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Cultura e Entretenimento

Canela recebe projeto sobre arte circense nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 11 de março, desembarca na cidade de Canela o projeto Diversão, Circo, Arte | Grandes Espetáculos Culturais. Em parceria com a Cia Sorriso com Arte, o espetáculo vai alegrar de forma mágica crianças e adultos. 

O evento é gratuito e acontece no Teatro Municipal de Canela, na Rua Pref. João Alfredo, às 19h. Um grande show com diversos números de dança, malabares, acrobacias, piruetas e muito encanto para impressionar a plateia.

O circo é o patrimônio afetivo da humanidade. Uma arte que passa de pai para filho. O projeto Diversão, Circo, Arte | Grandes Espetáculos Culturais tem como objetivo incentivar, proteger e valorizar a diversidade artística e cultural brasileira com a inclusão de mais ações circenses ao cotidiano das cidades, fazendo com que o instinto de superação do circo nunca perca a capacidade de encantamento e, sim insista na manutenção de iniciativas essenciais à sua própria existência.

As performances do circo contemporâneo que será apresentado em Canela pela Cia Sorriso com Arte usam a fusão com elementos urbanos – trazidos pelos participantes – como a música, a capoeira e a dança com elementos tradicionais do equilibrismo, manipulação de objetos e acrobacias, criando uma linguagem mais próxima ao público urbano que não teria acesso ao circo.

O projeto prevê ainda um workshop gratuito sobre a arte circense para alunos das escolas municipais de Canela e crianças com necessidades especiais que será ministrado durante a tarde.

Com a coordenação geral de Kyiko Martinns, o projeto Diversão, Circo, Arte | Grandes Espetáculos Culturais conta com o patrocínio da Sugar Shoes, by Diversão através do financiamento do Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Vídeo institucional do projeto: Google Drive

Imagem: Leo Dias

7 de março de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Sorriso-com-Arte-credito-Leo-Dias-1.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-03-07 16:43:312022-03-07 16:43:31Canela recebe projeto sobre arte circense nesta sexta-feira
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Algoritmo monitora conversas on-line de crianças e adolescentes e detecta assédio sexual

“Na vida real, é mais fácil proteger uma criança, porque se está ao lado dela. Mas, na internet, um descuido e um mal pode ter acontecido”, afirma, ao Jornal da USP, Daniela F. Milón Flores, autora de um estudo realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, que levou ao desenvolvimento do protótipo de uma ferramenta capaz de analisar bate-papos virtuais de crianças e adolescentes e identificar casos de assédio sexual.

Em análises comparativas, a ferramenta se mostrou melhor do que outros algoritmos, principalmente na tarefa de identificar e alertar os responsáveis já no início da conversa, em casos de abuso.

O algoritmo utiliza um conjunto de informações sobre o comportamento do usuário e o conteúdo das mensagens para detectar conversas suspeitas e, assim, notificar os pais — recurso ainda a ser aperfeiçoado. O código avança na criação de dados para pesquisas na área, mas encontra como desafio a constante mudança na forma como nos expressamos e o fato de estar disponível apenas em língua inglesa.

Os resultados estão descritos no artigo intitulado How to take advantage of behavioral features for the early detection of grooming in online conversations, publicado em 29 de dezembro de 2021, na plataforma ScienceDirect.

A pesquisa do Grupo de Bases de Dados e de Imagens (GBdI) do ICMC da USP contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A cada ano, crianças são introduzidas mais cedo ao mundo virtual, e, com essa realidade, maior é a exposição aos riscos das redes sociais. “O objetivo da pesquisa é proteger as crianças, porque elas mesmas não sabem com quem estão conversando por trás do notebook. Elas acreditam que seja um amigo, porque é isso que faz o pedófilo, cria uma relação baseada na confiança para depois abusar dela”, conta Daniela.

De acordo com os pesquisadores, um dos maiores desafios de estudar assédio sexual infantil na internet é a carência de dados para o desenvolvimento de ferramentas preventivas. Por conta da necessidade de sigilo de informação para assegurar a privacidade de menores de idade, há uma quantidade restrita de datasets, como são chamados os conjuntos de informações digitais, disponíveis para estudo.

Como o algoritmo funciona – A pesquisa se baseou em um dataset de mensagens de texto em que adultos se passaram por crianças para interagir com pedófilos, e analisou os dados para identificar características da conversa que possam ser ensinadas à máquina para reconhecer interações de risco.

