Programação segue nos dias 21 e 22 de maio em Bento Gonçalves
Quem circula pela Fiema Brasil, que segue até o dia 22 de maio na FundaParque, percebe o compromisso dos cerca de 150 expositores que participam da feira, em sua edição de décima. Os estandes repletos de soluções e novidades cativam a atenção de uma audiência avançada — composta por empresários, gestores, estudantes e específicos em saber como a gestão ambiental pode estar atrelada a bons negócios.
Mais de 70 palestrantes unidos, durante os três dias de programação, conhecimentos e experiências, consolidando a feira usina de ideias de preservação para ecossistemas em transformação. “A feira é muito atrativa, tem muito para mostrar. Quem ainda não veio, pode aproveitar os próximos dois dias de programação. São muitas oportunidades de negócios, conhecimento e contato com empresas nacionais e internacionais. A Fiema Brasil é uma feira internacional que vem demonstrando seu potencial crescente a cada edição”, destaca Jonas Brevia, presidente da 10ª edição.
Programação diversificada atrai diferentes públicos
Atrativo adicional à diversidade de marcas expositoras, a FiemaCon priorizou o fomento de debates sobre sustentabilidade e empresas inteligentes. A abertura dos trabalhos foi com o 6º Encontro Empresarial, que reuniu quatro palestras sobre inteligência artificial, formação de novos líderes, valorização do capital humano e, claro, meio ambiente.
Na sequência, o 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, organizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), contou, já no primeiro dia, com palestras internacionais, dando um panorama da questão ambiental na América Latina. O evento tem continuidade ao longo da feira com sessões de pôsteres e apresentação oral de trabalhos acadêmicos até o dia 22. As mesas redondas e palestras previstas enriquecem o 8º Congresso, uma convergência de conhecimentos na área que fortalece o caráter global da Fiema Brasil.
No 2º Seminário de Construções Sustentáveis, sete painéis discutiram temas como certificações e boas práticas para edificações sustentáveis, além da gestão de resíduos e materiais aplicados à construção civil. O coordenador Lúcio Possebon avaliou positivamente o Seminário, enfatizando a diversidade de painelistas: “Ficamos muito felizes com as expectativas atendidas. Foram assuntos relevantes no mundo da construção, com palestrantes de alto gabarito de diversas áreas e que trabalham diretamente com a questão da economia circular.
Arena Inovação oportuniza networking
Em um espaço de 644m², a Arena Inovação da Fiema Brasil contempla, em sua segunda edição, cerca de 40 startups com suas arquibancadas, além de palco onde ocorrerão, no primeiro dia, palestras, pitches e apresentações. O espaço é uma aposta na evolução do ecossistema de startups. Participante pela primeira vez da Arena, a startup Carbon Token, de São Paulo com pólo em São Lepoldo, enfatiza as oportunidades que o evento proporciona. “Conversamos aqui com clientes em potencial que, em circunstâncias normais, direcionariam de nossa parte grande quantidade de dinheiro e tempo para uma negociação. Mas, aqui, estão todos reunidos e próximos, podemos trocar cartões com executivos de multinacionais e ter acesso a contatos interativos”, pontua o CEO da Startup, Umberto d Vuono.
A Fiema Brasil continua até dia 22 de maio, das 9h às 20h. A programação contará ainda com seminários, continuidade do 6º Meeting Empresarial e do 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente e realização do 14º Fórum Energiplast, estreante na Fiema. Para mais informações sobre a programação completa, bem como inscrição para os eventos da FiemaCon, acesse www.fiema.com.br . A Fiema Brasil é uma realização da ProAmb.
Foto: César Silvestro
Encontro discutiu como o envelhecimento da população impacta e gera oportunidades para o comércio e os serviços
O envelhecimento da população já é uma realidade e, mais do que um desafio, representa uma enorme oportunidade económica. Foi com esse olhar que o Bom Dia Lojista, realizado na manhã desta terça-feira, 20 de maio, na sede do Sindilojas Regional Bento, trouxe como tema a Economia Prateada, mercado animado para pessoas com 60 anos ou mais, que hoje movimenta cifras bilionárias no Brasil e no mundo.
A condução do tema ficou a cargo da economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, que apresentou dados, análises e tendências sobre como o envelhecimento populacional está moldando o comportamento de consumo e criando novas demandas para o setor produtivo. Durante a apresentação, Patrícia destacou que o Brasil passa por uma transformação demográfica acelerada. “Estamos vivendo mais e nascendo menos. Hoje, a população brasileira com 60 anos ou mais já supera o total de habitantes de toda a Região Sul”, destacou. O Rio Grande do Sul, inclusive, lidera este cenário, sendo o estado brasileiro com o maior percentual de pessoas maduras: 20,16% da população gaúcha já tem 60 anos ou mais.
Esse movimento demográfico cria, ao mesmo tempo, desafios sociais e novas e potentes possibilidades de negócios. Segundo dados do Bank of America Merrill Lynch, a chamada Economia Prateada movimenta cerca de US$ 7,1 trilhões no mundo, representando a terceira maior atividade econômica global. No Brasil, esse público já responde por quase 20% do consumo, com uma movimentação anual estimada em R$ 1,6 trilhão. Além disso, 22% das pessoas com mais de 60 anos continuam ativas no mercado de trabalho, reforçando seu protagonismo econômico.
De acordo com Patrícia, as maiores oportunidades estão em setores como saúde, cuidado, habitação, turismo, lazer e serviços financeiros, além de adaptações no varejo e na prestação de serviços, que precisam estar atentos às necessidades desse público, que buscam qualidade, bem-estar, conveniência e experiências.
O Bom Dia Lojista reuniu empresários e profissionais do comércio local para debater como o setor pode se preparar e se adaptar a essa transformação. O presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, ressaltou a importância de trazer temas atuais e estratégicos para o desenvolvimento do comércio. “O envelhecimento populacional não é um problema, é uma realidade que abre um universo de oportunidades para quem está atento. O lojista e o prestador de serviços que entende as demandas desse público vai sair na frente, oferecendo produtos, atendimento e soluções adequadas”, destacou Amadio.
O evento faz parte da agenda permanente do Sindilojas Regional Bento, que busca qualificar o setor e promover discussões relevantes para o fortalecimento do comércio local.
Foto: Marcelo Scalon
Inscrições para a maior demonstração de vinhos de uma safra do mundo abrem hoje, 20 de maio, e seguem até 18 de julho pelo site da Associação Brasileira de Enologia
A partir da terça-feira, 20 de maio, vinícolas de todas as regiões do Brasil poderão inscrever suas amostras na 33ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025, promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Reconhecida como a maior amostragem de vinhos de uma safra do mundo, a Avaliação é referência internacional e uma vitrine da diversidade e da qualidade da produção vitivinícola brasileira. As inscrições vão até dia 18 de julho, com regulamento e ficha disponível em www.anvinhos.com.br .
A cada edição, o evento reflete o avanço do setor em todo o território nacional, reunindo amostras que representam desde regiões tão tradicionais até novas fronteiras da vitivinicultura brasileira. “É impressionante como o Brasil se amplia no mapa do vinho. Regiões que há pouco tempo nem vinificavam, hoje nos surpreendem com rótulos de altíssima qualidade. A Avaliação mostra essa evolução e o potencial do nosso país”, destaca o presidente da ABE, enólogo Mário Lucas Ieggli.
Coleta das Amostras
A coleta das amostras será realizada a partir do dia 4 de agosto de 2025, diretamente nos tanques ou barricas das vinícolas participantes, mediante agendamento prévio com a equipe técnica da ABE.
33ª Avaliação Nacional de Vinhos
A apresentação dos resultados da 33ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025 será realizada no dia 25 de outubro, às 17 horas, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves – RS. Assim como no ano passado, o evento será exclusivamente presencial, com capacidade limitada a 800 pessoas. A venda de ingressos para o público geral começa em agosto, pelo site oficial da ABE:
https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico
Foto: Jeferson Soldi
Com atividades interativas para crianças e bebês, evento promove a leitura, a doação e a comercialização de livros com editoras locais
No último final de semana, dias 17 e 18 de maio, a 9ª Feira do Livro Infantil Sesc Bento Gonçalves promove uma série de apresentações e atividades interativas nas praças CEU, do bairro Ouro Verde, e Chico Mendes, do bairro Fátima, descentralizando o evento e atraindo grande público em dois extremos do município. Neste ano, a Feira acontece entre os dias 14 e 23 de maio, com ações em 46 educandários da região, além dos eventos abertos ao público, promovendo a construção do hábito da leitura entre crianças e bebês.
Mais de 600 pessoas circularam pelas praças durante os dois dias de atividades. Os participantes puderam prestigiar atividades de contação de histórias e conversar com a patrona desta edição, Beatriz Myrrha. Além de conhecer as livrarias participantes, as famílias poderiam levar para casa exemplares que foram doados para o Sesc. A coordenadora cultural do Sesc Bento, Cristina Rasera, comemora os resultados. “Foi extremamente gratificante levarmos a Feira aos bairros, demonstrarmos o quanto a leitura é importante e, acima de tudo, recebermos o carinho das pessoas. Certamente, este é um espaço de diversão e aprendizado para crianças e adultos, reforçando o compromisso do Sesc com a promoção da cultura”, frisa.
A Feira do Livro Infantil Sesc conta com a parceria da Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria da Cultura, da Fundação Casa das Artes e da Biblioteca Pública Municipal Castro Alves. Durante todo o período do evento, as livrarias APP e Dom Quixote oferecem 15% de desconto em livros infantis. A ideia é criar o hábito da leitura dentro de casa. “Nosso objetivo é estimular os pais a apresentarem seus filhos não apenas com os livros, mas também com o momento do vínculo familiar fornecido pela leitura”, ressalta o diretor do Sesc Bento Gonçalves, Jaques Fachinelli. A Feira segue promovendo atividades nas escolas do município até o dia 23 de maio, estimulando a imaginação, a criatividade e o aprendizado entre os pequenos.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a divulgação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionam a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
Foto: cena360produtora
Consumidores que adquirirem uma ou mais unidades de vinho reservadas da Vinícola Aurora concorrerão a cinco vouchers de viagem no valor de R$ 6 mil cada e 20 vales-compras de R$ 500. Campanha ocorre em todo território nacional, até 31 de agosto
Já pensou brindar com um bom vinho e, de quebra, arrumar as malas para uma viagem dos sonhos? Com produtos da linha Reservado Marcus James, da Cooperativa Vinícola Aurora, isso pode mudar a realidade. A quarta edição da campanha “ De Malas Prontas com Marcus James” chega em 2025 ainda mais presente no ponto de venda e com prêmios imperdíveis: são cinco vouchers de viagem no valor de R$ 6 mil cada e 20 vales-compras de R$ 500 no e-commerce da Aurora.
A promoção já começou e segue até 31 de agosto. Para participar é simples: basta comprar um ou mais vinhos da linha Reservado Marcus James, cadastrar as notas fiscais no site marcusjames.com.br/promocao e torcer. Quanto mais produtos comprados, maior a chance de ganhar. Os sorteios ocorreram nos dias 04 de junho, 06 de julho, 06 de agosto e 06 de setembro, pela Loteria Federal.
Além dos prêmios, a edição 2025 traz novidades no visual e no alcance da campanha. Com rótulos mais modernos e alinhados à qualidade da bebida, os vinhos também ganharam mais visibilidade nos pontos de venda. Com preço médio de R$ 25 , os produtos são encontrados em supermercados, hipermercados, lojas especializadas e no e-commerce da vinícola.
Rodrigo Valério, diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, ressalta que o investimento em comunicação e ativação foi ampliado, com foco em aumentar a presença da marca em diferentes praças e criar uma experiência mais marcante para o consumidor.
“Neste ano, ampliamos a sinalização nos PDVs e reforçamos nossa presença nas principais praças. O consumidor escolhe Marcus James por saber que encontrará um vinho consistente, com boa relação custo-benefício e presença constante nos supermercados e lojas. É uma marca com forte conexão com o estilo de vida do brasileiro contemporâneo” , afirma.
Lançada em 1989, a marca Marcus James oferece nove opções de vinhos varietais , todos elaborados com apenas um tipo de uva: Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir, Pinotage, Chardonnay, Riesling e Rosé. Além das garrafas de 750ml, a linha também está disponível em embalagem bag em caixa de três litros (Merlot e Chardonnay).
O diretor conta que, historicamente, os vinhos mais procurados durante a campanha são os tintos da uva Cabernet Sauvignon e, entre os brancos, o destaque vai para o Chardonnay.
“Marcus James conquistou os brasileiros por oferecer vinhos descomplicados, geralmente mais leves e frutados, de sabor acessível e sem complexidades excessivas. São bebidas simples de harmonizar com a culinária brasileira, desde churrascos até massas e queijos, ideais para consumidores que estão começando a explorar o mundo do vinho.
Finestra, divulgação
Desfile Cultural fez homenagem às origens de Bento Gonçalves
Com as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul a tematizar o Desfile Cultural da 20ª Fenavinho, Bento Gonçalves entregou no último domingo (18), mais do que um passeio histórico pela saga dos colonizadores, a certeza de que esse vínculo estará preservado para o futuro. A passagem do corso pela Via del Vino foi o destaque de um fim semana que reuniu o emblemático vinho encanado e a rica culinária local com o Festival Enogastronômico e seus mais de 10 estabelecimentos, além de estandes voltados ao artesanato e apresentações artísticas.
Sob o olhar atento do público às margens da Rua Marechal Deodoro, o desfile passou com mais de 20 alas, reunindo de comunidades do interior a associações italianas, escolas, empresas e entidades. Uma demonstração da união da cidade em reverenciar o legado daqueles que plantaram as principais bases sociais, econômicas e culturais da região.
O esforço de todos os participantes esteve concentrado em explorar o mote “Vinho, Terra e Tradição: 150 anos de uma história que se vive”. A Escola Alfredo Aveline abriu o corso trazendo a história da chegada dos imigrantes com quatro alas representando a partida da Itália e a chegadas às novas terras, além do trabalho e do legado expresso na vitivinicultura, na fé, na gastronomia e nos costumes. Uma dessas heranças foi também o pilar para a perseverança dos italianos numa pátria desconhecida. O CLJ (Curso de Liderança Juvenil) trouxe a fé para a avenida, mostrando que as crenças religiosas permanecem nos dias atuais, como as sementes de girassol distribuídas ao público como símbolo da renovação da fé.
Também identitária, a vitivinicultura teve sua jornada de implementação e desenvolvimento contada pelo distrito de São Pedro, com representações do cultivo da uva, da colheita, do transporte e da vinificação. Os carros exibiram desde estruturas rústicas de madeira para o suporte das videiras e o uso de bombas costais para o tratamento das uvas no passado, bem como a vinificação através da pisa, passando para o esmagamento a máquinas manuais até chegar a versões motorizadas.
Comunidades do Vale do Burati, de Tuiuty e São Valentim vieram exibindo o dia a dia de uma família italiana, explorando o forte sentido comunitário que as envolve. A fé, novamente, vem à tona, aqui também como motivo de união – era costume a reza do terço entre as famílias após o jantar. Elas também mostraram costumes como a mesa farta, os jogos de carta e mora e a confecção da dressa, assim como o cultivo de cereais e da uva, a produção das próprias ferramentas de trabalho e os filós.
A Escola Mestre Santa Bárbara mostrou a importância da gastronomia, da música e das manifestações culturais italianas. A gaita, o pilão, o forno de pão e as danças ganharam notoriedade na avenida. A integração comunitária, com as tradicionais missas seguida de almoços nos salões do interior, foi tema do desfile da comunidade de São Luiz. Nesses encontros, o leilão de tortas era – e ainda é – um dos principais momentos. Por isso, representaram essa ocasião com a passagem de duas tortas na avenida, uma do Brasil e outra da Itália. A comunidade emocionou o público ao homenagear as vítimas das enchentes que atingiram a região em maio de 2024 – a comunidade foi uma das mais afetadas e, com grande demonstração de resiliência, esteve presente no corso.
A Equipe Queichefà evidenciou a tradição do artesanato com o trabalho das artesãs, com dressa, bordado e vime, enquanto o Esportivo passou evidenciando a alegria e a emoção do esporte como fortalecimento e união da comunidade.
Personagens históricos e vinho como integração
O desfile também foi um momento para destacar personagens que contam a história de Bento Gonçalves. Aristides Bertuol, político e piloto de carretera foi um deles, assim como o ex-pracinha da II Guerra Mundial Francisco Possamai, representado no evento por Roseli Pertile Possamai. Ernesto Geisel, 29º presidente do Brasil, teve sua memória reverenciada pelo 6º Batalhão de Comunicações, corporação que foi criada por determinação do então presidente. Em 2016, a unidade passou a se chamar 6° Batalhão de Comunicações – Batalhão Presidente Geisel.
A força e o progresso das empresas locais foram representados pela passagem das organizações Bento e Santo Antônio, voltada ao transporte coletivo, e Anderle, de transporte de grãos – entre os ônibus e os caminhões que passaram pela avenida, o coletivo O-321, fabricado em 1962, adquirido zero quilômetro pela Bento.
O desfile que destacou a história da imigração contou com a passagem do Circolo Friulano da Serra Gaúcha, localizado em Bento Gonçalves e criado para ofertar oficinas e valorizar a cultura originária dessa região italiana, mas outras etnias também estiveram presentes. Os negros foram representados pelo Movimento Negro Raízes, assim como os poloneses pela Braspol – Núcleo de Bento Gonçalves. A parte final do desfile contou com grande presença de veículos automotores, como a ala dos tratores, com o distrito de Tuiuty, e os veículos 4×4 da Rossato Custom, e de organizações militares. Passaram pela Via del Vino a 8ª Companhia de Comunicações, instalada dentro do 6º B Com para proteger o sistema de comunicações da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (em Pelotas), o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, a Polícia Rodoviária Federal e o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas. Três ex-distritos de Bento Gonçalves, hoje constituídos como municípios, também desfilaram. Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza mostraram suas culturas e potencialidades.
