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DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO

Vinho Garibaldi VG Marselan estreia como sucesso de vendas

O primeiro vinho da linha VG da Cooperativa Vinícola Garibaldi estreou não só colecionando avalições positivas como, também, despontando como sucesso de vendas. Lançamento no portfólio de rótulos premium da marca, até então constituída apenas de espumantes, o Garibaldi VG Marselan vendeu 500 unidades em apenas 20 dias de comercialização. O resultado impressiona mais ainda pelo fato de a comercialização estar ocorrendo, até então, de forma exclusiva no Varejo da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

A estratégia mercadológica transforma em objeto de desejo cada uma das 8,7 mil garrafas do Garibaldi VG Marselan, série limitada, elaborada unicamente com uvas dessa elegante variedade, colhidas na histórica safra de 2020. “Estamos transferindo nossa expertise na elaboração de espumantes, que colocou e mantém a Cooperativa Vinícola Garibaldi em posição de referência no Brasil e fora dele, com rótulos nacional e mundialmente premiados, também para a produção de vinhos de excelência. O Garibaldi VG Marselan é o primeiro expoente desse movimento”, explica Maiquel Vignatti, gerente de Marketing.

O VG Marselan Safra 2020 caracteriza-se pela grande estrutura, alta complexidade aromática e taninos macios e elegantes, com bom potencial de envelhecimento. Parte do vinho ficou 10 meses maturando em carvalho, enquanto outra parte permaneceu em tanques de inox, garantindo a preservação das notas frutadas e resultando em um vinho concentrado, elegante e intenso. No visual, o Garibaldi VG Marselan apresenta coloração vermelho rubi intensa, e os aromas exibem, além de frutas maduras, notas tostadas que lembram café, especiarias e um leve toque mentolado. No paladar, percebe-se taninos macios e boa estrutura. Para harmonizar, a sugestão são carnes vermelhas grelhadas, queijos maturados e massas condimentadas.

O Garibaldi VG Marselan está sendo comercializado com preço a partir de R$ 79,00 e pode ser adquirido, também pelo site vinicolagaribaldi.com.br

 

Foto: Divulgação

22 de julho de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Vinicola-Garibaldi-Marselan.00_00_46_10.Still016.png 616 992 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-07-22 15:57:212022-07-22 15:57:21Vinho Garibaldi VG Marselan estreia como sucesso de vendas
DESTAQUES DO DIA, TURISMO

Tradição do Filó Italiano é destaque em roteiro turístico

Com edições até final de agosto, o passeio com a Maria Fumaça realiza uma imersão cultural com a vivência de um Filó com diversão, gastronomia, histórias, muito vinho e farta gastronomia típica

 

O cultivo das tradições italianas é um dos destaques nos passeios da Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha. Muito se divulga da colonização, e principalmente da herança gastronômica, mas tem um costume tradicional dos imigrantes que nem sempre recebe o merecido destaque, o Filó. O roteiro “Filó Ricordi D´Itália com Maria Fumaça” foi desenvolvido para poder disseminar e valorizar a riqueza – histórica e cultural – deste povo o roteiro

O legítimo filó da cultura italiana é o momento de união e compartilhamento entre famílias, vizinhos, amigos. Nela não faltam cantigas, danças e jogos típicos. O momento da reza, de fazer a ‘dressa’ – trança de palha usada para fazer chapéus e bolsas/cestas – e claro, de fazer a comida, que depois é compartilhada entre os presentes, e normalmente iluminados por velas ou lampiões. Tudo isso é contemplado no passeio oferecido sempre às sextas-feiras, pela Giordani Turismo, e que segue até o dia 26 de agosto.

O roteiro acontece durante um dia, iniciando com visitação à vinícola que é conhecida por ser a maior do país em capacidade de produção, com degustação de vinhos, espumantes e suco de uva. O mergulho no tempo começa com o passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho, entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, em um vagão decorado por onde passam artistas com apresentações culturais. Em seguida a visita ao Parque Cultural Epopeia Italiana que conta, em cenários de proporções reais, a jornada do casal imigrante Lázaro e Rosa, que no final do século XIX chegou em Bento Gonçalves.

Para encerrar é chegada a hora do Filó Italiano, com farta gastronomia típica:polenta quentinha e feita na hora, molho de carne, fortaia (omelete), salame, queijo, salame frito, bolos, cucas, grostoli, bolachas e outras delícias acompanhadas de muito vinho artesanal.

“Filó Ricordi D´Itália com Maria Fumaça”

Data: até 26 de agosto de 2022 – apenas às sextas-feiras

Visitação guiada e degustação em vinícola;

Maria Fumaça e Parque Cultural Epopeia Italiana;

Filó italiano (jantar)

Valor: a partir de R$ 670,00 por pessoa

Informações e reservas:

54 3455-2788 | www.giordaniturismo.com.br

 

Foto: Divulgação

22 de julho de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/07/unnamed-2022-07-22T154432.691-1.jpg 527 850 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-07-22 15:46:042022-07-22 15:48:21Tradição do Filó Italiano é destaque em roteiro turístico
DESTAQUES DO DIA, EDUCAÇÃO, GERAL, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CDL-BG promove curso sobre Marketing Digital

Em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, qualificação ocorre nos dias 11, 18 e 25 de agosto e será ministrada pelo especialista em marketing e branding Marcus Vinicius Baraldi Tonin

 

Planejar, criar e publicar conteúdos para as redes sociais são tarefas que exigem muito mais do que o simples registro de uma conta em plataformas virtuais e execução das postagens – o processo de construção do marketing digital de uma empresa é, cada vez mais, uma missão desafiadora. Cabe aos gestores de pequenos negócios ou profissionais da área buscar qualificação e constantes atualizações sobre as ferramentas online disponíveis e as formas de apresentar a marca ao universo digital.

Foram esses desafios que motivaram a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves a propor essa capacitação no mês de agosto: o curso ‘Marketing Digital’ em três quintas-feiras consecutivas (dias 11, 18 e 25). Em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, as aulas serão ministradas na sede da CDL-BG (Rua Marechal Deodoro, 139, 2º andar do Edifício Zanoni), das 19h15 às 22h15.

Para apresentar os conteúdos programados, o especialista em marketing digital e branding, Marcus Vinicius Baraldi Tonin. Criador do projeto online Marketeiro Confesso, Tonin buscará apresentar formas de potencializar os resultados comerciais com as ferramentas de marketing digital. “A primeira questão a ser tratada é sobre planejamento, ou seja, entender qual o processo do marketing digital”, antecipa.

Ele mostrará seis passos para construir uma estratégia, que podem ser aplicados em qualquer canal – seja Instagram, Facebook ou WhatsApp. “Busco apresentar como prática a construção da linha editorial, que entra no contexto de organização. Nesse sentido, o melhor exemplo que posso mostrar é o meu próprio: como consegui construir minha comunicação digital e chegar à marca dos 50 mil seguidores e de que forma mantenho esse número, em uma base que segue subindo. Falo abertamente sobre minha estratégia para que as pessoas compreendam como executar da melhor maneira possível”, conta.

Aproximando ferramentas da realidade dos pequenos negócios, ele perpassa tópicos que vão desde a concepção de influência do marketing digital até o entendimento do cenário atual. “Costumo citar o ciclo vicioso do marketing, onde grande parte das empresas estão inseridas e não obtêm resultados. Passamos pelo desenho e criação de persona, para realmente compreender com quem a gente está conversando, e seguimos para a construção de autoridade, pois o grande poder de vendas no marketing digital se dá por meio dela”, detalha.

Outra frente abordada por Tonin no curso são os três pilares que formam a estrutura do conteúdo: produto/serviço, entretenimento e conhecimento “Para trabalharmos com marketing de conteúdo, toda a estrutura de produção precisa ser pensada. Por isso, explico cada um desses pilares de forma detalhada, tornando o aprendizado mais claro”, comenta. A qualificação navega, ainda, em storytelling, linha editorial e espaços práticos – além, é claro, de focar em um canal específico para aprofundamento, que nesse caso é o Instagram. “Precisamos escolher um canal para detalhar no período do curso, então focamos no Instagram por ser a rede mais ampla. Assim, apresento diversas dicas técnicas para essa plataforma, voltadas aos reels, postagens, feed e stories”, destaca.

O investimento para participar do curso é de R$ 185,00. As inscrições podem ser feitas por meio de um link (https://sou.ucs.br/extensao/detalhes/marketing-digital-EXT029555/), telefone (54) 3455-0555 ou e-mail cdltreinamento@cdlbento.com.br.

Sobre o ministrante

Marcus Vinicius Baraldi Tonin é formado em Marketing com especialidade em Gestão de Marcas (Branding) e em Marketing Digital e está há mais de dez anos desbravando o mundo da comunicação. Atualmente é Consultor de Marketing, Vendas e Inovação pelo Sebrae/RS, Professor Universitário no Grupo UNIFTEC (FTEC) no curso de Pós-graduação em Marketing, Professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS), nos cursos de extensão em Marketing Digital e Branding, Diretor da Candoo Comunicação e Branding e criador do Projeto online Marketeiro Confesso, que visa disseminar conteúdos relacionados ao marketing para entusiastas do assunto em todo o Brasil.

Serviço:

O que: curso sobre Marketing Digital, com Marcus Vinicius Baraldi Tonin

Quando: dias 11, 18 e 25 de agosto, das 19h15 às 22h15

Onde: na sede da CDL-BG (Rua Marechal Deodoro, 139, 2º andar do Edifício Zanoni),

Quanto: para associados da CDL-BG, o custo é de R$ 185,00

Inscrições: https://sou.ucs.br/extensao/detalhes/marketing-digital-EXT029555/

Mais informações: pelo telefone (54) 3455-0555 ou e-mail cdltreinamento@cdlbento.com.br

22 de julho de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Marcus-Vinicius-Baraldi-Tonin-2.jpeg 528 850 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-07-22 15:38:252022-07-22 15:38:25CDL-BG promove curso sobre Marketing Digital
Cultura e Entretenimento, DESTAQUES DO DIA, TURISMO

Veranópolis entre as melhores cidades do Brasil para se viver

A terra da longevidade entre as melhores cidades do Brasil para se viver, de acordo com pesquisa da Editora Três e da Austin Rating

 

Veranópolis, na Serra Gaúcha, muito além de belas  paisagens e ar puro, surpreende também pela alta qualidade de vida e longevidade de seus habitantes. O município conta com o título de terra da longevidade e com o selo de Cidade Amiga do Idoso, por meio de pacto com a OMS.

A cidade passou a ser conhecida como terra da longevidade em 1981, por meio de reportagem publicada na Revista Geográfica Universal, intitulada “Os Celeiros da Longa Vida pelo Mundo”. Segundo o texto, baseado em dados do IBGE, a cidade contava com um apreciável número de velhinhos, 17%. A média nacional não era superior a 3%.

Atualmente, após uma série de estudos, uma das práticas adotadas pelo município é a Intervenção Preventiva, com hábitos que orientam a melhor maneira de se envelhecer bem. As ações incluem desde uma dieta saudável, atividades físicas, convivência em comunidade e lazer, além de projetos com o intuito de formular políticas públicas de inclusão social, respeito, apoio e cuidado para os idosos longevos de Veranópolis.

E este trabalho preventivo tem trazido resultados. Na primeira semana do mês de julho, o município foi destaque entre as melhores cidades do Brasil em 2022. Segundo pesquisa realizada por iniciativa da Editora Três e da Austin Rating, Veranópolis é a 17ª colocada entre as cidades de pequeno porte. Para tal definição foram considerados dados públicos de 5.565 municípios brasileiros.

Cientificamente, os segredos da longevidade já foram estudados. Segundo o Instituto Moriguchi, há alguns fatores que contribuem para a maior expectativa de vida da população, a  começar pelos níveis de estresse, que são baixos  na cidade. A atividade física praticada é mais intensa, similar à realizada por pessoas adultas. O número de fumantes é menor, comparado com grandes centros urbanos, como Porto Alegre, por exemplo. Para fechar, os idosos da região costumam fazer refeições regulares e em família, garantindo assim uma nutrição saudável e a convivência comunitária.

Em suas apresentações, Toni Formaiari, guia turístico da região, conta que o segredo da longevidade de Veranópolis está nas seis primeiras letras do nome da cidade, VERANO. Ou seja, V de vinho; E de exercício (atividade física); R de religiosidade (ou espiritualidade); A de alimentação; N de natureza; e O de organização sociofamiliar. E ele reforça: “Sabemos que a convivência da pessoa idosa com a família, comunidade e amigos é um dos pilares mais importantes da longevidade.”

Veranópolis, que significa “cidade de veraneio”, fica a cerca de 160 quilômetros de Porto Alegre e é a cidade de entrada para quem deseja conhecer o Roteiro Turístico Termas e Longevidade. O roteiro passa por cinco cidades (Nova Prata, Vila Flores, Protásio Alves, Cotiporã e Veranópolis), todas que têm em comum, além das paisagens desenhadas por montanhas e vales, a longevidade e a tradição deixada pela colonização italiana, polonesa e alemã.

Coincidência ou não, Veranópolis é vizinha de cidades ricas em águas termais. Nova Prata (bem na divisa com Protásio Alves) possui parque aberto o ano inteiro e Vila Flores uma pousada. Em ambos os locais, águas quentinhas que correm a cerca de 41°C também auxiliam no tratamento de problemas nas articulações, como artrite e nevralgias  e até contribuem para o rejuvenescimento da pele.

De forma conjunta com Nova Prata, Vila Flores, Protásio Alves e Cotiporã, Veranópolis integra o Roteiro Termas e Longevidade. Mais de 150 atrativos turísticos são oferecidos ao longo das cidades e mais informações podem ser encontradas no site www.termaselongevidade.com.br.

Foto: Pórtico de entrada da cidade de Veranópolis

Crédito: Device Filmes

22 de julho de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Creditos-Device-Filmes.jpg 616 992 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-07-22 15:29:002022-07-22 15:30:33Veranópolis entre as melhores cidades do Brasil para se viver
Cultura e Entretenimento, DESTAQUES DO DIA, GERAL

Primeira executiva trans do Brasil lança autobiografia

Em autobiografia, Danielle Torres conta as dificuldades e alegrias de passar pelo processo de afirmação de gênero no trabalho e se tornar sócia de uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo

 

Uma história de vida para inspirar pessoas de todos os gêneros, cores, classes e idade. Na autobiografia Sou Danielle, a executiva Danielle Torres, eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, revela detalhes da trajetória até se tornar a primeira executiva trans do Brasil. As situações de violência, preconceito, machismo e discriminação que passou desde a escola, além dos anos de terapia e o desenvolvimento profissional são revelados no lançamento da Editora Planeta.

Ela afirmou-se como Danielle quando já ocupava um cargo de diretoria na empresa em que trabalha. Até então, era o “Torres”. Não apenas recebeu apoio institucional para as mudanças, como também foi convidada, mais tarde, a fazer parte do quadro societário em uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo.

Até esse momento chegar, lutou para se encaixar no gênero masculino. Com a ajuda da terapia, ela percebeu que era hora de fazer a afirmação de gênero. A empresa preparou os escritórios em outros países para dar o suporte necessário neste processo, o que se tornou uma jornada de aprendizado a todos. Com a carreira consolidada no Brasil e nos Estados Unidos, ela é referência para profissionais trans que buscam espaço e afirmação no mercado de trabalho.

Só eu sabia a imensa caminhada que havia percorrido até aquele ponto. Quanto sofri, fui humilhada, excluída e ridicularizada. Como fui agredida, física e psicologicamente. As inúmeras vezes que me sexualizaram sem qualquer motivo; a falta de respeito constante; as diversas ocasiões em que atribuíram problemas e questões de terceiros a mim. Eu era aquela que já havia sido chamada de “uma vergonha” e que tivera a própria sanidade questionada. (Sou Danielle, página 18)

Esta autobiografia abre um diálogo importante sobre o fato de apenas 4% da população trans estar empregada no mercado formal brasileiro. Isso sem contar que o cenário para as pessoas transgênero no Brasil é o pior possível: o país é o que mais mata essa população no mundo. Claramente Danielle é um case, mas também conta que o sucesso profissional e o privilégio de ter nascido numa família de classe alta nunca a pouparam de humilhações na vida social e de um profundo sofrimento psíquico.

