Ney Matogrosso, BaianaSystem, Alcione, Nando Reis, Mano Brown, Silva, Armandinho, Fresno, Os Garotin, Ultramen, Cachorro Grande e Dingo estão confirmados para o reencontro do evento com os gaúchos, após quase dois anos de espera
O Anfiteatro Pôr do Sol recebe neste sábado e domingo, dias 25 e 26 de outubro, a segunda edição do festival Turá em Porto Alegre. Apresentado pelo Banco do Brasil, com realização da T4F e da Maia Entretenimento, o evento celebrará a cultura, a pluralidade e a essência brasileira em mais um fim de semana repleto de música, gastronomia e arte. Em sua volta à capital gaúcha, o festival contará com mais de 20 atrações, abrigando desde os mais tradicionais aos mais atuais nomes da música brasileira em um line-up 100% nacional.
Em ambas as datas, os portões serão abertos às 12h30 e os shows terão início às 13h35. No sábado, o público poderá se reencontrar com o BaianaSystem depois de sete anos da primeira e única apresentação do grupo na capital gaúcha, conferir de perto o encerramento da turnê que celebra os 50 anos de carreira de Alcione, curtir o alto-astral inconfundível e dançante de Armandinho, a Fresno com a turnê Eu Nunca Fui Embora, todo o groove e swing do trio Os Garotin, a banda Ultramen com suas faixas icônicas que fundem black music, reggae, samba rock e rap, além do bloco de Carnaval Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só. Nos intervalos entre os shows, DJs representantes de algumas das festas mais tradicionais de Porto Alegre vão embalar o público: terá Espartano por Johnny 420, Cortex por Gilzerax, Tieta por Joelma Terto e Neue por JP Florence.
Já no domingo, o festival vai ter Ney Matogrosso com o show Bloco na Rua; Nando Reis resgatando os grandes hits das suas quatro décadas de estrada, com participação de seu filho Sebastião Reis; Mano Brown relembrando sucessos dos Racionais MC’s e da sua carreira solo; Silva entoando canções de amor do seu mais recente álbum Encantado; a Cachorro Grande com sua formação clássica em turnê comemorativa de 25 anos; a Dingo resgatando hits e apresentando os lançamentos da nova fase da banda; e o Bloco Turucutá comandando a folia. Entre uma apresentação e outra, ainda será possível aproveitar a discotecagem das festas Beco por Schutz & Akeem, BoomRap por Milkshake, Cadê Tereza? por Nanni Rios e Blow Up por Claus Pupp & Mely Paredes.
“A alma do Turá é justamente essa mistura. Em dois dias, a gente tenta representar ao máximo a riqueza da música brasileira. E o legal do festival é isso: você vai ver aquele artista que ama, mas também vai se encantar com algum artista que talvez nunca tenha escutado. Quem vem para o Turá entende que é um espaço de descoberta, troca e conexão com a nossa cultura”, observa Maitê Quartucci, head de shows nacionais da T4F.
Essa será a segunda vez em que o projeto será realizado na capital, marcando o reencontro aguardado do festival com o público gaúcho, após quase dois anos de espera. O evento estreou na cidade em novembro de 2023, reunindo mais de 20 mil pessoas em dois dias de muita abertura, cultura, mistura e releitura, os quatro pilares que definem o Turá. O retorno estava previsto para maio de 2024, mas teve que ser adiado por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul naquele mesmo mês.
“Acompanhamos de perto a catástrofe climática e, desde então, estamos ansiosos para retornar à cidade, ressignificando esse reencontro e reunindo as pessoas e os artistas em Porto Alegre para viver grandes momentos de alegria, conexão e celebração”, comenta Francesca Alterio, CEO da T4F.
Como chegar e acessar
O acesso ao Anfiteatro Pôr do Sol será pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo ao Memorial Luiz Carlos Prestes. A avenida ficará fechada para trânsito de veículos civis, como já acontece tradicionalmente aos sábados e domingos, quando a rua é transformada em uma área de lazer.
