No dia 30 agosto, o Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva iniciou a demarcação só espaços para o recebimento dos piquetes que ocorre até o dia 10 de setembro. O piquete é manifestação que evoca a vida campeira e os costumes gaúchos, além de serem símbolos de pertencimento e de afetos dos valores históricos. Até o momento, o local recebeu, aproximadamente, 30 piquetes de cidades como Garibaldi, Monte Belo do Sul, Santa Teresa e Pinto Bandeira.
“Nossa ABCTG se transforma em um grande ponto de integração de vivências gaudérias. É o acolhimento que respeita e valoriza a herança histórica de nosso Estado e do nosso município, preservando seus ideais e a identidade campeira”, destaca o presidente da ACBTG, Antônio Carlos Gonçalves Menezes.
No dia 06 de setembro, a partir das 20h, ocorre o jantar-baile de abertura com Os Bertussi, um dos maiores grupos tradicionalistas, tendo começado suas atividades há mais de 100 anos, sendo precursores do fandango e do dueto de gaita e pioneiros na gravação de discos no segmento. O grupo está em sua terceira geração, sendo capitaneado por Gilnei Bertussi, na parte artística, e Adroaldo Pereira Pezzi, na parte comercial e administrativa.
Os Bertussi são o espelho para novos grupos que surgindo no cenário artístico e musical nativista, tendo sido referência para Os Monarcas, Os Serranos e Porca Véia. Atualmente, fazem apresentações de quatro vezes por mês, em média, sendo intensificadas em setembro. O último show em Bento Gonçalves foi em 2023 por ocasião do aniversário do CTG Gaudério Serrano.
“O grupo está em sua terceira geração da família tendo contribuído significativamente para o desenvolvimento da Cultura Gaúcha. Hoje, é patrimônio cultural imaterial de Caxias do Sul e já foi oficializado pelo estado patrimônio cultural e imaterial do Rio Grande oSul que atravessou fronteiras, tendo tocado no Uruguai, Paraguai e Argentina”, destaca Adroaldo, que tocou bateria e percussão no grupo durante 43 anos.
A programação segue até 21 de setembro com o objetivo de enaltecer o Tradicionalismo dentro de seus aspectos históricos, culturais, artísticos e pedagógicos, sendo, da mesma forma, um transmissor de saberes, fazeres, usos, costumes e de conhecimentos para as próximas gerações.
“Nosso parque já sendo povoado com os piquetes os quais demonstram o orgulho de exercer as práticas campeiras. No sábado, teremos Os Bertussi, grupo musical ícone da cultura tradicionalista, que vai realizar um show de quatro horas na ABCTG, com repertório de seus grandes sucessos. Convidamos peões e prendas, patrões e patroas, comunidade em geral, para apreciar e viver os Festejos Farroupilhas cuja programação, rica e extensa, foi criada para fortalecer os laços de pertencimento”, enfatiza o Secretário de Cultura, Evandro Soares.
Os Festejos Farroupilhas 2025 são uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) e conta com o apoio da 11ª RT, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Brigada Militar, e patrocínio da Corsan – Nossa natureza movimento o Rio Grande.
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!