Jornal Integração -
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Enocultura
    • MUNDO DO VINHO
    • EVENTOS
    • TURISMO
  • Negócios
    • ECONOMIA
      • ARTIGOS
      • AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
    • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
    • POLÍTICA
  • Interesses
    • EDUCAÇÃO
    • RELIGIÃO
    • PETS
    • ESPORTES
    • MODA E ESTILO
  • Pesquisa
  • Menu Menu
Cultura e Entretenimento, DESTAQUES DO DIA, MUNDO DO VINHO, TURISMO

Destino Uva e Vinho celebra a vindima com inúmeras atrações

Os Filós da Vindima são a grande novidade da Capital do Vinho, Bento Gonçalves, que promove intensa programação dentro do “Bento em Vindima”, celebração que vai até 20 de março de 2023. Os Filós eram encontros promovidos pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram à Serra a partir de 1875, e que encontraram aqui uma terra para desbravar, poucos recursos, muito trabalho e uma vida dura. Somente nas poucas horas de descanso, as famílias se reuniam com vizinhos, levavam comida e promoviam o filó, este encontro de troca de experiências que tem música, canto, brincadeiras, da polenta à oração – suporte da fé para os dias difíceis. Nesta primeira edição, o Filó da Vindima acontecerá na Via del Vino (centro de Bento Gonçalves), e será nos dias 19, 20, 26 e 27 de janeiro, a partir das 18h (nas quintas e sextas-feiras), e nos dias dias 21, 22, 28 e 29 de janeiro, a partir das 17h (sábados e domingos). Também, a prefeitura e o trade promovem o espetáculo e grande desfile alegórico “O mundo do vinho”, que acontecerá nos dias 19, 22, 26 e 29 de janeiro, às 20h, na Via del Vino. A programação completa está disponível em https://bento.tur.br/bento-em-vindima/.

É tempo de homenagear os imigrantes italianos que com tanta dedicação criaram um legado na elaboração dos vinhos e, posteriormente, no Enoturismo. Por isso, o município de Garibaldi proporciona para a comunidade local e turistas atividades e experiências que engrandecem o trabalho de um ano inteiro do setor vitivinícola, trazendo a colheita da uva como destaque. O “Veraneio da Vindima” acontecerá até março de 2023 e terá na programação mais de vinte atrações, entre elas pisa da uva, piqueniques, degustações simples e guiadas, jantar harmonizado, Rally da Vindima, festa da vindima no interior, passeios de Tim-Tim e venda de Limoncello. Nesta edição, a Abertura do “Veraneio da Vindima” ocorrerá na Estrada do Sabor, no interior do município – é aberto ao público e será no dia 20 de janeiro, a partir das 17h30. O músico Valmor Marasca fará a alegria dos presentes. Já, às 19h, haverá um coquetel por adesão. Os ingressos para o coquetel podem ser adquiridos antecipadamente através do número (54) 99121-1040. A programação com detalhes está descrita em https://turismo.garibaldi.rs.gov.br/eventos/veraneio-da-vindima-2023.

Em Farroupilha, dia 21 de janeiro, a propriedade De Lucca, Casarão do Noé, promove um evento em celebração à Vindima. Haverá merendim (lanche caseiro que conta com pão colonial, queijo, salame, bolos, geleias e mais), além de cantos italianos com coral local.

Flores da Cunha, o maior produtor de vinhos do Brasil, promove, de 20 de janeiro a 19 de março, o evento “É Tempo de Vindima”. Diversas atividades acolhedoras são oferecidas aos turistas que desejam conhecer melhor a cultura italiana, o cultivo da uva e o processo de fabricação de vinhos e espumantes. Entre as principais atrações, destacam-se a visitação às vinícolas do município, passeios nos empreendimentos com enfoque no turismo rural, além de atividades voltadas à gastronomia, à cultura italiana e aos costumes da Região Uva e Vinho. A programação completa pode ser visualizada em https://www.turismoflores.com.br/noticias/e-tempo-de-vindima-inicia-no-dia-20-de-janeiro

No dia 04 de março, o município de Pinto Bandeira recebe a Festa da Vindima, evento promovido pela Associação Dos Produtores De Vinho De Pinto Bandeira (Asprovinho) e realizado nos vinhedos da associada Vinícola Aurora. O ambiente contará com música ao vivo em meio a uma paisagem encantadora de vinhedos, rodeado por um lago e ar puro, sendo perfeito para relaxar e curtir com a família e amigos. Os visitantes poderão adquirir os ingressos na plataforma winelocals.com e no dia do evento irão degustar espumantes de quatro vinícolas. Também em Pinto Bandeira, a Don Giovanni celebra a vindima com programação prevista para ocorrer entre os dias 10 de janeiro e 05 de março. A programação, que celebra a cultura da uva e do vinho conforme os colonizadores trouxeram para a região alguns séculos atrás, estará disponível em dois horários, às 10h e às 15h, sendo que cada um deles possui uma programação diferente. Informações podem ser solicitadas no instagram.com/vinicoladongiovanni/ e (54) 3455-6293.

Empreendedores de Monte Belo do Sul promovem o “Andiamo alla Vendemmia”, evento que acontecerá apenas nos finais de semana de 04 de fevereiro a 05 de março, para grupos de, no mínimo, 10 pessoas. O encontro terá pisa da uva, passeio de carretão, apresentação artística típica, mesa de banquete colonial, degustação e muita diversão. Na chegada, cada participante ganhará um kit com chapéu, taça e mimos. O evento acontecerá na Comunidade 80 da Leopoldina e é promovido pelo Bello Sapore, Família Somacal e Vinícola Calza, também conta com apoio da Prefeitura Municipal. Informações no (54)3450-0030 e (54)99106-3318.

Em Nova Prata, nos dias 28 e 29 de janeiro, a Festa da Vindima acontecerá na Praça da Bandeira a partir das 16h, com a comercialização de uvas, vinho doce, suco de uva, chimias, frutas da época, pão caseiro, grostolli, capelleti, torresmo, biscoitos coloniais, artesanato, entre outros. O diferencial da festa será as experiências que serão proporcionadas aos visitantes: pisa da uva, produção de torresmo, pão, chimia, grostolli e capeletti, além do artesanato em palha de trigo,  a “dressa”. Haverá também jogos e brincadeiras coloniais durante todo o evento: jogo de bisca, jogo de mora, bocha ao cepo, debulhar milho, corrida da cariola, além de diversas atrações no palco, como corais italianos.

A Vinícola De Bastiani, de Nova Roma do Sul, está num lugar encantado, com fortes raízes italianas e está pronta para encantar os visitantes com belas paisagens. Este ano, promove o “Passeio da Vindima”, que compreende visita ao centro histórico, colheita e pisa das uvas, almoço típico, passeio de trator pela vinícola e música ao vivo com gaiteiro. Os atendimentos são feitos sob reserva, no (54) 99995-5778.

Muito tradicional em Veranópolis, a Feira do Vinho Doce inicia na manhã do sábado (21), sempre ao ar livre, e é realizada na Praça XV de Novembro. Além do vinho doce, que é um resgate às origens em tempo de Vindima, a feira oferece produtos coloniais, peças de artesanatos, uvas, mel, hortaliças e, claro, tudo de produção local e artesanal. Já, de 28 de fevereiro a 03 de março, Veranópolis promove a Feira de Uvas de Mesa – Cultivo Protegido, das 16h às 19h, na Praça XV de Novembro. O objetivo é valorizar a produção local e permitir o contato direto com o produtor rural que investiu neste sistema em que as plantas não sofrem estresses climáticos, como o excesso de chuva e granizo, por exemplo.

No município de Vila Flores, nos sábados de 21 de janeiro a 04 de março, a Vila Capuchinhos Complexo Turístico estará promovendo a Santa Vindima, uma experiência cultural e gastronômica que convida para celebrar a colheita dos frutos da safra da uva, com muita comida típica e produtos coloniais. Reservas devem ser feitas antecipadamente pelo número (54) 3447-4700. A venda de uvas finas de mesa também será feita a partir de fevereiro, na propriedade de Egídio Moreto, localizada próximo à Tenda da Amizade de Vila Flores.

 

Foto: Alexandra Ungaratto

13 de janeiro de 2023/0 Comentários/por Kátia Bortolini
Tags: atrações vindima 2023, destino uva e vinho, serra gaucha, Vindima 2023
Compartilhe nas redes sociais
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Tumblr
  • Compartilhar no Reddit
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Veraneio-da-Vindima-Alexandra-Ungaratto.jpg 533 801 Kátia Bortolini https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png Kátia Bortolini2023-01-13 17:12:032023-01-13 17:13:10Destino Uva e Vinho celebra a vindima com inúmeras atrações
Talvez você goste dos artigos
Com o início da vindima, Vinícola Aurora lança piquenique em Pinto Bandeira
Boletim relata efeito das condições meteorológicas sobre a safra da uva
Uvibra-Consevitis-RS e Apex-Brasil assinam convênio de cooperação
Santa Clara lança Queijo Maasdam
Pisa da uva, degustação direto das barricas e muitas emoções na Vindima
Bento em Vindima celebrará a colheita da uva no município
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar um comentário?
Fique à vontade para isso!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES DO DIA

Sicredi Serrana inaugura sexta agência em Bento Gonçalves
Sicredi Serrana intensifica apoio a 76 vinícolas na Wine South America
Monte Belo do Sul sedia inauguração da sinalização da Rota dos Capitéis
Vinícolas familiares da região estarão na vitrine na Wine South America
Garibaldi sedia XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas

EDITORIAS

  • AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
  • ARTIGOS
  • BELEZA E ESTÉTICA
  • CULTURA E ENTRETENIMENTO
  • EDUCAÇÃO
  • ECONOMIA
  • EVENTOS
  • ESPORTES
  • GASTRONOMIA
  • GERAL
  • MODA E ESTILO
  • MUNDO DO VINHO
  • PETS
  • POLÍTICA
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
  • SEGURANÇA PÚBLICA
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • TURISMO
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

REDES SOCIAIS

Sinta-se à vontade para nos enviar sugestões de pauta

Link to: CONTATO

TELEFONE

+55 (54) 3454.2018 / 3451.2500

E-MAIL

katia@integracaodaserra.com.br

WHATSAPP

+55 (54) 999743579

AVISO LEGAL

As informações deste site são de conteúdo jornalístico, obtidas pela equipe de reportagem da Empresa Jornalística Integração da Serra. E, também, em releases enviados por assessorias de imprensa. Nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas. As publicações obedecem ao propósito de refletir as diversas tendências da sociedade e estimular o debate dos problemas de interesse comunitário. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade do autor e não traduzem, necessariamente, a opinião do Portal Integração.

100%

De confiabilidade

+20

Anos de experiência

24

Horas por dia On-Line

Coral da Fundação Casa das Artes abre inscrições para a seleção de novas... Guias do IPTU 2023 já estão disponíveis no site da Prefeitura
Scroll to top

Este site usa cookies para personalizar o conteúdo e analisar o tráfego a fim de oferecer a você uma experiência melhor.

OKPolítica de Cookies

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Accept settingsHide notification only