As análises mostraram que, em geral, conversas com alto número de participantes dificilmente apresentavam contexto de pedofilia. “Isso acontece porque o pedófilo quer privacidade, falar apenas com a criança”, explica o orientador da pesquisa e professor do ICMC, Robson L. F. Cordeiro. A maioria das conversas suspeitas envolvia apenas duas pessoas, quando não, tratava-se de monólogos — casos em que o pedófilo manda várias mensagens, como tentativas de contato, mesmo sem retorno da criança, explica o professor.

Os horários das interações também guiam o algoritmo. Na maior parte dos casos de abuso, as conversas aconteciam no período vespertino, das 18h às 21h, horário em que as crianças não estão nas escolas e têm acesso a celulares e computadores privados. Mensagens curtas e longas também ajudam a indicar a suspeita.

Além disso, a detecção das palavras de cunho sexual colabora para o julgamento da máquina. Daniela fez uma análise detalhada dos termos sexuais que apareciam nas conversas com abusadores e criou um dicionário, incluindo variações usadas na tentativa de enganar o algoritmo. Isto é, “sex” pode ser reconhecido mesmo se escrito como “$ex” ou “s3x”, formas alternativas chamadas de typos — o que faz a ferramenta mais sofisticada.

Através desses e outros parâmetros, o código monitora as conversas, desde as primeiras mensagens até a sua conclusão. Assim que o conjunto de informações detecta um chat suspeito, um alerta pode ser gerado aos pais, para que a interação passe por uma análise humana e, se necessário, que haja uma intervenção. “A ideia foi desenvolver uma ferramenta em que bate-papos on-line sejam monitorados em tempo real; sem aguardar o final da conversa, já há uma análise parcial para identificar algo suspeito”, afirma o professor. Como se trata de um protótipo, ainda que capaz de gerar uma reação à detecção de abuso, a ferramenta ainda não é capaz de se comunicar com outros sistemas e gerar alertas para aplicativos ou por e-mail, por exemplo — aperfeiçoamento que pode ser atingido ao integrá-la a outros recursos tecnológicos.

Em teste comparativo com os únicos outros três protótipos para essa tarefa, a ferramenta da USP se mostrou mais inteligente. No começo da conversa, obteve-se resultados 40% melhores em relação aos demais, ou seja, ela acerta 40% a mais na detecção de abuso. Para bate-papos já concluídos, a qualidade da detecção aumenta em 30%, em comparação com os outros códigos. “Nós desenvolvemos um protótipo e demonstramos por meio de uma extensa avaliação experimental que ele é melhor que os que já existem na literatura científica”, completa Cordeiro.

Segundo os autores, a maior acurácia do algoritmo é devida à análise de comportamento do usuário, que não acontece nos demais códigos. A pesquisa ainda criou dois novos datasets, que podem ser usados em trabalhos futuros.

A ferramenta está disponível para qualquer um que busque conferir os dados da pesquisa, para estudo de outros desenvolvedores e, inclusive, para empresas que busquem aprimorá-la e aderi-la a seus sistemas.

Desafios a serem superados – O professor destaca os desafios que ainda precisam ser superados dentro do desenvolvimento desses programas de combate ao assédio sexual de crianças no meio digital. Entre eles está o idioma utilizado pelo algoritmo. “Nosso protótipo é voltado somente à linguagem inglesa, que é a língua que pode ter maior impacto, atingir o maior número de crianças, mas também porque só temos dados deste idioma”. Sem dataset em português, não é possível desenvolver ferramentas para crianças no Brasil. “Enquanto não aparecerem dados nesse contexto, estamos de mãos atadas”, lamenta.

Outro desafio está na atualização do algoritmo, ao passo que é programado para um comportamento que está em constante mudança. A ferramenta pode se tornar obsoleta na medida em que a língua muda e novas expressões surjam. “Ainda há, e sempre haverá, muita coisa a ser feita”, completa.

