Dados do OECON, do CIC-BG, trazem panorama atualizado
O setor da Construção atingiu, em março, o melhor resultado de empregos em Bento Gonçalves desde o início da Série histórica do Observatório Econômico (Oecon), organizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) desde dezembro de 2019. Conforme o levantamento, que analisa os empregos em todos os setores econômicos em março, Bento Gonçalves foi o quarto município com maior geração de empregos acumulados desde o início do ano na Construção. O setor garantiu um pouco do equilíbrio no saldo de empregos, que fechou, à exemplo de fevereiro, novamente negativo, com -86 vagas, refletindo o final da safra de uva.
Somente em março, a Construção garantiu um saldo de 88 vagas no município. No acumulado dos três primeiros meses do ano, são 248 vagas positivas, que garante uma variação percentual de 249,3% em relação ao mesmo período de 2024. Em relação ao saldo acumulado deste ano, o setor fica atrás somente da Indústria, que acumulado 599 vagas. Nos três primeiros meses de 2025, as indústrias de produtos alimentícios (209) e de móveis (186) garantem os números positivos. No entanto, somente em março, a indústria de bebidas teve saldo negativo de -113 vagas.
O setor de Serviços, com acúmulo de 223 vagas entre janeiro e março, segue em recuperação, como indicado em fevereiro. No levantamento de março, os empregos em alojamentos chegaram a um saldo positivo de 11 vagas. Este foi um dos setores mais prejudicados com as cheias do ano passado, por isso, o comparativo com o primeiro trimestre de 2024 ainda aponta uma variação negativa de -19,2% em Serviços. O Comércio também tem variação negativa significativa, de -47,4%, em relação ao mesmo acumulado no ano passado.
Bento Gonçalves fechou março com 50.077 pessoas empregadas formalmente. Mesmo com 2,2% acima do fechamento de 2024, ainda abaixo do verificado nos dois primeiros meses deste ano. A rotatividade dos empregos em março em Bento Gonçalves foi de 5,4%, acima dos 5% de março do ano passado. A perspectiva para os índices de abril, aponta Fabiano Larentis, da Pós-Graduação de Administração da UCS, é de retomada do crescimento de empregos, possivelmente chegando aos 50,2 mil empregados. Em março, foram 2,7 mil admissões e 2,8 mil desligamentos. Volume um pouco mais equilibrado em relação à fevereiro, quando se chegou a um déficit de 3,7 mil admissões para 4 mil desligamentos.
Legenda: Construção gera empregos em Bento Gonçalves
Crédito Alessandro Manzoni
Sexta edição do Meeting Empresarial aborda estratégias para prosperar em um mundo em transformação
Nos dias 20, 21 e 22 de maio, a Fiema Brasil chega à sua décima edição, consolidando-se como um evento que promove espaços de conexões e avanços. A edição passada, em 2023, levou cerca de 10 mil visitantes ao Parque de Eventos de Bento Gonçalves, que tiveram a oportunidade de visitar 94 expositores, 54 startups e dividir experiências com empresas e públicos de dez países diferentes.
A sexta edição do Meeting Empresarial tem como tema “Empresas resilientes: estratégias para prosperar em um mundo em transformação” em circuito de três dias de doze palestras exclusivas.
A programação inicia com Paulo Herrmann, CEO do Sistema FIERGS; Aline Egger Bagatini, diretora-presidente da Fruki Bebidas S.A.; e Daniel Martin Ely, vice-presidente executivo da Randoncorp e COO da Rands, na manhã de terça-feira (20), além de Jesús Hernández estrategista digital e prospecção para clientes e empresas de diferentes setores e indústrias, como Banco Santander. No dia 21, o palco será ocupado por Paula Bragagnolo, analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Galvanotek, seguida por Suelen Joner, head de Sustentabilidade e Diversidade & Inclusão do Grupo Azzas 2154. Encerrando a agenda, palestras inspiracionais protagonizadas por Marquinhos Xavier, técnico da Seleção Brasileira de Futsal Masculino e sócio da Amax Futsal; Fabiano Feltrin, do Grupo Feltrin; Edson Rodrigues Lisboa Junior, executivo do Sicoob responsável por sistemas, analytics e inteligência artificial; e Márcio Migliavacca, diretor-geral da Rexfort Máquinas Ltda prometem surpreender. O circuito de apresentações será mediado por Alexandre Weiler, da ESIC.
Com massiva presença de líderes atuantes em suas organizações, o 6º Meeting Empresarial proporciona uma nova perspectiva ao público, na avaliação da Diretora do evento, Marisa Cislaghi.
Os ingressos para o 6º Meeting Empresarial já estão à venda, pelo site https://www.fiema.com.br/eventos/fiemacon/6o-meeting-empresarial. Há a opção de adquirir por dia de evento, no valor de R$ 350 ou o passaporte com os três dias de palestras, no valor de R$ 700. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fiemacon@fiema.com.br ou WhatsApp 054 3055-8746
Conheça os Palestrantes:
20 de maio:
Paulo Herrmann – Engenheiro Agrícola, com MBA em Gestão de Negócios. Em agosto de 2021 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e, neste mesmo ano, foi considerado umas das 500 autoridades mais influentes da América Latina, pela publicação Boomberg Línea. Em maio de 2022, foi condecorado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a Medalha do Mérito Farroupilha, pela dedicação no agronegócio. Atualmente, é CEO do Sistema FIERGS.
Aline Eggers Bagatini – Diretora Presidente da Fruki Bebidas S.A. onde atua desde 2002; Administradora de Empresas, formada pela UFRGS. Quarta Geração da família da empresa. Pós-graduada em Finanças e Marketing pela FGV. Coordenadora do APL de Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari e membro do Conselho do Transforma RS, da Amcham RS, da CIERGS e do SESI.
Daniel Martin Ely – Vice-Presidente Executivo da Randoncorp e COO da Rands. Conselheiro da Addiante e CNEX (Centro de Excelência Humana e Organizacional). Idealizador e co-fundador dos Institutos Hélice de Inovação e UniTEA do Autismo. Diretor da CIERGS e atual coordenador do CITEC – Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do RS (UFRGS), com Mestrado em Estratégias Organizacionais pela Unisinos. Participou de MBAs junto a FGV e FDC e desenvolveu especializações executivas em programas de escolas internacionais como Kellog e Singularity. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo do Inova RS, do Conselho Superior do SIMECS e dos Conselhos do Instituto Hélice e UniTEA.
Jesús Hernández: Nascido na Espanha, Jesús Hernández é doutor em Economia da Empresa, licenciado em Marketing e Administração, estrategista e expert em transformação digital, inovação e tendências para as empresas. É consultor, professor e conferencista internacional especializado principalmente em Banco e Finanças, Empresas Educativas, Indústria, Política e Governos. É considerado como um dos profissionais mais influentes em tendências e inovação, sendo Top 25 europeu e Top 100 mundial segundo a Revista América Economia em 2017 e 2020. Atualmente, trabalha como estrategista digital e prospecção para clientes e empresas de diferentes setores e indústrias, como Banco Santander, Turismo de Valencia e Campanhas eleitorais em Europa e América.
21 de maio:
Paula Bragagnolo – Arquiteta e Urbanista pela UNISINOS (2018) e Bacharel em Moda pela universidade FEEVALE (2020), pós-graduada em Pesquisa de Mercado e Consumer Insights pela ESPM (2022), com aprofundamento em Neurociência aplicada à Arquitetura (2021), com foco em ambientes comerciais e corporativos. É Analista de Pesquisa e Desenvolvimento na empresa Galvanotek Embalages há mais de 6 anos, onde atua nos comitês de marketing e sustentabilidade. Há 4 anos fundou a PGB inteligência criativa, empresa de pesquisa e desenvolvimento focada em pesquisa de design e mapeamento de tendências de mercado.
Suelen Joner – Head de Sustentabilidade e D&I do grupo Azzas 2154, formada em Engenharia Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho, Mestranda em Qualidade Ambiental e pesquisadora sobre Sustentabilidade e Moda. Professora do MBA em ESG da Faculdade IENH. Coautora das três edições do Livro Essas Mulheres Sustentáveis, possui quase 20 anos de experiência na área de sustentabilidade com passagens pelo setor público, industrial e varejo, atuando na construção de estratégias e soluções para uma agenda empresarial com impactos socioambientais positivos.
