De 2 a 26 de outubro, a cidade de Garibaldi se transforma no epicentro da celebração do espumante brasileiro com a retomada da Fenachamp. A feira será realizada depois de dois anos de pausa, em edição especial e repleta de novidades.
Com uma programação diversificada, a Festa Nacional do Espumante Brasileiro propõe uma imersão nas raízes vitivinícolas e culturais da região, ao mesmo tempo em que se conecta com públicos contemporâneos.
Dentre as atrações, o festival conta com espaços gastronômicos e degustações, com a presença de produtores de vinhos, espumantes, queijos, embutidos e delícias da culinária regional, que estarão reunidos para harmonizações e experiências sensoriais.
Cultura e shows musicais
As apresentações culturais e shows musicais também são um espetáculo à parte, com a participação de artistas locais, regionais e nacionais que animarão o público. Desfiles temáticos e manifestações artísticas típicas também marcarão a programação.
“A Fenachamp é também um potente vetor de turismo, impacto econômico e valorização do enoturismo regional. A expectativa dos organizadores é que esta edição supere recordes de público, gere visibilidade nacional para os produtores gaúchos e fortaleça ainda mais o posicionamento de Garibaldi como destino de experiências vínicas”, destaca o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini.
Vila Típica
A Fenachamp também contará com a tradicional Vila Típica, reunindo artesanato, produtores locais e uma ambientação que remete às raízes coloniais e ao cenário rural da Serra Gaúcha.
Sabrage coletivo
Um dos momentos mais aguardados da festa é o sabrage coletivo, que já conquistou reconhecimento internacional. Centenas de participantes se reúnem para abrir garrafas de espumante de forma simultânea com o tradicional sabre, em uma experiência única que valoriza ainda mais o produto símbolo de Garibaldi.
Espumante comemorativo
Nesta edição, será realizado o lançamento do espumante comemorativo aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Elaborado com uvas trazidas pelos primeiros imigrantes, das variedades Trebbiano e Malvasia, o espumante representa um resgate das origens.
A ficha técnica do espumante foi elaborada em parceria pela Associação dos Vitivinicultores de Garibaldi (Aviga) e pelos professores da escola de enologia mais antiga do mundo. A produção da bebida ficou a cargo da Cooperativa Vinícola Garibaldi.
Confira programação completa no site www.fenachamp.com.br
Foto: Cassius André Fanti
Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!