X

Wine South America reúne mais de 360 marcas nacionais e internacionais

Com crescimento de 20% em relação a última edição, feira segue até sexta-feira, 23, na Fundaparque, em Bento Gonçalves
Começou nesta quarta-feira, em Bento Gonçalves, a Wine South America, a maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina. Reunindo 360 marcas nacionais e internacionais, a edição deste ano está 20% maior do que a anterior, realizada em 2019. A estimativa é que mais de cinco mil compradores de todas as regiões do país devam marcar presença na WSA.

Na cerimônia de abertura da feira (21), Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA, destacou o fato da feira ser um ambiente favorável para networking, conhecimento e negócios. “Além disso, a feira promove o enoturismo, oferecendo aos visitantes a possibilidade de conhecer o local de produção dos vinhos e espumantes, e assim vivenciar a emoção por trás de cada rótulo”, detalhou.

Representando o setor vitivinícola nacional na abertura da feira, Daniel Panizzi, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), ressaltou o excelente momento vivido pelo vinho brasileiro. “O consumidor provou e aprovou o vinho nacional. Temos que brindar isso!”. Panizzi reforçou ainda o importante papel de estudar o terroir de cada região: “Focamos bastante nosso trabalho atualmente nas Indicações Geográficas (IG) para identificar o que cada região tem de melhor. Uma matéria-prima de excelência reflete em um produto de excelência. Por isso é importante ressaltar o papel do produtor: sem ele não estaríamos vivendo esse momento”.

A 3ª edição da WSA brinda o retorno dos eventos presenciais e espera superar os números da última edição, em 2019, quando um total de negócios na ordem de R$ 20 milhões foi promovido. Boa parte deste montante deve ser arrecadado durante o maior Projeto Comprador já realizado por uma feira de vinhos no Brasil. “Teremos mais de mil interações entre vendedores e potenciais compradores durante o Projeto Comprador. Esse momento de pós-pandemia está gerando muitas oportunidades para o setor”, contou Cesar Mauricio Samuel do Nascimento, gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), durante a abertura da feira.

Bento Gonçalves, palco da WSA, é a cidade que abrange a única Denominação de Origem (D.O) do Brasil. Na abertura da feira, o prefeito do município, Diogo Segabinazzi Siqueira, reforçou a vocação da região. “A WSA só dá certo porque tem a participação do Estado, da sociedade civil organizada e da comunidade. O vinho é bandeira de Bento, está nas nossas raízes”, reforçou.

A WSA é direcionada especialmente a profissionais do segmento, como importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas especializados em vinhos e outras bebidas.
Foto: Vagão Filmes
Kátia Bortolini: