Jornal Integração - Jornal OnLine
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • HOME
  • EDITORIAS
  • REDES SOCIAIS
  • EDIÇÕES ANTERIORES
  • CONTATO
  • Pesquisa
  • Menu Menu
ARTIGOS

Poder, competição e vaidade entre elas

Por Conexão PSI

Quem nunca ouviu a expressão “muita mulher junto não dá certo” ou “amizade de mulher é falsa”, ou ainda “você está linda, melhor que suas amigas”, “mulher se veste para competir com outras mulheres”…? Comentários desse tipo são comuns nas rodas de conversa, nas redes sociais, nas propagandas, nas novelas, filmes e poesias. São repetidos por homens e até pelas próprias mulheres, criando e incentivando uma disputa que acaba por depreciar o valor feminino.

A rivalidade feminina foi algo ensinado às mulheres e incentivado pela sociedade até o ponto de se enraizar como algo natural.

Com base nessa suposta natureza da condição feminina, justifica-se uma comparação constante, que inicia na avaliação da beleza – sempre conforme o padrão da moda – e termina nas características pessoais da outra, não sendo raro julgar quem não casou, quem se tornou chefe, quem não quer ser mãe, quem tem muitos filhos, quem trabalha demais, quem não trabalha fora de casa, enfim, a lista é infinita…

Estudos feministas demonstram que a desigualdade e a condição de inferioridade das mulheres na cena social e nos ambientes produtivos e corporativos é um produto sócio-histórico que tem suas repercussões na constituição da subjetividade feminina. Forjada na incompletude e na impossibilidade, bem como na dependência de filhos, maridos e outras figuras masculinas, ao longo da história, as mulheres acabaram por buscar reconhecimento e valor através da competição com outras mulheres. Para conquistar um lugar de valor na sociedade, as mulheres tendem a aproximar-se de padrões que consideram ideais, mas que as colocam, em diversas situações, no lugar de objeto e não de sujeito.

A beleza do corpo e a grife da roupa constituem-se como arenas de comparação que definem os lugares de poder entre elas. Desde adolescentes estamos preocupadas com qual roupa as amigas vão usar para um determinado evento. Estar “adequada” à situação é mais importante do que estar confortável ou refletir seu gosto estético através da roupa. Atire o primeiro batom quem nunca comprou uma roupa que não gostava, influenciada pela opinião das amigas ou da vendedora?

A vaidade feminina, outra característica naturalizada, é constantemente incentivada, mantendo assim a mulher numa condição de incompletude e numa incessante busca para atingir os padrões sociais para seu gênero. Mesmo se formos magras o bastante, claras o bastante, com cabelos suficientemente longos, volumosos e sem frizz – com certeza coloridos – ainda temos que fazer preenchimento e harmonização facial. É bem possível também que, mesmo depois desses procedimentos, nos sejam oferecidos outros melhores ainda, artifícios do mercado de consumo que nos prometerão a magia da beleza e da projeção social.

Estabelecer comparação com outras mulheres e enxergar nisso superioridade é útil para fomentar o consumo desenfreado na busca por um padrão inatingível, que amplia as exigências do cotidiano, podendo levar mulheres à baixa autoestima, tristeza e ao sentimento de incapacidade, reiniciando um ciclo que se reforça pela falta, pela incompletude.

Muitas vezes, até a própria escolha conjugal é movida por referenciais externos que traduzem o desejo indireto pelos lugares de poder. Afinal, atire o segundo batom quem nunca se surpreendeu quando viu um homem bonito e rico casado com uma mulher “feinha…” O inverso também gera julgamento: uma mulher jovem e bonita casada com um velho rico… hummm. Golpe do baú! Encontramos aí, atrás da maquiagem, um desprezo pela mulher, seus afetos, suas escolhas e sua essência.

Nietzsche, conhecido filósofo, tem a seguinte frase: “As próprias mulheres, no fundo de toda a sua vaidade pessoal, têm sempre um desprezo impessoal – pela mulher”.

Se a desvalorização da mulher e do feminino estão no cerne da rivalidade entre elas, isso é, com certeza, uma consequência da cultura – e não da natureza – deixando sua marca inconsciente, mas revelando-se e reproduzindo-se nos discursos e atitudes competitivas.

Engana-se quem pensa que tudo isso é intencional. Habitar uma condição de objeto é antes uma consequência da necessidade de oferecer algo a alguém em troca de respeito, valor e poder. Ao abrirmos mão da nossa essência, do reconhecimento dos nossos desejos e da diversidade das formas de amar e viver, estamos entregando uma parte que nos pertence. Não somos sujeitos da nossa existência e nos afastamos da empatia, da sororidade e da solidariedade.

Ao seguirmos reproduzindo esses padrões relacionais e culturais só estamos nos dividindo e nos enfraquecendo quando, mais do que nunca, precisamos dar as mãos para avançar no exercício pleno dos nossos direitos e receber respeito pelas escolhas que abraçamos na vida.

27 de julho de 2021/0 Comentários/por dbwebsitesbg
Compartilhe nas redes sociais
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Tumblr
  • Compartilhar no Reddit
https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Conexao-Psi-Batom.png 600 920 dbwebsitesbg https://www.integracaodaserra.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Integracao.png dbwebsitesbg2021-07-27 17:11:062021-09-15 17:13:51Poder, competição e vaidade entre elas
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar um comentário?
Fique à vontade para isso!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES DO DIA

Congresso Medvep apresenta soluções para os pets em Bento Gonçalves
Consumidores de quatro estados e DF vão receber vinho por um ano inteiro
Reencontro solidário com o jantar Eles na Cozinha 2022
Banrisul lança concurso público de TI com 274 vagas
Emílio Finger traz emocionante palestra ao CIC-BG

EDITORIAS

  • AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
  • ARTIGOS
  • BELEZA E ESTÉTICA
  • CULTURA E ENTRETENIMENTO
  • EDUCAÇÃO
  • ECONOMIA
  • EVENTOS
  • ESPORTES
  • GASTRONOMIA
  • GERAL
  • MODA E ESTILO
  • MUNDO DO VINHO
  • PETS
  • POLÍTICA
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
  • SEGURANÇA PÚBLICA
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • TURISMO
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Sinta-se à vontade para nos enviar sugestões de pauta

Link to: CONTATO

TELEFONE

+55 (54) 3454.2018 / 3451.2500

E-MAIL

katia@integracaodaserra.com.br

WHATSAPP

+55 (54) 999743579

REDES SOCIAIS

AVISO LEGAL

As informações deste site são de conteúdo jornalístico, obtidas pela equipe de reportagem da Empresa Jornalística Integração da Serra. E, também, em releases enviados por assessorias de imprensa. Nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas. As publicações obedecem ao propósito de refletir as diversas tendências da sociedade e estimular o debate dos problemas de interesse comunitário. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade do autor e não traduzem, necessariamente, a opinião do Portal Integração.

100%

De confiabilidade

+20

Anos de experiência

24

Horas por dia On-Line

Corretor analisa a abrangência dos ramos de seguros no Brasil Experiência
Scroll to top

Este site usa cookies para personalizar o conteúdo e analisar o tráfego a fim de oferecer a você uma experiência melhor.

OKPolítica de Cookies

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Accept settingsHide notification only
Envie sua mensagem
Envie sua mensagem