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ECONOMIA

R$ 43,2 milhões foram transferidos aos cartões do Devolve ICMS

Depois de um ano de preparação, com cerca de mil pessoas envolvidas de diferentes órgãos, o Rio Grande do Sul chega à etapa mais importante do projeto Devolve ICMS. Nesta quarta-feira (15/12), R$ 43.214.600 da primeira parcela do programa foram transferidos para 432.150 cartões, uma operação inédita no Brasil para que famílias de baixa renda possam receber de volta parte do ICMS pago e fazer compras no comércio gaúcho a partir dessa data.

Do total de cartões, cerca de 245 mil já estão em mãos dos beneficiários e podem ser usados de forma imediata com a primeira parcela de R$ 100. Quem ainda não retirou o cartão pode fazê-lo pelos próximos seis meses, com os créditos acumulados.

“Temos uma experiência inovadora, com parte do tributo sendo devolvida aos contribuintes mais carentes de forma facilitada, sem necessidade de conta bancária, indo uma única vez retirar o cartão, pois todos os demais créditos serão automáticos. Toda a base do programa partiu do CadÚnico federal, numa operação viabilizada pelo Banrisul por meio do Banrisul Cartões e da Procergs”, informa o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

“Hoje é um dia histórico para o sistema tributário, não só do Estado, mas de todo o país. Muito mais importante que o valor monetário das devoluções é o que o Devolve ICMS representa em termos de justiça fiscal, já que será uma ferramenta permanente de redução ou eliminação do ICMS embutido no consumo das famílias de baixa renda”, afirma Giovanni Padilha, auditor fiscal da Receita Estadual, doutor em Economia Aplicada e coordenador técnico do projeto de Reforma Tributária do Estado.

“O governo do Estado teve uma posição ousada ao introduzir o chamado ICMS-P (ICMS personalizado), que é uma medida que está em linha com as melhores recomendações internacionais no que se refere à política de desoneração. Em vez de desonerar o produto, desoneramos as pessoas que mais precisam, tendo resultados mais efetivos na redução da regressividade do ICMS”, diz o doutor em Economia Sérgio Gobetti, assessor técnico da Sefaz.

Site exclusivo e call center para tirar dúvidas de beneficiários

O secretário da Fazenda, economista Marco Aurelio Cardoso, explica que a operacionalização do Devolve ICMS só foi possível pela contribuição e especialização de diferentes órgãos e profissionais. Além da aprovação pelos deputados em 2020, houve parceria com o Ministério da Cidadania, e foi preciso atuação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), do Tesouro do Estado e da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) para efetuar os registros contábeis dessa operação que devolve parte da arrecadação.

“Tudo o que é novo, envolve muito estudo, dedicação e trabalho de diferentes áreas. Todos os que fizeram parte da história liderada pelo governador Eduardo Leite são testemunhas de que o Rio Grande do Sul implementou algo que sempre foi tido como ideal, porém nunca colocado em prática até então”, avalia o secretário, lembrando que o projeto também está no relatório de outubro de 2021 da PEC 110 de reforma tributária nacional ampla.

Para operacionalizar o programa, foi constituída uma equipe na Receita Estadual e foram organizados fluxos e processos com a Procergs e o Banrisul para que os créditos fossem feitos para todos os beneficiários do programa, independentemente de terem conta bancária ou pedirem CPF na nota fiscal.

Foram desenvolvidos sistemas operacionais e de comunicação, como site que obteve mais de 1 milhão de consultas, call center com 32 pontos simultâneos, que chegou a receber 4 mil chamadas em um único dia, além de apoio de diversas prefeituras e entidades que cederam suas sedes para a entrega dos cartões. As áreas de assistência social do Estado, de municípios, da Federação das Associações de Municípios (Famurs) e as equipes de relacionamento com os municípios e Educação Fiscal da Receita Estadual também tiveram grande contribuição, tendo capacitado cerca de 1,4 mil pessoas desde novembro sobre o Devolve ICMS.

