Mulheres que moldam o futuro pautam segundo dia de Meeting Empresarial
Painel 100% feminino foi atração da manhã da quarta-feira, na Fiema Brasil
Remodelado para a sua 6ª edição, o Meeting Empresarial da Fiema Brasil, parte integrante da programação do FiemaCon, chegou ao seu segundo dia com uma grade de painelistas formada exclusivamente por mulheres. Moda, Design e Indústria foram os temas em pauta nas explanações de Suelen Joner, Paula Bragagnolo, Viviane Cecilia Lunelli e Marijane Paese, na manhã desta quarta-feira, 21.
Atento às tendências das discussões ambientais atuais, que atravessam diversos campos de consumo, o 6º Meeting Empresarial abordou a indústria da moda por meio das falas de Suelen Joner, Head de Sustentabilidade e D&I do grupo Azzas 2154, e de Viviane Cecilia Lunelli, presidente da Lunelli. A moda mais limpa e sustentável, bem como o papel das empresas dentro da sociedade, foram temas recorrentes nas apresentações. “Geramos valor a partir da sustentabilidade do nosso negócio. Ela é um dos nossos grandes pilares, porque, além de colocar a moda brasileira no protagonismo do mercado mundial, temos a preocupação em fazer diferença dentro da comunidade onde estamos inseridos”, explicou Suelen. Essa inserção na comunidade se dá com números expressivos: atualmente, o grupo Azzas 2154 reúne 27 marcas e emprega cerca de 22 mil pessoas.
A visão é compartilhada pela Lunelli, empresa catarinense com unidades no Brasil e no Paraguai. Com uma forte política de sustentabilidade, a Lunelli produz, anualmente, 15,4 mil toneladas de malhas e tecidos utilizando matéria-prima proveniente de reflorestamento — nos casos de algodão e viscose. “Entendemos que uma empresa tem a responsabilidade de atuar nas comunidades onde está inserida, podendo fazer com que o impacto seja positivo. Temos processos e políticas, mas não podemos nos distanciar das pessoas”, afirmou Viviane.
Design e Indústria
Explicar a união do design à sustentabilidade foi a missão de Paula Bragagnolo, analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Galvanotek, ao subir no palco do Meeting Empresarial. Com uma fala crítica ao consumo excessivo e inadequado, Paula apresentou os conceitos de forma integrada e defendeu o papel ativo do cliente no funcionamento das empresas: “A motivação do consumidor gera decisões, e precisamos interpretar suas necessidades. Através das ações que promovemos também como marca, conseguimos nos comunicar para que os produtos façam sentido para os consumidores”, explicou. A Galvanotek tem grande relevância no setor de embalagens para alimentos, inclusive descartáveis, o que naturalmente acende discussões sobre sustentabilidade. “Atualmente, utilizamos 80% de material reciclado na produção das embalagens plásticas. A sustentabilidade não é mais uma pauta externa, mas uma lente de criação interna”, finalizou.
A força da indústria de Bento Gonçalves foi representada por Marijane Paese, empresária e administradora da Paese Comércio de Ferragens. Primeira mulher a presidir o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves, Marijane compartilhou sua vivência profissional e pessoal com a audiência, em tom bem-humorado: “Vocês vieram da moda, do design, e eu sou do ferro e do aço. Abri o primeiro comércio de ferragens de Bento Gonçalves comandado por uma mulher. Ainda precisamos provar com mais força que somos capazes. Posso dizer que o pioneirismo me persegue”, comentou.
Marijane fez uma análise do momento atual a partir de sua experiência no comércio e na entidade. “Percebo que as empresas se envolvem pouco. E nós precisamos uns dos outros. É importante promover a inovação aberta e aprender com pessoas de áreas diferentes”, afirmou. Para ela, dentro da Paese, a sustentabilidade também é uma estratégia: “Nós vendemos custo-benefício, temos projetos ambientais com os colaboradores e ganhos em reputação e eficiência. Quanto mais a cidade melhorar e as pessoas estiverem preparadas, todos crescerão, e de forma mais sustentável”, concluiu.