Imagem: naquelamesa.com

7 de março de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Como-Comecar-uma-Conversa-em-um-Encontro-Online-e1575368230891.jpg 672 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-03-07 16:30:502022-03-07 16:32:12Algoritmo monitora conversas on-line de crianças e adolescentes e detecta assédio sexual
DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO

Roteiro inédito por vinícolas da Serra é resultado de parceria entre Giordani Turismo e maior canal de vinhos das Américas no YouTube

A experiência inédita tem como inspiração algumas das vivências dos mais de 10 anos de trabalho do sommelier Rodrigo Ferraz, idealizador do Vinhos de Bicicleta – maior canal de vinhos das Américas no Youtube -, e contou com a expertise de mais de 30 a                                                                                                                         nos em roteiro e receptivo da Giordani Turismo, na região Uva e Vinho. No cronograma de cinco dias estão vivências únicas em nove diferentes vinícolas, incluindo degustações exclusivas e encontros intimistas com alguns dos principais produtores de vinho do Brasil. Serão três edições no decorrer de 2022: 15 a 19 de junho, 3 a 7 de agosto, e 12 a 16 de outubro. 

Apesar do nome “Roteiro Vinhos de Bicicleta”, os participantes não precisarão pedalar de uma vinícola para outra, é apenas uma analogia ao nome do canal parceiro. Ainda assim, a proposta é tirar o visitante – e as vinícolas participantes – do lugar comum. No roteiro será possível conhecer detalhes do setor vitivinícola da Capital Nacional do Vinho – Bento Gonçalves – e cidades ao seu entorno.

Na lista das vinícolas visitadas estão: Calza, Capoani, Cristofoli, Larentis, Michele Carraro, Salvattore, Tenuta Foppa & Ambrosi, Valparaíso e Viapiana. As experiências vão de um jantar em vinícola, com harmonização de rótulos da propriedade com assados na parrilla; a compreender a vinificação de mínima intervenção com a utilização do Sistema de Produção Protegido e leveduras selvagens; um tour técnico nas videiras, as salas de barricas e caves; um almoço com a primeira enóloga brasileira a capitanear uma vinícola; a visita a vinícola familiar com a produção de vinhos pouco convencionais, todas saindo da lista de experiências tradicionais em vinícolas.

O pacote criado pela Giordani Turismo para o Roteiro Vinhos de Bicicleta inclui: quatro noites de hospedagem em apartamento luxo com café da manhã, traslado do aeroporto até o hotel, transporte em toda programação, taxas de visitação e degustação – incluindo rótulos premium, guia de turismo, acompanhamento permanente de sommelier, 3 almoços e 2 jantares harmonizados. Investimento a partir de R$ 5.990,00 (quarto duplo) ou R$ 6.990,00 (single).

Para conhecer mais sobre o passeio e o canal Vinhos de Bicicleta acesse: https://www.youtube.com/watch?v=6SkWxJop6nk

Roteiro Vinhos de Bicicleta + Giordani Turismo

Data:  15 a 19 de junho, 3 a 7 de agosto, e 12 a 16 de outubro de 2022 – Vagas limitadas

🔹 4 noites de hospedagem, com café da manhã;

🍇 9 vinícolas;

Valor: a partir de R$ 6.990,00 por pessoa

Informações e reservas:

☎️ 54 3455-2788 e (WhatsApp)  54 99683-9928 |www.giordaniturismo.com.br

Para referência | Boilerplate

A Giordani Turismo tem 30 anos de atuação no segmento de turismo. Desde 1993 é a operadora oficial do passeio Maria Fumaça – Trem do Vinho. Empresa referência na preservação e disseminação da história e cultura local, também administra o Parque Cultural Epopeia Italiana, e oferece mais de 30 opções de roteiros, que contemplam variados atrativos da região, e vendidos na própria agência (Bento Gonçalves/RS), ou nas melhores agências e operadoras do Brasil. Usa sua expertise para a captação e operação de eventos de todos os segmentos, e grupos corporativos. Oferece agenciamento de hospedagens e receptivo com serviços de transfer. www.giordaniturismo.com.br

Divulgação Larentis

7 de março de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Larentis.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-03-07 16:25:262022-03-07 16:25:42Roteiro inédito por vinícolas da Serra é resultado de parceria entre Giordani Turismo e maior canal de vinhos das Américas no YouTube
ECONOMIA

Sebrae RS seleciona 1.100 pequenos negócios para quatro meses de atendimento especializado gratuito

O Sebrae RS está com inscrições abertas para novo ciclo do Programa Brasil Mais. A organização está selecionando 1.100 pequenas empresas gaúchas de seis regiões que terão a oportunidade de participar da iniciativa que oferece quatro meses de acompanhamento especializado totalmente gratuito visando ao fomento de novas oportunidades para os empreendedores dos mais diferentes segmentos.

O programa inicia as atividades em 21/03 e as inscrições para o processo seletivo podem ser feitas pelo www.gov.br/brasilmais conforme o preenchimento das vagas de cada região:

–       Região Metropolitana (450 vagas);

–       Serra Gaúcha (250 vagas);

–       Sinos, Caí e Paranhana (225 vagas);

–       Vales do Taquari e do Rio Pardo (50 vagas);

–       Região Sul (75 vagas);

–       Região Norte (50 vagas).

Com metodologia própria e que contempla encontros virtuais e presenciais de forma coletiva e individual junto aos empreendedores selecionados, o programa é executado por uma equipe do Sebrae RS que dispõe de 45 Agentes Locais de Inovação (ALI). A iniciativa é ofertada em parceria com o Ministério da Economia e com o CNPq.

Segundo a gestora de projetos do Sebrae RS, Michele Seleri, desde 2021 o programa já capacitou mais de 3.100 empresas gaúchas em três ciclos de atendimento. Segundo ela, a metodologia contempla temas técnicos de interesse para empresas dos mais diversos segmentos de atuação, ao mesmo tempo em que apresenta soluções que estejam de acordo com a realidade local de cada negócio. “São trabalhadas estratégias simples e eficientes para aumentar o faturamento, diminuir custos, qualificar o modelo de negócios e inovar. A meta final é aumentar os indicadores de produtividade”, explica.

Livraria de Bento Gonçalves é destaque do programa

Localizada no centro de Bento Gonçalves, a livraria Dom Quixote participou do programa no ano de 2021. Com cinco anos de atuação, o negócio encontrou nos programas do Sebrae RS o impulso para desenvolver novas soluções, em especial, frente aos desafios impostos pela pandemia. A empreendedora Eunice Pigozzo conta que a execução de um plano de ação para boas práticas gerenciais e pontos de atenção nas rotinas do dia a dia foram elencadas como prioridades a serem trabalhadas durante os quatro meses do programa que teve, entre outros resultados diretos, a criação de um clube de assinatura de livros infantis, além do lançamento da loja online.

Como protótipo, a empresa lançou no mês de setembro um serviço de vendas diretas para as escolas da região com oferta de livros no formato de curadoria, de acordo com o plano pedagógico de cada instituição. O novo serviço conta com visitas às escolas e três tipos de planos de adesão, com diferentes faixas de aquisição. De acordo com cada faixa de valor consumido é feita a doação de quatro livros, sorteio de brindes e ações de incentivo à cultura como contação de histórias.  “O programa chegou na hora certa. Estávamos precisando de uma ferramenta gerencial que nos desse um norte a seguir e conseguimos ‘virar a chave’ com as proposições sugeridas. Estruturamos e enxergamos novas oportunidades em serviços que já oferecíamos, não somente para aumentar o faturamento, mas também para intensificarmos nosso relacionamento com nossos clientes reais e potenciais”, relata.

O trabalho junto a Dom Quixote foi conduzido pela Agente Local de Inovação do Sebrae RS Micheli Bueno. Ela destaca que, para a obtenção dos melhores resultados durante o programa, é fundamental que os empreendedores tenham a mente aberta e um olhar crítico sobre o próprio negócio, em vistas a sua melhoria. “É uma via de mão dupla. O empreendedor tem de ter engajamento para otimizar os resultados. No dia a dia muitas vezes o operacional é prioridade e as empresas não dedicam tempo suficiente para pensar estratégico de forma  analítica. Com essa visão de fora, como agentes de inovação, conseguimos identificar novas oportunidades”, destaca.

Imagem: Divulgação

7 de março de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Em-fevereiro-grupo-estadual-de-45-agentes-esteve-reunido-em-Porto-Alegre-alinhamento-do-novo-ciclo-Divulgacao-Sebrae-RS.jpg 668 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-03-07 16:14:052022-03-07 16:14:05Sebrae RS seleciona 1.100 pequenos negócios para quatro meses de atendimento especializado gratuito
POLÍTICA

Mesmo com alertas da Fecomércio-RS contra aumento de verbas de Fundo Eleitoral, STF mantém gastos

Ciente do impacto nas contas públicas e da necessidade de alocação de verbas para a recuperação da economia, a Fecomércio-RS vê com preocupação a decisão do Supremo Tribunal Federal que reafirmou a constitucionalidade do aumento do orçamento do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral). Por nove votos a dois, os ministros declararam que é lícita a decisão do Congresso de alterar o cálculo do Fundo, elevando de R$ 2,1 bilhões para R$ 4,9 bilhões o montante que será destinado aos partidos nas próximas eleições, medida que foi questionada pelo Partido Novo na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7058. 

A Fecomércio-RS protocolou petição para atuar na causa como amicus curiae, isto é, oferecer subsídios à Corte, no julgamento da ADI 7058. Para a entidade, o aumento do Fundo Eleitoral, que foi vetado pelo presidente da república – veto este que foi derrubado pelo Congresso – está em desacordo com o momento econômico vivido no País. “Entendemos que é necessário discutir o empenho de recursos para garantir a continuidade do processo democrático, no entanto, os valores aprovados, muito superiores ao inicialmente previsto, não estão adequados ao contexto em que vivemos. Empresas quebraram ou estão endividadas, milhões de brasileiros perderam os seus empregos em função da pandemia e o dinheiro público precisa ser utilizado de forma eficiente para financiar políticas públicas que permitam ao país voltar a crescer. É por isso que nos posicionamos contra este aumento desde a sua tramitação no Congresso e não cessamos de manifestar nossos argumentos contrários a este trecho da lei, pela via jurídica, após a derrubada do veto presidencial”, manifestou a entidade.

Várias entidades de classe, a exemplo da Fecomércio-RS, pediram para ingressar como “amigos da corte”, no entanto, o relator, ministro André Mendonça, agradeceu a disponibilidade e a preocupação com o assunto, reconheceu os argumentos, mas não acolheu os pedidos. Em seus votos, a maioria dos ministros ressaltou que, mesmo que a medida de conceder tal aumento seja discutível, não caberia ao STF entrar no mérito da ação por risco de interferência do judiciário em competência do legislativo.

Com o encerramento do julgamento, a verba de R$ 4,9 bilhões ao Fundo Eleitoral será distribuída a partir de junho às 32 legendas em atividade no país. Votaram contra o aumento os ministros André Mendonça, relator do caso, e o ministro Ricardo Lewandowski. Os valores aprovados pelo Congresso foram mantidos pelos ministros Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e pelo presidente da Corte, Luiz Fux.

Imagem: Globo

7 de março de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/03/predio-do-stf-em-brasilia-stf-divulgacao.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-03-07 16:08:432022-03-07 16:08:43Mesmo com alertas da Fecomércio-RS contra aumento de verbas de Fundo Eleitoral, STF mantém gastos
EDUCAÇÃO

A criatividade como ferramenta para melhorar o mundo

Vivemos na era da criatividade. Ela integra o conjunto de habilidades subjetivas chamadas de soft skills, em um mercado de trabalho que valoriza cada vez mais o potencial criativo de seus colaboradores. Para incentivar a criatividade de jovens no mundo todo, a Full Sail University (Flórida, EUA) promove o projeto Maratona da Criatividade, que através do cinema vai premiar produções e soluções criativas relacionadas à Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável. Um total de 50 escolas do Brasil foi convidada a participar do projeto.

De acordo com dados de 2021, a expectativa é que a chamada Economia Criativa valerá US$15 bilhões, conforme a revista Forbes. Se a infância é marcada pela criatividade, esse potencial não se perde ao longo dos anos – precisa apenas ser incentivado. Albert Einstein disse que a “criatividade é a inteligência divertindo-se”. Nesse sentido, a Maratona da Criatividade é um convite ao divertimento e uma oportunidade para estudantes do Ensino Médio de todo o mundo se unirem para resolverem alguns dos maiores desafios do mundo por meio de uma competição de cinema.

Para fazer parte da Maratona Criativa e concorrer a prêmios, os estudantes de escolas convidadas precisarão fazer um curta metragem de 3 minutos, no qual apresentam alguma forma de solucionar os problemas listados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os alunos vão trabalhar com soluções para impasses como acabar com a fome e a pobreza do mundo, promover saúde, bem-estar, energia, saneamento a todos, uso sustentável dos ecossistemas e outros.

As escolas que foram selecionadas para a Maratona Criativa deverão dividir os alunos em grupos de até cinco integrantes. O vídeo a ser produzido pelos estudantes ser postado no Facebook, de acordo com as diretrizes do concurso. O personagem principal? A criatividade.

Para o desenvolvimento do projeto, as equipes contarão com a orientação de um professor da mesma escola dos alunos da equipe. Os participantes também receberão mentoria online com experts em sustentabilidade, audiovisual, edição, design thinking, multilinguagens e outras áreas. Para participar do Maratona Criativa, o professor orientador e os estudantes devem se inscrever até 01 de abril de 2022 e o envio do material é até 30 de abril de 2022. A participação é voluntária e gratuita.

Cinco países estarão competindo na Maratona da Criatividade deste ano: Brasil, Colômbia, Índia México e Estados Unidos. Os alunos da equipe regional vencedora e o professor da equipe regional ganharão um cartão-presente no valor equivalente em reais a US$ 100 (cem dólares). Além de uma Experiência Virtual Full Sail Labs, a escola da equipe regional vencedora, os alunos da equipe regional vencedora e o mentor do grupo vencedor receberão um troféu do Desafio. Um pacote de prêmio adicional será concedido ao mentor e a cada membro da equipe vencedora global, que receberão um troféu da equipe do Desafio, uma GoPro Hero10 Black Bundle, que inclui câmera GoPro Hero10Black, Magnectic Swivel Clip, Bateria Extra, Floating Hand Grip, Cartão SD de 32GB e uma case para a câmera.

“A Full Sail University defende que a criatividade é o recurso mais valioso do ser humano. E acredita que o ato de criar pode ser estimulante, desafiador ou, às vezes, até assustador. Muitas vezes, pode ser uma mistura de todas as opções! Seja como for, a criatividade é a força que impulsiona o progresso, a expressão e a descoberta”, diz a Community Outreach Director da Full Sail University, Carol Olival. Deixar a criatividade brilhar em uma competição internacional de cinema que promove soluções criativas e a esperança de um futuro melhor em todo o mundo é o convite da universidade.

Inscrição

As equipes podem se inscrever até dia 01/04 através do site do Desafio
https://go.fullsail.edu/creativity-marathon

Imagem: Divulgação

7 de março de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Full-sail-.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-03-07 15:38:322022-03-07 15:38:32A criatividade como ferramenta para melhorar o mundo
MODA E ESTILO

Biamar investe R$ 60 milhões e inaugura complexo em Farroupilha, na Serra Gaúcha

Os fios entrelaçados que contam a trajetória de 35 anos da gaúcha Biamar se abrem para um novo momento da marca, considerada uma das mais importantes no segmento de malhas e tricots do Brasil. Com investimento que ultrapassa os R$ 60 milhões, a empresa familiar revela ao público, no dia 14 de março, seu novo complexo de 22.681,70 m².

As inéditas instalações estão interligadas por um túnel subterrâneo e por uma passarela ao antigo prédio, na Rua Júlio de Castilhos, 2.003, no bairro Vicentina, em Farroupilha, na Serra Gaúcha. Outros 3 mil m² já foram aprovados para construção e as obras devem iniciar em breve.

Dividido em seis andares, o edifício abrigará loja de dois pisos, estoque de produtos a pronta entrega, depósito, setores comercial, financeiro, administrativo, criativo e de marketing, salas de reuniões, auditório para treinamentos e docas para entrada de caminhões. De forma provisória, o espaço acomodará também a tecelagem e passadoria, até a conclusão da ampliação da sede anterior, quando voltarão para o local.

Assinado pela arquiteta Lisana Maggioni, o novo prédio da Biamar conta ainda com estacionamento coberto para carros, ônibus e vans e áreas preparadas para excursões comerciais, com copa e ambientes de descanso para guias e lojistas. No próximo ano, a grife gaúcha também inaugurará no endereço o museu Nossa História.

Com atendimento exclusivo ao varejo atacado, a nova sede da Biamar foi projeta para oferecer melhores condições de trabalho aos 470 colaboradores da empresa – sendo 370 deles com atuação presencial no espaço –  e uma infraestrutura completa para os 10 mil clientes lojistas ativos da marca. Atualmente, os principais mercados consumidores da Biamar são os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além dos lojistas, desde 2018, a label comercializa seus produtos através de e-commerce próprio.

“A nova sede foi planejada para atender melhor o cliente lojista, que sai da sua casa, da sua cidade para vir até Farroupilha fazer as compras para a sua loja. Queríamos oportunizar uma experiência melhor, um atendimento mais satisfatório e um mix maior de produtos. Com a ampliação do espaço também poderemos desenvolver e lançar várias outras linhas, algumas das quais já estão em desenvolvimento”, explica o diretor Itacir Ari Marmentini, que divide a sociedade do grupo Biamar com a irmã, Devilda Marmentini Biazoli, e com o cunhado Segundo Biazoli. Além da marca homônima, a companhia é detentora das marcas aBênção, BlackPool e Urbanity.

A infraestrutura foi pensada em detalhes, desde a fachada, que remete às tramas, a iluminação que acolhe até as plantas, com flores e árvores que trazem os conceitos da aromaterapia. Os ciprestes e as araucárias que precisaram ser retirados e foram extraídos com a autorização dos órgãos ambientais foram transformados em mobiliário e também estilizaram algumas paredes da loja.

Marca projeta crescer 50%

Com o novo prédio, a Biamar vai duplicar a área industrial e quadruplicar o tamanho da loja, com produtos a pronta entrega e 27 caixas para atendimento. Com a ampliação, a companhia está gerando 50 vagas de empregos diretos e projeta aumentar em 50% o faturamento.

A designer de moda e coordenadora de Criatividade e Estilo da Biamar, Suélen Biazoli, explica que a pandemia trouxe muitos desafios, fazendo com que a marca lançasse novos produtos e apostasse em linhas inéditas nos últimos dois anos. A inovação resultou numa expansão de 40% na receita da companhia durante período.

“Após as restrições do isolamento social em 2020, tínhamos uma enorme preocupação com a segurança dos nossos funcionários e, por esse motivo, desenvolvemos uma máscara de proteção, que atendia as recomendações da OMS. Por ser extremamente ergonômico, o produto passou a ser confeccionado para venda ao público, e isso auxiliou de forma relevante no crescimento da nossa empresa nos últimos dois anos. Neste período, também expandimos muito as comercializações de produtos de tecido plano, lançamos a linha de shoes e desenvolvemos e apostamos em matérias-primas próprias”, contextualiza Suélen, que integra a segunda geração da família na administração do negócio.

A Biamar conta com 108 teares da empresa japonesa Shima Seiki, uma linha de tecelagem em funcionamento 24 horas e produz mais de 3 mil peças por dia. Os produtos são confeccionados em tecnologia fully fashion, que garante o menor desperdício possível. Boa parte das matérias-primas da Biamar tem desenvolvimento próprio, com fios exclusivos criados por empresas de fiações parceiras, possibilitando itens únicos e com maior qualidade. Todos os modelos são microchipados por sistema RFID, garantindo segurança e idoneidade da aquisição.

Novos horizontes

Mesmo antes da abertura das novas instalações, o ano já começou especial para a Biamar. Em 2022, a grife de malhas e tricots aposta numa nova forma de lançamentos, até então trabalhados nos anos anteriores apenas em três coleções macros.

Em janeiro, a marca apresentou o grande lançamento, chamado “Novos Horizontes”, em alusão ao momento da companhia. Em março, junto a inauguração do complexo, a Biamar apresenta a coleção-cápsula “Terra”, com cores intensas, matérias-primas naturais, texturas e modelagens que abraçam. Ainda neste mês, serão lançadas as linhas inéditas de jaquetas de nylon e de botas, aumentando a gama da Biamar Shoes, apresentada em 2021. Neste ano também estreiam no catálogo outras pequenas campanhas e a coleção de verão.

“Este é um ano diferente, onde muitas mudanças estão sendo aplicadas, tanto de espaços físicos como de práticas, mas mantendo os ideais que sempre nortearam a empresa. Desde o início, priorizamos as pessoas, sejam elas funcionários, clientes ou fornecedores, nossos produtos e nossa marca. Também nos preocupamos com o meio ambiente, desenvolvendo peças com o mínimo de desperdício, e mesmo o mínimo é descartado de forma correta”, assegura a coordenadora de Criatividade e Estilo, Suélen Biazoli, que ao lado da mãe, Devilda – idealizadora da Biamar -, desenvolvem e criam as coleções.

