Jornal Integração -
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Enocultura
    • MUNDO DO VINHO
    • EVENTOS
    • TURISMO
  • Negócios
    • ECONOMIA
      • ARTIGOS
      • AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
    • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
    • POLÍTICA
  • Interesses
    • EDUCAÇÃO
    • RELIGIÃO
    • PETS
    • ESPORTES
    • MODA E ESTILO
  • EDIÇÕES PASSADAS
  • Pesquisa
  • Menu Menu
DESTAQUES DO DIA

RGE revela 20 mitos e verdades sobre a utilização da energia e equipamentos elétricos

O homem percorreu um longo período de avanço tecnológico desde a descoberta do fogo, o primeiro avanço na geração de energia que trouxe um mundo de novas possibilidades, até chegar à energia elétrica. Com um pouco mais de cem anos da descoberta de sua utilidade, nasceram vários mitos sobre sua utilização. Há, por exemplo, quem acredite que eletricidade atrai raios, ou que Linhas de Alta Tensão provocam câncer, ou ainda, que colocar garrafas com água sobre o medidor pode ajudar a reduzir o valor da conta de energia.

Fato é que algumas histórias que circulam por aí são verdadeiras e devem ser levadas em consideração, como, por exemplo, evitar de guardar alimentos quentes na geladeira. Por outro lado, outros costumes não passam de fantasias. Mais do que desligar equipamentos para reduzir o consumo, é preciso saber usar a energia. “Ao desligar algum aparelho, o consumidor deixa de usufruir seus benefícios. O ideal é usar a energia elétrica com consciência, mantendo equipamentos ligados apenas no período de utilização, fugindo dos mitos”, afirma Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.

Pensando nisso, a RGE faz uma seleção de dúvidas e crenças populares, e esclarece o que é considerado mito ou verdade, sobre a energia elétrica:

  1. Colocar garrafas com água sobre o medidor reduz o consumo de energia?

    É um mito. Não há influência da garrafa de água sobre a corrente elétrica que circula no medidor de energia elétrica, e muito menos sobre o consumo do cliente. Além disso, a combinação água mais energia é sempre muito perigosa, evite esse risco.

  1. Guardar alimentos ainda quentes na geladeira aumenta o consumo?
    É 
    verdade. O consumo de energia elétrica da geladeira está diretamente ligado ao tempo que o seu motor estiver funcionando. O motor funciona mais quando precisa resfriar o conteúdo da geladeira. Portanto, o consumo será maior já que o alimento quente exigirá maior tempo de funcionamento do motor.

  1. Fios elétricos, telefônicos e cabos de antenas não podem dividir o mesmo condutor?
    É 
    verdade. A norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas não permite esse compartilhamento por motivos de segurança. Também haveria risco de interferência nos sinais de telefonia e da televisão.

  2. Aparelhos com tensão 220v gastam menos energia do que os de 110v?
    É um
     mito. Não há diferença significativa no consumo de energia entre um aparelho 220v e 110v. O que o cliente precisa é estar atento para não ligar um aparelho 110v em uma tomada 220v, ou vice-versa, pois isso prejudica o funcionamento e pode queimar o equipamento.

  1. Segurar o elevador com a porta aberta gasta mais energia?
    É um 
    mito. O consumo de energia do elevador está diretamente relacionado ao tempo que seu motor funciona. Portanto, o consumo está relacionado ao tempo que o elevador está em movimento. No entanto, segurar a porta do elevador aberta pode ser um risco de acidentes para as pessoas.

  2. Chamar o elevador mais de uma vez, seguidamente, consome mais energia?
    É um 
    mito. O botão que chama o elevador aciona um relé que se mantém acionado até o momento que o elevador chega ao andar da chamada. Portanto, apertar o botão mais de uma vez é inútil, e não aumenta o consumo, podendo ocasionar desgaste na botoeira do elevador.

  3. Elevador lotado gasta mais energia que um vazio?
    É 
    verdade. O consumo de energia do elevador está relacionado ao tempo que seu motor funciona e à força necessária para sua movimentação. Se o peso for maior, será maior a força que o motor terá que fazer. Sendo maior a força do motor, maior será a corrente elétrica. Portanto, maior será o consumo de energia. Por segurança também devemos respeitar o limite de pessoas indicado no elevador.