Ingressos e bilheterias
As entradas para o evento estão à venda no site www.festivaltura.com.br/poa (com taxa de conveniência). Até esta sexta-feira, dia 24 de outubro, ainda é possível adquirir ingressos na bilheteria oficial (sem taxa de conveniência), que fica no Laboratório da Luz (Rua Regente, 377 – Petrópolis), com funcionamento das 9h às 18h. No sábado e no domingo, a bilheteria oficial será no Anfiteatro Pôr do Sol, com funcionamento das 12h às 22h.
Os ingressos estão no terceiro lote. Há opção de entradas avulsas, para cada um dos dias do festival, com preços a partir de R$ 240 (meia-entrada, no terceiro lote) ou passaporte, que dá acesso a ambas as datas, com preços a partir de R$ 456 (meia-entrada, no terceiro lote).
Em função de calamidade pública, todos os ingressos adquiridos para a edição adiada de 2024 continuam válidos para a edição de 2025, sem necessidade de atualização ou troca.
Gastronomia
Além das atrações musicais, o evento celebrará a diversidade brasileira com comidas típicas do país. As opções abrangem desde um menu especial do restaurante Tangamandápio até comidinhas tradicionais em festivais. Estarão por lá a Sorveteria 35 com cascão, milkshake, sundae e açaí; os clássicos hot dogs do Cachorro do Bigode, hambúrgueres assinados pelo De Rua e pelo Burger 35 e as pizzas da Ciao Slice Shop. Já o Tangamandápio levará opções como bolinho de peixe amazônico com aipim empanado na farinha panko e gergelim, croqueta de banana da terra e pernil de porco defumado, bao de franguinho crocante glaceado no caramelo de butiá, baião de dois, além de arroz caldoso de costela gaúcha.
Classificação etária
Para acessar o festival, jovens de 10 a 14 anos precisam estar acompanhados de seus responsáveis legais. A partir de 15 anos não é necessário acompanhante. Está vedada a entrada de menores de 10 anos.
Objetos permitidos na entrada do festival
Ingresso (único e exclusivo meio de acesso ao festival); documentos pessoais; óculos; barra de cereal; água mineral em copo plástico de 200 ml (três unidades por pessoa); capa de chuva; protetor labial; frutas cortadas e alimentos industrializados lacrados; chapéu ou boné, canga; e mochila ou bolsa pequena.
Objetos proibidos na entrada do festival
Garrafas, latas, bebidas, utensílios de armazenagem, embalagens rígidas com tampa, e copos térmicos; capacetes; cadeiras ou bancos; armas de fogo e armas brancas; objetos pontiagudos, cortantes e/ou perfurantes; correntes e cinturões; fogos de artifício; objetos de vidro; câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais ou com lente destacável; cartazes feitos com papelão grosso e/ou fixados a madeiras; canudos rígidos; animais exceto cães de assistência, identificados e acompanhados de pessoa com deficiência); bastão para tirar foto; drones ou similares; guarda-chuva; substâncias inflamáveis, corrosivas e ou tóxicas; cigarro eletrônico; revistas, jornais e livros.
Ponto de hidratação com água gratuita
Haverá um ponto de hidratação com água gratuita no Anfiteatro Pôr do Sol para o público se hidratar durante o festival Turá.
Acessibilidade
O festival contará com diversos recursos de acessibilidade, como um canal de atendimento via WhatsApp, com acesso por QR Code, além de bares acessíveis com cardápio em áudio, uma plataforma elevada, banheiro químico na área da plataforma PDC e fones de ouvido para pessoas com espectro autista. No telão dos shows, ainda haverá tradução em Libras. Os recursos oferecidos pelo festival são uma parceria com a All Dub, empresa especializada em acessibilidade para todos os públicos.
