Fazer vinho é acompanhar o tempo, entender a natureza e tomar decisões que se refletem em cada taça. É a partir dessa vivência real que a Vinícola Miolo abre as inscrições para a 8ª turma do Winemaker Miolo – Vinho Tinto, único curso na América Latina voltado à formação de enólogos amadores. A experiência proporciona uma imersão real e completa do universo da elaboração de vinhos em cada uma de suas etapas – da poda seca, passando pela poda verde e pela vindima, até chegar ao corte do vinho e ao momento de formatura. As vagas são limitadas e as aulas teóricas e práticas têm início em agosto, sempre sob condução do Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, enólogo Adriano Miolo.
Único neste formato em toda a América Latina, o Winemaker Miolo já formou 134 winemakers ao longo de suas edições — sete turmas de Vinho Tinto, três de Espumante e uma de Vinho Branco. A proposta é viver intensamente cada etapa do processo produtivo, da videira à garrafa, sempre acompanhados pela equipe técnica da vinícola.
A jornada começa em agosto, com a poda seca no Vale dos Vinhedos. Em novembro, os participantes retornam para a poda verde, acompanhando o desenvolvimento das videiras na primavera. Já em fevereiro, durante a vindima, realizam a colheita das uvas diretamente do emblemático Lote 43, um dos vinhedos mais icônicos da vitivinicultura brasileira. O ciclo se encerra em junho do ano seguinte, com o corte do vinho e a formatura, coroando uma experiência que marca para sempre a relação dos participantes com o vinho.
Ao longo do curso, são quatro encontros presenciais, que unem teoria, prática e vivências enogastronômicas dentro e fora da vinícola. Cada participante leva para casa 60 garrafas do vinho que criou, com rótulo personalizado — um símbolo concreto da experiência vivida.
Desde seu lançamento, em 2008, o projeto é conduzido por Adriano Miolo, ao lado da equipe técnica da vinícola. “Quando criamos o Winemaker Miolo, a ideia sempre foi aproximar as pessoas do processo real de elaboração do vinho, com profundidade técnica e vivência prática. Ao longo dos anos, vimos esse projeto formar não apenas winemakers amadores, mas verdadeiros embaixadores da cultura do vinho brasileiro”, destaca Adriano.
Toda a logística do Winemaker Miolo é cuidadosamente pensada para garantir uma experiência inesquecível. O grupo é recepcionado no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), com hospedagem no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola. A programação inclui hospedagem, traslados, atividades técnicas, almoços, jantares e degustações.
O Winemaker Miolo – Vinho Tinto é o primeiro passo dentro do projeto Winemaker, habilitando os participantes a seguirem, posteriormente, para os módulos de Espumante e Vinho Branco.
Cronograma dos encontros – Winemaker Miolo Vinho Tinto
14 a 16 de agosto de 2026 – Poda Seca
06 a 08 de novembro de 2026 – Poda Verde
18 a 21 de fevereiro de 2027 – Safra
25 a 27 de junho de 2027 – Corte e Formatura
FOTOS: EMERSON RIBEIRO