  4. O uso do dimmer reduz o consumo, mas as lâmpadas queimam mais rapidamente?
    É um 
    mito. Ou melhor, podem ser dois mitos. O dimmer controla a luminosidade da lâmpada por meio da tensão aplicada sobre ela. Quanto menor a tensão, menor será a corrente elétrica, resultando em menor luminosidade. Portanto, menor será o consumo da lâmpada e, assim, maior será a vida útil da lâmpada, que estará submetida a menor utilização. Por outro lado, existem dois tipos de dimmer. O dimmer mais antigo, à base de resistência elétrica, poderá não reduzir o consumo, pois parte do consumo será utilizada pelo próprio dimmer. Já o dimmer mais moderno, à base de um semicondutor (TRIAC), liga e desliga a lâmpada em frações de segundos, causando a redução da percepção de luminosidade e reduzindo o consumo da lâmpada. No entanto, neste caso, embora obtenha-se economia o mito passa a ser verdade, por exemplo: no caso das lâmpadas LED, o “liga-desliga” afeta o funcionamento do reator e diminui a durabilidade.

  5. Lâmpada incandescente e fluorescente e LED é tudo igual, gastam a mesma coisa?
    Pode ser mito ou verdade. As lâmpadas citadas têm consumo idêntico, desde que sejam da mesma potência. O que ocorre é que uma lâmpada 
    LED precisa de menos potência para manter a mesma luminosidade de outros tipos de lâmpadas e, portanto, torna-se mais econômica. A diferença está no nível de iluminação obtido, no tempo de vida da lâmpada e no custo do investimento necessário para a instalação. As incandescentes não são mais fabricadas no Brasil e as fluorescentes possuem substâncias tóxicas.

  6. Equipamentos em modo stand by gastam energia?
    É uma 
    verdade. O modo stand by de um equipamento indica que ele estará consumindo o mínimo possível de energia para mantê-lo em condições de acionamento rápido, porém o mínimo de cada equipamento, quando dispomos de vários equipamentos com essa função, pode gerar uma representatividade no consumo.

  7. Ferro de passar não consome muita energia?
    É um 
    mito. O ferro de passar é um equipamento que consome muita energia, pois precisa aquecer uma resistência. Utilize sempre que possível o ferro no modo seco; Ajuste a temperatura do ferro no seletor de forma a utilizá-lo sempre na menor temperatura exigida pelo tipo de tecido que se está passando; Nos ferros a vapor, quanto menor a quantidade de vapor aplicado, menor será o consumo.

  8. Secar roupas e panos na parte traseira da geladeira aumenta o consumo?
    É 
    verdade. O hábito de secar roupas na parte traseira da geladeira sobrecarrega o aparelho e aumenta o consumo. O ideal é manter a área livre para circulação de ar. Afastar a geladeira de fonte de calor, como exposição ao sol, fogões e fornos, também auxilia na redução do consumo.

  9. Limpar regularmente lâmpadas e luminárias reduz o consumo de energia?
    É um 
    mito. O consumo de energia está ligado diretamente à corrente que circula pela lâmpada. A limpeza da lâmpada não interfere no seu consumo, mas sim na melhora da luminosidade.

  10. Sensores de presença ajudam a economizar energia?
    É 
    verdade. Quando se utiliza o sensor de presença pode-se diminuir o uso de alguns equipamentos. Ex.: o sensor de presença para acionar uma lâmpada de área de pouca movimentação de pessoas (corredores), ou para acionar uma escada rolante.

  11. Vazamentos de água aumentam o gasto de uma moto-bomba?
    É 
    verdade. Se, por exemplo, uma moto-bomba é utilizada para encher um reservatório de água e este estiver com um vazamento, a bomba será acionada por um tempo maior, o que produzirá maior consumo de energia elétrica.

  12. Vários equipamentos ligados em uma mesma tomada (como “benjamim” ou “T”) aumentam o consumo?
    É um 
    mito. O consumo de energia nem aumenta e nem diminui pelo fato de ter equipamentos ligados no chamado “benjamim”. Porém, a segurança das instalações pode ser comprometida. Cada tomada é projetada para uma determinada corrente. O acúmulo de equipamentos na mesma tomada pode resultar em sobrecarga e provocar até mesmo um incêndio.

  13. Tomada quente é um perigo?
    É 
    verdade. Uma tomada quente merece atenção especial, já que além do desperdício de energia elétrica, também indica a possibilidade de incêndio. Todo ponto quente em um sistema elétrico requer atenção, pois além de representar um desperdício, pode apresentar um risco.

  14. Usar equipamentos elétricos durante tempestades atrai raios?
    É um 
    mito. Os raios são atraídos por outros motivos não vinculados à energia elétrica. Porém aconselha-se a desligar os equipamentos em tempestades para evitar que eles sejam afetados pela queda de uma descarga elétrica que porventura atinja o local.

  15. Linhas de alta tensão provocam câncer?

    É um mito. A Organização Mundial de Saúde (ONU) acompanha todas as pesquisas realizadas sobre efeitos de campos eletromagnéticos e recomenda os níveis admissíveis para seres humanos. As medidas realizadas de campos eletromagnéticos em linhas de alta tensão constatam que os índices reais estão muito abaixo dos valores recomendados.

  1. Pode ligar uma tomada de 10 amperes (mais fina) no bocal de 20 amperes (mais grosso?)
    É 
    verdade. Você pode ligar sim um aparelho de 10 amperes em uma tomada 20 amperes, porque qualquer aparelho que necessite de uma corrente menor que 20A pode ser ligado em uma tomada 20 amperes! Porém, você nunca deve ligar um aparelho de 20A em uma tomada 10 amperes. Tenha muita atenção ao instalar máquinas de lavar e secar roupas ou outros equipamentos que necessitem de tomadas específicas, garantindo sua segurança.

Imagem: Divulgação

20 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/RGEDivulgacao8.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-20 14:51:302021-12-20 14:51:30RGE revela 20 mitos e verdades sobre a utilização da energia e equipamentos elétricos
DESTAQUES DO DIA, GERAL

Bento+20 elege diretoria para 2022

Coube ao economista e consultor empresarial Adelgides Stefenon a missão de coordenar os trabalhos do Bento+20 para o ano de 2022. Ele foi conduzido à presidência do conselho em assembleia realizada neste mês, com a participação das 27 entidades e da municipalidade que integram o comitê responsável por pensar o futuro da cidade – o mandato é de um ano, com a possibilidade de reeleição. Acompanham Stefenon nesse trabalho o vice-presidente, Marcos Giordani, e o secretário, Roberto Meggiolaro Júnior.

Algumas prioridades da nova diretoria já estão elencadas. Entre elas estão o prosseguimento da implantação das ações prioritárias do Masterplan, a consolidação do plano como ferramenta estratégica a ser seguida por toda a sociedade, além da busca pela implantação de uma equipe administrativa. “Queremos uma participação cada vez maior da sociedade, de modo que o Masterplan seja consolidado como um plano a ser seguido por todos, podendo receber contribuições e adições para seu desenvolvimento”, diz Stefenon. Outra das metas será unir cada vez mais as iniciativas públicas com as privadas para o bem-estar geral da cidade. “O futuro passa por planejamento, passa pelo Bento+20, unindo poder público e o setor privado, em objetivos comuns”, justifica.

Coordenador da implantação do conselho, em 2019, da concretização do Masterplan, em 2020, e da gestão do Bento+20 em seus primeiros anos, Milton Milan deixa o cargo de presidente enaltecendo algumas conquistas ao longo de 2021. Além da divulgação do documento de planejamento de futuro da cidade para o poder público e outros agentes privados, cada uma das 10 câmaras técnicas (CTs) do Bento+20 colheram avanços. Algumas, inclusive, com a implantação de diretrizes, como no caso da CT Saúde, com o Banco de Leite Humano Ama Tacchini.

Outras, envolvendo CTs como da Indústria, Comércio e Serviços e da Inovação, com propostas para resolver os gargalos da qualificação profissional, num projeto junto ao CIC-BG. A etapa um desse projeto identificou quais são as funções cuja a indústria percebe carência. Agora, o foco está voltado na criação de uma plataforma digital que conecte empresas, agências de empregos e instituições aos trabalhadores. Além de identificar as oportunidades, acionará as instituições para gerar cursos temáticos, selecionar os profissionais com perfil mais adequado para participar das capacitações e, então, encaminhá-los para a contratação. “É um grande projeto, com o uso de machine learning, a fim de cruzar informações”, observa Milan.

Na lista de destaques também aparecem os trabalhos para municipalização da linha férrea, a fim de utilizá-la tanto como alternativa de mobilidade urbana quanto para atividades de turismo, além das tratativas para transformar o lago do Progresso em um parque. Com a pandemia sob controle no momento, os indicativos para o próximo ano apontam para um 2022 de muito trabalho. Para isso, Stefenon espera contar com o apoio da sociedade e a força representativa das entidades do Bento+20 na construção do futuro do município. “Vemos como um desafio o envolvimento comunitário nas soluções e de mais pessoas na coordenação e gestão”, aponta o novo presidente.

Stefenon ressalta que, possivelmente, a cidade nunca tenha construído um trabalho mirando seu futuro com tanta profundidade. “Cabe a todos analisarem as ações propostas e implantá-las, pois construirão uma cidade mais feliz. Esse é um grande desafio que, assim como outros, a sociedade saberá enfrentá-lo, renová-lo de tempos em tempos e superá-lo para uma cidade melhor. O futuro se faz hoje”, analisa.

Crédito Exata Comunicação – Bárbara Salvatti

20 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Adelgides-Stefenon-Credito-Exata-Comunicacao-Barbara-Salvatti.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-20 14:46:472021-12-20 14:46:47Bento+20 elege diretoria para 2022
ECONOMIA

Durante dezembro, União oferece 149 imóveis para venda com até 66% de desconto

No mês de dezembro, a Empresa Gestora de Ativos do Governo (EMGEA) , que realiza a gestão de bens e direitos provenientes da União e das demais entidades integrantes da Administração Pública Federal, disponibiliza para venda direta, 149 imóveis com descontos de até 66%, por meio do seu portal Emgea Imóveis, em parceria com o outlet imobiliário, Resale .

Os ativos podem ser adquiridos por venda direta de forma 100% online, dentro do site. Estas oportunidades estão distribuídas em várias regiões do Brasil, com destaque nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, com valores de R﹩ 19.425,60 até R﹩ 898.108,10, entre casas, apartamentos, lotes, salas e prédios comerciais.

“Oferecemos aos compradores um processo totalmente digitalizado e mais segurança no momento da compra desses ativos. São casas, apartamentos e salas comerciais com preços acessíveis e descontos atraentes, que vão diretamente da União para quem quer opções de investimentos ou uma nova moradia”, afirma Fábio Rito, presidente da EMGEA.

“Nossa parceria com a EMGEA tem o objetivo de agilizar a venda de propriedades em todo o país e alcançar o maior número de compradores com preços vantajosos, por meio de sua plataforma segura e prática com excelentes oportunidades de compra para qualquer pessoa que esteja interessada, independentemente da finalidade”, comenta Igor Freire, CRO (Diretor de Receitas) da Resale.

Para conferir os imóveis disponíveis, o usuário deve acessar o site e aplicar os filtros de acordo com o interesse: por região, tipo do imóvel, valor, desconto ou situação (ocupado ou desocupado).

Imagem: catagua.com.br
20 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/investimento-descubra-os-motivos-para-comprar-imoveis-no-interior.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-20 14:41:112021-12-20 14:41:11Durante dezembro, União oferece 149 imóveis para venda com até 66% de desconto
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Chave para diminuição de lixo é utilização de gás para conservação de bebidas

Na última década, a redução da gramatura das embalagens plásticas vem ocorrendo em etapas sucessivas – uma garrafa de 500 ml precisa hoje de somente 8 gramas de plástico para ser produzida.

A diminuição na gramatura destes plásticos vem ao encontro de uma necessidade mundial de diminuição do consumo deste material derivado do petróleo – de acordo com a revista americana Science Advances a humanidade consumiu de 1950, data em que a produção em larga escala dos materiais sintéticos começou, a 2015, 8,3 bilhões toneladas métricas de plástico. E o Brasil ocupa a quarta posição mundial na produção de lixo plástico, ficando atrás apenas dos EUA, da China e da Índia, segundo levantamento do Banco Mundial.

A fim de reduzir a problemática da produção massiva de plástico e a inviabilidade de reaproveitamento de todo este montante, a indústria precisou não apenas diminuir a gramatura do material nas garrafas, mas encontrar soluções para que a garrafa permanecesse firme para facilitar o consumo e evitar qualquer risco de contaminação durante seu transporte. Por isso, a Air Products, uma das maiores fornecedoras mundiais de gases para diversos setores da economia, trabalhou numa solução de inertização de garrafas a partir da adição de nitrogênio, que garante a rigidez do plástico, mesmo sendo utilizado em porções muito menores hoje em dia.

“Esta firmeza, fornecida pelas gotículas de nitrogênio líquido, pode ajudar a reduzir os custos, permitindo que os processadores diminuam a quantidade de polímero na embalagem. Permite também que as garrafas pet sejam empilhadas umas sobre as outras sem a preocupação da ruptura do frasco. A capacidade de empilhamento contribui para a economia de custos durante o armazenamento, transporte, distribuição e exibição do produto”, explica Edson Basilio, Gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products.

Ele acrescenta que essa pequena quantidade de nitrogênio líquido gera espaço inerte no recipiente de PET, o que ajuda a preservar a qualidade e evita a degradação do produto. “Aquele ‘pizz’ do ar que está sendo liberado após a abertura da garrafa traz uma sensação de qualidade e frescor para o consumidor e as garrafas mais firmes proporcionam uma experiência tátil melhor ao pegar de uma prateleira ou de uma máquina de venda automática”, detalha Basilio.