22 de maio:
Marcos Xavier Andrade – Doutor em Ciências do Movimento Humano e Treinador de Futsal. Treinador da Seleção Brasileira de Futsal Masculino e Coordenador Técnico de Seleções CBF. Sócio proprietário da Amax Futsal e da Escola Marquinhos Xavier. Cinco livros publicados no Brasil, Portugal, Reino Unido e Austrália.
Fabiano Feltrin – Administrador de empresas, sócio e membro do conselho do Grupo Feltrin, que controla as marcas Feltrin do setor imobiliário, da Lisa Eventos e Entretenimento, além de sócio do Hard Rock Hotel Gramado, GF Negócios Inteligentes, Néctar, Stone Hall, Vulko’s e Fabiano Feltrin Mentoring. Foi um dos Presidentes da Abradif Sul (Associação Brasileira dos Distribuidores Ford), Membro do Comitê de Vendas & Marketing da Ford Brasil / Abradif – 2006, Diretor Geral da Expobento – 1999/2001, Diretor de Marketing e divulgação da Fenakiwi 2010/2012, Presidente da Fenakiwi 2014, Vice Prefeito de Farroupilha – 2009/2012, Presidente do conselho do Projeto Mão Amiga Farroupilha, Presidente da AMESNE (associação dos municípios da encosta superior nordeste RS 2021/2022 e Presidente do CISGA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha) 2022-2023.
Edson Rodrigues Lisboa Junior – Bacharel em Ciência da Computação e Pós Graduado em Gerência de Projetos pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Pós Graduado em Gestão Estratégica pela Fundação Dom Cabral – FDC e extensão em Transformação Digital pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). MBA em Big Data e IA em andamento na Universidade de São Paulo – USP. Há 22 anos trabalha no Sicoob, atualmente como Superintendente Executivo de TI e responsável por um time formado por 850 profissionais. Atualmente, é o executivo responsável por projetos de desenvolvimento de sistemas, Analytics e Inteligência Artificial do Sicoob.
Marcio Migliavacca – Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (2011) e Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017). Atualmente é Diretor Geral da Rexfort Máquinas Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Gestão Empresarial e Comercial, atuando principalmente nos seguintes temas: máquinas para processamento de rocha ornamentais, intralogística, armazéns verticais e Indústria 4.0.
Legenda: Meeting Empresarial da Fiema Brasil reúne time de especialistas em três dias de programação
Crédito: Augusto Tomasi
Confirmando a vocação de ser uma plataforma de negócios para o mundo do vinho, a 5ª edição da Wine South America termina nesta quinta-feira (8) em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Durante os três dias de programação, sete mil compradores passaram pelo evento e tiveram acesso a mais de 430 marcas nacionais e internacionais. Em uma verdadeira vitrine de lançamentos e tendências, a Wine South America movimentou mais de R$ 100 milhões em negócios durante a feira.
Nesta edição, o evento apresentou um crescimento de 20% no número de expositores e contorno com a presença de marcas de mais de 20 países. A realização é da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere que conta com todo o know-how da Vinitaly, reconhecida por mais de 55 anos como uma feira referência mundial do setor de vinhos. ” Recebemos compradores de mercados estratégicos da América Latina, como México, Colômbia, Peru, Argentina, Equador, Venezuela e Chile, além dos principais mercados consumidores de vinho, como os Estados Unidos e Reino Unido. A cada ano, a WSA cresce em números e em público qualificado, o que comprova que o Brasil é um mercado cada vez mais promissor quando o assunto é vinho e espumante” , destaca Marcos Milanez Milaneze, diretor do evento.
A participação das vinícolas brasileiras bateu recorde, ao reunir 200 marcas de terroirs como Serra e Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra, Serra Catarinense, Vales da Uva Goethe, Cerrado Goiano, Vale do São Francisco, Serra da Mantiqueira e Brasília, que teve sua estreia na feira deste ano.
A Miolo Wine Group é um dos expositores que repete a participação desde a primeira edição da feira e aproveita a oportunidade para apresentar novos rótulos e promover eventos estratégicos. “A Wine South America sempre foi palco para nossos lançamentos e ótimos relacionamentos, mas este ano a edição é espetacular com um público super selecionado, oportunizando bons negócios. Foi muito importante para nós, valorizando ainda mais nossos lançamentos, especialmente nosso quinto Terroir, em Mendoza, com os três novos rótulos” , disse Adriano Miolo, diretor superintendente do Miolo Wine Group.
Ao longo dos três dias de evento, a WSA foi palco de mais de duas mil reuniões de negócios. Parte significativa das conexões comerciais foi viabilizada por meio do Projeto Comprador Nacional e Internacional, que oportunizou a vinda de 200 principais compradores de todos os estados brasileiros e de 12 países.
Um dos maiores produtores e exportadores mundiais de vinhos, a Itália teve participação recorde no evento, consolidando-se como uma das protagonistas do cenário internacional desta edição da Wine South America. Com o apoio da ICE – Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas, o país aumentou a sua presença na WSA e, somadas, as marcas italianas chegaram a 80, o que representa um aumento de mais de 100% em relação à última edição.
Outro destaque foi a presença inédita dos Vinhos de Portugal e da Região de Lisboa entre os expositores internacionais. Mais de 25 vinícolas portuguesas trouxeram uma diversidade de terroirs com rótulos das regiões do Douro, Alentejo, Vinho Verde, Dão, Bairrada e Lisboa. Os Vinhos de Portugal representam 11 produtores e reforçam o posicionamento do vinho português no panorama internacional. “Viemos para a WSA especialmente para diversificar a distribuição de nossos produtos. Somos bem representados no Brasil, mas queremos alcançar mais regiões. Para isso, buscamos uma feira profissional que consiga chegar em pontos que normalmente não iríamos de outra forma. A WSA conta com rodadas de negócios que certamente é um ponto que se destaca bastante para contatos” , destaca Daniela Costa, gerente de área dos Vinhos de Portugal.
O evento contou com projetos que trouxeram novidades de jornalistas dos principais veículos de imprensa nacional, além de influenciadores de destaque no universo do vinho. Entre as iniciativas, estava o Projeto Imagem, que incluiu a visitação de profissionais da imprensa às vinícolas da Serra Gaúcha, oferecendo aos comunicadores a possibilidade de conhecer o local de produção dos vinhos e espumantes, e assim vivenciar a emoção por trás de cada rótulo.
Além de conferir as novidades do setor vitivinícola e realizar negócios, os compradores da WSA tiveram acesso a uma série de eventos paralelos durante a feira na Arena de Conteúdo. O evento contou, por exemplo, com palestras com dados de mercado e masterclasses com provas de alta qualidade, que foram apresentadas por especialistas. Os painéis também abordaram as oportunidades do mercado de vinhos no segmento especializado, com palestrantes de peso como Danio Braga, presidente da Associação Brasileira de Sommelier (ABS) e curador do Empório Fasano. “ O mercado do vinho mudou muito nos últimos cinco anos. Antigamente, tinha que fazer uma catequese para mostrar algum rótulo. Agora, as pessoas já sabem mais o que elas querem conhecer. Percebo uma evolução meteórica nos últimos tempos ”, coincidentemente. Participou ainda do encontro Marco Bimbatti, sommelier do Gran Hyatt São Paulo. ” No nosso hotel, priorizamos o treinamento constante. Eles são diários e têm duração de 20 minutos. Toda a equipe tem acesso a esses treinamentos, de sommeliers a garçons, até estagiários “, descreve Bimbatti.
A programação paralela da 5ª Wine South America conta ainda com o workshop “Planeje seu Negócio de Vinhos para o 2º Semestre de 2025”. A ação foi projetada especialmente para empresários do setor e teve como objetivo ajudar os participantes a criar estratégias claras, diferenciadas e focadas em resultados concretos. O workshop foi conduzido pelo especialista Diego Bertolini, que tem mais de 25 anos de experiência neste segmento e é sócio proprietário do Grupo Venda Mais Vinho.
A próxima edição da Wine South America já está confirmada e será realizada em maio de 2026.
Este site usa cookies para personalizar o conteúdo e analisar o tráfego a fim de oferecer a você uma experiência melhor.
OKPolítica de CookiesWe may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.
Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.
These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.
Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.
We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.
We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.
We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.
Google Webfont Settings:
Google Map Settings:
Google reCaptcha Settings:
Vimeo and Youtube video embeds:
You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.