A Fiema Brasil continua até o dia 22 de maio, das 9h às 20h. A programação contará ainda com seminários, continuidade do 6º Meeting Empresarial e do 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente e realização do 14º Fórum Energiplast, estreante na Fiema. Para mais informações sobre a programação completa, bem como inscrição para os eventos da FiemaCon, acesse www.fiema.com.br . A Fiema Brasil é uma realização da Proamb.
Foto: César Silvestro
Programação encerra nesta quinta-feira, 22, em Bento Gonçalves
Com atividades simultâneas, circulação intensa de visitantes e um ambiente propício à troca de ideias e conexões, o segundo dia da 10ª edição da Fiema Brasil — que segue até quinta-feira, 22, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves — manteve o ritmo de uma programação diversificada e robusta. A feira é reconhecida como principal encontro com a temática da gestão ambiental para profissionais, empresas e instituições voltadas ao meio ambiente, tecnologia e inovação, atraindo olhares nacionais e internacionais.
A jornada teve início às 9h com duas atrações paralelas: o segundo dia de debates do 6º Meeting Empresarial, com um painel 100% feminino, e o 1º Seminário de Biogás e Energia de Resíduos. À tarde, os holofotes se voltaram ao 8º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, que trouxe sete painelistas, incluindo a participação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, representada por Daniela Mueller de Lara, coordenadora da Assessoria do Clima. “A presença nesse espaço representa também o compromisso com a construção de políticas públicas baseadas em ciência. A Fiema nos permite fortalecer o ecossistema da política climática do Estado, compartilhando instrumentos em desenvolvimento. O FiemaCon é o espaço ideal para mostrar isso ao público especializado, ao setor produtivo e à sociedade”, destacou Daniela.
A programação internacional também seguiu com força por meio do 8º Congresso Internacional do Meio Ambiente, que continuou discutindo os eixos Sustentabilidade, Resiliência e Inteligência por meio de debates, apresentações de trabalhos e mesa-redonda. Para o diretor do Congresso, Juliano Rodrigues Gimenez, o evento desperta reflexões e promove a difusão do conhecimento. “Temos que cada vez mais aliar soluções técnicas a científicas. A teoria fundamenta a prática. Quando esse conhecimento sai da universidade e ganha espaço em um evento que trata com seriedade a questão climática, todos ganham: cientistas, empresários, estudantes e a sociedade”, avaliou.
Estudantes, inclusive, que movimentaram os corredores da feira. A professora Claudia Brazil, do Senac, levou turmas de Jovem Aprendiz e Preparação para o Mercado de Trabalho, conectando a visita ao conteúdo trabalhado em sala. “Viemos justamente com a intenção de conhecer o que há de novo nessa área e como as empresas estão colocando em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Agenda 2030”, explicou. Após a experiência, os alunos vão apresentar os aprendizados em sala e atuar em projetos de inserção em comunidades de Bento Gonçalves, com foco em temas sociais e ambientais.
Encerramento na quinta
Para o último dia de feira, nesta quinta-feira, estão previstos o 14º Fórum Energiplast, além da continuidade da programação do 6º Meeting Empresarial e do 8º Congresso Internacional do Meio Ambiente. A programação contará ainda com seminários, continuidade do 6º Meeting Empresarial e do 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente e realização do 14º Fórum Energiplast, estreante na Fiema. Para mais informações sobre a programação completa, bem como inscrição para os eventos da FiemaCon, acesse www.fiema.com.br
A Fiema Brasil é uma realização da ProAmb e tem o patrocínio de Autoridade Portuária de Santos, empresa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal; Badesul Agência de Fomento do Rio Grande do Sul, FINEP, Financiadora de Estudos e projetos, empresa pública, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Verdera, unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos; Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Corsan, Banrisul, BRDE, Caixa e Governo Federal, Sicoob, Prefeitura de Bento Gonçalves, Procergs, Track Capital, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Tramontina, Vivaci Soluções em Sustentabilidade, Cimento Gaúcho, Sicredi, Icatu Coopera e Sebrae.
Foto: César Silvestro
Evento convida a comunidade a se movimentar com aulas, caminhada, sorteios e ação solidária
Na próxima quarta-feira, dia 28 de maio, o Sesc Bento Gonçalves realiza uma programação especial para marcar o Dia do Desafio (DDD) 2025 . Um dado, celebrado em toda a América Latina com o objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas, contará com ações gratuitas e abertas ao público em diferentes locais do município ao longo do dia.
As atividades iniciam às 6h da manhã com mobilizações em escolas, academias, empresas e entidades parceiras, com atendimento até as 20h. Na academia do Sesc, o desafio é coletivo: vencer na esteira a disputa de maior quilometragem entre as unidades da instituição. Ainda pela manhã e à tarde, o Grupo da Maturidade Ativa terá aulões de yoga exclusivos e uma caminhada especial na Praça Centenário, às 15h.
No Lago do Fasolo, o público poderá participar de uma programação completa a partir das 14h, com abertura animada por um aulão de dança, seguida por capoeira, caminhada ao redor do lago, alongamentos, lanche e sorteios. Encerrando o dia, o Treino DDD Solidário convida passageiros e entusiastas a participarem de um percurso de 6 km, com largada às 19h15 na Praça Achyles Mincarone (Av. Planalto). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local mediante doação de uma caixa de leite UHT, que será destinada a entidades assistidas pelo programa Mesa Brasil Sesc. Haverá hidratação, frutas, sorteio de camisetas do Dia do Desafio, inscrições para corridas locais e brindes.
Sobre o DDD – O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e hábitos saudáveis. Coordenado no Brasil pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) e conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. Em sua essência, ele é um movimento comunitário que acontece nas últimas quartas-feiras de maio, envolve poderes públicos, instituições privadas e cooperação pública em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes a praticarem ao menos 15 minutos de atividade física no dia. Em 2025, centenas de atividades especiais estão sendo preparadas em todo o Rio Grande do Sul para o dia 28 de maio. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio .
Dia do Desafio (DDD) – Sesc Bento Gonçalves
28/05 (quarta-feira)
Atividades ao longo do dia
06h às 20h – Ações especiais em escolas, academias, empresas e entidades
07h às 18h – Desafio entre Academias Sesc
Maturidade Ativa – Sesc Bento Gonçalves
09h – Aulão de Yoga (exclusivo para o grupo)
14h – Aulão de Yoga (exclusivo para o grupo)
15h – Caminhada da Maturidade na Praça Centenário
Lago da Fasolo
14h00 – Abertura + Aulão de Dança
14h30 – Aulão de Capoeira
15h00 – Caminhada “Volta ao Lago Fasolo”
15h30 – Alongamento final
16h00 – Lanche comunitário
16h30 – Encerramento
Praça Achyles Mincarone
19h15 – Treino DDD Solidário
*Inscrição gratuita no local mediante doação de 1 caixa de leite
Ação estadual coordenada pela CDL Jovem RS ocorre no dia 29 de maio e oferecerá descontos a consumidores
Depois de trazer o Parlamento para a discussão a respeito dos problemas da alta carga tributária no país, a Federação Varejista do RS promove, por meio da CDL Jovem RS, mais uma edição do Dia Livre de Impostos. O movimento nacional ocorrerá no dia 29 de maio, em estabelecimentos espalhados em cerca de quinze cidades gaúchas aderentes à proposta. Engajados na mobilização, os comerciantes oferecem produtos e serviços com descontos muito relevantes, correspondentes aos altos percentuais tributários que incidem sobre esses itens – e os encarecem para o consumidor final.
Será o momento para a sociedade experimentar na prática como o custo de vida poderia ser menor caso não houvesse tantos impostos a serem pagos. “Essa é uma ação para chamar a atenção de todos, governantes, empresários, consumidores, e também tem um viés educativo. Precisamos estar a par do quanto a alta carga tributária impacta nas empresas, na competitividade dos negócios e na decisão de compra dos consumidores, bem como do real retorno em serviços dos impostos que pagamos”, diz o presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner.
Neste ano, a mobilização da CDL Jovem RS em torno da proposta contará com a representatividade de estabelecimentos de diversos portes e segmentos de diferentes regiões do Estado. A Metropolitana contará com seis cidades envolvidas, sendo parceiros negócios de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Sapiranga, Dois Irmãos, Estância Velha e Ivoti. Da Serra, participam Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Prata e Vacaria. Do Norte, participam lojas de Erechim e Carazinho, enquanto Santa Cruz do Sul representa a região dos Vales. A lista de estabelecimentos participantes pode ser encontrada no site https://dialivredeimpostos.org.br . Os itens em oferta terão a aplicação de desconto – variáveis conforme cada participante – e em média correspondentes a 33%.
Ação nos postos
Uma das principais ações no Estado se dará por meio da parceria estabelecida com a rede de postos SIM. Quatro unidades, duas na Capital, uma em Caxias do Sul e outra Erechim, ofertarão desconto na gasolina comum para pagamentos em dinheiro, cartão de débito ou PIX. Serão distribuídas 80 senhas em cada unidade, a partir das 6h30min, e cada cliente poderá abastecer 20 litros do combustível com valores reduzidos a partir das 7h30min. Esse procedimento será válido para os postos Ecoposto, em Porto Alegre (Av. Ipiranga, 999 – Azenha); Caxias Shopping, em Caxias do Sul (Rua João Nichele, 2.227 – Cinquentenário); e Erechim Três Vendas, em Erechim (Av. José Oscar Salazar, 312 – Três Vendas). No posto Juca Batista, em Porto Alegre (Av. Juca Batista, 631 – Ipanema), a ação ocorre às 15h e às 16h.
Essa será a 19ª edição do Dia Livre sem Impostos, uma iniciativa que surgiu em Belo Horizonte e se espalhou por todo o país por meio da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). “Esse movimento é um chamamento público para que todos se unam a fim de trabalharmos para termos uma carga tributária mais justa e eficaz para todos. É um momento de alerta, para pensarmos o quanto esse atual modelo tributário impacta no bolso de cada um, corroendo a renda e impedindo a aquisição de diversos produtos por causa da alta incidência de tributos. Da mesma forma, de questionarmos se estamos recebendo serviços básicos de qualidade frente às altas somas que pagamos em impostos para os governos”, diz o diretor da CDL Jovem RS, Lucas Magnani.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, o brasileiro trabalhou, em média, 149 dias em 2024 apenas para pagar seus impostos. Um estudo do órgão deste ano mostrou que, nas últimas duas décadas, os contribuintes do país pagaram mais de R$ 40 trilhões em impostos. Apenas neste ano, entre 1 de janeiro e 12 de maio, o “impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) já havia superado a casa de R$1,4 trilhão em arrecadação de tributos municipais, estaduais e federais.
Legenda: Programação do DLI conscientiza sobre alta carga tributária
Crédito: Exata Comunicação
Reajuste salarial foi de 6% e aumento nos pisos foi de 7,75%
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMMME-BG) formalizou a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2026, resultado da negociação com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (SIMMME), no dia 21 de maio.
Entre os principais avanços estão o reajuste de 6% e o aumento de 7,75% nos pisos salariais. Com isso, o piso para contratos de experiência passa a ser de R$ 1.925,00, enquanto para trabalhadores efetivos será de R$ 2.101,00. Também houve reajuste de 11,58% no valor do auxílio escola destinado aos trabalhadores estudantes que se enquadram na cláusula do benefício. Outro ponto importante é a manutenção do quinquênio, adicional por tempo de serviço, em 8% sobre o piso efetivo de R$ 2.101,00, sem limitadores, para cada cinco anos de trabalho na mesma empresa. A convenção contempla trabalhadores metalúrgicos das cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira.
As articulações para formatação e assinatura do documento reforçam o compromisso do STIMMME com a valorização dos trabalhadores e fortalecimento do setor industrial da região, na opinião do presidente Deoclides dos Santos. “Somos vigilantes e atuantes para que os direitos de nossos profissionais sejam mantidos e ampliados, valorizando seu importante papel para o desenvolvimento do setor”, disse. O presidente do SIMMME, Juarez José Piva, também participou da assinatura do termo, bem como o advogado Carlos Tramontini, representando o Sindicato Nacional de Máquinas.
Legenda: Juarez Piva, Deoclides dos Santos e Carlos Tramontini na assinatura da Convenção Coletiva
Crédito: Exata Comunicação, Luisa Sperotto
Este site usa cookies para personalizar o conteúdo e analisar o tráfego a fim de oferecer a você uma experiência melhor.
OKPolítica de CookiesWe may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.
Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.
These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.
Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.
We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.
We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.
We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.
Google Webfont Settings:
Google Map Settings:
Google reCaptcha Settings:
Vimeo and Youtube video embeds:
You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.