Conservação de bebidas

Outra preocupação da indústria alimentícia está voltada à substituição de certos conservantes que tiveram certo grau de toxicologia comprovada. A fim de evitá-los o segmento tem se valido também da utilização de nitrogênio a fim de conferir um maior tempo de validade às bebidas. 

De acordo com Basilio, o oxigênio presente no ar é responsável por causar a oxidação de bebidas naturais, o que causa alteração de cor, sabor e redução da qualidade do produto. O controle desse oxigênio é importante para evitar oxidações indesejadas e deterioração precoce do produto e, para esse controle, pode ser realizada a injeção de gases como nitrogênio, dióxido de carbono e argônio nos tanques onde se realiza a produção das bebidas ou nas tubulações que chegam a esses tanques.

“Além de inertizar o espaço livre presente no tanque é importante que a bebida que está sendo produzida seja mantida em constante movimento, pois com essa mistura parada pode ocorrer sedimentação e falta de homogeneidade do produto. Para isso, é injetado nitrogênio líquido na parte inferior do tanque, e por meio da sua expansão para o estado gasoso, há uma “agitação” que previne a deterioração e a oxidação da bebida”, explica.

O processo é finalizado com a utilização da tecnologia para a inertização do envase com injeção de nitrogênio, que remove o oxigênio ainda presente e aumenta o tempo de vida útil do produto, desde a exposição na prateleira até o consumo.

O Gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products afirma que esta tecnologia é o presente do segmento e também o futuro promissor, uma vez que cada vez mais marcas vêm utilizando o processo: “ele é a garantia de uma vida útil maior em bebidas envasadas e o mais interessante é que esse envase não se restringe ao plástico, ele pode ser utilizado em garrafas de vidro, Tetra Pack e latas de alumínio”.

Imagem: recicla.club.com

20 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/download-4.jpg 672 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-20 14:30:342021-12-20 14:30:34Chave para diminuição de lixo é utilização de gás para conservação de bebidas
EDUCAÇÃO

6 lições que aprendemos com a Geração Z em 2021

Nunca se falou tanto sobre a Geração Z como no ano de 2021. Os nascidos de 1996 a 2010, permearam diversas discussões e ditaram o que é “cringe” ou não. De acordo com o Google, a segunda pesquisa do tipo “o que é” que mais atraiu a curiosidade dos internautas foi a palavra ‘cringe’, na onda da expressão que levou a internet de volta ao ano 2000 (inclusive com a máxima: se você não sabe o que é, provavelmente você é). No entanto, o termo foi apenas o topo da discussão da geração cque envolve 23 milhões de nativos digitais no Brasil, correspondentes a 20% da população que são economicamente ativos e 32% da população mundial.

– Discussões Geracionais servem para agregar e não separar: Impulsionada no meio do ano a discussão sobre o termo “Cringe”, que significa “vergonhoso” e ganhou palco no Twitter por meio criadora de conteúdo e podcaster Carol Rocha, também conhecida como Tchulim e amplificou a discussão entre millenials e Gen Z. O lado positivo foi a visibilidade para geração que busca profundas mudanças nos padrões comportamentais e deixa ensinamentos importantes para próximo ano. Como já foram concebidos num mundo globalizado e unido pela internet, nativos têm uma uma exposição maior de informação e realidades virtuais nunca vividas antes pela sociedade. Com as marcas de olho nas conversas, os millenials passaram a buscar mais informações sobre o tema: Segundo um estudo realizado pela Adventures, houve um aumento de 127% no interesse das buscas pela Geração Z na internet, 37% de aumento no interesse pela Y e 33% pela X. Resumindo, é importante aprender sobre seu comportamento, pois os números não mentem e essa fatia é importante para fazer a economia girar.

– As danças do TikTok não são algo passageiro: Os vídeos curtos tipo TikTok/Reels e Shorts estão longe de ser uma tendência momentânea. De acordo com Trend Report divulgado pelo Instagram, um relatório anual com um guia de previsões do que provavelmente será tendência em 2022, mais de 1 em cada 3 adolescentes estão animados para ver mais desafios de dança em 2022.  Além disso, 40% dos adolescentes e jovens adultos esperam ver mais vídeo games trends no próximo ano.

– Uma geração mais inclusiva: Um estudo conduzido pela Trope, em parceria com grupo de pesquisa AlgoritmCOM, teve como objetivo identificar se a pluralidade se sente representada na publicidade para gamers. Evidenciou-se que 59% dos respondentes concordam que as marcas não representam a diversidade, sendo que 93% dos gamers de diversidade consideram importantes os investimentos das marcas em publicidade para o público. Outro dado é que 77% dos respondentes concordam que falta inclusão nas empresas/marcas para mais diversidade na publicidade. Cerca de 4 mil respondentes participaram da pesquisa que considerou toda e qualquer diversidade, que joga games digitais e/ou consome conteúdos de jogos (transmissões ao vivo, notícias, influenciadores, campeonatos, entre outros) desde que pertencentes a pelo menos um dos seguintes recortes: pessoas não brancas, LGBTQIAP+, PcDs (pessoas com deficiência).

– Educação deve ser proativa e pode acontecer em qualquer lugar: A pandemia veio para que os pertencentes a essa geração pudessem repensar alguns aspectos de suas vidas. De acordo com o Trend Report, 90% da Gen Z acredita que a melhor educação vem de experiências do mundo real, considerando os custos altos de uma universidade, eles realmente apostam em caminhos alternativos para agregar o aprendizado como YouTube e outras plataformas.

– Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: Outro aprendizado é os nativos são relutantes em seguir os moldes de serem totalmente “consumidos” pelo trabalho. Priorizam a saúde mental e estão bem conscientes dos riscos que a rotina pode causar, além de doenças como a síndrome de burnout, por exemplo, que recentemente entrou na classificação da OMS “doença ocupacional” e traz sintomas como sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados ao seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

– O mercado de games como nunca visto antes: Sem dúvidas o ano de 2021 foi o ano das ações in game e do multiverso. A prova disso é que o jogo GTA RP como a novela da Geração Z, pois possui uma conversa descentralizada, com dezenas de narrativas possíveis e muitas histórias para ser contadas por diferentes creators que estão ao vivo em seus streamings. Proporciona conexões genuínas e escapismo da realidade. Sendo que 1 a cada 5 esperam que shows de realidade virtual se tornem mais populares em 2022.

 

Quer saber mais sobre a Geração Z?

Sobre a Trope: Nascida no digital, aceleradora de influência da geração Z, Trope impulsiona o protagonismo dos nativos digitais na influence economy e atende marcas em formato customizado, co-criando com a experiência de times multigeracionais novas demandas de comunicação. Para saber mais, acesse: trope.se

20 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/LUIZ-MENEZES-Trope.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-20 14:25:282021-12-20 14:25:286 lições que aprendemos com a Geração Z em 2021
DESTAQUES DO DIA, GERAL

CICS Serra reúne filiadas em ação de relacionamento e planejamento para 2022

O encontro de encerramento do ano entre a Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial Gaúcha (CICS Serra) e suas filiadas teve, mais do que um balanço das atividades de 2021, cara de projeções e desafios para 2022.

Uma das mais preocupantes é o plano de concessões em andamento das rodovias gaúchas projetado pelo governo. Na reunião, realizada no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) nesta quinta-feira (16), o descontentamento com a condução do pleito pelo Executivo ficou evidente. “Ainda não temos a melhor proposta aos usuários”, disse o presidente da CICS Serra, Elton Paulo Gialdi.

A entidade está se mobilizando com a Federasul, com quem esteve reunida na última segunda-feira (13), participando de um seminário sobre o tema promovido juntamente com a Assembleia Legislativa, para articular um pedido ao governo. Quer ampliar o debate acerca do tema a fim de que o edital seja melhor discutido com a sociedade.

Uma mobilização regional envolvendo municípios e entidades já havia pressionado o governo a modificar o modelo de leilão, que previa desconto máximo de 25% no valor das tarifas e o pagamento de uma outorga ao Executivo em caso de empate nas propostas – esse modelo caiu para os pedágios previstos para as rodovias da Serra e do Vale do Caí.

Porém, a nova modelagem também não agradou. O governo definiu que as empresas vencedoras terão de depositar R$ 6,7 milhões por ponto percentual a partir de 2% de deságio. “A outorga já travava o deságio em 25%, e queríamos ter um deságio de até 50%. Se aceitassem essa proposta no atual modelo, teriam que depositar mais de R$ 328 milhões. Com isso, fica claro que não vamos ter um pedágio barato”, analisa Gialdi. “Isso inibe a concessionária a propor desconto”, continua.

Conforme o empresário Gervásio Silvestrin, da CICS Farroupilha, o trecho entre do entroncamento da RSC-453 com a RS-122, entre Caxias do Sul e Flores da Cunha, até as imediações de Nova Milano, estão previstas 11 rótulas alongadas. “Que tipo de obra é essa? Dentro de 30 anos isso não vai dar fluidez. Temos que ter pistas centrais livres e passagens de nível ”, pondera.

Além dos pedágios, outro assunto debatido no encontro do CIC-BG foi quanto a encontrar formas para promover maior sustentabilidade à CICS Serra, o que é vital para ter maior representatividade, por exemplo, junto aos poderes constituídos nos níveis estadual e federal. A reunião também teve espaço para expor o demonstrativo contábil da organização e as inúmeras ações realizadas ao longo do ano, como a agenda de relacionamento para estreitar a aproximação com as filiadas e as reuniões para tratar de infraestrutura e pautas para o desenvolvimento da região.

A CICS Serra reúne associações comerciais de 17 municípios – Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Nova Araçá, Nova Prata, Paraí, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis e Vacaria.

Crédito: Exata Comunicação, Tiago Garziera

17 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/DSC0930.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-17 18:03:072021-12-17 18:03:07CICS Serra reúne filiadas em ação de relacionamento e planejamento para 2022
DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO

Uvibra-Consevitis-RS e Apex-Brasil assinam convênio de cooperação

O Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS) promoveu, nesta terça-feira, 14 de dezembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, solenidade para celebrar a assinatura do convênio de cooperação técnica e financeira nº 46-02/2021 com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O valor total do convênio, com duração até dezembro de 2022, é de R$ 5 milhões, sendo 60% originários da Apex-Brasil e 40% de contrapartidas da Uvibra-Consevitis-RS e das associadas ao projeto.

O projeto setorial Wines of Brazil tem o objetivo de promover vinícolas que já atuam no mercado externo ou que tenham interesse em iniciar um trabalho em âmbito internacional. As ações acontecem por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de fomento comercial. O projeto valoriza atributos como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros e fomenta novos negócios para os exportadores brasileiros.

A assinatura do convênio para a execução do Wines of Brazil agrega ainda mais virtudes às ações promocionais, já que terá como países-alvo prioritários China e EUA, Reino Unido, Portugal e Alemanha e como países-alvo secundários Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Japão.

Durante a cerimônia, Deunir Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), enfatizou que esse é um momento muito especial e possibilitará a apresentação de vinhos, espumantes e sucos de uva no exterior. “Exportamos para 53 países, conquistamos muitas medalhas, certificados, o que demonstra que a vitivinicultura brasileira está inserida no mundo. É fundamental ampliarmos ainda mais nossa presença em países-alvo como China, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Alemanha e atingirmos o maior número possível de países nos próximos anos”, destacou.

Para Luciano Rebellatto, coordenador da Uvibra-Consevitis-RS, trata-se de um momento extremamente importante para o setor vitivinícola, pois é um passo imprescindível para a ampliação e reforço da internacionalização de vinhos, espumantes e sucos de uva de empresas brasileiras, que integrarão o projeto setorial Wines of Brazil. “A parceria celebrada é o resultado de esforços de toda a cadeia uva e vinho, que tem início na terra, por meio de mais de 15 mil famílias, que trabalham de sol a sol para garantir produtividade e a qualidade das uvas, até chegar às cooperativas e vinícolas para seu processamento”, salientou Rebellatto.

O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza, lembrou que em 2022 a Apex-Brasil completará 25 anos de atividades, o que é motivo de orgulho, visto que durante todo esse tempo a instituição esteve ao lado do empreendedor brasileiro. “Conhecer in loco essa região que tem um potencial e uma escala continental indiscutível é motivo de orgulho, ainda mais quando são pessoas comprometidas, e que carregam valores sentimentais. Não temos dúvida de que a vitivinicultura brasileira ganhará o mundo”, evidenciou.

Bruno Leite, chefe da Divisão de Promoção do Agronegócio II do Ministério de Relações Exteriores, também ressaltou o orgulho de conhecer na ponta todo o processo de produção do vinho nacional, concebido por pessoas comprometidas e que representam tantas famílias. “Merece o reconhecimento e, para nós, significa abrir portas para um produto de qualidade que fala por si só. O Itamaraty está engajado para que as amostras de vinhos, espumantes e sucos de uva estejam em todas as embaixadas pelo mundo, como forma de promover nosso produto nacional”, afirmou.

A coordenadora-geral de Promoção Comercial da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Andressa Beig Jordão, enalteceu que o Brasil é o maior exportador de suco de laranja e encorajou o setor vitivinícola para que também se torne o maior exportador de suco de uva. “O mundo precisa conhecer mais nossos produtos. Somos competitivos, temos qualidades”, comemorou.

Os dois primeiros grandes eventos promocionais em 2022 acontecerão em março. O primeiro será a Vinexpo America, nos dias 9 e 10, em Nova York e, na sequência, a Prowein Dusseldorf, entre 27 e 29, seguido de uma missão técnica em Portugal com matchmaking para compradores portugueses.

As exportações de vinhos e espumantes vêm crescendo ano a ano e 2021 comprova os esforços do setor vitivinícola. Estudo da Ideal Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, demonstra que de janeiro a setembro de 2021 o Brasil exportou 690,4 mil caixas de 9 litros das bebidas, o que representa crescimento de 62% em relação ao mesmo período de 2020, o melhor momento da história das exportações brasileiras.

Campanha promocional ‘Enjoy the fresh side of life’

Na oportunidade, foi apresentada a campanha promocional do projeto setorial Wines of Brazil da Uvibra-Consevitis-RS, cujo mote é ‘Enjoy the fesh side of life’. A peça principal, um vídeo manifesto, foi rodada em vinhedos da Serra Gaúcha com a intenção de mostrar a diversidade, o povo acolhedor e elementos agregadores como o sol, a pluralidade e o frescor, ou seja, destacar o que o vinho tem de melhor: a maneira leve de levar a vida. Demais peças gráficas ainda integram a ação com impulsionamento em redes sociais.

De acordo com Rafael Conceição, gerente de Marketing para os mercados interno e externo da Uvibra-Consevitis-RS, o objetivo da campanha é promover o vinho brasileiro no mercado externo, especialmente o trade e o consumidor final de países-alvo e secundários, por meio da criação do brand awarness (consciência de marca) da categoria de vinhos brasileiros. “Ainda somos um país que causa surpresa como produtor de vinhos, espumantes e suco de uva, portanto, a campanha tem justamente o objetivo de informar o mercado externo quanto à produção e qualidades, especialmente o frescor enfatizado, por meio do slogan ‘Enjoy the fresh side of life’.

A campanha, assim como o vídeo institucional podem ser conhecidos por meio das redes sociais @winesofbrazil (Instagram e Facebook) ou pelo www.winesbrazil.org.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre a Uvibra-Consevitis-RS

A Uvibra-Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), recurso vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

Desde dezembro de 2020, o Conselho passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial. Conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU); indústria do vinho, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). A sede da entidade está localizada em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque – Parque de Eventos.

Rosângela Longhi

Assessora de imprensa Uvibra-Consevitis-RS

17 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Kátia Bortolini
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Assinatura-convenio-Uvibra-Consevitis-e-Apex-Brasil-credito-Emerson-Ribeiro-Fotografias-1.jpg 671 1080 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2021-12-17 17:58:212021-12-17 17:58:21Uvibra-Consevitis-RS e Apex-Brasil assinam convênio de cooperação
Página 359 de 378«‹357358359360361›»

DESTAQUES DO DIA

Mérito Empresarial do CIC-BG reconhece destaques na indústria, comércio e serviços
Daniel Panizzi assume presidência do CIC-BG para a gestão 2026-2027
Diretora da Agência Batuca é finalista do Salão ARP 2025
Câmara de Bento anuncia devolução de R$ 6 milhões em recursos livres ao Executivo
Jean Wyllys em Bento Gonçalves: bate-papo e sessão de autógrafos

EDITORIAS

  • AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
  • ARTIGOS
  • BELEZA E ESTÉTICA
  • CULTURA E ENTRETENIMENTO
  • EDUCAÇÃO
  • ECONOMIA
  • EVENTOS
  • ESPORTES
  • GASTRONOMIA
  • GERAL
  • MODA E ESTILO
  • MUNDO DO VINHO
  • PETS
  • POLÍTICA
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
  • SEGURANÇA PÚBLICA
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • TURISMO
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

REDES SOCIAIS

Sinta-se à vontade para nos enviar sugestões de pauta

Link to: CONTATO

TELEFONE

+55 (54) 3454.2018 / 3451.2500

E-MAIL

katia@integracaodaserra.com.br

WHATSAPP

+55 (54) 999743579

AVISO LEGAL

As informações deste site são de conteúdo jornalístico, obtidas pela equipe de reportagem da Empresa Jornalística Integração da Serra. E, também, em releases enviados por assessorias de imprensa. Nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas. As publicações obedecem ao propósito de refletir as diversas tendências da sociedade e estimular o debate dos problemas de interesse comunitário. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade do autor e não traduzem, necessariamente, a opinião do Portal Integração.

100%

De confiabilidade

+20

Anos de experiência

24

Horas por dia On-Line

Scroll to top

Este site usa cookies para personalizar o conteúdo e analisar o tráfego a fim de oferecer a você uma experiência melhor.

OKPolítica de Cookies

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Accept settingsHide notification only