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SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Dia D de vacinação para as crianças

No próximo sábado (19) a Prefeitura de Bento Gonçalves realiza o dia D de vacinação contra covid-19 para crianças de 05 até 11 anos. A imunização será realizada nas Unidades Central e Centro de Referência Materno Infantil, das 8h às 14h.

O esquema vacinal será composto por duas doses da vacina Pfizer ou CoronaVac. Os pais ou responsáveis devem acompanhar e apresentar carteirinha de vacinação.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

16 de fevereiro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Card-vacinacao-criancas-8-1.png 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-02-16 16:56:082022-02-16 16:56:08Dia D de vacinação para as crianças
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

IPURB iniciou nesta semana implantação do processo digital

No início desta semana o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), iniciou um importante processo de digitalização de seus arquivos. Desde a segunda-feira (14), pelo menos 80% dos arquivos passaram para o formato digital. Desde então já foram abertos mais de 20 processos. O objetivo, de acordo com o órgão, é que, os atendimentos fiquem ainda mais ágeis, destacando a modernização, além de economizar na utilização de papel, já que tudo será feito de forma digital. Em até 15 minutos o processo está protocolado e o contribuinte pode pegar o parecer online, sem precisar ir até o IPURB.

A assistente Administrativa, Rafaella Sebben, comentou sobre essa nova fase iniciada no IPURB.

“Esse trabalho digitalizado já demonstrou fazer a diferença. Notamos isso na rapidez que tem sido realizar os processos nesse novo formato. No site do Ipurb tem todo o passo a passo de como tem que ser feito. Estamos de de portas abertas para receber quem precisar tirar as dúvidas”.

A diretora do IPURB, Melissa Bertoletti, destacou sobre a migração dos processos físicos para o digital.

“Essa é a primeira fase num total de três etapas. Todos os processos que competem o IPURB é aberto aqui. O objetivo maior é facilitar e agilizar para o contribuinte. A expectativa é que até o final do ano tudo esteja 100% digital”.

Manual de abertura dos processos digitais do IPURB

1° Acesse o site da Prefeitura de Bento Gonçalves através do link (https://bentogoncalves.atende.net/cidadao). Na aba inferior a direita está o nosso Auto Atendimento. Caso você já possua cadastro, insira seu número de CPF ou CNPJ e a senha, ou também entre com seu usuário do sistema Gov.br. Se não possuir nenhum cadastro, clique no campo cadastre-se e siga todos os passos.

2° As próximas telas é referente como você deve realizar o seu cadastro. Clique no Acessar.

3° E na sequência, no campo Prosseguir.

4° Nesta tela, você deverá selecionar o Serviços do Portal do Cidadão e preencher todos os dados requerido.

5° Concluída está etapa, verifique a sua caixa de entrada do e-mail cadastrado, pois será enviado um e-mail de confirmação. Neste e-mail estará um link que deve ser acessado para a confirmação do cadastro. Após está etapa aguarde a liberação do setor responsável que pode demorar de um a dois dias.

6° Após a criação do cadastro, retornara à aba do Auto Atendimento, e selecione a opção de Abertura de Processo Digital, localizada na coluna a esquerda.

7° Clique no ícone Acessar, na parte inferior da tela.

8° Na tela da Abertura de Processo Digital, selecione, obrigatoriamente, como Assunto: IPURB – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e no Subassunto, selecione o requerimento que deseja abrir. Após preenche a Descrição do Subassunto e anexe toda a documentação obrigatória que aparecerá para cada Subassunto. Se todos os documentos obrigatórios não forem anexados, o processo não será aberto.

9° Alguns Subassuntos geram taxas. Nesta situação, aparecerá uma tela pedindo se deseja realizar o pagamento tributário. Selecione a opção sim e altere a data de vencimento, se necessário.

10° Clique em confirmar. Pronto, seu processo está aberto no IPURB.

O IPURB está localizado no Complexo Administrativo – Rua 10 de novembro, 190 – sala 2.

Atendimento

Atendimento protocolo: segunda a sexta das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia)
Plantão fiscalização (somente finais de semana): 9 9139-6600
Telefone e whatsapp: (54) 3055-7188
ipurb@bentogoncalves.rs.gov.br

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco

16 de fevereiro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/02/ipurb-400.jpg 673 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-02-16 16:52:272022-02-16 16:52:27IPURB iniciou nesta semana implantação do processo digital
DESTAQUES DO DIA, RELIGIÃO

Padre Bigolin será sepultado as 16h30min, em Nova Roma

 

O Santuário Santo Antônio, de Bento Gonçalves, nesta quarta-feira, 16, homenageia o padre Izidoro Bigolin, de 69 anos, falecido na noite de ontem (15), em Caxias do Sul, através da celebração de duas missas. Uma foi celebrada às 12 horas. A próxima ocorre às 18 horas. Bigolin atuou 25 anos como pároco do Santuário, situado no centro de Bento Gonçalves, com notável envolvimento comunitário.

Atualmente, pároco da Paróquia ia São Pio X, em Caxias do Sul, onde ocorreu velório e missa de corpo presente, às 9 horas desta quarta-feira. O sepultamento será às 16h30min de hoje, no cemitério da comunidade Linha Castro Alves, interior de Nova Roma do Sul. O religioso foi o entrevistado de capa da edição 128 do Jornal Integração da Serra, em fevereiro de 2012, então como pároco da Santo Antônio. Ilustração: Ernani Cousandier. Reportagem em Edições Anteriores neste portal

Ilustração: Ernani Cousandier

16 de fevereiro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Pe-Izidoro-caricatura-Ed-128-fev2012.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-02-16 16:45:182022-02-16 16:45:18Padre Bigolin será sepultado as 16h30min, em Nova Roma
ECONOMIA

Cancelamentos de voos disparam em janeiro e superam níveis pré-pandemia, revelam dados da AirHelp

A combinação entre alta de casos confirmados de covid e afastamento de funcionários de companhias aéreas acometidos pela doença resultaram na disparada de cancelamento de voos. É o que aponta levantamento da AirHelp, líder mundial na defesa dos direitos dos passageiros de companhias aéreas. De acordo com a companhia, 226,4 mil passageiros foram afetados por cancelamentos de voos em janeiro deste ano no país ante 144,2 mil no mesmo mês de 2019.

A alta aconteceu mesmo com 3 milhões a menos de passageiros transportados este ano frente ao período pré-pandemia. Em janeiro de 2022 passaram 6,2 milhões de passageiros pelos aeroportos brasileiros enquanto no mesmo período de 2019 o volume total foi de 9,2 milhões.

Coma alta de cancelamentos, 1 em cada 27 passageiros foi afetado pelo problema em janeiro deste ano. Em 2019, foram afetados 1 em cada 60 passageiros, cerca de 3 vezes menos que o verificado este ano.

Em relação a 2021 a alta também foi expressiva. O número de passageiros afetados por cancelamentos este ano cresceu mais de 8 vezes frente ao a janeiro do ano passado. Em 2021 27,3 mil passageiros tiveram voos cancelados no primeiro mês do ano.

O levantamento da Air help mostrou também que houve aumento forte do número de passageiros elegíveis a indenizações por atrasos e cancelamentos em janeiro deste ano frente aos anos anteriores. Este ano 170 mil. Em 2021, este número estava na casa de 31 mil. Em 2019, eram 144 mil.

Compensação de passageiro

De acordo com a AirHelp, 4,4 milhões de passageiros podem ter direito a pleitear indenização das companhias aéreas por atrasos e cancelamentos ocorridos em 2021 nos aeroportos brasileiros. Além de voos cancelados, atrasos de mais de quatro horas também são motivo de indenização.

Para reivindicar uma indenização, os passageiros devem estar cientes de certas condições. A primeira é verificar se o atraso ou cancelamento realmente causou sofrimento, estresse ou lesão ao usuário. Acontecimentos como faltar a uma consulta médica importante, cancelamento de contrato, demissão, afastamento de um acontecimento de grande relevância emocional, são situações que podem dar lugar a um pedido de indenização perante a companhia aérea. Se o passageiro já sofreu os chamados “danos morais” e pode prová-los, os passageiros têm boas chances de obter uma indenização financeira de até R$ 10.000 por pessoa.

O passageiro tem mais chance de obter uma compensação financeira se a companhia aérea for a responsável direta pela interrupção do voo, por problemas técnicos ou falta de tripulação, por exemplo. A interrupção do serviço devido a condições climáticas extremas pode ser usada como justificativa e aceita pelos tribunais, como estando fora do controle da companhia aérea. No entanto, nesta situação, os passageiros continuam a ter direito ao serviço e à informação.

“O conjunto de direitos dos passageiros aéreos que temos no Brasil é orientado para o cliente e oferece aos passageiros aéreos uma grande consideração, especificando exatamente quais os cuidados que as companhias aéreas devem oferecer e quando em caso de problemas de voo. No entanto, a lei é muito vaga quando se trata de critérios de compensação e pode ser um desafio para um único indivíduo sem conhecimento especializado interpretar a lei corretamente. Entre os principais motivos pelos quais os passageiros brasileiros não reivindicam seus direitos em caso de problemas de voo, podemos encontrar: falta de conhecimento sobre como fazer uma reclamação, mas também falta de consciência dos direitos dos passageiros”, diz Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.

Leis de passageiros no Brasil

Quem voa no Brasil está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e pela legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que são os instrumentos jurídicos mais relevantes para o passageiro. Essas leis definem claramente as responsabilidades das companhias aéreas para com seus passageiros sempre que houver problemas de voo.

A legislação brasileira abrange voos domésticos dentro do Brasil, voos internacionais com partida ou chegada em aeroportos brasileiros, bem como voos com conexão em um aeroporto brasileiro.

A legislação brasileira protege os passageiros, desde que seus voos atendam aos 4 critérios a seguir:

● O voo pousou ou decolou em um aeroporto brasileiro

● O voo foi cancelado com aviso tardio, o voo estava com mais de 4 horas de atraso ou estava com overbook

● Os passageiros não foram atendidos adequadamente pela companhia aérea

● O problema ocorreu nos últimos 5 anos (2 anos para voos internacionais)

Para mais informações, visite o site da AirHelp.

Metodologia

Todos os dados da pesquisa AirHelp são baseados em voos regulares em aeroportos brasileiros em 2021, contidos no banco de dados global de voos da AirHelp. Para garantir dados precisos, AirHelp usa uma variedade de fontes e as combina em um banco de dados global.

Sobre AirHelp

AirHelp é a maior empresa mundial especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque. A empresa também toma medidas legais e políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros aéreos em todo o mundo. AirHelp já ajudou mais de 16 milhões de pessoas, está disponível em todo o mundo e oferece suporte em 17 idiomas.

imagem: Divulgação

16 de fevereiro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/02/unnamed-2-1.jpg 672 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-02-16 16:28:462022-02-16 16:28:46Cancelamentos de voos disparam em janeiro e superam níveis pré-pandemia, revelam dados da AirHelp
GERAL

RGE investe mais de R$ 6 milhões em obras que beneficiam mais de 35 mil clientes

O Plano de Investimentos da RGE engloba um conjunto de obras e melhorias que vão desde a execução de pequenas melhorias para qualificar ainda mais o atendimento ao cliente, até obras de grande porte, como novas subestações e linhas de transmissão e distribuição.

“Todos os dias estamos executando alguma obra na área de concessão, com o objetivo de manter a qualidade de fornecimento de energia elétrica e o atendimento à demanda trazida pelos nossos clientes”, observa o diretor-presidente da RGE, Marco Antonio Villela de Abreu.

Com um investimento superior a R$ 6 milhões, a RGE, distribuidora do Grupo CPFL concluiu, nas últimas semanas, diversas obras nos municípios das regiões da Serra, Metropolitana e Vales do Rio Pardo e Taquari, que tornam a rede de distribuição mais robusta, aumentando a confiabilidade do sistema. “Nossos investimentos estão focados nas estruturas físicas, mas também na implantação de novas tecnologias, que permitem melhorar os indicadores de tempo e frequência de interrupções, por exemplo, mas, principalmente, atender os clientes com maior qualidade”, destaca Villela.

Confira a seguir um resumo de algumas das obras executadas nestas regiões:

  • Em Caxias do Sul foi construído e recondutorado 1 km de rede. Com a obra o sistema de distribuição de energia fica ainda mais seguro e menos propenso a interrupções por conta do toque de árvores na rede.
  • Em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires foram concluídas diversas ações no sistema elétrico. A RGE executou a interligação de rede de distribuição, o recondutoramento de 5 km de rede, a construção de 2,3 km de rede e a instalação de 3 religadores telecomandados.
  • Em Sinimbu foram construídos e reformados 6,3 km de rede, o que oferece maior flexibilidade operativa entre proporcionando maior confiabilidade ao sistema elétrico.
  • Em Mato Leitão foi executada uma obra de interligação de rede de distribuição que proporcionará duas fontes de alimentação para os consumidores da região.
  • Em Bento Gonçalves foram construídos e recondutorados 1,3 km de rede, além da instalação de quatro novos religadores. Com as ações, a RGE garante maior confiabilidade ao sistema elétrica da região.
  • Em Estância Velha foram instalados três novos religadores, oferecendo maior flexibilidade ao sistema elétrico com menor tempo para restabelecimento do fornecimento de energia em casos que não haja danos à rede.

Plano de Sustentabilidade – Estas e outras ações fazem parte do pilar Soluções Inteligentes do Plano de Sustentabilidade da CPFL Energia, que prevê aplicar até 2024 mais de R$ 1,8 bilhão para impulsionar a transição para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia. Dessa forma, vai maximizar os resultados positivos na comunidade e na cadeia de valor, além de reduzir impactos gerados pela natureza do seu negócio.

Saiba como receber os avisos no celular

Os 3 milhões de clientes da RGE, distribuidora de energia do Grupo CPFL Energia, podem se cadastrar para receber gratuitamente os avisos de desligamentos programados.

O cadastro dos clientes para recebimento dos avisos pelo celular e e-mail pode ser feito através do QR Code, apontando a câmera do seu celular ou pelo site da RGE (www.rge-rs.com.br).

No site da RGE acione o banner “Desligamento Programado” o qual fará um direcionamento para a página onde é possível informar número de telefone e endereço de e-mail, tendo em mãos o Seu Código (número que consta nas contas de energia de cada unidade consumidora). Para aqueles que não são atendidos pela RGE, a informação está disponível através de pesquisa por cidade da área de concessão da distribuidora.

Para que serve um desligamento programado e quando ele ocorre?

Os desligamentos programados são procedimentos realizados pela RGE para situações especiais, como troca de equipamentos, manutenção na rede e reposição de peças e componentes. Esse processo é necessário para garantir a segurança dos profissionais, da comunidade e da própria rede, não servindo para situações de desligamentos emergenciais, como os causados por temporais ou acidentes de trânsito.

Plano de Sustentabilidade:

Essa e outras ações fazem parte do pilar Soluções Inteligentes do plano de sustentabilidade da CPFL Energia, que prevê aplicar até 2024 mais de R$ 1,8 bilhão para impulsionar a transição para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia. Dessa forma, vai maximizar os resultados positivos na comunidade e na cadeia de valor, além de reduzir os impactos gerados pela natureza do seu negócio.

