X

Movelsul Brasil reunirá alternativas para exportação de móveis

Feira fomenta oportunidades para indústrias brasileiras que buscam novos mercados, podendo reduzir impactos causados pela taxação dos Estados Unidos

taxação de 50% sobre diversos itens importados pelos Estados Unidos é um dos assuntos que mais preocupa os empresários que vendem para o mercado norte-americano. O setor moveleiro brasileiro, que tem os EUA como importante destino das exportações, não ficou de fora. A medida, que vigora desde agosto de 2025, enfraqueceu a competitividade do mobiliário em solo estadunidense. Nesse cenário desafiador, a feira de móveis Movelsul Brasil 2026, que ocorrerá de 17 a 20 de agostoem Bento Gonçalves (RS), surge como palco de oportunidades para as indústrias buscarem novas parcerias internacionais.

Realizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1977, a Movelsul Brasil tem a presença do público estrangeiro como um dos seus principais diferenciais. A 24ª edição do evento, realizada em fevereiro de 2025, recebeu mais de 19 mil visitantes de 47 países – incluindo os principais importadores dos móveis brasileiros, como Argentina, Uruguai, Chile, Equador, Paraguai, Peru e México.

Para a presidente da entidade, Cíntia Weirich, a Movelsul Brasil 2026 ganha ainda mais relevância neste momento em que as empresas precisam readequar suas estratégias de internacionalização. “A feira reúne, em um só lugar, compradores vindos de dezenas de países. Público qualificado, que vem de diferentes regiões do planeta para comprar nossos móveis. Oportunidade ímpar para as indústrias estarem frente a frente com importadores e diversificarem parcerias com o mercado externo, especialmente aquelas que foram impactadas pela taxação dos Estados Unidos. Isso sem nem precisar sair do Brasil”, comenta.

Com expectativa de reunir mais de 200 marcas, a 25ª Movelsul Brasil contará com expositores de móveis (seriados e planejados), mobiliário corporativo, colchões, estofados, decoração e serviços. Além de importadores, o evento atrai lojistas, redes de varejo, arquitetos e designers de todas as regiões do país.

MOVELSUL BRASIL ACELERA EXPORTAÇÕES

Coordenadora de marketing da Caemmun, indústria do Paraná, Franciele Constantino vê a feira como palco para parcerias. “A Movelsul Brasil 2025 foi um marco para a Caemmun. Fortaleceu nossa marca e elevou nosso posicionamento no mercado, gerando novos negócios, aumentando nossas vendas e nos conectando a parceiros estratégicos para levar nossos móveis a mais países”, relata.

CEO do Grupo Herval, Agnelo Seger destaca os negócios e a visibilidade gerados pela Movelsul Brasil. “A decisão de participar novamente em 2026 reforça o reconhecimento da Movelsul como a principal feira de negócios moveleiros da América Latina. O evento é estratégico para gerar vendas, lançar novidades, acompanhar tendências e ampliar a presença internacional da Herval”, explica o porta-voz da empresa localizada em Dois Irmãos (região metropolitana de Porto Alegre).

De Lagoa Vermelha (Nordeste do Rio Grande do Sul), a móveis Doripel participa da Movelsul Brasil há 15 edições consecutivas. “Tivemos avanços significativos especialmente na área de exportação, fortalecendo nossa presença internacional e ampliando nossas conexões com mercados estratégicos”, conta o diretor comercial da empresa, Rogério Furlan Lima.

Foto: Divulgação Movergs

Kátia Bortolini: