A partir do mês de novembro deste ano, a Ceran iniciará uma melhoria na barragem da Usina Hidrelétrica Castro Alves, em Nova Roma do Sul. A partir de estudos hidrológicos realizados periodicamente seguindo a Lei Nacional de Segurança de Barragem, definiu-se pela adequação preventiva para permitir vazões futuras superiores ao projeto original. O objetivo dessa melhoria é garantir que a barragem seguirá segura e adaptada às novas condições climáticas da região.
É importante ressaltar que, independente dessas adequações, a barragem da UHE Castro Alves sempre apresentou um comportamento normal, mesmo durante as cheias dos últimos anos, comprovando a robustez e a segurança da estrutura.
Impactos
A obra terá início em novembro de 2025 e a maior parte das atividades será concluída até maio de 2026. A alocação de recursos para sua execução trará benefícios econômicos para os municípios de Nova Roma do Sul, Nova Pádua e toda a região. A execução das obras não deve afetar a geração de energia na UHE Castro Alves e não são previstos impactos nas vazões do Rio das Antas, uma vez que as obras serão realizadas durante o período de estiagem. Durante as atividades será mantida a vazão remanescente na jusante da barragem. Foi realizado um planejamento para que não haja impactos ao meio ambiente e as medidas de contingência foram acordadas com os órgãos licenciadores.
Parceria para construção da ponte em Nova Roma do Sul e Nova Pádua
A Ceran formalizou um importante acordo com os municípios de Nova Roma do Sul e Nova Pádua com a destinação do valor de R$ 1 milhão para a construção da ponte sobre o Rio das Antas e infraestrutura de acesso entre os dois municípios. O edital da licitação foi publicado no dia 25 de setembro e a nova ponte substituirá a balsa, que era utilizada para esta travessia.
Foto: Divulgação Ceran