Livre de Assédio
Para que o público possa aproveitar livremente, o festival também firmou uma parceria com a Livre de Assédio, plataforma pioneira em operações de ações preventivas contra todo o tipo de discriminação – sexual, moral, racial ou outra. Na preparação para o evento, haverá a confecção de uma cartilha de tratamento humanizado, além de orientação, capacitação e treinamento das equipes envolvidas com a organização, atendimento e segurança dentro do parque. Além disso, estarão disponíveis, tanto para o público quanto para os prestadores de serviço, uma tenda de acolhimento e denúncias, assim como canais de atendimento que poderão ser acessados via WhatsApp escaneando o QR Code impresso nos cartazes espalhados por diversos pontos para orientar qualquer pessoa que precise de apoio.
Sustentabilidade
O Turá valoriza a inclusão e a diversidade, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade. O festival implementou a coleta de resíduos com ênfase na economia circular, trabalha para reduzir o consumo de recursos naturais, reutiliza cenografia e neutraliza carbono.
Proteção ambiental
Assim como na estreia, em 2023, o Turá mantém seu compromisso com a cidade e com o meio ambiente, trabalhando ao lado de instituições que atuam na preservação e conservação ambiental. O retorno do evento ao Anfiteatro Pôr do Sol conta com a orientação da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da SMAMUS – Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade – que aprovou toda a operação necessária para a realização do festival. O evento também conta com a contratação da empresa Ecoreal, especialista em conexões sustentáveis, composta por profissionais que atuam em áreas como engenharia ambiental, biologia e geologia.
Mais sobre o festival
O Turá surgiu em 2022 para trazer toda a pluralidade do que é o Brasil e o brasileiro em sua essência, celebrando tudo aquilo que ressoa, conecta e representa o nosso país. A estreia foi no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, com apresentações de grandes nomes da música nacional. Com a chegada em Porto Alegre, em 2023, o Turá entrou definitivamente para para o calendário dos principais festivais de música do país, confirmando também depois a expansão para Recife, em 2024.
Em 2025, o Turá Porto Alegre é apresentado pelo Banco do Brasil, tem realização da T4F e correalização da Maia Entretenimento, além de ter Ourocard Visa como meio de pagamento oficial, a Corona como cerveja oficial, o patrocínio da Chevrolet, o apoio de Hering, Schweppes e Flying Fish, o Elev Energy Drink como o energético oficial, a Billboard Brasil como parceira de conteúdo, e os parceiros de mídia Imobi, Eletromidia e UOL.
Sábado, 25 de outubro
13h35 – Ultramen
14h25 – Bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só
15h – Os Garotin
16h – Espartano por Johnny 420
16h35 – Armandinho
17h35 – Cortex por Gilzerax
18h10 – Fresno
19h10 – Tieta por Joelma Terto
19h45 – Alcione
20h45 – Neue por JP Florence
21h30 – BaianaSystem
Domingo, 26 de outubro
13h35 – Dingo
14h35 – Bloco Turucutá
15h10 – Cachorro Grande
16h10 – Beco por Schutz & Akeem
16h45 – Nando Reis
17h45 – BoomRap por Milkshake
18h20 – Mano Brown
19h25 – Blow Up por Claus Pupp & Mely Paredes
20h – Silva
21h10 – Cadê Tereza? por Nanni Rios
21h45 – Ney Matogrosso
Ingressos
Avulsos (para um dos dias de evento): a partir de R$ 240 (meia-entrada, terceiro lote)
Passaporte (para os dois dias de evento): a partir de R$ 456 (meia-entrada, terceiro lote)
Pontos de venda
Online (com taxa de conveniência): www.festivaltura.com.br/poa
Bilheteria oficial até dia 24 de outubro (sem taxa de conveniência): Laboratório da Luz (Rua Regente, 377 – Petrópolis – Porto Alegre/RS). Horário de funcionamento: das 9h às 18h
Bilheteria oficial somente nos dias 25 e 26 de outubro (sem taxa de conveniência): Anfiteatro Pôr do Sol (Av. Edvaldo Pereira Paiva). Horário de funcionamento: das 12h às 22h
Mais informações no site www.festivaltura.com.br e no Instagram @festivaltura.poa
Foto: Evento volta ao Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre
Crédito: Bah Creators