Em Porto Alegre, a entrega dos cartões contou com o apoio do Sport Clube Internacional, que cedeu o ginásio Gigantinho, e, agora, da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), onde o Banrisul segue entregando os cartões, informa André Perini, da área de Governo do banco.

“Em todo o interior, gerentes, atendentes, pessoal de limpeza e segurança estiveram presentes para a entrega dos cartões desde o dia 16 de novembro e seguirão atuando para que cheguem aos beneficiários. Foi um grande desafio planejar e executar esse que certamente é um dos maiores programas do banco e a maior quantidade de cartões já impressos pela Banrisul Cartões”, acrescenta.

Entrega de cartões segue nos próximos meses

Pessoas inscritas no CadÚnico que recebem o Bolsa Família ou que tenham dependentes na rede estadual do Ensino Médio podem seguir retirando o Cartão Cidadão até seis meses a contar de 16 de novembro e iniciar imediatamente a utilização já com valores creditados.

O usuário precisa portar documento com foto e com número de CPF, além de estar usando máscara. Para receber o cartão, não é preciso ter conta bancária. A ida ao local indicado pelo Banrisul é feita uma única vez apenas para a retirada do cartão pelo titular. Os créditos começam a ser feitos de forma automática a partir de desta quarta (15/12), quando podem ser utilizados em cerca de 140 mil estabelecimentos como supermercados, padarias, entre outros da rede Vero, do Banrisul.

Imagem: Divulgação

15 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/unnamed-3.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-15 16:12:202021-12-15 16:12:20R$ 43,2 milhões foram transferidos aos cartões do Devolve ICMS
SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Estudo do PROADI-SUS conclui que crianças apresentam resposta imune diferenciada em comparação a adultos

Crianças infectadas pelo vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, costumam apresentar uma forma mais leve da doença quando comparadas aos adultos, e a mortalidade de crianças pela doença é menos frequente, segundo o infectologista pediátrico do PROADI-SUS e do Hospital Moinhos de Vento, Marcelo Comerlato Scotta.

No estudo “Pediatric COVID-19 patients in South Brazil show abundant viral mRNA and strong specific antiviral responses”, que será publicado na Nature Communications, revista científica de alto impacto, os pesquisadores demonstraram que, apesar de apresentarem títulos virais semelhantes aos dos adultos, as crianças apresentam uma resposta imune diferencial. A pesquisa faz parte do Estudo COVIDa, projeto realizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), numa parceria com o Ministério da Saúde e os Laboratórios de Imunoterapia e Imunovirologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento. A iniciativa foi criada com o objetivo de gerar dados sobre o comportamento do vírus e avaliar resposta imune contra o novo coronavírus.

A próxima etapa, que já está em andamento, avalia a memória imunológica desenvolvida pelas crianças após a infecção, estudando o período de 3 a 6 meses depois; por quanto tempo ficam protegidos; e quais as diferenças e semelhanças da resposta de memória nas crianças e adultos com o passar do tempo.

Dados obtidos
Foram analisadas amostras de 91 pacientes diagnosticados com COVID-19, representando grupos de crianças; adultos com doença leve; e adultos com doença grave. As crianças, todas com sintomas leves, apresentaram respostas específicas robustas contra o vírus, tanto de anticorpos como de células T, com diferenças importantes no tipo de células responsáveis pela resposta antiviral. O nível geral de resposta não é diferente dos adultos, mas a qualidade de resposta observada é o grande achado do estudo. Esses achados contribuem com o melhor entendimento sobre a resposta contra o vírus e podem auxiliar em estratégias de enfrentamento da pandemia, como desenvolvimento de vacinas.

O estudo tem impacto internacional, porque contribui para desvendar os mecanismos da resposta imune em crianças infectadas por COVID-19, que é diferente do que se observa em adultos.

O responsável técnico pelo Estudo da COVID no Hospital Moinhos de Vento, Dr. Renato T. Stein, explica que o estudo contempla uma série de análises que ajudarão também a traçar um panorama aprofundado do comportamento do vírus SARS-CoV-2 em populações com diferentes níveis socioeconômicos. “Iniciamos a coleta de amostras em maio de 2020, praticamente no início da pandemia, levando em conta diversas particularidades, desde níveis socioeconômicos, faixas etárias e até mesmo padrões genéticos que podem influenciar no comportamento do vírus. Várias análises ainda estão em andamento, no entanto, é inegável a relevância de uma pesquisa desse porte sendo feita durante a pandemia no Brasil. A partir dos resultados iniciais que mostram um evidente padrão de resposta diferenciada entre adultos e crianças, começam a surgir propostas de intervenções e medicações ajustadas para esses grupos etários”.
A análise das amostras foi conduzida na UFCSPA, nos laboratórios de Imunoterapia, liderado pela Dra. Cristina Bonorino, e Imunovirologia, liderado pelo Dr. Luiz Rodrigues. A especialista comenta sobre a importância da iniciativa. “O estudo é um dos poucos que analisa em detalhe a imunidade em crianças com COVID-19, abordando a resposta de anticorpos e de células imunes à infecção natural pelo SARS-CoV-2. O Estudo COVIDa também traz dados detalhados sobre a imunidade de adultos, cruciais para o mapeamento da imunidade da população brasileira atingida pelo vírus, dada a escassez de dados nessa área” .

O Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Mariath, destaca que a parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS está alinhada aos objetivos da organização.

“Estamos fomentando ciência e geração de conhecimento com importante retorno à comunidade. Em um momento extremamente desafiador, unimos esforços, reforçando o nosso compromisso de gerar mudanças positivas e entregar conhecimento para a sociedade”.

Sobre o PROADI-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os recursos do PROADI-SUS advém da imunidade fiscal dos hospitais participantes. Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do PROADI-SUS, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil. Para mais informações sobre o Programa e projetos vigentes no atual triênio, acesse o portal PROADI-SUS .
Imagem: PROADI-SUS
15 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/avatar.jpg 670 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-15 16:02:102021-12-15 16:02:10Estudo do PROADI-SUS conclui que crianças apresentam resposta imune diferenciada em comparação a adultos
ECONOMIA

Economia em compras nas farmácias – 6 orientações para minimizar os impactos

Isso é o que aponta a Pesquisa Sobre o Comportamento do Consumidor de Farmácia no Brasil – Edição 2021, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC), com 4.000 consumidores. Os resultados desse levantamento apontam que os consumidores das farmácias priorizam os preços baixos e programas de fidelidade.

Isso se observa na resposta à pergunta sobre o principal fator para a escolha de uma farmácia, 75,4% dos entrevistados afirmaram que o preço foi primordial na decisão.

Além desse ponto, 14,9% apontaram a localização como fator mais importante para a escolha, seguido por disponibilidade de estoque (5,1%), possuir atendimento da Farmácia Popular (2,4%%), o bom atendimento (1,1%) e a facilidade de estacionar (0,9%).

Reforçando a importância de obter as melhores condições financeiras, os programas de fidelidades possuem grande relevância para o consumidor da farmácia, sendo que 86,8% dos entrevistados afirmando participar de algum tipo de programa.

Um dado importante apresentado no material é em relação às pesquisas de preços por parte dos consumidores, 88,4% dos entrevistados afirmaram que não costumam realizar essa ação antes das compras, 8,7% afirmaram que não pesquisaram preços naquele dia específico, mas que costumam pesquisar, 1,8% afirmaram que pesquisaram naquele dia e 1,1 pesquisaram via Web.

Assim, a pergunta que fica é: O que fazer na situação atual para comprar medicamentos? “Mesmo tendo os medicamentos preços tabelados é possível economizar nessas comprar. Uma coisa que poucas pessoas sabem é que se tabela apenas o valor máximo dos medicamentos, mas o mínimo as farmácias podem estabelecer de acordo com suas estratégias comerciais”, analisa o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), Reinaldo Domingos.

Para auxiliar os consumidores, veja orientações elaborados por Reinaldo Domingos sobre como economizar na compra desses produtos:

1. Pesquise preços

Não estou falando para ir em diversas farmácias, agora não é hora, mas a maior parte das farmácias fornecem valores pela internet ou mesmo aplicativos e WhatsApp, é interessante pesquisar, pois os preços são realmente muito diferentes, sem contar que no final das contas uma drogaria pode cobrir o preço da concorrência. Aconselho que o consumidor faça um cadastro de fidelidade e participe de programas de aquisição de medicamentos, pois a prática pode resultar em descontos futuros. Consultar comparadores de preços online também é uma boa saída.

2. Cuidado com as armadilhas das farmácias

As farmácias estão planejadas para levar as pessoas a comprarem mais, principalmente os chamados não medicamentos e medicamentos isentos de prescrição, todo o trajeto em uma farmácia organizada levam à compra de produtos que não são prioritários. Por isso, todo cuidado é pouco, compre somente o necessário e evite produtos que não são seu foco e que não sejam os produtos fins das drogarias, como balas e chocolates, pois geralmente poderia comprar esses produtos no outro lado da rua pela metade do preço.

3. Prefira genéricos

Na grande maioria das vezes os medicamentos genéricos são mais em conta, assim a orientação é sempre buscar por essa alternativa nas farmácias e quando o médico for elaborar a prescrição, solicite que coloque o princípio ativo em vez da marca. Pesquise também entre laboratórios, pois os preços são variados.

4. Cadastre-se no programa Farmácia Popular

Muitas farmácias possuem um programa governamental chamado Farmácia Popular, esse oferece medicamentos gratuitos de hipertensão, diabetes ou asma para pessoas que possuem cadastro e receita. O programa também possibilita descontos de até 90% mais baixos. É necessário apenas ir a uma farmácia credenciada, apresentar a receita – que não precisa ser de um médico do Sistema Único de Saúde (SUS) – e a identidade para conseguir pegar medicamentos com desconto.

5. Utilize programas de fidelidade

A grande maioria das farmácias possui programas de fidelidades com grandes benefícios. Mas além disto existem os programas dos laboratórios, faça seu cadastro, pois são aceitos em muitas farmácias, gerando economia de até 70%. Veja se sua empresa, plano de saúde, sindicato ou associação de classe profissional não possui parceria com alguma rede.

6. Remédios gratuitos pelo SUS

É possível retirar gratuitamente alguns medicamentos disponibilizados pelo Ministério Público em Unidade Básica de Saúde (UBS), desde com a receita e o documento de identidade em mãos. Lembrando que no meio da pandemia existem casos de agendamento prévio para retirada de medicamentos e a possiblidade de terceiros retirarem com uma procuração.
Imagem: ICTQ
15 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/download.jpg 669 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-15 15:49:192021-12-15 15:49:19Economia em compras nas farmácias – 6 orientações para minimizar os impactos
DESTAQUES DO DIA

Faculdade FTEC de Bento Gonçalves terá Bacharelado em Odontologia

Sempre atenta às demandas do mundo do trabalho da cidade e região, a Faculdade FTEC de Bento Gonçalves oferecerá, a partir de março de 2022, o curso de Bacharelado em Odontologia. Uma graduação de excelência que, no seu ensino, utiliza as mais novas técnicas, materiais e equipamentos empregados na odontologia contemporânea, proporcionando um aprendizado de alta qualidade ao acadêmico. “O curso pretende oferecer uma formação generalista, humanista e crítica, atuando com embasamento técnico e científico, e exercendo uma odontologia baseada em evidência. Pretende formar cirurgiões dentistas para trabalhar na área da saúde bucal em consultórios, clínicas, hospitais e órgãos públicos”, afirma a pró-reitora acadêmica do Grupo Uniftec / Ecoinove, Dra. Débora Frizzo, acrescentando que os profissionais formados também poderão atuar em instituições de ensino, como professores ou pesquisadores, ou ser oficiais das Forças Armadas, no Exército, na Marinha e na Aeronáutica.

A coordenação é do professor Me. Sandro Grasselli. As aulas terão início em março de 2022. O processo seletivo já está aberto, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone/whatsapp (54) 99268-3910.

O Bacharelado em Odontologia da FTEC de Bento Gonçalves terá duração de 10 semestres (cinco anos), com aulas diurnas e noturnas e disciplinas teóricas e práticas, estágios e atividades de extensão na comunidade. Em seu processo pedagógico, o curso apresenta como diferencial uma estrutura distribuída em eixos temáticos. Ou seja, há uma sequência de disciplinas que visam desenvolver o aluno em quatro áreas:

1. Projeto de Vida/Formação Pessoal: disciplinas relacionadas à reflexão, proporcionando ao acadêmico informações sobre o curso, a formação pretendida, o mercado de trabalho e a elaboração de um projeto de carreira profissional;

2. Formação Acadêmica: disciplinas que enfatizam os saberes éticos, sociais, políticos, culturais, linguísticos e científicos;

3. Formação Profissional: disciplinas teóricas e práticas que desenvolvem as competências técnicas enquanto odontólogo;

4. Atuação Profissional: disciplinas que são o ápice do trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do curso, permitindo a consolidação das competências desenvolvidas durante a formação acadêmica.

Imagem: Divulgação

15 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Sandro-Grasseli-coordenador-Odontologia-FTEC-Bento-Goncalves.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-15 15:34:332021-12-15 15:34:33Faculdade FTEC de Bento Gonçalves terá Bacharelado em Odontologia
EVENTOS, MUNDO DO VINHO

Réveillon 2022 no Wine Garden Miolo

A chegada de 2022 vai ser brindada com muito espumante no Wine Garden, no jardim da Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos. A festa de Réveillon está sendo preparada para um grupo de apenas 100 pessoas numa parceria entre o Wine Garden e o SPA do Vinho. Ao ar livre, cercada de vinhedos por todos os lados, a ’Virada do Ano’ vai ter ilha de antepastos, pratos quentes, música, show de fogos e espumantes para receber 2022 com muita alegria e boas energias. Informações e reservas podem ser obtidas pelo telefone (54) 9 8112.0333, com Nicole.

A mesa de antepastos, assinada por Frata Platters, vai ter ilha de queijos e embutidos, além de pães rústicos e acompanhamentos especiais como quiches, coração de alcachofra, burrata ao pesto de manjericão, caponata, terrine de gorgonzola e damasco, azeitonas, frutas, castanhas e nozes. Pratos quentes volantes vão temperar a experiência com escondidinho de pernil ao vinho com cebola caramelizada, lentilha da prosperidade, risoto de bacalhau e empanadas artesanais de carne. Vai ter, ainda, uma mesa de café, chocolates e frutas. Mas o que promete ser a sensação da noite são os espumantes das linhas Cuvée (Nature, Brut e Brut Rosé), Miolo Seival (Brut e Brut Rosé) e Terranova Moscatel, e os vinhos Miolo Seleção Rosé marca Wine Garden e Miolo Reserva Merlot e Miolo Reserva Cabernet Sauvignon. Os drinks autorais estão garantidos, além de suco de uva, refrigerante, energético e água.

Imagem: Divulgação

15 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Miolo-Selecao-Rose-Wine-Garden.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-15 15:10:382021-12-15 15:10:38Réveillon 2022 no Wine Garden Miolo
DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO

Uvibra-Consevitis-RS e Apex-Brasil assinam convênio de cooperação

O Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS) promoveu, nesta terça-feira, 14 de dezembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, solenidade para celebrar a assinatura do convênio de cooperação técnica e financeira nº 46-02/2021 com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O valor total do convênio, com duração até dezembro de 2022, é de R$ 5 milhões, sendo 60% originários da Apex-Brasil e 40% de contrapartidas da Uvibra-Consevitis-RS e das associadas ao projeto.

O projeto setorial Wines of Brazil tem o objetivo de promover vinícolas que já atuam no mercado externo ou que tenham interesse em iniciar um trabalho em âmbito internacional. As ações acontecem por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de fomento comercial. O projeto valoriza atributos como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros e fomenta novos negócios para os exportadores brasileiros.

A assinatura do convênio para a execução do Wines of Brazil agrega ainda mais virtudes às ações promocionais, já que terá como países-alvo prioritários China e EUA, Reino Unido, Portugal e Alemanha e como países-alvo secundários Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Japão.

Durante a cerimônia, Deunir Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), enfatizou que esse é um momento muito especial e possibilitará a apresentação de vinhos, espumantes e sucos de uva no exterior. “Exportamos para 53 países, conquistamos muitas medalhas, certificados, o que demonstra que a vitivinicultura brasileira está inserida no mundo. É fundamental ampliarmos ainda mais nossa presença em países-alvo como China, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Alemanha e atingirmos o maior número possível de países nos próximos anos”, destacou.

Para Luciano Rebellatto, coordenador da Uvibra-Consevitis-RS, trata-se de um momento extremamente importante para o setor vitivinícola, pois é um passo imprescindível para a ampliação e reforço da internacionalização de vinhos, espumantes e sucos de uva de empresas brasileiras, que integrarão o projeto setorial Wines of Brazil. “A parceria celebrada é o resultado de esforços de toda a cadeia uva e vinho, que tem início na terra, por meio de mais de 15 mil famílias, que trabalham de sol a sol para garantir produtividade e a qualidade das uvas, até chegar às cooperativas e vinícolas para seu processamento”, salientou Rebellatto.

O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza, lembrou que em 2022 a Apex-Brasil completará 25 anos de atividades, o que é motivo de orgulho, visto que durante todo esse tempo a instituição esteve ao lado do empreendedor brasileiro. “Conhecer in loco essa região que tem um potencial e uma escala continental indiscutível é motivo de orgulho, ainda mais quando são pessoas comprometidas, e que carregam valores sentimentais. Não temos dúvida de que a vitivinicultura brasileira ganhará o mundo”, evidenciou.

Bruno Leite, chefe da Divisão de Promoção do Agronegócio II do Ministério de Relações Exteriores, também ressaltou o orgulho de conhecer na ponta todo o processo de produção do vinho nacional, concebido por pessoas comprometidas e que representam tantas famílias. “Merece o reconhecimento e, para nós, significa abrir portas para um produto de qualidade que fala por si só. O Itamaraty está engajado para que as amostras de vinhos, espumantes e sucos de uva estejam em todas as embaixadas pelo mundo, como forma de promover nosso produto nacional”, afirmou.

A coordenadora-geral de Promoção Comercial da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Andressa Beig Jordão, enalteceu que o Brasil é o maior exportador de suco de laranja e encorajou o setor vitivinícola para que também se torne o maior exportador de suco de uva. “O mundo precisa conhecer mais nossos produtos. Somos competitivos, temos qualidades”, comemorou.

Os dois primeiros grandes eventos promocionais em 2022 acontecerão em março. O primeiro será a Vinexpo America, nos dias 9 e 10, em Nova York e, na sequência, a Prowein Dusseldorf, entre 27 e 29, seguido de uma missão técnica em Portugal com matchmaking para compradores portugueses.

As exportações de vinhos e espumantes vêm crescendo ano a ano e 2021 comprova os esforços do setor vitivinícola. Estudo da Ideal Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, demonstra que de janeiro a setembro de 2021 o Brasil exportou 690,4 mil caixas de 9 litros das bebidas, o que representa crescimento de 62% em relação ao mesmo período de 2020, o melhor momento da história das exportações brasileiras.

Campanha promocional ‘Enjoy the fresh side of life’

Na oportunidade, foi apresentada a campanha promocional do projeto setorial Wines of Brazil da Uvibra-Consevitis-RS, cujo mote é ‘Enjoy the fesh side of life’. A peça principal, um vídeo manifesto, foi rodada em vinhedos da Serra Gaúcha com a intenção de mostrar a diversidade, o povo acolhedor e elementos agregadores como o sol, a pluralidade e o frescor, ou seja, destacar o que o vinho tem de melhor: a maneira leve de levar a vida. Demais peças gráficas ainda integram a ação com impulsionamento em redes sociais.

De acordo com Rafael Conceição, gerente de Marketing para os mercados interno e externo da Uvibra-Consevitis-RS, o objetivo da campanha é promover o vinho brasileiro no mercado externo, especialmente o trade e o consumidor final de países-alvo e secundários, por meio da criação do brand awarness (consciência de marca) da categoria de vinhos brasileiros. “Ainda somos um país que causa surpresa como produtor de vinhos, espumantes e suco de uva, portanto, a campanha tem justamente o objetivo de informar o mercado externo quanto à produção e qualidades, especialmente o frescor enfatizado, por meio do slogan ‘Enjoy the fresh side of life’.

A campanha, assim como o vídeo institucional podem ser conhecidos por meio das redes sociais @winesofbrazil (Instagram e Facebook) ou pelo www.winesbrazil.org.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre a Uvibra-Consevitis-RS

A Uvibra-Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), recurso vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

Desde dezembro de 2020, o Conselho passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial. Conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU); indústria do vinho, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). A sede da entidade está localizada em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque – Parque de Eventos.

Rosângela Longhi

Assessora de imprensa Uvibra-Consevitis-RS

15 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Assinatura-convenio-Uvibra-Consevitis-e-Apex-Brasil-credito-Emerson-Ribeiro-Fotografias.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-15 15:07:082021-12-15 15:07:08Uvibra-Consevitis-RS e Apex-Brasil assinam convênio de cooperação
DESTAQUES DO DIA, GERAL

Perfil diplomático de Capoani reforça senso de coletividade do CIC-BG

Quando Rogério Capoani assumiu o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), em janeiro de 2020, sua personalidade ponderada já era conhecida nos meios político e empresarial, e ainda durante a solenidade de posse o termo diplomático apareceu para definir o perfil do 52º mandatário da casa. A observação, feita pelo então prefeito Guilherme Pasin, sobre uma das principais qualidades de Capoani não apenas foi precisa como pode ser considerada o fio-condutor de sua gestão à frente do CIC-BG. Aliado a isso, determinação e coragem.

Ao longo dos dois últimos anos, foi assim que ele conduziu os destinos da entidade. E eles ganharam contornos dramáticos com a chegada, logo em março, de uma crise mundial sem precedentes na história recente. A pandemia exigiu esforços proporcionais a seu tamanho para amenizá-la. “Não acredito em coincidências. Éramos as pessoas certas no momento certo”, diz o agora ex-presidente. Tão logo, portanto, a tal diplomacia de Capoani se manifestou. E fez a diferença. Através dela, ele agregou entidades, empresas e pessoas físicas para comandar um movimento coletivo de enfrentamento à pandemia, o Unidos por Bento.

O projeto ganhou evidência durante dois importantes momentos da pandemia. O primeiro esteve ligado a seu surgimento. Ainda antes de o primeiro caso ser notificado em Bento, a comunidade já estava colhendo recursos para ampliar a capacidade de atendimento na saúde do município. Em tempo recorde, com pouco mais de dois meses de trabalho, 40 leitos emergenciais foram erguidos junto à UPA no bairro Botafogo.

O outro surgiu junto ao momento mais crítico da crise, em março de 2021. No mês seguinte já estava em operação o consultório de atendimento imediato voltado aos trabalhadores com sintomas da covid, criado para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde e conter a disseminação do vírus. Em quatro meses de atendimento, o consultório realizou 648 atendimentos para 70 empresas, sendo identificados 56% de casos positivos para covid. Apenas 1,5% desses casos com atendimento até o quinto dia – ou seja cinco pacientes – precisaram de hospitalização, sendo todos recuperados.

Um outro trabalho envolvendo o combate à pandemia também ganhou notoriedade na gestão de Capoani. O desenvolvimento de uma plataforma para analisar o comportamento do contágio, tendo a hoje presidente do CIC-BG, Marijane Paese, à frente do projeto. O controle, realizado a partir de seu mestrado em Estatística, acabou sendo levado para uso da Amesne, diante de 49 municípios, oportunizando à região a reversão de bandeiras restritivas para mais brandas, no então modelo de distanciamento controlado do governo. “Sempre tivemos um foco muito voltado ao equilíbrio, ao tentar encontrar formas que nos permitissem, ao mesmo tempo, preservar vidas e empregos, sem radicalismos”, comenta Capoani.

Toda essa atuação rendeu até um prêmio a ele. O reconhecimento veio do próprio CIC-BG, com a outorga do troféu Dom Empreendedor, durante a cerimônia de posse de Marijane, no dia 2 de dezembro, entregue pelo instituidor da comenda e então presidente do Conselho Superior, Elton Gialdi.

Contribuições à indústria e ao turismo

Além da aplaudida atuação diante da pandemia, outros dois robustos projetos marcaram a passagem de Capoani na presidência do CIC, um para cada bandeira eleita por ele como objetivos de sua gestão. Para a indústria, deixou um profundo estudo a respeito das necessidades acerca da especialização da mão de obra para o setor. O trabalho, multidisciplinar, envolveu além do CIC-BG, o Bento +20, o poder público e a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Na área do turismo, apresentou a Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e Fé. Em parceria com a prefeitura de Bento, o roteiro pretende, inicialmente, reunir diversas rotas em meio a capitéis, grutas, capelas e pequenas igrejas de cinco municípios. Além de Bento, estão envolvidas as cidades de Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira e Garibaldi. No futuro, a ideia é que sejam 10 municípios e um roteiro de mais de 800 quilômetros.

Ações como essas estão sedimentadas numa das marcas de Capoani, a construção de soluções a partir da coletividade. Desde o início de sua gestão, Capoani criou 10 comitês para a discussão de pautas relacionadas a segmentos como indústria, infraestrutura e turismo. De ideias assim surgiram outro dos trabalhos de destaque, como o Observatório da Economia. Esse grupo, além de realizar estudos sobre cenários econômicos, analisou o comportamento do mercado de trabalho, com suas admissões e demissões, sendo um termômetro para acompanhar a movimentação dos segmentos econômicos durante todo período pandêmico – ou seja, até agora.

A coletividade também demarcou importantes acontecimentos dentro do CIC-BG, mesmo que na maior parte do tempo a pandemia tenha restringido a realização de eventos. Quando eles ocorreram, vieram com o carimbo da parceria.

Com o LIDE-RS, por exemplo, o CIC-BG fomentou um caminho para discutir as formas de impulsionar o desenvolvimento econômico e o turismo, com a realização de um Seminário e de um Fórum. No campo da infraestrutura, a entidade teve a CICS Serra como grande colaboradora, promovendo um painel com o senador Luís Carlos Heinze, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro Da Silva, e o analista de Infraestrutura do Ministério da Infraestrutura, Eduardo Rocha Praça.

Já com a CDL-BG e o Sindilojas, se uniu para oferecer um evento de atualização a fim de oferecer um panorama da retomada com o 1º Fórum Comércio e Serviços em Transformação. As parcerias com as federações, em especial a Federasul, e com a Assembleia Legislativa, primeiramente na gestão de Ernani Polo durante a primeira fase da pandemia, e com Gabriel Souza, na segunda, colocaram o setor produtivo em permanente diálogo com as esferas do poder no Estado, reforçando a habilidade de articulação de Capoani. O cuidado para manter a ExpoBento e a Fenavinho ativas, com ações promovidas no ambiente online, a promoção do Bento+20 no envolvimento das pautas da cidade e o alinhamento das parcerias com o poder público e com as entidades também vieram com a marca diplomática de Capoani.

Uma qualidade lembrada, novamente, por outro prefeito de Bento Gonçalves, durante a transmissão de cargo de Capoani para Marijane. Desta vez, o atual, Diogo Siqueira: “perdemos um gentleman e ganhamos uma lady”, disse, abordando os perfis de ambos os gestores.

Imagem: Divulgação

15 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Presidente-do-CIC-BG-Rogerio-Capoani.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-15 14:56:512021-12-15 14:56:51Perfil diplomático de Capoani reforça senso de coletividade do CIC-BG
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