O município de Bento Gonçalves se apresentou no desfile com o carro Pipa Pórtico, cartão-postal da cidade, e a comissão dos 150 anos da imigração italiana, responsável pelas ações comemorativas do município ao longo do ano, como as que acontecem no próximo dia 20, na Via del Vino. Integrantes da imprensa e influencers também mostraram seu apreço pela Fenavinho e pelo sesquicentenário, que teve apoteose com a passagem da comitiva da Festa Nacional do Vinho e suas quatro alas.
Viva a Fenavinho!
O carro alegórico do Bodegão abriu a participação, celebrando o espírito de confraternização dos descendentes dos imigrantes, sendo seguido do carro do Vinho Borbulhante, com sua proposta de celebrar o vinho encanado – um marco na projeção da festa e do nome de Bento Gonçalves em todo o país. O carro “Vapor Fenavinho”, estilizado como o navio que trouxe os primeiros imigrantes italianos ao Brasil, conduziu a corte da festa, a imperatriz do vinho Laura Caroline Pouluk Strozak e as damas de honra Yasmin Luiza de Lima Barbacovi e Graziele Miszevski. Elas contaram com o apoio do carro da Pipa da Fenavinho, com sua emblemática pipa de madeira, que finalizou o desfile distribuindo ao público o vinho que une as pessoas em festa e saúda o legado italiano. Um capítulo que prossegue entre os dias 12 e 22 de junho, quando a Fenavinho se transporta para o Parque de Eventos, comungando alegria e negócios com a ExpoBento.
Premiação de R$ 15 mil
O Desfile Cultural da 20ª Fenavinho foi um grande testemunho da admiração da comunidade bento-gonçalvense à cultura italiana. Esse esforço em representar a herança deixada pelos imigrantes por meio da caracterização de vestimentas, costumes e ofícios será premiado com R$ 15mil. O anúncio dos vencedores será feito no dia 15 de junho, durante a 20ª Fenavinho, no Parque de Eventos. O vencedor será premiado com R$ 8 mil, enquanto o 2º e 3º lugares levarão R$ 4,5 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente, para casa. A escolha de quem melhor representou a cultura italiana e a sua influência será feita por um time de jurados especial, formado pela única mulher a presidir a Fenavinho, Erci Grapiglia; pela professora Elisabeth Stefenon; pela Imperatriz da 19ª Fenavinho, Ana Paula Cortes Foresti; pelo diretor-geral da 32ª ExpoBento, Tiago Casagrande; e pelo ex-presidente do CIC-BG Elton Gialdi, responsável pelo resgate da festa durante sua gestão, em 2019.
A realização da Fenavinho como elo de conexão entre a comunidade e a cultura da vitivinicultura foi destacada pelo presidente do CIC-BG, entidade promotora da festa, Carlos Lazzari. “A 20ª Fenavinho dá a continuidade ao compromisso de fortalecer e conectar nossas raízes com tudo aquilo que já vivemos e queremos continuar a viver”, disse Lazzari. Compartilhando sua mensagem, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, reforçou esse propósito. “O Desfile Cultural é um momento de integração da comunidade para reforçar a cultura e a tradição. Um chamamento para os dias de festa da Fenavinho”, disse.
César Anderle, diretor da ExpoBento, também realizada pelo CIC-BG, lembrou dos ensinamentos deixados pelos imigrantes na formação da identidade de Bento Gonçalves. “Vimos aqui uma verdadeira lição de vida, com a valorização do trabalho, o respeito aos valores, a espiritualidade e o senso comunitário e de união. Esses elementos foram fundamentais para o sucesso dos imigrantes e são, também, para a continuidade dessa trajetória de prosperidade. A ExpoBento faz coro a essas homenagens dos 150 anos, e vamos celebrar isso juntos novamente no Parque de Eventos, em junho”, convocou Anderle.
A imperatriz da Fenavinho, Laura Caroline Pouluk Strozak, também deixou sua mensagem. “Vivemos momentos marcantes, alegrando o centro da nossa cidade. É esse espírito que move a Fenavinho e a ExpoBento e é assim que estamos vivendo a nossa cultura e tradição”, disse Laura.
Foto: Divulgação Fenavinho
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