Neste livro, a executiva revela agressões que sofreu na infância, relacionamentos afetivos equivocados da juventude, bulimia, ataques de pânico, desconforto com o corpo e os muitos anos de terapia. E aquece o coração do leitor ao confidenciar o encontro com o grande amor, tatuagens, calcinhas, vegetarianismo e caratê.

 

Ficha Técnica
Título: 
Sou Danielle
Subtítulo: Como me tornei a primeira executiva trans do Brasil
Autora: Danielle Torres
Editora: Planeta
ISBN: 978-65-5535-801-8
Páginas: 192
Preço: R$  47.90
Onde encontrar: Amazon

Sobre a autora: Danielle é sócia de uma das maiores empresas do mundo de auditoria e consultoria. Ela se formou em ciências contábeis e administração, tem quatro pós-graduações – em gestão de negócios, filosofia e direitos humanos, tecnologia e influência digital –, faz mestrado no Georgia Institute of Technology, é maquiadora profissional, colunista de revista feminina e palestrante.

 

Foto: Divulgação

 

22 de julho de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/07/unnamed-2022-07-22T154915.114.jpg 520 833 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-07-22 15:17:562022-07-22 15:50:49Primeira executiva trans do Brasil lança autobiografia
DESTAQUES DO DIA, TURISMO

Sul do Brasil é cenário de nova série do Travel Box Brazil

“Japa da TV” explora os destinos turísticos da região, com dicas de passeios infantis, bares, restaurantes e o melhor da cultura local

 

Uma das regiões mais procuradas pelos turistas brasileiros, onde as belezas naturais e a diversidade cultural se unem em atrações únicas, o sul do país é cenário da série “Japa da TV”, que estreia dia 26 de julho no canal Travel Box Brazil. Apresentada por Newton Takahara, o programa explora as melhores atrações turísticas da região, oferecendo dicas de gastronomia, passeios e opções para famílias com crianças.

A viagem começa no Paraná, onde a turma do Japa na TV conhece as Cataratas do Iguaçu, eleita uma das sete maravilhas naturais do mundo. Na cidade paranaense, vamos conhecer o Parque Nacional do Iguaçu, com sua reserva de fauna e flora intocada, conferir de perto a potência das águas em seus mais de 275 saltos, além de explorar o melhor da gastronomia local. O roteiro inclui ainda uma exploração de Curitiba, uma cidade fascinante e lar de uma das melhores gastronomias do país. Dali, o grupo segue numa viagem de trem inesquecível pela Serra do Mar paranaense, que oferece paisagens naturais deslumbrantes e a oportunidade de provar um dos mais tradicionais pratos da região, o barreado.

Já em Santa Catarina, o tour começa pela cidade de Itapema, onde o grupo pôde degustar a gastronomia típica do estado, com muitos frutos do mar. Em Florianópolis, exploram as atrações turísticas da única capital insular do Brasil, além de conhecer um resort perfeito para viajantes com crianças, que oferece atrações e cuidados que prometem manter os pequenos entretidos!

No Rio Grande do Sul, a viagem começa pela Serra Gaúcha, conhecendo mais sobre a imigração italiana da região, visitando as vinícolas, restaurantes e a icônica Maria Fumaça de Bento Gonçalves. Em Gramado, a jornada explora diversas atrações turísticas da cidade, como o Lago Negro, a Fonte do Amor Eterno e o Mátria Parque das Flores, que conta com mais de nove milhões de espécies catalogadas. Na região, o apresentador ainda visita o Skyglass Canela, uma plataforma de vidro suspensa a 360 metros de altura, que oferece uma vista inesquecível das serras da região. Nova Petrópolis, uma charmosa cidade conhecida pelo seu labirinto verde, também é um dos destinos.

A nova temporada da série “Japa da TV” é perfeita para quem quer planejar a próxima viagem familiar, ou na companhia de amigos, por uma das regiões mais incríveis do Brasil.

 

O canal Travel Box Brazil apresenta o Brasil e o mundo pelos olhos dos brasileiros, sendo que as experiências de viagem dão o tom da programação através da cultura, dos esportes, da fotografia, da gastronomia e do lazer, sempre partindo da premissa de que o caminho é mais importante que o destino.

 

Série “Japa da TV”

Estreia: dia 26 de julho, às 15h

Episódios: 13

Reprise: sábados, às 12h45

Duração: 15 minutos por episódio

Classificação indicativa: Livre

 

Foto: Maria Fumaça, Bento Gonçalves

Crédito: Zeto Teloken

22 de julho de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Maria-Fumaca-Trem-do-Vinho-credito-Zeto-Teloken-4-1024x683-1.jpg 635 1024 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-07-22 15:10:502022-07-22 15:10:50Sul do Brasil é cenário de nova série do Travel Box Brazil
DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO

Dia do Colono valoriza vínculo entre a Vinícola Garibaldi e seu associado

A data de 25 de julho homenageia figura que é indissociável da história da cooperativa

 

Como cooperativa vitivinícola, a Cooperativa Vinícola Garibaldi tem, no colono, a figura central de seu negócio. Foi através dele que ela nasceu e também se desenvolveu. E não há outro caminho: é por meio dele que se alicerça seu horizonte.

O colono em questão, aqui, é o associado da cooperativa. É da produção de uvas cultivadas por ele, homenageado neste 25 de julho pelo seu dia, que nasce o sumo da existência da cooperativa: sucos, vinhos e espumantes. Em 1931, quando a organização foi fundada por 73 deles, se deu início a uma trajetória da qual é impossível dissociar a figura do colono da história da cooperativa – seja do seu passado, do seu presente ou do seu futuro.

O trabalho desempenhado pelos colonos na roça é herança imediata dos imigrantes italianos que introduziram a cultura da uva e do vinho na região há quase 150 anos, transformando a Serra na região vitícola mais importante do Brasil.

Atualmente, são mais de 450 famílias que retiram do trabalho no campo, mais precisamente do cultivo de videiras, seu sustento. Um sustento que, com o passar dos anos, vem sendo cada vez mais bem remunerado pela cooperativa, retrato de seu íntimo contato com o produtor e de seu intrínseco interesse na sustentabilidade do negócio para ambas as partes. “Na cooperativa, pensamos na integração plena de interesses, de crescimento. É uma simbiose que traz como resultado a certeza da manutenção do negócio hoje e amanhã”, diz o presidente, Oscar Ló.

Essa é uma aproximação que se exercita constantemente na forma de conhecimento, tanto no campo, em busca de processos e manejos para qualificar o fruto, quanto em sala de aula, como no curso de Desenvolvimento da Propriedade Rural. Hoje, mais de 40 produtores associados – de seus quase 450 – estão cursando as aulas ministradas pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) na sede da cooperativa.

O assessoramento no campo e na gestão da propriedade encontra ressonância também em outras ações que cuidam do futuro dos colonos. É um programa dedicado à profissionalização e à permanência dos jovens no campo, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS).

Junto a isso há também o olhar para a representatividade das mulheres que desempenham atividades na roça. A participação feminina na Cooperativa Vinícola Garibaldi é maior do que a média nacional dentro do agronegócio: 16%, ante 15% no Brasil. Além disso, a organização mantém o programa Garibaldi Jovem, destinado a engajar as novas gerações com a cooperativa, alinhar expectativas e intensificar a participação nos negócios.

Ações como essas têm fortalecido a relação entre a cooperativa e seus associados. Em 2021, o valor pago pela safra da uva a seus produtores foi de R$ 48,3 milhões – R$ 17 milhões a mais do que no ano anterior – e a distribuição das sobras alcançou 5% – rateados proporcionalmente de acordo com a participação de cada sócio.

Números que são resultados de uma política focada não apenas na aproximação entre cooperativa e colonos associados, mas sim na sua real valorização. Um exercício que tem mantido a vida de cada parte em harmonia há mais de 90 anos.

 

Foto: Augusto Tomasi

21 de julho de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Associados-da-Cooperativa-Vinicola-Garibaldi-Credito-Augusto-Tomasi-6.jpg 733 1181 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-07-21 17:35:222022-07-21 17:35:22Dia do Colono valoriza vínculo entre a Vinícola Garibaldi e seu associado
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DESTAQUES DO DIA

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