X

karin – materia

PERSPECTIVA

Mês seis… o ano recém iniciou…, metade do ano, final do 1º semestre, o inverno nem começou, ainda temos todo o 2º semestre… diferentes afirmativas que já devem ter nos ocorrido a respeito de estarmos em junho. Junho. Só junho, somente esta única palavra, pode suscitar tantas percepções diferentes. 

Efeitos de diferentes perspectivas, pontos de vista, referenciais, que são múltiplos, considerando cada ser na multidão. Logo podemos pensar, por exemplo, na dificuldade de comunicação que estes aspectos podem gerar, pois resultam de construções pessoais e coletivas que surgem de vivências no espaço-tempo. Assim, muitos são os entendimentos, concepções, visões, sentidos.

Se pensarmos junho como um ponto numa linha de vida que vá até dezembro, talvez as afirmações acima se tornem ainda mais sensíveis. O que e como aproveitamos do tempo, da vida, até aqui? Estamos a meio caminho de nosso tempo restante? Ainda temos para viver, tanto tempo quanto tivemos até agora? Respostas múltiplas, conforme a perspectiva e ficamos submetidos à incerteza.

E quanto à incerteza, seria algo ruim, considerando que nos deixa frestas de esperança, expectativa e surpresa? Cada experiência pode levar a percepções diferentes. Nem sempre o lugar comum é o mais certo ou seguro.

Em relação a junho de 2024 no Rio Grande do Sul, mesmo considerando o frio, estamos vivendo um momento muito melhor. Dois de nossos grandes eventos municipais tendo início, a ExpoBento e a Fenavinho, neste ano em que comemoramos os 150 anos da Imigração Italiana. Conseguimos viver momentos de esperança, planejamento, festejos, congraçamento e isto nos traz otimismo e energia.

Um povo unido, que honra suas raízes e ancestrais, mostra-se forte e guerreiro em momentos de extrema dificuldade. Há o momento da tristeza, mas também o da esperança.Há o tempo de chorar, mas também de se alegrar, sabendo que a vida é feita desses altos e baixos, perdas e ganhos. O que não se pode é desistir. Retomar, sempre! Seguir construindo novos e promissores tempos, com a força que este povo herdou de sua origem.

Que este junho tão frio que nos encontra, sirva para unir e acolher ainda mais, enquanto seguimos em busca de superação. E que os santos do mês nos abençoem, para seguirmos as tarefas e festejos com alegria!