X

Elementor Página #19919

Lar do Ancião estimula a solidariedade para presentear internos no Natal

Campanha Adote um Bom Velhinho sensibiliza a comunidade a tornar a data ainda mais especial na entidade

Época de renovação de preceitos como esperança e generosidade, o Natal é um convite para exercer a solidariedade, motivando o amor ao próximo. Por isso, o Lar do Ancião de Bento Gonçalves lança a edição 2025 da campanha Adote um Bom Velhinho, um convite para a comunidade presentear os residentes da instituição, transformando o fim de ano deles em um momento de ainda mais afeto, atenção e pertencimento.

Neste período em que os sentimentos de benemerência e espírito natalino se intensificam, a iniciativa revela um chamamento sensível para aproximar os bento-gonçalvenses dos ‘bons velhinhos’ do Lar. Uma iniciativa para demonstrar carinho e respeito, estimulando o resgate de memórias e novas emoções representadas a partir da preocupação em presentear quem merece. “Contamos com uma comunidade engajada com a nossa causa. Que nesta data especial, possamos novamente, como comunidade, estar presente na vida de cada interno, fazendo a diferença para eles se sentirem abraçados pela nossa gente, fazendo do Natal uma data mais calorosa e fraterna”, comenta o presidente do Lar, César Cini.

Quem quiser fazer parte desse movimento solidário e altruísta pode levar as lembranças diretamente à entidade, até o dia 17 de dezembro, sempre das 9h às 18h. Assim, será possível tornar o Natal dos vovôs e das vovós completo, juntamente com a ceia natalina que será servida pelo Lar do Ancião na noite de 18 dezembro. Claro que toda essa festa terá a figura mais aguardada dessa época. O próprio Papai Noel será o responsável pela entrega dos presentes, trazendo à tona toda aura mágica que envolve o Natal.

Entre as opções solicitadas pelos internos do Lar estão roupas (blusas, calças de verão, casacos leves, pijamas), calçados (tênis, chinelos, sapatilhas e pantufas), acessórios (almofadas de pescoço, frasqueiras, bijuterias, presilhas de cabelo), itens de higiene (talco, óleo corporal, desodorante, xampu) e pequenos agrados como chocolates e perfumes. Aos que quiserem, da mesma forma, contribuírem com mantimentos e outras necessidades para a entidade podem doar alimentos como café, açúcar, leite, frutas e verduras e azeite, além de itens como roupas de cama, toalhas, folhas de ofício, squeeze para água, entre outros materiais que auxiliam na rotina da instituição.

Com mais de três décadas de dedicação, o Lar do Ancião é referência no cuidado à pessoa idosa em Bento Gonçalves. A entidade sem fins lucrativos oferece acolhimento integral com o apoio de uma equipe multiprofissional composta por profissionais de nutrição, psicologia, serviço social, fisioterapia, enfermagem 24 horas, higienização e lavanderia. Ali, cada idoso é tratado com dignidade, atenção e, sobretudo, afeto – valores que a campanha busca reforçar por meio da participação da comunidade.

Para saber mais, contate o Lar pelos telefones (54) 3451-3444/98418-9647 ou pelo e-mail asocial@lardoanciaobg.com.br. A entidade está localizada na Alameda Anna Tedesco Variani, 100 – Bairro Pradel.

O que eles querem

Anaci: perfume, blusa branca “g2” e calça verão “g2”

Angelina: casaco verão “gg”, sapatilha “36” e almofada de pescoço

Ângelo: calça moletom“m”, camiseta “m” e chocolate diet

Antonietta: blusa preta “m”, perfume e chocolate

Daisí: casaco verão “g”, sapatilha “37” e almofada de pescoço

Danilo: camiseta “gg”, perfume e chocolate diet

Germano: pijama “g”, chinelo “41” e perfume

Helena: sapatilha “37”, perfume e chinelo “37”

Irani: calça verão “g”, blusa “m” e chocolate

Ires: pijama “gg”, blusa “gg” e chocolate macio

Jaci: vestido “gg”, saia “gg” e óleo corporal

Joana: vestido“xgg”, perfume e bijoteria

João: calça moletom “gg”, perfume e camiseta “g”

José B: tênis “40”, camiseta “m” e chocolate

José F: chinelo couro “41”, perfume e bermuda “g”

Romeu: bermuda “gg”, chinelo “38” e chocolate diet

Lurdes V: linha de crochê, bota rasteira cano longo “37” e chocolate

Lourdes P: perfume, vestido “m” e chinelo “38”

Magdalena: perfume, vestido verão “g” e presilha de cabelo

Marlene: blusa “g”, calça verão “g” e chinelo “37”

Maura: toalha higiênica, perfume/talco e almofada de pescoço

Margarita: bermuda estampada “g2”, vestido verão “g2” e colônia “cheiro bebê”

Neiva: casaco verão “g”, blusa “g” e perfume

Ortenila: calça verão “g”, pantufa “39” e almofada de pescoço

Pedro: bermuda “gg”, camiseta manga curta “xgg” e calça moletom “gg”

Sublime: camisola “gg”, perfume e almofada de pescoço

Sila: pijama longo “m”, perfume e almofada de pescoço

Teresinha: calça jeans “42”, frasqueira e batom

Tercílio: calça moletom “gg”, camiseta “gg” e bermuda “gg”

Valda: calça “gg”, blusa “gg” e perfume

Valdir B: bermuda “g1”, camiseta “g1” e: perfume

Valdir T: bermuda “m”, chocolate e calça moletom “m”

Vilma: casaco verão “m”, chocolate e perfume

Valdiroque: camiseta “g”, bermuda “gg” e perfume

Legenda: Lar do Ancião lança campanha Adote um Bom Velhinho

Crédito: divulgação Lar do Ancião

Maria Fumaça tem últimos passeios de Natal no sábado (13)

Especial Natal Sobre Trilhos tem mais duas saídas programadas em sua 15ª temporada

O espírito natalino já invadiu a Maria Fumaça – Trem do Vinho nos três últimos sábados com o passeio especial ‘Natal Sobre Trilhos’, e o próximo será de despedida da temporada, com saídas programadas para às 18h40 e 21h. Esta é a 15ª edição da atração e restam poucos ingressos disponíveis.

O tradicional trem a vapor está totalmente decorado com luzinhas nos contornos externos e muitos adereços natalinos dentro dos vagões. Além da ambientação, os passageiros têm encontros especiais durante o percurso entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Apresentações musicais, bandinha natalina, e um emocionante encontro com Papai e Mamãe Noel estão entre as atrações do passeio.

Durante a tradicional parada do trem na Estação de Garibaldi os passageiros assistem a uma apresentação musical temática e fazem degustação de um prato quente, assinado pelo tradicional Buffet Dalla Costa.

O passeio é operado pela Giordani Turismo, empresa responsável pela operação da Maria Fumaça há mais de três décadas e o bilhete inclui o passeio especialtransfer viário (trecho pré ou pós passeio), degustação de prato quente e dos tradicionais vinhos, espumantes e suco de uva produzidos na região.

visitação ao Parque Cultural Epopeia Italiana, também está no pacote e contará com um show natalino especial. A atração conta a história do casal imigrante, Lazaro e Rosa Giordani, da saída da Itália até a chegada ao Brasil e início da colonização da região Uva e Vinho. Toda a programação do ‘Natal Sobre Trilhos’ tem duração aproximada de 3h30.

Foto: Divulgação Giordani Turismo

Economista Monica Mattia está de volta à presidência do Corede Serra

Diretoria liderada por Mônica Mattia foi aclamada nesta terça-feira, 9, para liderar a entidade no biênio 2026-2027

Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) em duas gestões, a economista Monica Beatriz Mattia está de volta ao cargo. Ela foi aclamada nesta terça-feira, dia 9, pela comunidade regional em assembleia geral ordinária para dirigir o órgão para o biênio 2026/2027. Junto com ela, também foi empossada a diretoria executiva que assumirá a gestão do Corede Serra a partir do próximo ano, bem como os membros do conselho fiscal – veja a relação abaixo. Nos próximos dias, também será validada a composição do Conselho de Representantes.

A presidente eleita assumiu o comando da entidade anunciando que sua terceira – e última – gestão será marcada pela integração institucional, pelo planejamento regional qualificado e pelo uso estratégico de dados e inteligência artificial para orientar políticas públicas. Ao destacar que o Corede Serra representa a terceira região do Rio Grande do Sul em arrecadação de ICMS, com R$ 4,7 bilhões, Mônica afirmou que a força econômica e institucional da Serra ainda não se traduz na articulação necessária entre prefeituras, setores produtivos e entidades regionais. “Somos uma das regiões mais desenvolvidas do Estado, mas ainda trabalhamos de forma fragmentada. É hora de construir uma ação coletiva permanente”, declarou Monica, que foi presidente do Corede Serra entre 2020 e 2023.

Entre os eixos prioritários, a presidente ressaltou a retomada de debates regionais estruturantes, indo além das discussões restritas à consulta popular. Para isso, apresentou uma série de comissões temáticas que atuarão em frentes consideradas essenciais para o futuro da região. Uma delas, dedicada à Avaliação de Indicadores de Desenvolvimento com uso de Inteligência Artificial, buscará transformar o grande volume de dados disponíveis em saúde, educação e economia em ferramentas práticas para gestores públicos. Outras comissões abordarão turismo regional integrado, planejamento da longevidade, Consulta Popular, avaliação da economia da Serra, mobilidade e inovação urbana, transição energética e agenda social, com o objetivo de qualificar decisões e antecipar transformações demográficas, tecnológicas e produtivas.

Durante a assembleia, o agora ex-presidente do Corede Serra, Evaldo Kuiava, aproveitou para apresentar um balanço de sua gestão à frente da entidade nos anos de 2024 e 2025. No discurso, ele destacou a adoção de novos critérios de avaliação de projetos, a busca por iniciativas de longo prazo e a necessidade de uma visão regional articulada, independentemente de partidos políticos. Sua gestão definiu premissas rígidas para seleção das propostas, como impacto regional, viabilidade técnica e econômica, apoio dos prefeitos, tempo de retorno e capacidade real de execução. “Assim, projetos sem aderência às premissas eram descartados logo no início, evitando desperdício de tempo e de recursos”, disse.

Ele também destacou os projetos aprovados na Consulta Popular, cujas propostas representaram impacto direto na região, como o Centro de Referência à Pessoa Idosa e o Fortalecimento do APL do Basalto. “Esses projetos deixam legado. Não são iniciativas que acabam quando termina o recurso. São sementes que continuarão crescendo na Serra”, opinou. Kuiava ainda lembrou da participação ativa do Corede na negociação de pautas regionais com o governo, da audiência pública no Parlamento sobre gestão de resíduos sólidos, do fortalecimento do Observatório do Turismo e do apoio para a consolidação do roteiro de enoturismo Encosta do Vinho, entre tantas outras. “Diante das condições que tínhamos, trabalhamos muito e nos esforçamos ao máximo. Obrigado a todos que estiveram conosco, diretoria, prefeitos, delegados, entidades e empreendedores”, comentou.

A assembleia foi acompanhada por prefeitos e representantes municipais, além de instituições parceiras e membros da sociedade civil. O prefeito de Veranópolis, Cristiano Dal Pai, agora vice-presidente do Corede e no ato representando a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), destacou a importância da integração regional e o fortalecimento institucional do Corede Serra. “Ninguém cresce sozinho. Precisamos pensar em ações coletivas para que a região avance”, disse. O reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech, destacou o compromisso histórico da instituição com o desenvolvimento regional e lembrou que a universidade mantém há anos a sede do Corede em suas dependências, subsidia a secretaria e cede professores e horas de trabalho para apoiar projetos estratégicos. “A UCS é uma universidade comunitária, sem dono, criada para desenvolver a região. E, por isso, o Corede sempre encontrará em nós um parceiro”, afirmou.

 

Diretoria executiva para o biênio 2026/2027

Presidente: Monica Beatriz Mattia (UCS)

1º Vice-Presidente: Cristiano Dal Pai (Prefeitura de Veranópolis)

2º Vice-presidente: Volmir Rech (Prefeitura de São Marcos)

3º Vice-presidente: Ruben Bisi (Simecs)

1º Secretário: Gilberto Galafassi (Associação Caminhos de Caravaggio)

2º Secretário: Bruna Tres (Prefeitura de Cotiporã)

3º Secretário: Camila Turmina (APL do Basalto)

1º Tesoureiro: Gilberto Bonatto (Emater Regional de Caxias do Sul)​

2º Tesoureiro: Itamar Girardi (Prefeitura de Protásio Alves)

3º Tesoureiro: Sibelle Pitt Camana (Encosta do Vinho)

 

Conselho Fiscal

Titulares: Flori Cesar Peccin (CICS Farroupilha), Rudimar Caberlon (Cisga) e Rosecler Maschio (CIC Nova Prata)

Suplentes: Everson Marangon (Fervi), Marcelo Broillo (Prefeitura de Farroupilha) e Leandro Batistella (Prefeitura de União de Serra)

 

Legenda: Monica Mattia está à frente da diretoria da gestão 2026-2027 do Corede Serra

Crédito: Exata Comunicação, Tiago Garziera

Natal nos Vinhedos convida para últimos dias de programação

Shows, espetáculos artísticos e chegada do Papai Noel prometem emocionar público sexta e sábado

Restam apenas mais duas oportunidades para curtir as atrações do Natal nos Vinhedos. A programação termina neste fim de semana, com agenda na sexta-feira (12) e encerramento no sábado (13). Os atrativos artísticos reúnem opções para todos os públicos – desde apresentação de DJs a acústicos, passando por shows temáticos como do Tenor Alexandre Borges e do grupo Ragazzi Dei Monti, até espetáculos teatrais e circenses como o do Grupo Tholl e da Cia Sorriso com Arte – esse, com a aguardada chegada do Papai Noel (veja programação completa abaixo). Na peça ‘Encanto de Natal’, o ‘Bom Velhinho’ surge em acrobacias pelo céu do Vale dos Vinhedos, prometendo encantar os espectadores.

Além de aproveitar as atrações artísticas, emolduradas pelas paisagens únicas da região, o público também tem a oportunidade de curtir experiências enogastronômicas proporcionadas pelos mais de 35 estabelecimentos de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza que comercializam pratos típicos da culinária local e também contemporâneos, lanches e, claro, espumantes e vinhos da região.

Garantindo conforto e comodidade para quem prestigiar o Natal nos Vinhedos, a empresa Monte Belo faz serviço de transfer, com saída e chegada na sede da Vinícola Aurora (Olavo Bilac, 500 – Bairro Cidade Alta). Os horários de partidas serão às 18h, às 19h e às 20h, com os retornos programados para as 20h, 21h30min e 23h. A passagem de ida e volta custa R$ 35,00, com direito a taça personalizada do evento. Também há táxis parceiros oferecendo corridas no local. Para quem for de carro, haverá a opção de estacionamento na Miolo (vagas limitadas), com acesso exclusivo pelo 40 da Leopoldina.

A 4ª edição do Natal nos Vinhedos iniciou dia 28 de novembro, e teve programação nas sextas-feiras e sábados subsequentes, reunindo, até então, cerca de 15 mil participantes. As atividades ocorrem no Km 21 da RS-444 no Vale dos Vinhedos (em frente à vinícola Miolo), em Bento Gonçalves. O acesso à programação artística é gratuito.

O Natal nos Vinhedos é uma realização do CIC-BG, da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) e Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura: Governo Do Brasil: Do Lado Do Povo Brasileiro. O patrocínio é de Unimed Serra Gaúcha, Banrisul Consórcio, Maison Forestier, Suvalan, Tramontina, Vinícola Miolo, Cooperativa Vinicola Aurora, CSG, Famiglia Valduga, Dalmóbile, Robopac e Velot, além de Anderle Transportes, Supermercados Andreazza, Madem, Pan Eletric e M.A. Silva. São apoiadores Concresul, Ortafruti, Spa do Vinho, Sicredi, Paese Distribuidora, Zegla, Prefeitura de Santa Tereza, MCN Logisti-K e Macenor Logisti-k, Giordani Turismo, Prefeitura de Monte Belo do Sul, Aprovale/Vale dos Vinhedos, Grupo Gambatto Sul, Viasul e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). A promoção é da Prefeitura de Bento Gonçalves e do Grupo RBS. Outras informações podem ser acompanhadas pelas redes sociais @natalnosvinhedos.

Programação

12/12 (Sexta-feira)

18h – DJ Fabiano [Palco Rua]

19h – Tenor Alexandre Borges

20h15 – Grupo Tholl (Circo/Teatro)

22h30 – Pablo Henrique [Palco Rua]

13/12 (Sábado)

18h – DJ Fabiano [Palco Rua]

19h – Ragazzi Dei Monti

20h15 – Encanto de Natal Cia Sorriso com Arte (Espetáculo Circense)

22h30 – Alan Prudêncio – Country Music [Palco Rua]

 

Foto: Programação do Natal nos Vinhedos encerra nesta sexta-feira e sábado no Vale dos Vinhedos

Crédito: Rodi Goulart

Vitor Agostini estará à frente da Movergs no biênio 2026-2027

Presidente e sua diretoria assumirão a entidade estadual em janeiro do próximo ano

Desde 1987 a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) conta com a dedicação voluntária de empresários que trabalham por um objetivo comum: fortalecer o setor moveleiro gaúcho. É com essa motivação que o presidente Vitor Agostini, seu vice Basilio Vivan e a diretoria estarão à frente da entidade no biênio 2026-2027, sucedendo Euclides Longhi, que liderou entre 2023 e 2025. O grupo, apresentado em evento realizado na terça-feira, 9, iniciará a gestão em janeiro do próximo ano.

Pelos próximos dois anos, os trabalhos dos diretores e da equipe técnica da Movergs ocorrerão em sinergia para apoiar e impulsionar as mais de 2.600 empresas moveleiras gaúchas – indústrias de diferentes portes e nichos que, juntas, empregam quase 35 mil profissionais e movimentam mais de R$ 12 bilhões anualmente. “Me sinto pronto e grato pela confiança dos empresários. Minhas experiências deram base e me prepararam para assumir a presidência desta entidade pela qual tenho muito carinho e admiração. Para essa nova gestão, o compromisso é dar continuidade aos projetos que ajudam a tornar as indústrias de móveis do Rio Grande do Sul mais fortes e competitivas. Chegamos com novos olhares e vontade de fazer a diferença, assim como nossos antecessores”, destacou Vitor em seu pronunciamento. “Vamos manter a aproximação com diferentes polos produtivos, renovar e criar parcerias, promover eventos de qualificação, estimular o associativismo, buscar informações e ações estratégicas”, antecipou.

A trajetória profissional de Vitor inclui experiências com vendas e no setor metalúrgico – mas foi no empreendedorismo que encontrou sua grande vocação. Em 1993 abriu a própria empresa, em Bento Gonçalves, para vender madeira trazida do Norte do Brasil. Em 1996 passou a fabricar componentes para a indústria moveleira, tendo um de seus irmãos como sócio. Em meados de 2003 eles reestruturaram a operação para produzir mobiliário. Foi quando nasceu a Casttini – hoje com 70 colaboradores, parque fabril de mais de 10.400 m² e lojas exclusivas em 13 estados brasileiros.

Na esfera institucional, já foi vice-presidente da Fundaparque, diretor de Serviços da feira ExpoBento, conselheiro do Condebento, vice-presidente para assuntos da indústria do CIC-BG, diretor de Infraestrutura da feira Movelsul Brasil, vice-presidente do Consepro, e vice-presidente de Serviços do Clube Esportivo – além de vice-presidente da Movergs na gestão 2023-2025.

O “ATÉ LOGO” DE EUCLIDES LONGHI

Diretor da Multimóveis, o empresário Euclides Longhi marcou a história da associação com seu carisma e empenho em prol do setor moveleiro. No discurso de encerramento, lembrou alguns dos feitos durante a gestão – como três edições do Congresso Movergs, duas edições da Fimma Brasil, aproximação com entidades, participações em eventos e ações de solidariedade após as catástrofes climáticas enfrentadas pelo povo gaúcho. “Para continuar crescendo com sustentabilidade, é preciso a união de toda a cadeia produtiva de madeira e móveis. Esse foi meu propósito quando assumi a presidência da Movergs. Nossa diretoria tinha consciência dos desafios que teríamos pela frente, mas nunca perdemos o otimismo e a vontade de acertar. Tenho certeza que a gestão do Vitor e seus diretores será de muito sucesso e grandes conquistas. Sempre estarei à disposição de todos vocês”, disse Euclides, que passará a ocupar posição no Conselho Consultivo da entidade.

PALAVRAS DAS LIDERANÇAS

Irineu Munhoz, presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel): “a Movergs tem uma trajetória exemplar na defesa e no fortalecimento da indústria moveleira gaúcha e brasileira. Sua atuação ao longo das últimas décadas foi decisiva para o desenvolvimento do nosso setor. Sempre pautada por seriedade, integração e visão estratégica”.

Guilherme Pasin, deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro Gaúcho: “a atuação desta diretoria foi determinante para que o setor atravessasse desafios complexos, mantendo sua competitividade e capacidade de crescimento. A mobilização, o profissionalismo e a clareza de propósito demonstrados nesses anos reafirmam o compromisso de cada um com o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. Desejo êxito à diretoria que assume, liderada pelo amigo Vitor Agostini. Tenho certeza de que dará continuidade ao trabalho de excelência que caracteriza a Movergs”.

Diogo Segabinazzi Siqueira, prefeito Municipal de Bento Gonçalves: “Quem já participou de entidade sabe o que é o dia a dia, cada um fazendo sua parte. É puxado acompanhar uma instituição e ser o porta-voz representante de muitas demandas e desafios. É uma simbiose, o poder público precisa estar junto de todas as entidades. Que a gente tenha a Movergs cada vez mais forte representando o estado do Rio Grande do Sul e sendo um orgulho para todo o Brasil”.

Anderson Zanella, presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves: “que orgulho poder presidir o poder legislativo deste município e ver tanta entrega, carinho, amor no que se faz. Isso nos motiva a continuar fazendo juntos o que essa cidade precisa. Contem conosco principalmente nos momentos difíceis”.

DIRETORIA DA MOVERGS – GESTÃO 2026-2027

Presidente: Vitor Agostini (Casttini)

Vice-presidente: Basilio Vivan (Genialflex)

Diretor de Inovação: Bruno Dal Fré (Dalca Brasil)

Diretora Jurídica: Cíntia Weirich (Delucci)

Diretor Internacional: Daniel Segalin (Kappesberg)

Diretor Administrativo-Financeiro: Juliano Lazzarotto (Carraro)

Diretor de Serviços: Juliano Dalcin (Dalmóbile)

Diretor de Infraestrutura: Edwin Lucci (Delucci)

Diretor Comercial: Vinícius Geremia (Gebb Work)

CONSELHO FISCAL DA MOVERGS – GESTÃO 2026-2027

Claudiomar Verza

Rogério Francio

Edson Pelicioli

CONSELHO CONSULTIVO DA MOVERGS – GESTÃO 2026-2027

Euclides Longhi

Rogério Francio

Gisele Dalla Costa

Vinicius Benini

Euclides Rizzi

 

Fotos: Carlos Ferrari

Últimos dias de inscrições para 9.590 vagas de trabalho no IBGE

Se encerram nesta quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, as inscrições para 9.590 vagas temporárias de trabalho no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para atuação nas pesquisas domiciliares, econômicas e geocientíficas, das quais 499 vagas são destinadas ao Rio Grande do Sul. Os editais dos processos seletivos simplificados para as funções de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ) foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 de novembro e as inscrições ocorrem no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca contratada para a organização do certame. As provas objetivas de múltipla escolha serão aplicadas presencialmente em todos os municípios em que há oferta de vagas, no dia 22 de fevereiro de 2026. A aplicação será realizada pela FGV em dois turnos, possibilitando a participação dos candidatos nas provas das duas funções: pela manhã, será aplicada a prova para a função de APM e, à tarde, para a de SCQ. O valor da taxa de inscrição para cada função é de R$ 38,50.

No Rio Grande do Sul, são 447 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM), sendo 303 destinadas à ampla concorrência, 110 às pessoas autodeclaradas pretas e pardas, 10 às pessoas indígenas, 7 às pessoas quilombolas e 17 às pessoas com deficiência. A remuneração é de R$ 2.676,24 e as atribuições envolvem coleta de dados estatísticos em domicílios e estabelecimentos, o apoio a levantamentos geográficos e cartográficos, o registro e transmissão de informações em sistemas eletrônicos e a elaboração de relatórios.
Já para Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ), são ofertadas 52 vagas no estado: 44 destinadas à ampla concorrência, 7 às pessoas autodeclaradas pretas e pardas e 1 às pessoas com deficiência. A remuneração é de R$ 3.379,00. Entre as atribuições, estão planejamento e a gestão das atividades de coleta, a supervisão das equipes e da qualidade dos dados, a avaliação técnica dos questionários e a elaboração de relatórios. Para serem contratados nesta função, os aprovados devem ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B dentro do prazo de validade.
Para ambos os cargos, são assegurados benefícios como Auxílio Alimentação (no valor de R$ 1.175,00); Auxílio Transporte; Auxílio Pré-escolar; férias proporcionais e 13º salário proporcional.
Veja a distribuição das vagas oferecidas no Rio Grande do Sul: