X

Cooperativa Vinícola Garibaldi promove integração de cooperados

Ação de relacionamento contribui para engajamento coletivo aos propósitos institucionais

Comprometida em fortalecer vínculos essenciais para promover o desenvolvimento conjunto, a Cooperativa Vinícola Garibaldi promoveu encontro de integração com seus novos cooperados. A atividade reuniu mais de 40 participantes, de Garibaldi, Farroupilha, Monte Belo do Sul, Encruzilhada do Sul, Bento Gonçalves, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Coronel Pilar e São Jorge, em programação realizada dia 16 de outubro.

Na ocasião, houve apresentação dos principais números da Cooperativa, bem como seu Código de Cultura, que reforça os valores e a essência cooperativista que norteiam o trabalho coletivo, e, também, os direitos e deveres dos cooperados. Para Elizabeth Rossi, gerente de controladoria, momentos como esse são fundamentais para manter a proximidade com os cooperados. “É um momento em que trazemos uma contextualização da cooperativa como um todo, o cenário passado, presente e, principalmente, o futuro. É importante que os cooperados entendam que eles são os donos da cooperativa, e que todo investimento e resultado retornam para eles de alguma maneira”, destacou.

Os encontros também servem para aproximar ainda mais os produtores da estrutura da cooperativa e de seus processos. Para Orocildo Caresia Mendonça, de Encruzilhada do Sul, o vínculo com a Garibaldi trouxe segurança e estabilidade. “Antes, vendíamos para diferentes vinícolas, sem garantia. Hoje, temos a certeza da venda da safra e de um pagamento com preço justo. A cooperativa nos dá tranquilidade e mostra, a cada reunião, que está crescendo e buscando se expandir”, comentou.

Já Matheus Beltran, de Pinto Bandeira, destacou a importância da transparência e do apoio técnico oferecido pela Garibaldi. “Mesmo antes de nos associarmos, sempre tivemos assistência e clareza nas informações. Agora, como cooperado, é bom conhecer o nosso negócio por dentro, ver os resultados e criar vínculos com as pessoas que fazem a cooperativa acontecer”, afirmou.

De São Jorge, Adriano Oliveira Nunes dos Santos também reforçou o sentimento de pertencimento e confiança que o cooperativismo proporciona. “A Garibaldi é reconhecida em todo o país. Isso dá segurança para quem produz. Esses encontros são bons porque a gente entende o que está sendo feito e pode repassar para os demais produtores também”, ressaltou.

Prestes a completar 95 anos, no próximo mês de janeiro, a Cooperativa Vinícola Garibaldi se destaca como um dos maiores expoentes do setor vitivinícola brasileiro. Fundada em 1931, a cooperativa une tradição e inovação para oferecer vinhos, espumantes e sucos de uva de alta qualidade, produzidos com dedicação por seus 470 cooperados. Esses viticultores cultivam 1,2 mil hectares de vinhedos, espalhados por quase 20 municípios da Serra Gaúcha, região reconhecida mundialmente pela excelência na produção de uvas.

Legenda: Encontro integrou novos cooperados da Cooperativa Vinícola Garibaldi

Crédito: Exata Comunicação, Mateus Resemini

Kátia Bortolini: