Fimma Brasil 2025 ocorre em agosto, em Bento Gonçalves

Feira contará com 250 marcas nacionais e internacionais, imersão em inovação e espaço ampliado para arquitetos e marceneiros

A indústria moveleira brasileira tem um encontro marcado com as grandes tendências, tecnologias e oportunidades de negócios na Fimma Brasil 2025, que acontece de 04 a 07 de agosto, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha (RS). Com 250 marcas expositoras e o dobro de área em relação à última edição, em 2023, a feira se consolida como uma das cinco maiores do mundo no setor de fornecedores para produção de móveis.

Mais do que uma vitrine de máquinas, chapas, ferragens, tintas, softwares e insumos, a 17ª edição da Fimma Brasil (Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis) se reposiciona como um espaço estratégico de conexão entre indústrias, marceneiros e arquitetos. “A Fimma se consolida como um ambiente essencial para quem busca atualização técnica, inspiração criativa e contatos qualificados. Estar na feira é acompanhar de perto o futuro da produção moveleira”, afirma Euclides Longhi, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), entidade organizadora do evento.

Uma das grandes apostas da feira em 2025 é a ampliação do diálogo com arquitetos, designers e marceneiros. A visita à Fimma será uma oportunidade para esses profissionais conhecerem novos materiais, tecnologias de acabamento e soluções personalizadas para ampliar a qualidade e competitividade de seus projetos. Além disso, o evento traz um novo posicionamento para marcenarias de pequeno e médio porte, com cases de eficiência produtiva, redução de desperdício e inovação digital – temas que estarão em alta na programação de palestras.

 

Imersão em inovação: experiências e conteúdo gratuito

Outro destaque desta edição é a estreia da Praça de Inovação, espaço localizado no Pavilhão A, com experiências imersivas e palestras gratuitas voltadas à transformação do setor moveleiro. O espaço contará com a participação de especialistas que vêm movimentando o ecossistema criativo e produtivo do setor, como:

Priscilla Bencke – referência em neuroarquitetura e ambientes corporativos;

Pollyana Pizzutti – conhecida por sua abordagem inovadora na criação de experiências no design e arquiteta da Casacor RS 2025;

Meu Marido Marceneiro (Ana Boaventura e Bernardo Costa) – influenciadores especializados em marcenaria prática;

Fernando Imazu – especialista em gestão de marcenarias;

Canal Empoeirados (Luciano Padreca e Leandro Causo) – influenciadores que dividem dicas sobre marcenaria de modo leve e descontraído;

Lumberjills (Fernanda Sanino e Leticia Piagentini) – criadores de conteúdo com foco em marcenaria e tapeçaria;

André Menin – fundador da Refresher (plataforma online para arquitetos, designers, varejistas e fabricantes do setor Casa e Construção).

 

Credenciamento aberto e estrutura ampliada

O credenciamento para visitar a Fimma Brasil 2025 já está disponível em fimma.com.br. O evento terá quatro pavilhões, praças de alimentação completas e serviços de apoio como traslado e Wi-Fi gratuitos – além de espaços VIP para atender importadores, compradores nacionais e imprensa.

Foto: Divulgação Fimma

Agas promove primeira edição da Noite Italiana

Encontro ocorre no dia 10 de julho, reunindo gastronomia, música e expositores, em Porto Alegre

Um espaço para fortalecer relações e se deliciar com a cultura – gastronômica e artística – da Itália. A primeira edição da Noite Italiana, promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), coloca um novo ponto de encontro no calendário de eventos da entidade, no dia 10 de julho, no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre, às 18h.

Temática, a proposta que encontra ressonância na comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, chega para celebrar, também, um símbolo gastronômico italiano de caráter universal. Em pleno Dia Internacional da Pizza, a Noite Italiana terá esse prato como um dos destaques da programação. Mas as opções também vão contemplar outros clássicos gastronômicos do país da bota, como massas, queijos e embutidos, tudo regado com canções vindas da Itália tocadas ao vivo. Toda a gastronomia será oferecida por fornecedores de supermercados, que esperarão os clientes em um ambiente descontraído e informal. “Nossa intenção é valorizar o pequeno supermercadista em um encontro de confraternização e celebração da cultura italiana. A ideia é valorizar as pessoas que trabalham no setor e celebrar a união que as refeições, especialmente a pizza, proporcionam às famílias”, destaca o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo.

Um ambiente especial será montado, com decoração alusiva ao país homenageado, para receber o público e os expositores. Nesse cenário de confraternização, a boa mesa faz parceria com os negócios, brindando a alianças e a encontros para gerar resultados. Por ali, serão encontrados diversos produtos, cujas características encontram uso na gastronomia italiana, enaltecendo os sabores e a tradição da cozinha do país.

Além de apresentações de danças tradicionais italianas, o evento receberá o grupo Ragazzi Dei Monti, focado em valorizar a música do país, seja ela folclórica, romântica ou contemporânea, e o pianista Rodrigo Soltton, que executará um repertório especial temático, e show do humorista Chico, O Vendedor Raiz. O evento é gratuito para supermercadistas sócios da AGAS, e tem o custo de R$ 50,00 para fornecedores e público em geral – à venda pelo e-mail eventos@agas.com.br.

Foto: Noite Italiana, realizada pela AGAS, integra setor supermercadista em encontro repleto de atrações

Foto: Fabrício Zanco

Vinícolas se unem e criam a Associação de Produtores de Espumantes de Garibaldi

Entidade nasce para fortalecer a identidade do espumante local, buscar Indicação Geográfica e projetar a Capital Brasileira do Espumante

Berço do espumante brasileiro e reconhecida nacionalmente como a Capital Brasileira do Espumante, Garibaldi, na Serra Gaúcha, dá um passo histórico para consolidar ainda mais sua identidade vitivinícola. Foi fundada neste domingo, 29 de junho, a Associação de Produtores de Espumantes de Garibaldi (APEG), durante assembleia realizada na Vinícola Peterlongo — local emblemático onde foi elaborado o primeiro espumante do Brasil, em 1913.

A escolha da data para a criação da entidade reforça o simbolismo desse novo ciclo: é Dia de São Pedro, padroeiro de Garibaldi. E, assim como o santo das águas, os espumantes representam uma força que conecta história, trabalho e fé — elementos que moldaram a cidade e impulsionam sua vocação.

A criação da APEG vem respaldada por números que reforçam a excelência da produção local. Das 6.710 premiações conquistadas por rótulos brasileiros em concursos internacionais, 1.162 foram atribuídas a espumantes de Garibaldi. No Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que avalia exclusivamente espumantes nacionais, 386 das 2.359 medalhas já conferidas têm origem em Garibaldi. As mais de 40 vinícolas existentes na cidade hoje, produzem anualmente 12 milhões de garrafas de espumantes. Esses dados evidenciam a força e a consistência da cidade na elaboração de espumantes que se destacam no Brasil e no mundo.

“A criação da APEG é um passo estratégico e necessário para que possamos caminhar juntos em prol da certificação do espumante de Garibaldi. Somos produtores que compartilham da mesma história, do mesmo território e dos mesmos desafios. A associação surge para nos organizar como setor, promover a excelência do nosso produto e buscar, com legitimidade, o reconhecimento da Indicação Geográfica junto ao INPI”, afirma o presidente Ricardo Morari.

A ideia de criar a APEG começou a germinar ainda em dezembro de 2023, quando os produtores locais realizaram a primeira reunião com o objetivo de avaliar o alinhamento do setor em torno de um projeto coletivo voltado à valorização do espumante de Garibaldi como produto típico, cultural e passível de certificação por Indicação Geográfica (IG). Apesar das dificuldades impostas pelas intensas chuvas que afetaram a região no primeiro semestre de 2024, o grupo retomou com força o movimento após a safra, determinado a transformar o projeto em realidade.

A diretoria da APEG é composta ainda por Guilherme Pedrucci (vice-presidente), Talita Nicolini Verzeletti (1ª secretária), Márcio Dallé (2º secretário), Adalberto Bortolini (1º tesoureiro) e Jones Valduga (2º tesoureiro). A sede da entidade será junto a Apeme Collab, que funciona como um hub de inovação, no centro da cidade. O grupo fundador reúne dez vinícolas: Casa Pedrucci, Chandon, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Courmayeur, Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo, Foppa & Ambrosi, Ponto Nero, Vinícola Carlesso, Vinícola São Luiz e Vinícola Vaccaro.

Sem fins lucrativos, a APEG nasce com o propósito de fomentar ações de pesquisa vitivinícola, qualificar o espumante como produto cultural de Garibaldi, promover o enoturismo, defender os interesses dos produtores e atuar de forma ativa na obtenção e preservação da Indicação Geográfica. A fundação da entidade marca o início de um novo capítulo na história do espumante brasileiro, unindo esforços para fortalecer a imagem de Garibaldi como território singular na elaboração de espumantes reconhecidos nacional e internacionalmente.

Diretoria da APEG Gestão 2025-2027

Presidente: Ricardo Morari

Vice-presidente: Guilherme Pedrucci

1ª Secretária: Talita Nicolini Verzeletti

2º Secretário: Márcio Dallé

1º Tesoureiro: Adalberto Bortolini

2º Tesoureiro: Jones Valduga

Conselho Fiscal: Ricardo Ambrosi, William Sartori Vaccaro e Marcos Carlesso

Vinícolas fundadoras

Casa Chandon

Casa Pedrucci

Cooperativa Vinícola Garibaldi

Courmayeur Domaine

Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo

Ponto Nero

Vinícola Carlesso

Vinícola Foppa & Ambrosi

Vinícola São Luiz

Vinícola Vaccaro

Um pouco de história

A indústria de espumantes em Garibaldi, conhecida como a ‘Capital Brasileira do Espumante’, tem suas raízes na chegada dos imigrantes italianos no início do século XX, que trouxeram consigo a tradição vitivinícola. O primeiro espumante brasileiro – método tradicional – foi elaborado em Garibaldi em 1913, pela Vinícola Peterlongo, estabelecendo um marco na história da bebida no país.

No final da década de 1940, chega a francesa Georges Aubert, a primeira a elaborar espumantes pelo método Charmat, trazendo na bagagem também os equipamentos que aqui não existiam. Já nas décadas de 1960 e 1970, a cidade recebeu expressivos investimentos de multinacionais do setor. A italiana Martini & Rossi (posteriormente Bacardi‑Martini) foi uma delas. Logo depois, em 1973, chegou a francesa Maison Chandon (Moët & Chandon), ampliando a expertise internacional na cidade. A Maison Forestier, também da França, instalou-se oficialmente em 1977, combinando tradição europeia com inovação local. Além delas, marcas como Cinzano, Heublein e Almadén estiveram envolvidas, trazendo recursos, tecnologia e reconhecimento à produção de espumantes. Hoje, essa herança ecoa na criação da APEG, que assume esse legado para fortalecer a vocação de Garibaldi que conta com mais de 40 vinícolas, a maioria pequenas e familiares, responsáveis por uma produção anual de 12 milhões de garrafas de espumantes.

Como forma de celebrar a qualidade e a tradição dos espumantes de Garibaldi, foi realizado em 1979, o 1º Festival Colonial Italiano, o que, em 1981, se transformou na Fenachamp, hoje conhecida como Festa Nacional do Espumante Brasileiro.

A cidade

Fundada em 1870 com o nome de “Colônia Conde D’Eu”, em homenagem ao marido da Princesa Isabel, Garibaldi foi a primeira colônia oficialmente constituída de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. A colônia, que começou a receber imigrantes italianos em 1874, a maioria do Norte da Itália, emancipou-se em 1900, sendo nomeada como Garibaldi.

Foto: Diretoria: Márcio Dallé, Guilherme Pedrucci, Ricardo Morari, Talita Nicolini Verzeletti, Adalberto Bortolini e Jones Valduga

Crédito: César Silvestro

Cooperativa Vinícola Aurora promove 3ª Festa Julina Solidária

Evento gratuito reunirá cooperativas e comunidade no entorno da unidade Matriz, em Bento Gonçalves. Todo lucro será destinado a 16 instituições beneficentes participantes

Neste domingo (6), tradição, alegria e solidariedade voltam a ocupar parte das ruas Olavo Bilac e Tiradentes, em Bento Gonçalves, com a 3ª edição da Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora . Das 14h às 18h, o entorno da unidade Matriz da Aurora será feito por música, danças típicas e brincadeiras. O evento é gratuito, aberto ao público e conta com a participação de outras cooperativas parceiras, como Sicoob Meridional, Cresol, Sicredi e Unimed Serra Gaúcha. Em caso de chuva, a festa será exclusiva para o Pavilhão E da Fundaparque.

Desde a sua criação, a festa já arrecadou mais de R$ 40 mil e 1,5 tonelada de alimentos, destinada a entidades assistenciais locais . Neste ano, além das doações de alimentos não perecíveis, o público poderá contribuir com ração para cães e gatos e materiais de higiene e limpeza. Toda a renda obtida com a venda de comidas típicas, bebidas e brincadeiras será revertida para 16 instituições beneficentes (veja a lista completa abaixo).

A programação cultural é outro destaque: a Associação Integrada do Desenvolvimento Down (AIDD) abre as apresentações às 14h15, seguida pela APAE às 14h35. Às 15h, o palco recebe a cantora Kissa Braga . Às 16h10, o grupo Ricordi D’Itália convida o público a participar de uma grande quadrilha. Em seguida, o artista Junior Mineiro anima a festa, a partir das 16h30. O evento contará ainda com a presença do humorista Guri de Uruguaiana.

Para o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, a Festa Julina Solidária é uma ação que integra a comunidade e as cooperativas para um bem maior.

“O evento se tornou uma tradição para nós, porque reúne diversão com o ato de fazer o bem. Esse movimento em parceria com as cooperativas da nossa região faz parte do nosso propósito de estar próximo das pessoas e, de alguma forma, contribuir para o bem-estar social da comunidade. Nada mais propício do que uma grande festa para expressar isso”, destaca Tonello.

Para conta da realização do evento, a Rua Olavo Bilac estará fechada a partir das 7h da manhã de domingo (6), e o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) fará a sinalização e orientação dos motoristas no local.

As vendas serão revertidas para 16 entidades

Neste ano, serão contempladas as entidades Anjos Unidos, Lar do Ancião, ONG Patas e Focinhos, ONG Por Mais Empatia, Lar da Caridade, APAC, Associação Integrada do Desenvolvimento Down (AIDD), Lar da Joana, Associação São Roque, Associação Voz Azul de Apoio TEA, Associação dos Surdos (ASBG) , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) , Lar Luchese, Associação de Apoio à Pessoa com Câncer ( AAPECAN). ), Associação de Deficientes Físicos (ADEF) e Vilarejo Anjos Unidos.

Cada entidade participante será responsável por uma brincadeira. Os tíquetes serão vendidos a R$ 5 e o valor arrecadado será revertido diretamente para eles. Entre as atrações clássicas que celebram os festejos de São João incluem a pescaria, boca do palhaço, correio do amor, rabo do burro, entre outras. Também ocorre no local a Feira Arte na Praça.

As associações também comercializarão quitutes típicos. O cardápio seguirá a tradição das comemorações do período, com quentão feito com suco de uva integral doado pela Aurora, cachorro-quente, pipoca, amendoim, maçã do amor e muito mais.

A loja da Cooperativa Vinícola Aurora também estará aberta para comercialização de seus produtos. Além disso, o roteiro turístico da Aurora estará aberto, das 14h às 18h, para visitação gratuita. Os passeios guiados ocorrem a cada 30 minutos e com limite de pessoas em cada grupo.

Foto: A 3ª Festa Julina da Aurora reúne cooperativas, comunidade e entidades beneficentes para uma tarde cheia de alegria e solidariedade

Crédito: Eduardo Benini