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DESTAQUES DO DIA, ECONOMIA, EVENTOS

CIC-BG presta reconhecimento à importância do empreendedorismo

Entregas de troféus Dom Empreendedor e ARI Serra Gaúcha exaltam trajetórias de Irani Bertolini e de comunicadores

 

No último evento institucional do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) deste ano, o reconhecimento a trajetórias marcadas pelo empreendedorismo foi valorizado de modo a enaltecer não apenas essa caminhada, mas também de compartilhar com empresários inspiração para um 2023 promissor. Esse contexto ganhou evidência com a entrega do prêmio Dom Empreendedor ao empresário do ramo de transportes Irani Bertolini e com a realização do painel “A comunicação e o tempo no desafio de empreender”, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI Serra Gaúcha), que também aproveitou a ocasião para homenagear profissionais da comunicação. A solenidade ocorreu na noite de 21 de novembro.

Instituído em 2018 como forma de homenagear empresários cujo legado contribuíram para o desenvolvimento da Serra, o Dom Empreendedor foi entregue pela presidente do CIC-BG, Marijane Paese, ao vice-presidente da empresa e filho do fundador, Paulo Cesar Bertolini, representando o homenageado no ato.

 A grandeza do empreendimento de transporte rodo fluvial, com matriz em Manaus, 25 filiais espalhadas em vários Estados e 2.184 frotas próprias, chama a atenção. “Esse é um negócio que tem uma trajetória impressionante. Que a Transportes Bertolini seja exemplo para todos nós de que o empreendedorismo não encontra limites, não encontra barreiras”, continuou.

Mesmo sem estar presente no evento por conta de compromissos já assumidos, Irani enviou uma mensagem por vídeo para agradecer o prêmio. “Sempre digo que o maior patrimônio que eu consegui na vida foi o respeito das pessoas, o conceito de nossos clientes, porque isso não se compra, se conquista com muito trabalho”, disse.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, destacou a capacidade empreendedora de Irani Bertolini por transformar a vida das pessoas. “É uma empresa que gera grande riqueza para toda a sociedade, na forma de impostos, é uma grande honra para Bento Gonçalves”, disse, destacando também a importância da imprensa profissional. “É uma voz forte que tem o papel de ser o fiscalizador da opinião pública”, falou.

A importância da comunicação ao empreender

Três painelistas levaram o tema empreendedorismo para o debate promovido pela ARI Serra Gaúcha, a partir da ótica da importância da comunicação no ato de empreender. O debate reuniu o jornalista e apresentador do RBS Notícias, Elói Zorzetto, a presidente da ARI Serra Gaúcha, Vania Marta Espeiorin, e a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

Em sua participação no painel, Zorzetto falou sobre os desafios de fazer jornalismo e das mudanças pelas quais a comunicação tem passado. Agradecido pelo troféu recebido na categoria Nacional/Estadual da ARI Serra Gaúcha, o âncora do RBS Notícias se disse emocionado pela distinção. “É um dos prêmios mais especiais que recebi, porque tenho muito apreço por essa região e orgulho de minhas origens”, disse o jornalista, nascido no interior de Veranópolis. Ele também destacou como a educação tem a contribuir com o empreendedorismo. “Empreende quem educa e quem se educa, porque educação é a base, é o fundamento. Quem investe em educação, com certeza está vivendo um empreendimento cada vez melhor no seu futuro e no futuro da sociedade”, comentou.

Homenagens nos 20 anos da ARI Serra Gaúcha

A noite de reconhecimentos no CIC-BG também rendeu homenagens a diversos profissionais da comunicação com atuação no Estado e na região. A entrega do Troféu ARI Serra Gaúcha destacou nove jornalistas, publicitários e relações-públicas, demarcando a abertura de outra comemoração: os 20 anos de atividade da entidade de comunicação na região.

Além de Zorzetto, outros profissionais, muitos com atuação em Bento Gonçalves, receberam a distinção. Fabiano Mazzotti recebeu no quesito Imagem; Gerson Luis Lenhard na área de Radiojornalismo; e Viviane Somacal e Vania de Moura foram agraciadas em Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, respectivamente, enquanto Itacyr Giacomello recebeu o troféu pela Contribuição à Comunicação. Nascida em Nova Prata, mas com maior atuação em Caxias do Sul, Rosilene Pozza ganhou a homenagem na categoria Jornalismo Impresso e Digital. Completando a lista de condecorados estão Oli Paz, em Audiovisual; e Elisa Postal, em Publicidade e Propaganda e Marketing.

 

Fotos:

Paulo César Bertolini representando o pai, Irani Bertolini, no recebimento do Troféu Dom Empreendedor, entregue pela presidente do CIC-BG, Marijane Paese

Profissionais outorgados com o Troféu ARI Serra Gaúcha

Crédito: Augusto Tomasi

22 de novembro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Profissionais-outorgados-com-o-Trofeu-ARI-Serra-Gaucha.jpg 527 850 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-11-22 15:51:252022-11-22 15:51:50CIC-BG presta reconhecimento à importância do empreendedorismo
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, DESTAQUES DO DIA, ECONOMIA

Aberto financiamento para agroindústrias de queijo artesanal serrano

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está com edital aberto para financiamento de agroindústrias que produzem queijo artesanal serrano, através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais ( FEAPER), no valor limite de até R$ 15.000,00 por beneficiário. Essa linha de crédito se destina à pessoa física, possui bônus adimplência de 80% sobre o valor financiado, com prazo de carência de até três anos e amortização em até cinco anos para o contrato.

Podem aderir agricultores e pecuaristas familiares, proprietários das 50 agroindústrias distribuídas nos municípios de Bom Jesus, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Jaquirana, Muitos Capões e São Francisco de Paula, na região dos Campos de Cima da Serra, que obrigatoriamente estejam participando do Convênio Federal de qualificação da cadeia produtiva visando a melhoria da qualidade do queijo artesanal (Convênio Queijo Serrano) e estejam cadastrados no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).

Os interessados devem procurar a Emater/RS-Ascar do seu município para manifestarem o interesse. A empresa tem até 01/12 para encaminhar para a Seapdr a Ata do Conselho Municipal contendo a informação dos nomes e CPF dos produtores e respectivos nomes das agroindústrias, aprovados no Conselho Municipal de Agricultura/Desenvolvimento Rural, para serem beneficiários do Projeto.

“O objetivo deste financiamento é promover a melhoria da atividade produtiva, do manejo, das instalações, da agroindústria e da estruturação das propriedades com microqueijarias de produção de queijo serrano participantes do Convênio Queijo Serrano”, destaca Jonas Wesz, chefe de Divisão de Sistemas Produtivos da Secretaria da Agricultura.

O queijo artesanal serrano é o primeiro queijo brasileiro a obter uma Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem (DO). A certificação é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e engloba 16 municípios gaúchos e 18 catarinenses.

Mais informações pelo telefone (51) 3218-3361 ou pelo e-mail sistemas-produtivos@agricultura.rs.gov.br

 

Imagem: Fernando Dias/Seapdr

22 de novembro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Queijo-artesanal.jpg 586 945 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-11-22 15:35:252022-11-22 15:35:25Aberto financiamento para agroindústrias de queijo artesanal serrano
DESTAQUES DO DIA, ECONOMIA

Carrinho Agas 2022 presta homenagem a 41 empresas e personalidades

Após processo seletivo que contou com a participação das 250 maiores empresas supermercadistas do Estado, a Associação Gaúcha de Supermercados entregará o tradicional prêmio Carrinho Agas 2022 a 41 empresas e personalidades escolhidas como aquelas que mais se destacaram em suas atividades ao longo deste ano. A apuração dos ganhadores levou em conta critérios como share de mercado, capacidade de inovação, cumprimento de prazos de entrega e relacionamento com os varejistas, e avaliou desde pequenas empresas regionais a multinacionais de diferentes segmentos. A solenidade de entrega dos prêmios aos melhores fornecedores do ano ocorrerá na próxima segunda-feira (28), às 19 horas, em evento que reunirá cerca de 900 convidados no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Criado em 1984 e realizado anualmente, o Carrinho Agas chegará à sua 39ª edição neste ano. Entre as empresas que serão distinguidas, a maioria mais uma vez é gaúcha – 67,5% são oriundas do RS, percentual semelhante ao do ano passado. O presidente da Associação, Antônio Cesa Longo, destaca que a busca do setor por parcerias mais sólidas junto aos fornecedores possibilita que pequenas empresas atualmente concorram em pé de igualdade com grandes grupos de fornecedores. “Em 2022, os supermercados buscaram acima de tudo oportunizar melhores condições de custo-benefício aos clientes, que estiveram com seu poder de compra reduzido. Isto abriu portas para que empresas locais oferecessem novos produtos e um relacionamento mais próximo com o varejista, que precisa de agilidade e autonomia na tomada de decisões”, reflete. Segundo Longo, o mercado concorrido faz com que o supermercadista faça mudanças mais frequentemente nos pontos de venda. “As lojas são cada vez mais organismos vivos, que precisam desta maleabilidade do gestor para criar fatos novos para o consumidor diariamente”, explica o dirigente.

Entre os agraciados de 2022, destacam-se a Nestlé, maior vencedora da história do Carrinho, neste ano escolhida o Melhor fornecedor de Cafés e Matinais, chegando a 37 troféus, e a Marquespan, de Gravataí, única estreante entre os agraciados, que é vencedora na disputada categoria de Melhor fornecedor de Pães e Salgados Congelados. Três empresas estão recebendo o prêmio pela segunda vez em sua história: a Jasmine, Melhor fornecedor de Produtos Naturais; a Docile, que após três anos volta a faturar o prêmio de Melhor fornecedor de Balas e Doces; e a Dipam Gaúcha, Distribuidora do Ano, que após um hiato de 27 anos e volta a receber o Carrinho Agas nesta edição. Além da Nestlé, a lista dos três maiores vencedores de todos os tempos é formada ainda pela Coca-Cola (34 prêmios) e pela gaúcha Girando Sol (29 prêmios) – ambas também vencedoras em 2022.

Produtos em destaque – Um dos prêmios mais cobiçados do evento é o Lançamento do Ano, que destaca o produto apresentado ao mercado em 2022 que mais caiu nas graças de supermercadistas e consumidores. Nesta edição, o troféu vai para o refrigerante Fruki Bergamota, da Bebidas Fruki, que destaca um sabor tipicamente gaúcho. “É o reconhecimento do setor à capacidade de inovação desta empresa, que alia tradição e novidade neste produto”, destaca Longo. Outra categoria disputada é a de Produto do Ano, que dá ênfase a um item que já está consolidado nas gôndolas e que vem se destacando junto aos consumidores. Em 2022, o Produto do Ano é a mistura para panqueca Oats Up, da gaúcha Naturale, de Lagoa Vermelha. “Notamos uma crescente preocupação dos consumidores com sua saúde, e esta marca gaúcha vem trazendo um mix de produtos que agrega valor ao setor e garante uma alimentação balanceada aos consumidores. É uma linha de itens totalmente em consonância com os anseios dos clientes”, elogia Longo.

Posse Agas Jovem – A Associação vai aproveitar a presença de fornecedores, supermercadistas, autoridades e imprensa para empossar, durante o Carrinho Agas 2022, a nova diretoria do Agas Jovem, departamento da entidade que congrega novas lideranças de 16 a 39 anos. Criado em 2003, o Agas Jovem congrega mais de 220 membros, e realiza ações periódicas com vistas à capacitação e desenvolvimento destes jovens. “É um formato modelar para todo o Brasil, que já levamos a outras associações estaduais para desenvolver. Além de novos gestores para as empresas do setor, este grupo desperta o espírito associativista, garantindo a continuidade do trabalho desenvolvido pela Agas para as próximas gerações”, elogia Longo. A nova diretoria do Agas Jovem, que comandará o biênio 2023-24, é capitaneada por duas mulheres: a supermercadista Roberta Barreto, dos Supermercados Codebal, de Eldorado do Sul, será a presidente, enquanto Júlia Zaleski Fleck, do Centro de Compras Zaleski, de Horizontina, será a vice. “São jovens lideranças femininas que representam o papel fundamental da mulher na condução do nosso setor”, afirma Longo.

Setor prepara o fim de ano

 Além do Carrinho Agas 2022, o setor supermercadista gaúcho já está preparado para as festas de fim de ano, que tradicionalmente registram o melhor período de vendas para o segmento. Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a atmosfera positiva oportunizada pela Copa do Mundo e as recentes deflações em alguns alimentos básicos para a população devem garantir um fim de ano positivo para o setor. Assim, as vendas de Natal e Ano-Novo deverão registrar crescimento nominal na casa dos 9% em relação às festas de 2021, o que, na prática, deverá resultar em um crescimento real de cerca de 4,3%. “O fim das eleições, a Copa do Mundo e a vontade de confraternizar com amigos e família, realizando festas que estiveram represadas em virtude da pandemia nos últimos anos, criam um cenário favorável neste momento ainda lento de retomada”, destaca.

