Mudanças no comportamento do consumidor, como a perspectiva de avanço de 7% ao ano até 2028 no consumo de bebidas de baixo teor alcoólico, ampliam a demanda por rótulos que unem sabor, leveza e liberdade de escolha
A Vinícola Aurora inicia 2026 com o lançamento da campanha ‘Janeiro Leve’, iniciativa que celebra o bem-estar, a moderação e o novo ritmo de consumo que vem transformando o mercado de bebidas. A ação destaca o fortalecimento de quatro rótulos da linha Aurora Desalcoolizados, que ganha mais visibilidade e relevância diante de um cenário em que celebrar também significa equilibrar escolhas.
Com a proposta de permitir que o consumidor aprecie no seu ritmo, sem comprometer a rotina, a cooperativa apresenta sua linha completa de desalcoolizados. São dois rótulos tintos à base de vinho Cabernet Sauvignon, nas versões adoçado e não adoçado, e um branco à base de vinho Chardonnay. E o lançamento fica por conta da bebida fermentada de uva branca adoçada e gaseificada, que chega para se integrar à linha.
A campanha ‘Janeiro Leve’ incentiva consumidores a aproveitarem o início do ano com mais consciência, bem-estar e liberdade. A mensagem destaca que viver o agora também é pegar leve: há espaço para metas, entregas, pausas e celebrações, tudo com sabor e frescor.
Rodrigo Arpini Valerio, diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, enfatiza que a empresa sempre esteve atenta às mudanças de consumo das novas gerações e de alternativas para atender a este mercado. Prova disso é que a marca foi pioneira no país no lançamento de produtos Zero Álcool.
“Os produtos chegam ao mercado como uma resposta perfeita à busca por equilíbrio. Leves, versáteis e ideais para todas as horas, permitem brindar conquistas grandes e pequenas. Esse cenário abre espaço para novas categorias, novos rituais e novas formas de celebrar, e a cooperativa responde a essa demanda com um portfólio robusto, saboroso e alinhado ao estilo de vida contemporâneo”, ressalta Valerio.
Do treino às reuniões, dos estudos às pausas necessárias, a linha Aurora Desalcoolizados entra como uma opção inteligente para quem não abre mão de rituais de celebração, mas deseja manter o foco e a leveza na rotina.
A tendência global de moderação cresce de forma consistente, impulsionada por consumidores que buscam hábitos mais saudáveis sem abrir mão de experiências prazerosas. De forma global, o segmento baixo álcool deverá avançar 7% ao ano até 2028. No Brasil, o movimento é ainda mais expressivo: 37% dos brasileiros ampliaram o consumo de bebidas de baixo teor alcoólico nos últimos seis meses e 79% afirmam estar reduzindo ou controlando o consumo, índice acima da média global.
Ainda segundo estudo realizado pela MindMiners (2024), a Geração Z (18 a 25 anos) consome menos álcool em comparação com gerações anteriores: 45% disseram consumir atualmente, versus 57% entre Millennials (de 29 a 44 anos) e 67% na geração X (45 a 60 anos). Outro dado é ainda mais emblemático, com 88% da Geração Z dispostos a diminuir ou até abandonar o consumo de álcool.
Força no PDV e estratégia integrada
Com o fortalecimento da categoria Zero Álcool, a Aurora reforça que o que for feito agora será determinante para o ritmo das vendas ao longo do ano.
De acordo com o diretor de Marketing e Vendas, a campanha estimula ativação em todos os pontos de contato, valorizando a potência crescente da categoria baixo álcool, a completude do portfólio da linha Aurora Desalcoolizados e novo rótulo, posicionado como parte essencial da resposta às mudanças de comportamento do consumidor.
“Estamos acompanhando uma tendência global que se consolida rapidamente no Brasil. A linha Aurora Desalcoolizados representa liberdade, equilíbrio e novas possibilidades de consumo, valores que têm tudo a ver com o modo como as pessoas querem começar o ano”, conclui.
Nomenclatura e tecnologia
De acordo com a legislação brasileira de vinhos e bebidas, os novos produtos são denominados oficialmente como ‘fermentados de uva desalcoolizados’. O enólogo que está à frente do projeto de produtos desalcoolizados na Aurora, Christian Bernardi, explica que foram realizados diversos ensaios e testes até chegar ao resultado final.
“Toda a tecnologia utilizada foi desenvolvida internamente, por meio de modificações em equipamentos já existentes. Como não existe um descritivo ou mesmo padrões internacionais para desalcoolização de vinhos, utilizamos equipamentos que permitem a extração completa do álcool, com controle de temperatura e pressão, e com recuperação parcial dos aromas do vinho”, explica.
Saiba mais sobre os desalcoolizados
Branco Chardonnay (adoçado)
Elaborado com base de vinho Chardonnay da safra 2025, sem passagem por barrica. Apresenta aroma de notas frutadas, algo de caramelo e mel. Na boca apresenta bom volume, evolui de forma delicada, com acidez marcante. A sensação de doçura é moderada, com final agradável.
Tinto Cabernet Sauvignon (adoçado)
Elaborado com base de vinho Cabernet Sauvignon da safra 2025. Vinho teve um breve contato com carvalho alternativo. Apresenta aroma de perfil mais maduro, com notas de caramelo, algo de tostado, tem ainda notas que lembram fruta em compota e especiarias. Na boca apresenta acidez equilibrada, com dulçor delicado.
Tinto Cabernet Sauvignon (não adoçado)
As notas aromáticas são similares ao anterior. Pode-se perceber uma certa cremosidade, que foi construída com usos de manoproteínas de leveduras aportadas antes e após a desalcoolização. Torna-se um desalcoolizado agradável e refrescante.
Bebida fermentada de uva branca adoçada e gaseificada (adoçada)
De uvas brancas viníferas a base de Chardonnay, reflete a tropicalidade brasileira, com características que se assemelham ao espumante brut. Com um límpido visual amarelo esverdeado, possui aromas de frutas frescas como maçã e carambola, notas de frutas mais doces como goiaba, melão, pêssego e pera em calda, além de um toque floral. No paladar é um produto seco, com alta acidez e baixo corpo, em que a ausência do álcool o torna leve, fresco e fácil de ser consumido.
Créditos: Marcelo Cedeño




Deixe uma resposta
Quer deixar um comentário?Fique à vontade para isso!