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DESTAQUES DO DIA, POLÍTICA

Maristela Cusin Longhi foi homenageada na Assembleia Legislativa

A proposição é da deputada Fran Somensi pela representatividade da empresária junto as entidades empresarias do Rio Grande do Sul
Nesta quinta-feira, dia 16 de dezembro, às 11h30, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre ocorre a entrega da Medalha da 55° Legislatura. A proposição é da deputada do Republicanos Fran Somensi e a agraciada será a empresária Maristela Cusin Longhi.
Conforme a deputada Fran, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho de Maristela junto entidades empresariais do Rio Grande do Sul. “É o reconhecimento a uma mulher que ao longo de toda a sua vida é protagonista em tudo que faz. Uma mulher que quebrou e segue quebrando barreiras, motivando mudanças e inspirando pessoas”, explica Somensi

A empresária foi primeira mulher a assumir a Presidencia da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) em 2019. É também a primeira mulher a estar à frente do Conselho de Administração nos 96 anos de história do Tacchini Sistema de Saúde, além de ser membro dos Conselhos do SESI/RS, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Sociedade de Previdência Privada do Rio Grande do Sul.

Currículo resumido (Maristela Cusin Longhi)
• Cargos que a nova presidente, Maristela Cusin Longhi, já ocupou na comunidade:
• Diretora do Sindmóveis na gestão 1999/2001
• Diretora administrativo-financeira da Movergs de 2001 a 2003
• Vice-presidente da Movergs entre 2003 e 2005 e de 2005 a 2007
• Presidente da FIMMA Brasil 2007
• Presidente da Movergs de 2007a 2009
• Diretora da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) na gestão 2008/2011
• Atual vice-presidente do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Ciergs), em seu quarto mandato: 2011/2014, 2014/2017, 2017/2020 e 2021/2023
• Presidente Abimóvel, gestão 2019/2021
• Integrante dos conselhos do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (SESI/RS), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Sociedade de Previdência Privada do Rio Grande do Sul.

Imagem: Divulgação

16 de dezembro de 2021/0 Comentários/por dbwebsitesbg
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Maristela-Longhi.jpg 672 1080 dbwebsitesbg https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png dbwebsitesbg2021-12-16 20:30:042021-12-16 20:30:26Maristela Cusin Longhi foi homenageada na Assembleia Legislativa
Cultura e Entretenimento

Documentário “Histórias de Nossa Gente” grava com a família Santini em Pernambuco

No desafio de coletar informações inéditas para contar a história de pessoas cuja vida está atrelada à comunidade de Garibaldi, a equipe de produção do documentário ‘Histórias de Nossa Gente’ desembarcou em Recife no início de dezembro. A capital pernambucana foi o local escolhido por David Afonso Santini, criador e fundador da Estação de Esqui, para se radicar depois de ter deixado sua terra natal.

Lá, foram gravados depoimentos com a viúva do empreendedor, Isis, e suas filhas, Mirella e Isabella. Na bagagem, a equipe trouxe histórias riquíssimas, destacando, especialmente, o amor de Santini pela cidade de Garibaldi. Em seu escritório, ele mantinha um mapa-múndi com um alfinete marcando a localização do município gaúcho. O mapa, de cabeça para baixo, chamava a atenção: quando questionado sobre o motivo daquela excentricidade, Santini respondia que era aquela uma forma de deixar Garibaldi ficar mais próxima de Recife.

David Afonso Santini é um dos personagens que ilustra a trama da série documental “Histórias de Nossa Gente”, que traz oito episódios, cada um com 30 minutos de duração, compartilhando a trajetória de personagens inspiradores que auxiliaram de alguma forma no desenvolvimento, econômico, político e cultural da Terra do Champanha. Outros personagens com espaço reservado no audiovisual são Ercílio Flores, tropeiro e fundador do CTG Sentinela da Serra; Adolfo Lona, enólogo e presidente da primeira Fenachamp, Luiz Carlos Casagrande, único deputado estadual eleito da cidade, o músico Valmor Marasca, entre outros.

O documentário “Histórias de Nossa Gente” tem seu lançamento programado para o primeiro semestre do próximo ano. O audiovisual será disponibilizado ao público em DVDs, distribuídos em todas as escolas do município, e ainda em meio digital, com acesso por meio de um website. Quem assina a produção cultural é a Diffusione Comunicação, com direção audiovisual de Roberto Nichetti. O projeto tem o financiamento do PRÓ-CULTURA – Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e o patrocínio de Casa Valduga Vinho Finos, Embalebem Indústria e Distribuição de Plásticos, Pabovi Indústria de Plásticos, Transportes Biano e Utilidades Domésticas Taumer.

Crédito Divulgação

16 de dezembro de 2021/0 Comentários/por dbwebsitesbg
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/SAntinis-1.png 671 1080 dbwebsitesbg https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png dbwebsitesbg2021-12-16 20:16:062021-12-16 20:16:06Documentário “Histórias de Nossa Gente” grava com a família Santini em Pernambuco
ECONOMIA

MEI Caminhoneiro é aprovado pelo Senado

O Senado Federal aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei Complementar 147/19, de autoria do senador Jorginho Mello (PL/SC) e elaborado em parceria com o Sebrae, que prevê a ampliação do teto de faturamento dos caminhoneiros para enquadramento na figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI). A proposta segue para sanção presidencial.

O Projeto cria a figura do MEI Caminhoneiro, vinculada ao Transportador Autônomo de Carga e com um limite de faturamento anual de R$ 251.600,00. Para isso, foi estipulada uma alíquota de 12% do salário-mínimo de contribuição para a Previdência Social. As outras categorias continuarão pagando 5%.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, essa é uma vitória que deve ser comemorada pois tem potencial para amparar mais de 800 mil caminhoneiros que rodam pelo país de forma autônoma. “A categoria tem muitas especificidades e é essencial para o funcionamento da economia. Ao elaborarmos essa proposta de limite diferenciado levamos em consideração o fato de que grande parte da receita desses empreendedores é consumida por necessidades elementares do serviço, tais como combustível, pneus, peças, pedágios, manutenções regulares, entre outros gastos”, ressaltou.

O PLP 147/2019 também inclui, no Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), um representante do Sebrae, um da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Economia, e um representante das confederações do segmento de micro e pequenas empresas (Conampe e Comicro), sendo essa última vaga em esquema de rodízio.

Benefícios do MEI 

Por meio da contribuição, as novas categorias poderão ser asseguradas com direitos previdenciários, tais como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte. Além disso, ao se tornar MEI, os optantes passam a ter um CNPJ, emitir notas fiscais, ter acesso às linhas de crédito e financiamentos com condições especiais.

Imagem: Randon

16 de dezembro de 2021/0 Comentários/por dbwebsitesbg
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/modelos-de-caminhoes-economicos.jpg 671 1080 dbwebsitesbg https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png dbwebsitesbg2021-12-16 20:10:582021-12-16 20:10:58MEI Caminhoneiro é aprovado pelo Senado
ECONOMIA

Governo do Estado lança a plataforma Tudo Fácil Empresas

O Rio Grande do Sul deu mais um passo na direção da desburocratização e do fomento ao empreendedorismo. O governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (15/12), no Palácio Piratini, o Tudo Fácil Empresas, uma plataforma que permite a abertura de empresas on-line, de forma gratuita e em apenas um acesso, com tempo máximo de 10 minutos. O modelo funciona para empresas individuais ou limitadas, de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário, o que representa 70% do número de empreendimentos abertos em 2021 em Porto Alegre.

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O governador Eduardo Leite destacou a importância do trabalho com o município de Porto Alegre para que a iniciativa começasse pela capital. Em 2022, o serviço será expandido para os demais municípios. “Queremos que a revisão permanente da burocracia se torne uma política de Estado, que ultrapasse governos, porque a diminuição do custo gerado pela burocracia é um dos pilares da competitividade. Este portal que estamos lançando é um avanço neste caminho e é resultado de um trabalho de análise que, ao fim, permite que a vida do empreendedor e do cidadão seja facilitada. E é esse o nosso objetivo, simplificar para o cidadão, que é a razão de existir do serviço público”, afirmou o governador Leite.

O Tudo Fácil Empresas foi desenvolvido pelos integrantes do projeto DescomplicaRS, o braço executivo do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede). Presidente do Cede, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, disse que iniciativas desse tipo, fruto do diálogo entre a sociedade e o poder público, “têm a capacidade de mobilizar os atores do processo com mais agilidade, promovendo um ambiente de negócios mais saudável para os empreendedores do Estado e ainda trazer mudanças muito positivas para as ações poder público”.

51749398605 06a9214b0f kConforme o secretário Gastal, iniciativas como o Tudo Fácil Empresas promovem “um ambiente de negócios mais saudável” – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

No lançamento, foi realizada uma simulação de um processo de abertura de empresa pelo novo portal, que levou oito minutos. As 10 etapas realizadas no site antes levavam cerca de 10 dias para serem executadas, várias delas de forma presencial e em locais diferentes. Para chegar ao resultado ágil oferecido pela plataforma, foi necessária uma análise de todos os CNAEs (Classificação Nacional de Atividade Econômica) do ponto de vista de risco ambiental, de incêndio e sanitário.

“Por isso, a participação de órgãos como Fepam, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros Militar foi indispensável nesta construção, por meio da análise das tabelas de risco”, explicou o coordenador do Projeto DescomplicaRS, Tomás Holmer.

A presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, destacou o dever do órgão “de atuar de forma integrada para construir os avanços necessários, simplificando os processos e focando nossos esforços na qualificação do licenciamento e na promoção do equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação ambiental”.

A celeridade oferecida aos empreendedores de baixo risco também se reflete no processo de análise para a liberação de atividades mais complexas, porque diminui a carga dos órgãos e dos fiscais com as demandas mais simples.

51748764713 a552b45146 kPara Lauren Momback, presidente da JucisRS, o Tudo Fácil Empresas resolve problemas históricos que empreendedores enfrentam – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Para a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS), Lauren Momback, “o Tudo Fácil Empresas deverá resolver dois grandes problemas que historicamente os empreendedores enfrentaram: o tempo elevado e o custo de abrir uma empresa”. A partir de agora, os custos de abrir uma empresa de baixo risco foram zerados, já que as taxas de abertura da JucisRS e do alvará de funcionamento, da prefeitura de Porto Alegre foram isentadas.

No hotsite www.tudofacilempresas.rs.gov.br são encontradas todas as informações sobre o funcionamento da plataforma e os serviços disponíveis no Portal do Empreendedor.

Também participaram do lançamento o presidente do Sebrae-RS, André Godoy, secretários de Estado, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, secretários municipais da capital e deputados estaduais.

Texto: Thamíris Mondin e Thaís D’Ávila/Ascom SPGG
Edição: Marcelo Flach/Secom

15 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/unnamed-1-2.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-15 16:31:402021-12-15 16:31:40Governo do Estado lança a plataforma Tudo Fácil Empresas
ECONOMIA

R$ 43,2 milhões foram transferidos aos cartões do Devolve ICMS

Depois de um ano de preparação, com cerca de mil pessoas envolvidas de diferentes órgãos, o Rio Grande do Sul chega à etapa mais importante do projeto Devolve ICMS. Nesta quarta-feira (15/12), R$ 43.214.600 da primeira parcela do programa foram transferidos para 432.150 cartões, uma operação inédita no Brasil para que famílias de baixa renda possam receber de volta parte do ICMS pago e fazer compras no comércio gaúcho a partir dessa data.

Do total de cartões, cerca de 245 mil já estão em mãos dos beneficiários e podem ser usados de forma imediata com a primeira parcela de R$ 100. Quem ainda não retirou o cartão pode fazê-lo pelos próximos seis meses, com os créditos acumulados.

“Temos uma experiência inovadora, com parte do tributo sendo devolvida aos contribuintes mais carentes de forma facilitada, sem necessidade de conta bancária, indo uma única vez retirar o cartão, pois todos os demais créditos serão automáticos. Toda a base do programa partiu do CadÚnico federal, numa operação viabilizada pelo Banrisul por meio do Banrisul Cartões e da Procergs”, informa o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

“Hoje é um dia histórico para o sistema tributário, não só do Estado, mas de todo o país. Muito mais importante que o valor monetário das devoluções é o que o Devolve ICMS representa em termos de justiça fiscal, já que será uma ferramenta permanente de redução ou eliminação do ICMS embutido no consumo das famílias de baixa renda”, afirma Giovanni Padilha, auditor fiscal da Receita Estadual, doutor em Economia Aplicada e coordenador técnico do projeto de Reforma Tributária do Estado.

“O governo do Estado teve uma posição ousada ao introduzir o chamado ICMS-P (ICMS personalizado), que é uma medida que está em linha com as melhores recomendações internacionais no que se refere à política de desoneração. Em vez de desonerar o produto, desoneramos as pessoas que mais precisam, tendo resultados mais efetivos na redução da regressividade do ICMS”, diz o doutor em Economia Sérgio Gobetti, assessor técnico da Sefaz.

Site exclusivo e call center para tirar dúvidas de beneficiários

O secretário da Fazenda, economista Marco Aurelio Cardoso, explica que a operacionalização do Devolve ICMS só foi possível pela contribuição e especialização de diferentes órgãos e profissionais. Além da aprovação pelos deputados em 2020, houve parceria com o Ministério da Cidadania, e foi preciso atuação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), do Tesouro do Estado e da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) para efetuar os registros contábeis dessa operação que devolve parte da arrecadação.

“Tudo o que é novo, envolve muito estudo, dedicação e trabalho de diferentes áreas. Todos os que fizeram parte da história liderada pelo governador Eduardo Leite são testemunhas de que o Rio Grande do Sul implementou algo que sempre foi tido como ideal, porém nunca colocado em prática até então”, avalia o secretário, lembrando que o projeto também está no relatório de outubro de 2021 da PEC 110 de reforma tributária nacional ampla.

Para operacionalizar o programa, foi constituída uma equipe na Receita Estadual e foram organizados fluxos e processos com a Procergs e o Banrisul para que os créditos fossem feitos para todos os beneficiários do programa, independentemente de terem conta bancária ou pedirem CPF na nota fiscal.

Foram desenvolvidos sistemas operacionais e de comunicação, como site que obteve mais de 1 milhão de consultas, call center com 32 pontos simultâneos, que chegou a receber 4 mil chamadas em um único dia, além de apoio de diversas prefeituras e entidades que cederam suas sedes para a entrega dos cartões. As áreas de assistência social do Estado, de municípios, da Federação das Associações de Municípios (Famurs) e as equipes de relacionamento com os municípios e Educação Fiscal da Receita Estadual também tiveram grande contribuição, tendo capacitado cerca de 1,4 mil pessoas desde novembro sobre o Devolve ICMS.

Em Porto Alegre, a entrega dos cartões contou com o apoio do Sport Clube Internacional, que cedeu o ginásio Gigantinho, e, agora, da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), onde o Banrisul segue entregando os cartões, informa André Perini, da área de Governo do banco.

“Em todo o interior, gerentes, atendentes, pessoal de limpeza e segurança estiveram presentes para a entrega dos cartões desde o dia 16 de novembro e seguirão atuando para que cheguem aos beneficiários. Foi um grande desafio planejar e executar esse que certamente é um dos maiores programas do banco e a maior quantidade de cartões já impressos pela Banrisul Cartões”, acrescenta.

Entrega de cartões segue nos próximos meses

Pessoas inscritas no CadÚnico que recebem o Bolsa Família ou que tenham dependentes na rede estadual do Ensino Médio podem seguir retirando o Cartão Cidadão até seis meses a contar de 16 de novembro e iniciar imediatamente a utilização já com valores creditados.

O usuário precisa portar documento com foto e com número de CPF, além de estar usando máscara. Para receber o cartão, não é preciso ter conta bancária. A ida ao local indicado pelo Banrisul é feita uma única vez apenas para a retirada do cartão pelo titular. Os créditos começam a ser feitos de forma automática a partir de desta quarta (15/12), quando podem ser utilizados em cerca de 140 mil estabelecimentos como supermercados, padarias, entre outros da rede Vero, do Banrisul.

Imagem: Divulgação

15 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/unnamed-3.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-15 16:12:202021-12-15 16:12:20R$ 43,2 milhões foram transferidos aos cartões do Devolve ICMS
SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Estudo do PROADI-SUS conclui que crianças apresentam resposta imune diferenciada em comparação a adultos

Crianças infectadas pelo vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, costumam apresentar uma forma mais leve da doença quando comparadas aos adultos, e a mortalidade de crianças pela doença é menos frequente, segundo o infectologista pediátrico do PROADI-SUS e do Hospital Moinhos de Vento, Marcelo Comerlato Scotta.

No estudo “Pediatric COVID-19 patients in South Brazil show abundant viral mRNA and strong specific antiviral responses”, que será publicado na Nature Communications, revista científica de alto impacto, os pesquisadores demonstraram que, apesar de apresentarem títulos virais semelhantes aos dos adultos, as crianças apresentam uma resposta imune diferencial. A pesquisa faz parte do Estudo COVIDa, projeto realizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), numa parceria com o Ministério da Saúde e os Laboratórios de Imunoterapia e Imunovirologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento. A iniciativa foi criada com o objetivo de gerar dados sobre o comportamento do vírus e avaliar resposta imune contra o novo coronavírus.

A próxima etapa, que já está em andamento, avalia a memória imunológica desenvolvida pelas crianças após a infecção, estudando o período de 3 a 6 meses depois; por quanto tempo ficam protegidos; e quais as diferenças e semelhanças da resposta de memória nas crianças e adultos com o passar do tempo.

Dados obtidos
Foram analisadas amostras de 91 pacientes diagnosticados com COVID-19, representando grupos de crianças; adultos com doença leve; e adultos com doença grave. As crianças, todas com sintomas leves, apresentaram respostas específicas robustas contra o vírus, tanto de anticorpos como de células T, com diferenças importantes no tipo de células responsáveis pela resposta antiviral. O nível geral de resposta não é diferente dos adultos, mas a qualidade de resposta observada é o grande achado do estudo. Esses achados contribuem com o melhor entendimento sobre a resposta contra o vírus e podem auxiliar em estratégias de enfrentamento da pandemia, como desenvolvimento de vacinas.

O estudo tem impacto internacional, porque contribui para desvendar os mecanismos da resposta imune em crianças infectadas por COVID-19, que é diferente do que se observa em adultos.

O responsável técnico pelo Estudo da COVID no Hospital Moinhos de Vento, Dr. Renato T. Stein, explica que o estudo contempla uma série de análises que ajudarão também a traçar um panorama aprofundado do comportamento do vírus SARS-CoV-2 em populações com diferentes níveis socioeconômicos. “Iniciamos a coleta de amostras em maio de 2020, praticamente no início da pandemia, levando em conta diversas particularidades, desde níveis socioeconômicos, faixas etárias e até mesmo padrões genéticos que podem influenciar no comportamento do vírus. Várias análises ainda estão em andamento, no entanto, é inegável a relevância de uma pesquisa desse porte sendo feita durante a pandemia no Brasil. A partir dos resultados iniciais que mostram um evidente padrão de resposta diferenciada entre adultos e crianças, começam a surgir propostas de intervenções e medicações ajustadas para esses grupos etários”.
A análise das amostras foi conduzida na UFCSPA, nos laboratórios de Imunoterapia, liderado pela Dra. Cristina Bonorino, e Imunovirologia, liderado pelo Dr. Luiz Rodrigues. A especialista comenta sobre a importância da iniciativa. “O estudo é um dos poucos que analisa em detalhe a imunidade em crianças com COVID-19, abordando a resposta de anticorpos e de células imunes à infecção natural pelo SARS-CoV-2. O Estudo COVIDa também traz dados detalhados sobre a imunidade de adultos, cruciais para o mapeamento da imunidade da população brasileira atingida pelo vírus, dada a escassez de dados nessa área” .

O Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Mariath, destaca que a parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS está alinhada aos objetivos da organização.

“Estamos fomentando ciência e geração de conhecimento com importante retorno à comunidade. Em um momento extremamente desafiador, unimos esforços, reforçando o nosso compromisso de gerar mudanças positivas e entregar conhecimento para a sociedade”.

Sobre o PROADI-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os recursos do PROADI-SUS advém da imunidade fiscal dos hospitais participantes. Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do PROADI-SUS, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil. Para mais informações sobre o Programa e projetos vigentes no atual triênio, acesse o portal PROADI-SUS .
Imagem: PROADI-SUS
15 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/avatar.jpg 670 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-15 16:02:102021-12-15 16:02:10Estudo do PROADI-SUS conclui que crianças apresentam resposta imune diferenciada em comparação a adultos
ECONOMIA

Economia em compras nas farmácias – 6 orientações para minimizar os impactos

Isso é o que aponta a Pesquisa Sobre o Comportamento do Consumidor de Farmácia no Brasil – Edição 2021, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC), com 4.000 consumidores. Os resultados desse levantamento apontam que os consumidores das farmácias priorizam os preços baixos e programas de fidelidade.

Isso se observa na resposta à pergunta sobre o principal fator para a escolha de uma farmácia, 75,4% dos entrevistados afirmaram que o preço foi primordial na decisão.

Além desse ponto, 14,9% apontaram a localização como fator mais importante para a escolha, seguido por disponibilidade de estoque (5,1%), possuir atendimento da Farmácia Popular (2,4%%), o bom atendimento (1,1%) e a facilidade de estacionar (0,9%).

