Associados de cooperativas recebem EPIs de forma gratuita

Uma ação intercooperativa da Central das Cooperativas da Serra Gaúcha – Cenecoop, que integra as cooperativas Garibaldi, Cairú, Nova Aliança, Pradense e São João beneficiou com a doação de 2,9 mil EPIs para os associados das organizações. A IHARA, com quem as cooperativas mantêm um programa de compra coletiva de insumos agrícolas, doou o material como contrapartida através de sua distribuidora na região, a Agroin.

Com a doação, as cooperativas tiveram uma economia de R$ 377 mil. Os EPIs, compostos de uma calça, camisa, luva, máscara, boné com viseira e avental, que servem para o produtor associado ficar protegido no campo durante a aplicação dos insumos.

Desde 2016, as cooperativas mantêm um programa unificado de compra de insumos, conhecido como Central de Compras. Produtos como fertilizantes, fungicidas, herbicidas, inseticidas e pequenos equipamentos são adquiridos por cerca de 650 famílias associadas anualmente. O projeto foi instituído para melhorar a qualidade das uvas, através da compra assessorada pelos técnicos das cooperativas, e garantir a segurança dos frutos, já que são adquiridos produtos com maior eficiência e menor probabilidade de deixarem resíduos.

Essa é uma importante questão para as cooperativas. Com a compra coletiva, evita-se a aquisição de produtos sem registro no Ministério da Agricultura. “Esse projeto permite o uso dos insumos de maneira correta, para controle do caderno de campo. Isso permite oferecer ao consumidor confiabilidade e rastreabilidade dos produtos das cooperativas”, diz o gerente de assistência técnica, Evandro Bosa.

Um outro benefício desse projeto é a redução de custos da produção. Isso ocorre porque, ao serem comprados insumos em grandes quantidades, a Central de Compras consegue negociar preços melhores. O abatimento nos custos chega a 10%, uma condição que, sozinhos, dificilmente os produtores conseguiriam.

E o trabalho ainda fortalece e aperfeiçoa o intercooperativismo. A parceria entre as cooperativas, um dos sete princípios do cooperativismo, tem sinalizado para a ampliação do serviço da Central de Compras. Para o futuro, já se prospecta compra coletiva de outros produtos, como insumos enológicos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *