Os Bertussi nos Festejos Farroupilhas 2025
No dia 21 de agosto, em cerimônia na Fundação Casa das Artes, foram abertos oficialmente os Festejos Farroupilhas 2025 no município. O momento foi uma verdadeira celebração tradicionalista com apresentações artísticas juvenis do CTG Herdeiros da Bombacha e declamatórias de poesias, além de divulgar a 1ª Vindima do Verso Gaúcho, coordenada por Juliano Silva, que vai reunir declamadores de vários municípios do Rio Grande do Sul, assim como, de outros estados do Brasil, que ocorre nos dias 20 e 21 de setembro, na ABCTG.
No dia 30 agosto, o Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva iniciou a demarcação só espaços para o recebimento dos piquetes que ocorre até o dia 10 de setembro. O piquete é manifestação que evoca a vida campeira e os costumes gaúchos, além de serem símbolos de pertencimento e de afetos dos valores históricos. Até o momento, o local recebeu, aproximadamente, 30 piquetes de cidades como Garibaldi, Monte Belo do Sul, Santa Teresa e Pinto Bandeira.
“Nossa ABCTG se transforma em um grande ponto de integração de vivências gaudérias. É o acolhimento que respeita e valoriza a herança histórica de nosso Estado e do nosso município, preservando seus ideais e a identidade campeira”, destaca o presidente da ACBTG, Antônio Carlos Gonçalves Menezes.
No dia 06 de setembro, a partir das 20h, ocorre o jantar-baile de abertura com Os Bertussi, um dos maiores grupos tradicionalistas, tendo começado suas atividades há mais de 100 anos, sendo precursores do fandango e do dueto de gaita e pioneiros na gravação de discos no segmento. O grupo está em sua terceira geração, sendo capitaneado por Gilnei Bertussi, na parte artística, e Adroaldo Pereira Pezzi, na parte comercial e administrativa.
Os Bertussi são o espelho para novos grupos que surgindo no cenário artístico e musical nativista, tendo sido referência para Os Monarcas, Os Serranos e Porca Véia. Atualmente, fazem apresentações de quatro vezes por mês, em média, sendo intensificadas em setembro. O último show em Bento Gonçalves foi em 2023 por ocasião do aniversário do CTG Gaudério Serrano.
“O grupo está em sua terceira geração da família tendo contribuído significativamente para o desenvolvimento da Cultura Gaúcha. Hoje, é patrimônio cultural imaterial de Caxias do Sul e já foi oficializado pelo estado patrimônio cultural e imaterial do Rio Grande oSul que atravessou fronteiras, tendo tocado no Uruguai, Paraguai e Argentina”, destaca Adroaldo, que tocou bateria e percussão no grupo durante 43 anos.
A programação segue até 21 de setembro com o objetivo de enaltecer o Tradicionalismo dentro de seus aspectos históricos, culturais, artísticos e pedagógicos, sendo, da mesma forma, um transmissor de saberes, fazeres, usos, costumes e de conhecimentos para as próximas gerações.
“Nosso parque já sendo povoado com os piquetes os quais demonstram o orgulho de exercer as práticas campeiras. No sábado, teremos Os Bertussi, grupo musical ícone da cultura tradicionalista, que vai realizar um show de quatro horas na ABCTG, com repertório de seus grandes sucessos. Convidamos peões e prendas, patrões e patroas, comunidade em geral, para apreciar e viver os Festejos Farroupilhas cuja programação, rica e extensa, foi criada para fortalecer os laços de pertencimento”, enfatiza o Secretário de Cultura, Evandro Soares.
Os Festejos Farroupilhas 2025 são uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) e conta com o apoio da 11ª RT, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Brigada Militar, e patrocínio da Corsan – Nossa natureza movimento o Rio Grande.
Imagem: Reprodução
O plenário da Câmara Municipal foi palco da homenagem à Sicredi Serrana Bento Gonçalves pelos 25 anos de atuação no município. A outorga da Portaria de Louvor e Agradecimento, de autoria da Mesa Diretora e apoiada de forma unânime pelos vereadores, ocorreu em Sessão Solene na noite de 2 de setembro.
Representando a Mesa Diretora, o presidente da Câmara, Anderson Zanella (Progressistas), afirmou que a homenagem é mais do que merecida. “Nós não estamos falando de uma instituição simplesmente bancária. Estamos falando de cooperativismo, de associativismo, de pessoas. E, quando falamos desses processos, falamos da nossa comunidade, da nossa gente, falamos do que se reflete diariamente no nosso dia a dia”, comentou.
Ao relembrar a importante atuação da instituição nas enchentes de 2024, Zanella destacou a iniciativa da Sicredi Serrana de duplicar o valor arrecadado pelo projeto Unidos por Bento – que tinha o objetivo de reconstruir estradas, pontes e promover ajuda às comunidades afetadas. “Na dificuldade, vocês já mostraram que são experts, abrindo mão, principalmente dos fundos, para aportar recursos a toda uma comunidade. […] Foram mais de R$ 12 milhões em investimentos, muito bem aplicados, que chegaram de forma rápida e trouxeram qualidade de vida para a nossa gente.”
Ao final de sua fala, o presidente da Câmara destacou a proximidade da instituição com o povo. “Na contramão do tempo, em que a maioria das instituições bancárias fecha suas agências físicas, o Sicredi abre. Isso é estar junto da comunidade, estar junto das pessoas, recebê-las e fazer parte da vida cotidiana de uma comunidade. É por esses motivos – que não são pequenos, mas de extrema relevância – que esta Casa, com o consentimento dos 17 vereadores, presta nesta noite esta homenagem”, finalizou, parabenizando a instituição.
Representando o Executivo, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), destacou as ações da Sicredi Serrana nas comunidades, tanto na área urbana quanto no interior, em momentos difíceis e de união. “Essa homenagem não é para uma instituição financeira. É para uma instituição comunitária, que cumpre seu papel na sociedade de Bento Gonçalves e em todo o Rio Grande do Sul, e que enche de orgulho a todos. […] Parabéns ao Sicredi, parabéns aos vereadores pela homenagem, parabéns a toda a nossa população”, disse Siqueira.
O presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, em seu discurso em nome da instituição, afirmou que a homenagem não é singela, mas sim uma honra. “O presidente usou algumas vezes a palavra ‘singela’. Eu transcendo essa palavra e elevo, em nível de nobreza, aquilo que vocês estão nos dedicando. Então, junto com a minha saudação e gratidão a esta Casa, à Câmara de Vereadores, ao prefeito Diogo também pela manifestação – com ele, todo o Poder Executivo e as secretarias – e à comunidade de Bento Gonçalves.”
“Para mim, é uma honra falar em nome de toda a nossa equipe de colaboradores que aqui está – apenas uma pequena parte desse grande time –, mas também de todos os nossos conselheiros, coordenadores de núcleo, associados e comunidade”, afirmou Balbinot.
Ao comentar a chegada da Sicredi Serrana em Bento Gonçalves, no ano 2000, Balbinot destacou que era necessário manter a essência da instituição. “Nós somos uma cooperativa reconhecida, inclusive com teses de doutorado e de mestrado estudando o nosso modelo de transformação de uma cultura. E nós tínhamos, obviamente, que trazer nossa principal essência, que são as pessoas. Aqui às representamos através de nossa equipe de colaboradores. Hoje, somos mais de 900 e, em breve, seremos mais de 1.000, com certeza.”
Atualmente, apenas em Bento Gonçalves, a Sicredi Serrana conta com mais de 35 mil associados e administra cerca de R$ 2,45 bilhões. Entretanto, para além dos números, de acordo com Balbinot, o essencial é o capital humano. “Uma cooperativa sem eficiência econômica deixa de existir. Isso acontece com qualquer empresa ou negócio. Mas uma cooperativa sem eficiência social perde a sua razão de ser.”
Ao final de seu discurso, o presidente reforçou: “Nós somos, de fato, uma instituição financeira da comunidade. Nossos 25 sócios-fundadores foram de casa em casa convidar uns aos outros e continuamos assim até hoje. Não temos metas de associados, nem campanhas internas ou externas para novos associados. Tudo acontece muito pela indicação de um para o outro e pelo reconhecimento da comunidade. E Bento Gonçalves, nesses 25 anos, nos ajudou a nos tornar muito do que somos hoje”, afirmou.
Os vereadores Edson Rogério Biasi (Progressistas), Letícia Bonassina (PL), Lúcio Lanes (PDT), Marlene Pelicioli (Cidadania), Moisés Scussel (MDB), Paulo Souto (PSDB), Postal (PL), Sidi da Silva (PSDB), Thiago Fabris (Progressistas), Volmar Giordani (Republicanos) e Volnei Christofoli (Progressistas) estiveram presentes, assim como secretários municipais e colaboradores da Sicredi Serrana.
Foto: Divulgação Câmara Vereadores Bento Gonçalves
O Rap In Cena, o maior festival da cultura hip hop do Brasil, anuncia oficialmente sua edição 2025 com uma novidade: a entrada da Petrobras como patrocinadora oficial do evento. Mais do que um patrocínio, essa é uma parceria estratégica que simboliza a chegada da energia da transformação, possibilitando o RIC mais acessível de todos os tempos.
A entrada da Petrobras marca um novo capítulo na história do festival, impulsionando não apenas a sua expansão, mas também sua democratização de acesso. O investimento da Petrobras vai além do apoio financeiro: é um reconhecimento do impacto sociocultural do Rap In Cena e um compromisso com o fortalecimento da cultura de base e das comunidades que sustentam o hip hop no Brasil.
– Acreditamos na arte como força de transformação social. Patrocinar o Rap In Cena é reconhecer a potência da cultura hip hop como expressão legítima das juventudes e de um Brasil mais diverso e plural – afirma Alessandra Teixeira de Teixeira, Gerente de Patrocínios da Petrobras.
Com o objetivo de tornar o festival mais inclusivo e representativo, a edição de 2025 apresenta o INGRESSO PETROBRAS, um cupom que oferece 40% de desconto em relação ao valor regular do Ingresso Solidário. Quem garantir o ingresso nesta modalidade, deve doar 2kg de alimentos no dia do evento, em uma ação anual realizada em parceria com o Museu do Hip Hop, fortalecendo a rede de impacto social por meio da cultura.
Os ingressos desta nova fase podem ser garantidos a partir de quinta-feira (04/09) no Instagram oficial @rapincenafestival e terão duração de 72 horas, já que são entradas limitadas. Quem já garantiu o ingresso para o Rap in Cena 2025, pode ficar tranquilo: com a novidade, os ingressos já adquiridos seguem valendo – para dúvidas, os clientes devem entrar em contato através do sacrapincena@gmail.com
Com o novo conceito “A ENERGIA DA TRANSFORMAÇÃO IN CENA”, o Rap In Cena 2025 inaugura uma fase ainda mais potente, inclusiva e conectada com as raízes da cultura hip hop.
– Fechar com a Petrobras significa, compromisso, crescimento e construção do futuro da cultura urbana e arte no Brasil, é um marco significativo em nossa trajetória, fortalecendo a democratização de acesso e expandindo nosso alcance, quebrando a barreira do preço e aproximando quem antes não podia por questão financeira e hoje só não pode se não quiser. Uma energia que conecta, constrói, transforma e cabe no seu bolso – diz Keni Martins, idealizador do Rap in Cena.
Rap in Cena
O Rap in Cena nasceu em maio de 2014 tendo como objetivo inicial ser a maior referência em eventos da cultura hip hop de Porto Alegre. Pouco a pouco, o festival foi crescendo, reunindo grandes artistas nacionais e, ao mesmo tempo, dando espaço para os talentos gaúchos.
Hoje, considerado o maior festival de cultura hip hop do Brasil, o Rap in Cena reúne dezenas de milhares de pessoas a cada edição: em 2024, 48 mil pessoas curtiram os dois dias de festival.
Grandes nomes da cena nacional e internacional já passaram pelos palcos do RIC, como Racionais MC’s, Djonga, Matuê, Filipe Ret, Negra Li, Flora Matos, L7nnon, Froid, Tasha & Tracie, Veigh, Mv Bill, Wiu, Teto, Lourena, Orochi, BK, Rich The Kid e Ja Rule.
O Rap in Cena vai além da música com ativações diversas como uma Feira Multiempreendedorismo que apoia o comércio local, artistas de graffiti e a Vila Olímpica, com breaking, competições de jiu-jitsu, basquete, skate, boxe, kickboxing, muaythai, batalha de rima e batalha de slam.
Crédito: @OXGNSTUDIO
Prêmios foram obtidos durante a 23ª Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi, sexta-feira
Seja em diferentes cidades do mundo, seja em sua cidade natal, a Cooperativa Vinícola Garibaldi coleciona distinções por onde passa. Sexta-feira (29), numa comprovação de que, antes de tudo, é preciso fazer o dever de casa bem feito, a marca arrematou 14 medalhas na 23ª edição da Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi, sendo a mais premiada do certame.
Mais uma vez, o megamedalhista espumante Garibaldi Moscatel foi um dos grandes destaques, desta vez ao lado do vinho Chardonnay (tanque 196). Ambos receberam medalha de Gran Ouro, a mais importante do concurso promovido pela Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga). Todos os demais reconhecimentos foram de Ouro, incluindo duas para lançamentos deste ano, o vinho Garibaldi Memórias Moscato Giallo e o inédito vinho branco Garibaldi In Veritas Irsai Oliver, lançamento exclusivo da marca no país que chegará às gôndolas a partir de setembro.
No total, foram oito medalhas para vinhos, cinco para espumantes e uma para suco – veja abaixo a relação completa dos produtos certificados. Para o presidente da cooperativa, Oscar Ló, a certificação dos produtos chancelada por profissionais locais mostra como o município se consolida como um dos principais produtores nacionais. “É um orgulho para nós, de Garibaldi, contar com tantos talentos que ajudam a destacar o nome da cidade e os produtos elaborados aqui. Receber essas condecorações nos faz ter mais certeza de estarmos cumprindo o nosso propósito de levar o bem para todos os nossos públicos, fazendo produtos com paixão”, destacou Ló.
Neste ano, o concurso realizado na Associação dos Motoristas de Garibaldi contou com 181 amostras inscritas por 18 vinícolas. Os produtos foram analisados às cegas por 35 profissionais, obedecendo as regras da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A análise, envolvendo 12 categorias, ocorreu entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, na Câmara de Indústria e Comércio (CIC). Na última sexta-feira, os premiados foram conhecidos e os vinhos, espumantes e sucos com as maiores pontuações, degustados.
Produtos condecorados
Medalhas Gran Ouro: vinho Chardonnay (tanque 196) e espumante Garibaldi Moscatel
Medalhas de Ouro: vinho tinto de mesa da Casa Orgânico, vinho Irsai Oliver (tanque 221), vinho Moscato Giallo, vinho Garibaldi VG Pálava, vinho Marselan (tanque 195), vinho Garibaldi VG Marselan, vinho Granja União Rosé Merlot, espumante Garibaldi VG Rosé Brut, espumante Garibaldi Pinot Noir Rosé Brut, espumante Acordes Extra Brut e suco tinto integral da Casa Orgânico
Legenda: Cooperativa Vinícola Garibaldi comemora conquistas em concurso realizado em Garibaldi
Crédito: Igor Guedes
Este site usa cookies para personalizar o conteúdo e analisar o tráfego a fim de oferecer a você uma experiência melhor.
OKPolítica de CookiesWe may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.
Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.
These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.
Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.
We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.
We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.
We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.
Google Webfont Settings:
Google Map Settings:
Google reCaptcha Settings:
Vimeo and Youtube video embeds:
You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.