Os itens mais procurados no período deverão ser os espumantes, com mais de 5 milhões de garrafas vendidas pelo setor em dezembro; os panetones, com pelo menos 4 milhões de unidades comercializadas; as aves natalinas, como peru e chester, com 900 mil aves vendidas; e as caixas de bombom, tradicionalmente adquiridas para presentear, com 4 milhões de unidades a serem comercializadas para o período festivo. O setor supermercadista gaúcho também deverá gerar pelo menos quatro mil empregos temporários para o período de Natal, Ano-Novo e veraneio – e cerca de 40% desses contratos temporários deverão ser efetivados.

Campeões do Carrinho Agas 2022

 

  CATEGORIA GANHADOR
1 Melhor Fornecedor de Queijos Cooperativa Santa Clara
2 Melhor Fornecedor de Frios Fatiados BRF
3 Melhor Fornecedor de Iogurtes Lactalis
4 Melhor Fornecedor de Biscoitos Orquídea
5 Melhor Fornecedor de Massas Isabela
6 Melhor Fornecedor de Mercearia Commodities Blue Ville
7 Melhor Fornecedor de Pães Industrializados Bauducco
8 Melhor Fornecedor Pães Congelados Marquespan
9 Melhor Fornecedor de Produtos Naturais Jasmine
10 Melhor Fornecedor de Produtos Sem Lactose Piracanjuba
11 Melhor Fornecedor de Cafés e Matinais Nestlé
12 Melhor Fornecedor de Balas e Doces Docile
13 Melhor Fornecedor de Chocolates Neugebauer
14 Melhor Fornecedor de Conservas Conservas Oderich
15 Melhor Fornecedor de Barras de Cereais Ritter
16 Melhor Fornecedor de Sucos em Pó Tang
17 Melhor Fornecedor de Sucos Prontos Suvalan
18 Melhor Fornecedor de Refrigerantes Coca-Cola Femsa Brasil
19 Melhor Fornecedor de Leites Cooperativa Languiru
20 Melhor Fornecedor de Água Mineral Água da Pedra
21 Melhor Fornecedor de Cervejas Ambev
22 Melhor Fornecedor de Espumantes Cooperativa Vinícola Garibaldi
23 Melhor Fornecedor de Vinhos Cooperativa Vinícola Aurora
24 Melhor Fornecedor de Energéticos Baly
25 Melhor Fornecedor de Higiene e Beleza Unilever
26 Melhor Fornecedor de Fraldas P&G
27 Melhor Fornecedor de Produtos de Limpeza Girando sol
28 Melhor Fornecedor de Papéis Sepac
29 Melhor Fornecedor de Bazar Tramontina
30 Melhor Fornecedor de FLV Silvestrin
31 Melhor Fornecedor de Rações Pet Supra
32 Melhor Fornecedor de Carnes Best Beef
33 Melhor Fornecedor de Frangos Ave Serra
34 Melhor Fornecedor de Equipamentos Eletrofrio
35 Melhor Fornecedor de Serviços e Tecnologia Open Solution
36 Distribuidor do Ano Dipam Gaúcha
37 Lançamento de Produto do Ano Fruki Bergamota
38 Produto do Ano Mistura para Panqueca Oats Up Naturale
39 Gerente de Vendas do Ano Clovis Gusso – Tramontina
40 Empresário do Ano Celso Rigo
41 Personalidade Pública do Ano Lauro Quadros

 

Serviço:

Carrinho Agas 2022

Data: 28 de novembro (segunda-feira)

Hora: 19h

Local: Grêmio Náutico União (R. João Obino, 300), em Porto Alegre

22 de novembro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/11/image001-3.png 352 567 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-11-22 15:30:512022-11-22 15:30:51Carrinho Agas 2022 presta homenagem a 41 empresas e personalidades
DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO

Venda de espumantes da Aurora deve ter incremento de 17% no fim de ano

Vinícola Aurora registra crescimento de 11,32% em relação ao ano passado e projeta comercializar 100 mil caixas da bebida apenas nos meses de novembro e dezembro

 

O brasileiro vem descobrindo que não é preciso estar num evento ou alguma ocasião especial para abrir um espumante. Mesmo assim, é no final do ano, e com a chegada dos dias mais quentes, que a comercialização da bebida aumenta de forma significativa. Essa tendência corrobora a projeção da Vinícola Aurora de um incremento de 17% nas vendas apenas nos meses de novembro e dezembro frente ao mesmo período do ano anterior, com a comercialização de 100 mil caixas da bebida (450 mil litros).

