O Prefeito Diogo Siqueira assinou nesta sexta-feira (29), o Decreto nº 12.072 para subsídio da redução do custo da tarifa do transporte público na cidade. Desde o dia 1º de setembro, quando o valor foi reajustado, os usuários estavam pagando R$ 6,00 por trajeto. Com o aporte do município, cada passagem voltará, na segunda-feira (02), a ter o valor de R$ 5,00, que já era cobrado antes do reajuste.
O secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana Henrique Nuncio esteve presente.
“O aumento impacta no equilíbrio financeiro de muitas famílias que utilizam o transporte público na cidade. Não poderíamos deixar isso acontecer. Ao propormos o projeto de lei, estávamos pensando exatamente nessas pessoas. Nós temos que dar assistência e condições para que elas possam trabalhar, estudar, se locomover”, destaca Siqueira.
O projeto foi encaminhado para Câmara de Vereadores no dia 10 de agosto. O Prefeito explica que as empresas de ônibus serão auditadas pela prefeitura. Somente as passagens que estiverem registradas na catraca serão subsidiadas.
Modelo sustentável
Da perspectiva do transporte público, a maioria das cidades brasileiras está enfrentando enormes desafios, o que exige que os administradores públicos encontrem estratégias para resolver a questão. Em todo o país, o subsídio público tem sido a solução encontrada, pois os custos do transporte aumentaram e as empresas concessionárias já não conseguem mais absorvê-los.
“Quem está deste lado do balcão precisa zelar pela qualidade e pela constância do transporte público e dar condições de acesso à população. Por isso, decidimos adotar o modelo de subsídio e agradecemos a Câmara de Vereadores por ter aprovado o projeto”, destaca. Cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Gravataí e Esteio já utilizam o modelo.
Foto: Por Eugenio Hansen, OFS – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39955190
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!