X

jornalintegração18/06/25

Servidores da Câmara Municipal atuam em ações de limpeza e apoio à população durante as chuvas

Diante das fortes chuvas que atingem Bento Gonçalves nos últimos dias, servidores da Câmara Municipal uniram esforços para prestar apoio direto à comunidade. Com espírito de solidariedade e compromisso com a cidade, as equipes colaboraram com a limpeza de bueiros, retirada de entulhos e contenção de pequenos deslizamentos.
Também foram realizadas ações de apoio na limpeza de ruas e áreas públicas afetadas, contribuindo para minimizar os impactos causados pelos temporais e evitar maiores transtornos à população.
O presidente da Câmara, vereador Anderson Zanella, reforçou o compromisso da Casa Legislativa com a cidade.
“A Câmara Municipal está ajudando a cidade no sentido de disponibilizar as nossas equipes, os nossos servidores, para auxiliar a Prefeitura, a Secretaria de Obras e todos os departamentos do município”, afirmou.
“É a forma que a gente tem de colaborar nesse momento difícil que, mais uma vez, estamos passando. Estamos torcendo para que as chuvas parem, mas já temos quatro equipes à disposição do município, auxiliando para amenizar os impactos que estão ocorrendo e os que ainda podem ocorrer.”
A iniciativa reforça o papel da Câmara não apenas como espaço de diálogo e debate, mas também como agente ativo na construção de uma cidade mais humana e resiliente. Em momentos de dificuldade, a união entre instituições públicas e população é essencial — e os servidores legislativos demonstraram que estão ao lado dos cidadãos.
A Câmara Municipal de Bento Gonçalves segue com as portas abertas para servir a comunidade.

Foto: Divulgação Câmara Vereadores

33ª ExpoBento tem dias de ilusão, humor e Luan Santana

Programação eclética  começa a partir das 18h, tendo ainda a enogastronomia da 20ª Fenavinho, no Parque de Eventos

Com uma programação cultural eclética, é fácil encontrar diversão e entretenimento que atendam a diferentes públicos e tribos na 33ª ExpoBento e 20ª Fenavinho. Os próximos dias de feira e festa mantêm o pique inicial da grade de atrações, com uma série de atrativos que passam por apresentação de mágica, show de humor e performance de artistas como Beatles no Acordeon e a estrela do sertanejo Luan Santana.

Na terça-feira, dia 17, uma das pedidas da agenda é ver de perto as ilusões de um dos mais renomados mágicos brasileiros. Kronnus, também conhecido por suas participações em televisivos como o “Fantástico”, chega à ExpoBento para surpreender o público com seus truques no Palco 360º, às 19h30min. No mesmo dia, o hilário Chico, o Vendedor Raiz conta as suas no ambiente preferido dele, o bar. No caso, o Bodegão da Fenavinho, onde, entre umas e outras, dá suas dicas valiosas para fechar negócios, às 20h.

Boas opções, principalmente musicais, aguardam os visitantes na quarta-feira, dia 18. O pianista Rodrigo Soltton abre a programação às 18h30min, com sua conhecida performance, apresentando um repertório de hits universais no Palco 360º. No mesmo espaço, mas às 21h, o acordeonista Diego Dias traz o universo dos garotos de Liverpool à tona, com o projeto Beatles no Acordeon. Como o nome sugere, o grupo faz versões dos clássicos do grupo inglês tendo o acordeon a conduzir melodias e solos, num show vibrante e encantador.

Luan Santana no Pavilhão E

Já quem não dispensa o sertanejo universitário, gênero que Luan Santana ajudou a se tornar um dos mais populares do Brasil, precisa marcar presença no Parque de Eventos nesta quarta. Pois o próprio se apresenta no Pavilhão E, dentro da programação da 33ª ExpoBento e da 20ª Fenavinho, às 23h. Na estrada desde 2007, quando subiu num palco pela primeira vez, Luan Santana se mantém como um dos nomes mais populares da música brasileira. O ‘meteoro’ do sertanejo chega a Bento Gonçalves para se apresentar numa estrutura que promete experiências inéditas aos fãs.

Num palco 360º, ele vai apresentar um repertório que mescla canções de seu mais recente trabalho “Luan Ao Vivo na Lua” com músicas como “Meteoro”, “Sinais” e “Morena”. Para este show, é preciso comprar ingressos à parte. Os bilhetes podem ser comprados no site q2 ingressos (www.q2ingressos.com.br – há taxas), a partir de R$ 80,00.

A 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho têm o patrocínio de Prefeitura municipal de Bento Gonçalves; Suvalan; Maison Forestier; Via Atacadista; Banrisul; LNF – Latino Americana; Supermercados Andreazza; Via Sul – Serviços de Internet; Robopac Brasil; Sicredi; Bertolini S.A.; Cooperativa Vinicola Aurora; Pan Eletric; Madem Indutrias e Comercio de Madeiras e Embalagens; Badesul e Corsan. O apoio é de Anderle Transportes; Cooperativa Santa Clara; Ortafrutti; Zegla Industria de Máquinas para Bebidas; MCN Logisti-K e Macenor Logisti-K; Tacchimed; Senac – Fecomércio; Smurfit Westrock Brasil, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Luan Santana, crédito Alisson Demetrio

Livro exalta legado da Fenavinho para Bento Gonçalves

Obra dos jornalistas Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello foi lançada segunda-feira (16) dentro da 20ª edição da festa

Uma foto do Parque de Eventos de 1967, até hoje chamado de Parque da Fenavinho por gerações de bento-gonçalvenses, estampa a capa de “Fenavinho – mais do que uma festa”, livro lançado nesta segunda-feira (16), durante a 20ª edição do encontro. A imagem escolhida pelos autores da obra, os jornalistas Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello, é simbólica. Primeiro, porque representa o esforço de uma comunidade em erguer um pavilhão em tempo recorde para a primeira edição da Fenavinho, 58 anos atrás, numa área então considerada rural do município. Segundo, porque estabelece um comparativo não apenas com o atual Parque de Eventos, mas com a própria cidade.

A foto, portanto, ajuda a dimensionar o impacto da Fenavinho para Bento Gonçalves e, assim, entender o porquê de ela ser considerada mais do que uma festa. “Queremos que as pessoas compreendam que a grandeza do que se observa hoje está sustentada nos pilares do passado. Que a edição (da Fenavinho) deste ano, vai projetar a grandeza da do próximo ano”, disse Mazzotti, durante o lançamento do livro. Mas a Fenavinho nasceu grande. Em 1967, ao mesmo tempo, ela uniu uma comunidade inteira – moradores do interior se voluntariavam para ajudar a dar forma ao parque –, projetou nacionalmente o país – principalmente com o icônico vinho encanado, atraindo a imprensa nacional –, trouxe o primeiro presidente da República a Bento – o general Humberto de Alencar Castelo Branco –, acelerou a construção da São Vendelino, atual BR-470 – fruto da visita do presidente – e inaugurou a era das feiras, estabelecendo um novo período de desenvolvimento para a cidade, dando vitrine também a segmentos como o moveleiro, que já despontava na cidade. “Bento Gonçalves despontou com a Fenavinho para uma forma especial de desenvolvimento”, disse Giacomello, com o conhecimento de ter acompanhado isso de perto, como coordenador geral da comissão de imprensa e propaganda da primeira Fenavinho.

A história da Fenavinho começa a ser contada muito antes de sua primeira edição. Os movimentos que culminaram com a realização da festa, idealizada no Colégio Aparecida em 1965 e depois levada à prefeitura por conta do tamanho que estava ganhando, começam em 1931. As pesquisas empreendidas pelos jornalistas captam momentos importantes e pouco conhecidos da história local, como a Demonstração Prática de Viti-cultura, de 1934, ou o Dia da Vindima, de 1960, ambos destacando a produção de uva e vinho do município. Essas mesmas investigações chegaram aos indícios que apontam para a criação do vinho encanado. A atração que atraiu olhares de todo o Brasil a Bento Gonçalves foi inspirada num almoço oferecido pela vinícola Dreher em virtude de seus 50 anos, no qual mangueiras presas ao teto desciam para as mesas dos convivas, que podiam se servir à vontade nas mesas.

Muitas histórias assim estão espalhadas pelas 368 páginas da obra, que traz uma narrativa linear das 19 festas realizadas entre 1967 e 2024. Elas mostram desde como a Fenavinho influenciou para a criação dos símbolos oficiais do município ou para a construção da emblemática pipa-pórtico, ainda em madeira, em 1975. Também resgatam atrativos esquecidos, como o Oráculo de Baco, uma pipa instalada em frente ao Parque de Eventos, onde os visitantes trocavam os ingressos por uma pequena garrafa de vinho na primeira edição – e que aparece à esquerda na foto de capa do livro. Ou do boneco que deu as formas para o surgimento do Tasta Vin, em 1991, o mascote da Fenavinho, cujo nome foi escolhido por meio de um concurso envolvendo as escolas do município.

“Fenavinho – mais do que uma festa” apresenta um acervo fotográfico com mais de 500 imagens, algumas delas poucas vezes vistas, apresentado cada Fenavinho com suas particularidades e, ao mesmo tempo, aproximando as antigas festas das gerações que não conheceram as Fenavinho de outros tempos. “A Fenavinho não deve jamais ser avaliada. Ela deve ser considerada no tempo no qual foi executada, porque há diferentes aspectos que influenciam em sua realização”, comentou Mazzotti. A obra também apresenta diversos QRcodes que levam para áudios e vídeos, oferecendo acessibilidade de conteúdo a deficientes visuais ou pessoas com baixa visão. Durante a apresentação do livro, inclusive, um vídeo com imagens pouco conhecidas da primeira festa foi apresentado no telão.

Entusiastas da memória da cidade, os autores que acabaram de lançar o livro sobre a festa já pensam numa edição revisada e ampliada da publicação. Assim que a divulgação do livro foi crescendo, novas contribuições foram chegando aos autores. “O primeiro vinho precisa ser elaborado para que ele possa ser melhorado. O primeiro livro precisa ser organizado para que depois ele possa ser melhorado em conjunto com a comunidade”, disse Mazzotti. A obra, financiada pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (Lei Rouanet) pode ser encontrada nas livrarias APP, Aquarela, Paparazzi e Dom Quixote, em Bento Gonçalves, ao preço de R$ 130,00. Ao todo, 2 mil exemplares foram confeccionados, e 800 deles serão doados para escolas, bibliotecas e outras instituições.

Legenda: Jornalistas Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello

Crédito: Merlo Fotografia

Solenidade de Corpus Christi terá celebrações e coleta de alimentos

A Missa solene campal será celebrada às 15h, num palco montado em frente ao Santuário. Após a celebração eucarística, os fiéis seguirão em procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento. Em caso de chuva, a celebração será dentro do Santuário

A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, em comunhão com toda a Igreja Católica, se prepara para a Solenidade de Corpus Christi, isto é, a manifestação pública da fé dos católicos no Cristo presente na Eucaristia. Na próxima quinta-feira, 19 de junho, a comunidade está convidada a participar de uma programação especial que unirá fé, tradição e solidariedade.

Na parte da manhã, a partir das 07h, equipes estarão organizando um tapete em frente ao Santuário Santo Antônio. A arte expressa a fé na Eucaristia e o Ano Santo, o Jubileu dos Peregrinos da Esperança. A Missa solene campal será celebrada às 15h, num palco montado em frente ao Santuário. Após a celebração eucarística, os fiéis seguirão em procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento. Em caso de chuva, a Missa está mantida e será transferida para o interior do Santuário e a procissão não ocorrerá.

À noite, a comunidade terá uma nova oportunidade de participar das celebrações, com a tradicional Missa das 18h, também no Santuário Santo Antônio.

A Paróquia Santo Antônio reforça seu compromisso com a caridade, promovendo a arrecadação de alimentos não perecíveis ao longo das celebrações de Corpus Christi. Os fiéis são incentivados a colaborar depositando alimentos não perecíveis diante do altar. Todos os itens arrecadados serão integralmente destinados à Casa Pão dos Pobres, pastoral social da Paróquia que atende mensalmente a mais de 400 famílias.

O pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, destaca a importância da Festa da Eucaristia. “Corpus Christi é um dia para celebrar a presença viva de Cristo em nosso meio e, ao mesmo tempo, nos lembrarmos de nossa abertura à solidariedade. A Eucaristia nos impulsiona a amar e servir o próximo, especialmente os mais necessitados. Convidamos a todos para participar desses momentos de fé e, com sua doação de alimentos, estender a mão àqueles que precisam do nosso apoio.”

Se a Missa puder acontecer em frente ao Santuário, desde o início da manhã, o Departamento Municipal de Trânsito irá bloquear as duas faixas da direita da Rua Marechal Deodoro, para a organização do tapete e montagem do palco. O acesso aos moradores e ao Shopping ao lado da igreja está assegurado cruzando as faixas bloqueadas e passando para as duas pistas da equerda, de onde foram retiradas floreiras para garantir a passagem. Pelas 14h será feito o bloqueio total das pistas da esquerda para a Missa, com a liberação pelas 17h e previsão de liberação completa pelas 21h.

Corpus Christi 2024 – Paróquia Santo Antônio – Foto Matteo Pavan