A previsão otimista também é amparada pelos dados já registrados em 2022. De janeiro a outubro, a empresa vendeu 4,1 milhões de litros de espumantes. O crescimento em relação ao ano passado é de 11,32%. Quando comparado à 2020, o salto é ainda maior, de 37,12%, o que pode ser explicado pelas restrições provocadas pela pandemia.

“Temos percebido uma redução lenta, mas gradual da sazonalidade que sempre foi uma característica muito comum para a categoria de espumantes. Entretanto, não podemos negar que o grande volume de vendas ainda ocorre neste período, com a proximidade do verão, das festas de final de ano e aumento dos momentos de confraternização. O que podemos destacar é que neste ano registramos um aumento de mais de 70% nos primeiros 10 meses no ano na comparação com 2019, o que demonstra algumas mudanças de comportamento do consumidor, que passou a enxergar no espumante uma bebida para diversas situações”, opina o diretor superintendente da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna.

E essa tendência também tem sido observada pelo próprio mercado, já que dados da Ideal Consulting mostram que a comercialização de espumantes brasileiros aumentou 12% de janeiro a agosto deste ano em relação aos primeiros oito meses de 2021.

Para Ficagna, tanto os números setoriais como os da Vinícola Aurora comprovam que o público está aderindo às borbulhas para os brindes, que estão mais frequentes após o período crítico das restrições sanitárias. Neste ano, por exemplo, somente as vendas do Moscatel cresceram 18% no mesmo período.

“O Moscatel é o produto mais premiados da Aurora e também tem um papel importantíssimo de abrir as portas dos consumidores para o mundo do vinho e de outros espumantes. O nosso portfólio atende desde o público que tem preferência por uma bebida leve, refrescante e de paladar adocicado, até aquele que prefere os tipos Brut, Extra Brut e Nature”.

O dirigente se refere à diversidade de itens que atendem aos mais variados gostos e estilos, desde a linha Aurora, com sete rótulos, e com preços na faixa de R$ 40, até os da linha Procedências, com três produtos que valorizam a origem das uvas e os associados das diferentes áreas de produção da cooperativa e que são vendidos pelo preço médio de R$ 60.  Nas linhas premium e super premium, a empresa disponibiliza os espumantes Aurora Pinto Bandeira Extra Brut e o Gioia Sur Lie Nature, ambos com Indicação de Procedência (IP) de Pinto Bandeira.

Recentemente a Aurora também lançou o espumante Prosecco Saint Germain (preço médio de R$ 20), uma linha mais acessível entre os produtos da vinícola, com o objetivo de democratizar o acesso às borbulhas aos mais variados perfis de consumidores.

 

Legenda: O Aurora Moscatel é o produto mais premiado da empresa e crescimento nas vendas chega a 18% no ano
Crédito: Eduardo Benini

22 de novembro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Aurora-Moscatel-2-Credito-Eduardo-Benini.jpg 587 945 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-11-22 15:16:502022-11-22 15:17:09Venda de espumantes da Aurora deve ter incremento de 17% no fim de ano
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, DESTAQUES DO DIA, ECONOMIA

Inauguração de agroindústrias familiares em Monte Belo do Sul

Três agroindústrias familiares, sendo duas vinícolas e uma de cogumelos e alho negro, foram inauguradas na quinta-feira (17 de novembro), no interior do município de Monte Belo do Sul. Elas receberam o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Governo do Estado (Peaf).

A família Faccin cultivava e vendia uvas para outras vinícolas, até iniciar a produção de vinhos, que se tornou a principal fonte de renda da família, aumentando a rentabilidade. Bruno Faccin relata que a vinícola foi legalizada em 2017, com CPF, e já em 2018 passou para o Simples Nacional, para poder vender para todo o país. A família, que hoje já está indo para a sétima safra de produção, produz em média 10 mil garrafas de vinhos e espumantes naturais por ano.