Reforçando a importância de obter as melhores condições financeiras, os programas de fidelidades possuem grande relevância para o consumidor da farmácia, sendo que 86,8% dos entrevistados afirmando participar de algum tipo de programa.

Um dado importante apresentado no material é em relação às pesquisas de preços por parte dos consumidores, 88,4% dos entrevistados afirmaram que não costumam realizar essa ação antes das compras, 8,7% afirmaram que não pesquisaram preços naquele dia específico, mas que costumam pesquisar, 1,8% afirmaram que pesquisaram naquele dia e 1,1 pesquisaram via Web.

Assim, a pergunta que fica é: O que fazer na situação atual para comprar medicamentos? “Mesmo tendo os medicamentos preços tabelados é possível economizar nessas comprar. Uma coisa que poucas pessoas sabem é que se tabela apenas o valor máximo dos medicamentos, mas o mínimo as farmácias podem estabelecer de acordo com suas estratégias comerciais”, analisa o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), Reinaldo Domingos.

Para auxiliar os consumidores, veja orientações elaborados por Reinaldo Domingos sobre como economizar na compra desses produtos:

1. Pesquise preços

Não estou falando para ir em diversas farmácias, agora não é hora, mas a maior parte das farmácias fornecem valores pela internet ou mesmo aplicativos e WhatsApp, é interessante pesquisar, pois os preços são realmente muito diferentes, sem contar que no final das contas uma drogaria pode cobrir o preço da concorrência. Aconselho que o consumidor faça um cadastro de fidelidade e participe de programas de aquisição de medicamentos, pois a prática pode resultar em descontos futuros. Consultar comparadores de preços online também é uma boa saída.

2. Cuidado com as armadilhas das farmácias

As farmácias estão planejadas para levar as pessoas a comprarem mais, principalmente os chamados não medicamentos e medicamentos isentos de prescrição, todo o trajeto em uma farmácia organizada levam à compra de produtos que não são prioritários. Por isso, todo cuidado é pouco, compre somente o necessário e evite produtos que não são seu foco e que não sejam os produtos fins das drogarias, como balas e chocolates, pois geralmente poderia comprar esses produtos no outro lado da rua pela metade do preço.

3. Prefira genéricos

Na grande maioria das vezes os medicamentos genéricos são mais em conta, assim a orientação é sempre buscar por essa alternativa nas farmácias e quando o médico for elaborar a prescrição, solicite que coloque o princípio ativo em vez da marca. Pesquise também entre laboratórios, pois os preços são variados.

4. Cadastre-se no programa Farmácia Popular

Muitas farmácias possuem um programa governamental chamado Farmácia Popular, esse oferece medicamentos gratuitos de hipertensão, diabetes ou asma para pessoas que possuem cadastro e receita. O programa também possibilita descontos de até 90% mais baixos. É necessário apenas ir a uma farmácia credenciada, apresentar a receita – que não precisa ser de um médico do Sistema Único de Saúde (SUS) – e a identidade para conseguir pegar medicamentos com desconto.

5. Utilize programas de fidelidade

A grande maioria das farmácias possui programas de fidelidades com grandes benefícios. Mas além disto existem os programas dos laboratórios, faça seu cadastro, pois são aceitos em muitas farmácias, gerando economia de até 70%. Veja se sua empresa, plano de saúde, sindicato ou associação de classe profissional não possui parceria com alguma rede.

6. Remédios gratuitos pelo SUS

É possível retirar gratuitamente alguns medicamentos disponibilizados pelo Ministério Público em Unidade Básica de Saúde (UBS), desde com a receita e o documento de identidade em mãos. Lembrando que no meio da pandemia existem casos de agendamento prévio para retirada de medicamentos e a possiblidade de terceiros retirarem com uma procuração.
Imagem: ICTQ
15 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/download.jpg 669 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-15 15:49:192021-12-15 15:49:19Economia em compras nas farmácias – 6 orientações para minimizar os impactos
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DESTAQUES DO DIA

Sicredi Serrana inaugura sexta agência em Bento Gonçalves
Sicredi Serrana intensifica apoio a 76 vinícolas na Wine South America
Monte Belo do Sul sedia inauguração da sinalização da Rota dos Capitéis
Vinícolas familiares da região estarão na vitrine na Wine South America
Garibaldi sedia XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas

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