Sobre a RGE – Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 3 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Sobre a CPFL Energia – A CPFL Energia, há 109 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Informações para a Imprensa

imprensa@sergiostock.com.br

Imagem: Divulgação

16 de fevereiro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/02/unnamed-1.png 669 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-02-16 16:10:572022-02-16 16:10:57RGE investe mais de R$ 6 milhões em obras que beneficiam mais de 35 mil clientes
PETS

No Dia Mundial do Gato (17), veterinária alerta para uma das ameaças mais comuns, as pulgas

 Na quinta-feira, 17, é comemorado o Dia Mundial do Gato, data criada para exaltar a relação com esses animais, mas também para chamar a atenção aos cuidados com a saúde dos felinos. São inúmeras as precauções que esse pet requer, entre elas, a prevenção contra pulgas. Isso porque muitas pessoas acreditam que estes parasitas são ameaças apenas para os cães, é o que esclarece Bárbara Duarte, médica-veterinária e coordenadora técnica pet da MSD Saúde Animal.

Segundo dados da pesquisa Radar Pet da Comissão de Animais de Companhia (COMAC), o número de gatos nos lares brasileiros cresceu três vezes mais do que o de cães. Por isso, de acordo com Barbara, é preciso se preocupar com a saúde dos felinos, já que, se eles estiverem saudáveis, toda a família, incluindo outras pessoas que tenham contato com eles, também estarão.

“Pulgas são um grande problema também para os felinos porque, além da coceira e irritação, podem ocasionar muitas doenças como dermatites, verminoses, além da Bartonelose que, quando transmitida aos humanos, é conhecida como a famosa Doença da arranhadura do gato”, explica a veterinária.

Imagem: Flabyes.com

16 de fevereiro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/02/pulgas_gatos-600x400-1.jpg 670 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-02-16 15:57:162022-02-16 15:57:16No Dia Mundial do Gato (17), veterinária alerta para uma das ameaças mais comuns, as pulgas
ARTIGOS

A hora de priorizar a conservação do meio ambiente

A cada dia, mais empresas vêm se preocupando com o seu processo de gestão ambiental. A proteção do meio ambiente tem surgido como fator essencial na gestão das organizações, sendo assim, a implementação de estratégias voltadas para a área ambiental tem proporcionado vantagens para as empresas tais como a redução de custos, melhor visibilidade organizacional, lucratividade, bem como a gestão eficiente dentro dos processos ambientais.

Para que a gestão ambiental funcione de forma efetiva dentro da empresa, faz-se necessário o empenho de toda a organização bem como da criação de um programa de gestão ambiental adequado e efetivo. Esse programa deve ser conduzido por pessoas que tenham conhecimento referente aos procedimentos da organização com relação à preservação do meio ambiente. É o primeiro passo para a empresa assumir um compromisso com a sociedade, demonstrando assim suas intenções e seus princípios de ação em relação às questões ambientais.

Os administradores devem agir estrategicamente em relação às questões ambientais, pois os recursos naturais são limitados e devem ser usados de forma adequada. As empresas precisam aperfeiçoar seus processos produtivos em relação à preservação do meio ambiente. Várias questões devem ser observadas, tais como a possibilidade de reciclagem de resíduos e o manejo correto dos recursos energéticos, humanos, materiais entre outros.

A gestão ambiental deve ser analisada dentro das empresas como um conjunto de ferramentas que permite criar estratégias relacionadas ao meio ambiente e que tem como principal objetivo tornar a organização sustentável como um todo.

Entre os benefícios da gestão estratégica na área ambiental estão a melhoria da imagem da empresa na sociedade, a redução de riscos e acidentes ambientais, o cumprimento da legislação bem como a melhoria na utilização dos recursos naturais como água, luz e solo.

*Andrew Silva Alfaro é professor (tutor) nos cursos de Gestão de Organizações do Terceiro Setor e Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter.a

16 de fevereiro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/02/carala.jpg 596 960 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-02-16 15:41:092022-02-16 15:41:09A hora de priorizar a conservação do meio ambiente
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DESTAQUES DO DIA

Sicredi Serrana inaugura sexta agência em Bento Gonçalves
Sicredi Serrana intensifica apoio a 76 vinícolas na Wine South America
Monte Belo do Sul sedia inauguração da sinalização da Rota dos Capitéis
Vinícolas familiares da região estarão na vitrine na Wine South America
Garibaldi sedia XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas

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