Outra vinícola inaugurada, a Mendonça, produz cinco mil garrafas de vinhos e espumantes por ano e também optou pelo Simples Nacional para poder expandir o mercado. “É muito gratificante chegar no momento de inaugurar a empresa”, revela o proprietário, Eduardo Mendonça. Para ele, a legalização possibilita trabalhar de portas abertas, e a tendência é de crescimento do vinho natural no mercado nacional. “É uma conquista muito grande devido à liberdade de poder comercializar os nossos produtos para o Brasil e o mundo”, afirma.

Já a agroindústria De Costa cogumelos e alho negro apresenta para o mercado produtos diferenciados. “Hoje estamos atendendo uma grande parte da área gastronômica da Serra e agora vamos alçar novos voos. É um novo ciclo porque agora nós estamos implementando no mercado também produtos como caponata, geleia, apresentando para o público um produto de grande qualidade e diversificado”, diz o proprietário Felipe de Costa.

Para o extensionista da Emater/RS-Ascar de Monte de Belo do Sul, João Becker, a inauguração das agroindústrias é o momento de coroar o empreendedorismo dos produtores na legalização das atividades produtivas no sentido de agregação de valor, participação e promoção do turismo local e regional, oferecendo produtos de qualidade, assim como outros diferenciados aos consumidores. “Da mesma forma, é uma satisfação muito grande para a Emater, que é executora do Peaf, que é um programa permanente da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e demais entidades e parceiros empenhados em fazer acontecer”. Becker lembra ainda que a legalização de vinícolas coloniais e outras agroindústrias tem contribuído muito na sucessão familiar, assim como no retorno de jovens para a propriedade rural.

Estiveram presentes o prefeito Adenir Dallé, o vice Jorge Benvenutti, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Gilberto Bonatto, representantes do Ministério da Agricultura, da Seapdr, do Instituto Farroupilha, da Vigilância Sanitária, autoridades municipais, entidades ligadas ao setor agrícola, familiares dos contemplados e convidados.

 

Inauguração vinícola Faccin em Monte Belo do Sul

Crédito: Marlove Perin

21 de novembro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Inauguracao-vinicola-Faccin-Monte-Belo-do-Sul-17.11.22.jpg 528 850 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-11-21 16:52:072022-11-21 16:52:07Inauguração de agroindústrias familiares em Monte Belo do Sul
DESTAQUES DO DIA, ECONOMIA

Grupo Bertolini lança marca Save Space

Produzidos em Bento Gonçalves, móveis da marca Save Space aliam praticidade, tecnologia, design e adaptação dinâmica dos ambientes

 

Uma das tendências de 2022 para morar, motivada pelos dois anos de pandemia que trouxeram o trabalho remoto e a valorização dos ambientes internos como impacto no comportamento: une espaços agradáveis e práticos ao aproveitamento de cada metro quadrado disponível: os móveis multifuncionais. Afinal, o chamado “novo normal” trouxe reflexos que vão perdurar e que vão muito além da redução dos espaços internos das moradias dos 100m² dos Boomers aos 40m² dos Millenials.

Mobílias versáteis, com funcionabilidade para conjugar o dia a dia em família ao teletrabalho, dos usos diversos à integração de atividades, estão cada vez mais presentes em projetos de apartamentos compactos. Sabe aquele guarda-roupa que vira mesa de jantar ou office? Para quem procura praticidade somada a várias finalidades, os móveis multifuncionais chegam como solução. O espaço para morar deve oferecer um mix de  atividades, como habitar, dormir, alimentar, relaxar, produzir, higienizar, estocar e
relacionar. É uma escolha de estilo de vida.

O aproveitamento de espaços e metros quadrados é motivado pelo estilo de vida das novas gerações, que priorizam a localização geográfica em detrimento do espaço físico, ou seja, áreas privativas pequenas, porém organizadas e funcionais, em contraponto às áreas compartilhadas, que envolvem ambientes coletivos como lavanderia, sala de ferramentas, academia e salas de reunião. São clientes que optam por um ambiente com a praticidade de contar com mais de uma funcionalidade. Neste cenário, a Save Space atende as necessidades, por exemplo, de um pai solteiro que mora em um apartamento de dois quartos, mas utiliza um dos quartos como escritório nos dias úteis para o trabalho remoto e como quarto para o filho nos finais de semana.

