimas duas décadas, quando atuou diretamente na formação da governança e no permanente trabalho de estruturação e qualificação das ofertas turísticas gaúchas. “Somente nos últimos cinco anos foram 38 projetos de turismo desenvolvidos pelo Sebrae RS. Trata-se de uma cadeia produtiva que possui em torno de 109 mil empresas sendo que, destas, 92% são micro e pequenos negócios”, explica.

 

Viva o RS

Paralelamente ao lançamento do mapa, outra iniciativa de fomento ao turismo gaúcho ganhou destaque. Lançado no dia 20 de setembro de 2020 – um um dos períodos de maiores desafios impostos pela pandemia – o Viva o RS caminha a passos largos para sua terceira edição – que será lançada oficialmente ao longo das próximas semanas – se consolidando como uma ferramenta diferenciada que conecta pessoas a lugares e experiências. “Não tenho dúvidas que o Rio Grande do Sul vive um momento único no que tange ao mercado de turismo. O Viva o RS nasceu na pandemia e aprendemos a trabalhar de forma mais próxima com o mercado entendendo como que a gente ajuda o gaúcho a conhecer o RS”, destaca a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim.

 

Em sua terceira edição, a plataforma www.vivaors.com.br deverá reunir 300 opções de atrações entre passeios e roteiros, segmentando alternativas que melhor atendam às necessidades e expectativas de cada público que busca explorar as diferentes paisagens do Rio Grande do Sul da melhor forma.

 

Imagem: Divulgação

21 de julho de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
Tags: Mapa de Comportamento do Turista, Rio Grande do Sul, sebrae RS, turismo, Viva o RS
Compartilhe nas redes sociais
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Tumblr
  • Compartilhar no Reddit
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Mapa_de_Comportamento_Turista_do_RS.jpg 469 756 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-07-21 17:26:412022-07-21 17:26:41Mapa de Comportamento do Turista traça perfil do público no RS
Talvez você goste dos artigos
Vagas de Emprego no Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
Sebrae RS seleciona empresas para maior feira de bares e restaurantes do mundo
Safra de pêssego no Sul do Estado é afetada por doenças e pouca chuva
MCom autoriza novas rádios comunitárias em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul
Ensinamentos de vida e negócios do homem que levou a Tramontina para o mundo
Viva o RS vai mapear o turismo de gastronomia e natureza no Rio Grande do Sul
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar um comentário?
Fique à vontade para isso!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES DO DIA

Sicredi Serrana inaugura sexta agência em Bento Gonçalves
Sicredi Serrana intensifica apoio a 76 vinícolas na Wine South America
Monte Belo do Sul sedia inauguração da sinalização da Rota dos Capitéis
Vinícolas familiares da região estarão na vitrine na Wine South America
Garibaldi sedia XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas

EDITORIAS

  • AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
  • ARTIGOS
  • BELEZA E ESTÉTICA
  • CULTURA E ENTRETENIMENTO
  • EDUCAÇÃO
  • ECONOMIA
  • EVENTOS
  • ESPORTES
  • GASTRONOMIA
  • GERAL
  • MODA E ESTILO
  • MUNDO DO VINHO
  • PETS
  • POLÍTICA
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
  • SEGURANÇA PÚBLICA
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • TURISMO
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

REDES SOCIAIS

Sinta-se à vontade para nos enviar sugestões de pauta

Link to: CONTATO

TELEFONE

+55 (54) 3454.2018 / 3451.2500

E-MAIL

katia@integracaodaserra.com.br

WHATSAPP

+55 (54) 999743579

AVISO LEGAL

As informações deste site são de conteúdo jornalístico, obtidas pela equipe de reportagem da Empresa Jornalística Integração da Serra. E, também, em releases enviados por assessorias de imprensa. Nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas. As publicações obedecem ao propósito de refletir as diversas tendências da sociedade e estimular o debate dos problemas de interesse comunitário. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade do autor e não traduzem, necessariamente, a opinião do Portal Integração.

100%

De confiabilidade

+20

Anos de experiência

24

Horas por dia On-Line

BGF recebe o líder Barcelona/Macléres em casa pela Série Ouro Show de Marcos e Belutti na Fenakiwi
Scroll to top

Este site usa cookies para personalizar o conteúdo e analisar o tráfego a fim de oferecer a você uma experiência melhor.

OKPolítica de Cookies

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Accept settingsHide notification only