De 30 m² para um complexo de 22,6 mil m²

Itacir Marmentini, Devilda Marmentini Biazoli e Segundo Biazoli fizeram uma marca registrada da união de seus sobrenomes (BIA – Biazoli e MAR – Marmentini) referência em malhas e tricots para os brasileiros, graças ao seu glamour e grande versatilidade.

A Biamar nasceu em 14 de julho de 1986, a partir do sonho e da habilidade de Devilda, que era costureira, e de Itacir, que era bancário e, no contraturno, auxiliava a irmã. De família simples, eles migraram da linha Jacinto, interior de Farroupilha, para área urbana da cidade em busca de uma vida melhor. Com a ajuda dos pais, Jandir (hoje com 90 anos) e Maria (falecida em 2018), compraram os primeiros rolos de tecidos para confecção de tiptops e abrigos infantis, que posteriormente deram espaço para modelos adultos.

Nos dois primeiros anos, a confecção ocupava a garagem de 30 m² na casa de Devilda e de Segundo, que na década de 1990 vendeu seu caminhão e se tornou sócio da esposa e do cunhado. Em 1988, o espaço já estava pequeno e a necessidade de contratar funcionários era grande. Foi a partir dali que a Biamar iniciou sua expansão em uma sala comercial próxima e já nos dois anos seguintes, em 1990, precisou construir o primeiro prédio próprio, com 605 m². Foi no mesmo ano da ampliação estrutural e da entrada de Segundo na sociedade que a marca viu na malharia retilínea uma oportunidade de crescimento e apostou neste mercado.

Em 2000, a Biamar adquiriu o antigo prédio do Calçados Maiolli, no bairro Vicentina, que ficava ao lado da então sede da empresa. Após reformas e melhorias, passaram a atuar no espaço de 2,10 mil m². Nos anos seguintes, sentiram a necessidade de expandir novamente e foram adquirindo locais próximos, ampliando as estruturas nos anos de 2004, 2007 e 2008, até chegar ao último prédio-sede, com 8,1 mil m².

De olho na expansão, em 2014 a Biamar adquiriu a área onde inaugura em 2022 seu novo complexo. Em 2017, estudos e projetos arquitetônicos começaram a ser desenvolvidos e em agosto de 2019 a empresa iniciou a terraplanagem, com a colocação do primeiro pilar em 20 de maio de 2020.

“Tudo que a Biamar gera reinvestimos na própria empresa. Tudo que há de melhor e de mais novo em tecnologia de malharia retilínea está na Biamar. Investimos muito para uma entrega impecável ao cliente e ótimas condições aos colaboradores”, conta orgulhoso o diretor e sócio da companhia, Itacir Marmentini.

CURIOSIDADES DA OBRA
– 22.681,70 m², entre o antigo e o novo prédio, que são interligados;
– Geração de energia fotovoltaica para o funcionamento do complexo (em fase de finalização);
– Quase oito anos de desenvolvimento, entre a aquisição do terreno, projeto arquitetônico e conclusão da obra;
– Mais de 500 profissionais envolvidos na idealização e construção do complexo, com média de circulação diária dentro da obra de 85 pessoas;
– 3.900 m³ de concreto foram utilizados na obra, fora a estrutura pré-moldada;
– O novo prédio possui a maior esteiras rolantes do Brasil, com 38,91 metros de comprimento e altura de 7,48 metros;
–  6 elevadores com capacidade para 2 mil quilos cada;
– Primeiro túnel subterrâneo e primeira passarela de Farroupilha;
– Para a fachada foram produzidos 22 mil quadrados de aluzinc pintura epóxi eletrostática, todos colados um a um;
– Algumas madeiras utilizadas nos mobiliários foram feitas do reaproveitamentos de árvores que haviam no terreno, que antes abrigava uma casa muito antiga, e que foram autorizadas para corte;
–  Cada árvore utilizada na arborização do projeto tem um significado e um porquê;
–  Cada parte da obra tem nomes, todos com significados fortes e emocionantes;
– As ruas que circundam a empresa foram asfaltadas e passaram por melhorias, tudo com investimento próprio, levando mais conforto e segurança para os vizinhos.

Imagem:  Luís Henrique Bisol

7 de março de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
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