Assinada pelo designer Gustavo Bertolini, a Save Space oferece múltiplas utilidades conjugando tecnologia, design e adaptação dos ambientes diante da redução da metragem quadrada dos imóveis casada à preferência pela localização privilegiada, identificada no mercado imobiliário: “Oferecemos soluções que contribuam para multiplicar o espaço, valorizando cada metro quadrado ao oferecer móveis que permitam alternância de uso do mesmo metro quadrado”, explica. Neste contexto, a Save Space entrega ao consumidor a sensação de ganhar um cômodo a mais – One More Room, com a mesma metragem quadrada. Focada em consumidores que escolhem ambientes versáteis, os móveis com mais de uma função tem como diferencial competitivo o aproveitamento inteligente de espaços com uma nova solução. A ideia, já difundida no exterior está chegando ao Brasil para oferecer múltiplas utilidades, tecnologia, design e adaptação dinâmica dos ambientes centradas em atender as necessidades individuais.

Impulsionada pela demanda do mercado imobiliário de projetos cada vez menores, a Save Space – fabricante nacional de móveis funcionais e compactos – foi desenvolvida para levar transformação aos espaços da casa por meio de móveis inteligentes e dinâmicos que podem ser utilizados em diversos tipos de ambientes. Esse foi o ponto de partida para a criação da marca, a mais nova marca do Grupo Bertolini: “Estamos fazendo um investimento inicial de R$ 1,5 milhão ao apostar em uma perspectiva de crescimento de 1000% para 2023, possibilitada pela ampliação de portfólio para 12 produtos em um prazo de um ano a partir do lançamento oficial”, afirma o CTO do Grupo Bertolini, Jeferson Bertolini.

Fabricados em MDF e MDP, uma matéria-prima ecologicamente correta fabricada a partir de árvores provindas de reflorestamento, os produtos Save Space contam com selo de Manejo Florestal Responsável (FSC) e estão disponíveis em branco, freijó e pecan. A mesa retráctil Brixton oferece como diferenciais uma prateleira interna, caixa com tomadas, uma mesa com sistema pivotante, que pode ser utilizada para trabalho e/ou refeição e gavetas espaçosas com corrediça invisível.

Na categoria de móveis que aliam conforto tanto para a hora do sono quanto das refeições, ou ainda para os momentos de home office, a Forman e a Hyde contemplam as duas situações. A Forman é uma mesa combinada com cama de casal vertical, incluindo mesa com trava, cabeceira interna, sistema de cama retrátil importado, cinta elástica para prender colchão e mesa para trabalho e estudo com tomadas. Já a Hyde reúne mesa e cama horizontal, envolvendo mesa com trava, cinta elástica para prender colchão, sistema de cama retrátil importado e mesa para trabalho e estudo com tomadas.

Para um ambiente multifuncional que combine trabalho e lazer, a Save Space oferece a Soho, que é uma mesa que ao mesmo tempo funciona como sofá horizontal, possibilitando a utilização da mesa com trava e tomadas para trabalho e estudo à tecnologia retrátil importada da cinta elástica do assento. Atualmente, a marca Save Space conta com e-commerce próprio e oferece aos consumidores cinco produtos comercializados isoladamente.

 

Time de marketing da Bertolini inaugurou em Porto Alegre a nova marca do Grupo – Save Space

Crédito: Cassius Souza

 

 

21 de novembro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Time-de-marketing-da-Bertolini-inaugurou-em-Porto-Alegre-a-nova-marca-do-Grupo-Save-Space-Creditos-Cassius-Souza.jpg 586 945 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2022-11-21 16:45:462022-11-21 16:45:46Grupo Bertolini lança marca Save Space
Cultura e Entretenimento, DESTAQUES DO DIA, EVENTOS

Viene Vivere La Vita Festival comemora os bons momentos

Vinhos, espumantes, sucos, artesanatos e pratos típicos, além de vários espetáculos musicais e de dança, fizeram parte da programação da quarta edição do encontro que ocorreu em Monte Belo do Sul

 

A 4ª edição do Viene Vivere La Vita Festival consagrou Monte Belo de Sul como ponto de encontro para quem deseja apreciar alguns dos melhores elementos que a vida tem a oferecer. A estimativa é de que 10 mil pessoas tenham prestigiado as atrações. Durante a programação que ocorreu no final de semana (19 e 20 de novembro), houve quem aproveitou a proposta para se deliciar com a gastronomia oferecida pelos expositores. Teve quem preferiu reunir a família e os amigos em um encontro informal, regado com vinhos e espumantes locais. Outros, optaram por renovar o estoque de produtos artesanais, fazendo boas compras de produtos típicos. E, claro, quem faz um pouco de tudo isso ao mesmo tempo.

O casal Renato e Priscila Dalagnol, de Garibaldi, esteve pela primeira vez na Praça Padre José Ferlin, com a filha Maria Júlia, de cinco anos, e aprovou a experiência. “É uma proposta bem interessante porque valoriza os pequenos produtores, e aqui a gente pode encontrar de tudo que é feito no meio rural, quase de forma artesanal”, comentou Renato.

O formato do evento conquista, também, visitantes recorrentes, como José Carlos Ribeiro, de Carlos Barbosa. “Isso aqui é maravilhoso, não perco uma edição do festival. A gente pode conversar com todo mundo e fazer novas amizades. É uma festa que tem tudo que a colonização italiana trouxe para a Serra, sem o sufoco, a aglomeração e a loucura dos grandes eventos”, comentou.

Participantes de outras microrregiões endossam esse importante aspecto do Viene Vivere La Vita. “O festival mostra muito da cultura local, e isso precisa ser valorizado”, completou Marcos Oliveira, que veio de São Leopoldo para prestigiar a programação. “Somos apaixonados por bons vinhos, então optamos pela região, e especialmente Monte Belo, onde já estivemos em outras oportunidades, pelas paisagens, natureza, e pela receptividade do povo italiano do interior”, disse Cristiane Backes, de Ivoti.

Assertividade da proposta

O enfoque de valorização da identidade local é, justamente, um dos principais propósito do Viene Vivere La Vita. “O projeto tem sido desde sua primeira edição e ficamos muito satisfeitos com a valorização dos pequenos empreendedores”, enfatizou o vice-prefeito, Jorge Benvenutti.

A comprovação vem, também, pelos números: na primeira edição, em 2018, o festival teve a adesão de 21 expositores. Nesta, o número foi recorde, com 35 negócios participantes. “São empreendedores rurais, familiares, todos do município, que vieram mostrar e comercializar seu trabalho, inclusive alguns estão aqui pela primeira vez”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Álvaro Manzoni, idealizado do Viene Vivere La Vita Festival.

O movimento encontra respaldo na gestão do atual prefeito, Adenir José Dallé. No início da administração, eram apenas 7 os pequenos empreendedores familiares cadastrados na Prefeitura. Hoje são mais de 50.

Negócios para os expositores

Os 35 expositores que receberam os visitantes do Viene Vivere La Vita Festival aproveitaram dois dias de intensas oportunidades de negócios. Estreante da edição, a Vinum Terra – Vinhos Naturais, de Linha Alcântara, apresentou seus vinhos orgânicos e biodinâmicos, bem como sucos naturais. “Percebemos boa aceitação. As pessoas que querem cuidar do seu ‘eu’ são as que mais compram. Elas sabem que o que fazemos não tem componentes químicos e é um produto que ajuda na saúde”, disse Edgar Giordani, proprietário da vinícola familiar.

Na banca da Casa Angelo Fantin o sucesso foi o pão de vinho recheado com uvas passa, com mais de mil unidades comercializadas. “Esse produto, o pão com vinho, une um alimento que faz parte da tradição com a atividade vinícola, vocação dos italianos desde que chegaram à região”, conta a proprietária do empreendimento, Jéssica Fantin. Os pães tradicionais e os vinhos produzidos na cantina familiar também renderam bons negócios.

Participante desde a primeira edição do Festival, a Vinícola Faé, comercializou sua linha de vinhos finos e espumantes. “Sempre vendemos bem. O Viene Vivere La Vita Festival é uma ótima oportunidade para os pequenos agricultores mostrarem o que produzem e reforçarem o caixa de seus negócios”, conta o sócio-gerente, Roque Faé.

Crédito: Augusto Tomasi

21 de novembro de 2022/0 Comentários/por Kátia Bortolini
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