Aromas vão invadir a charmosa Garibaldi de agosto a outubro

Evento segue em formato híbrido começando com Almoço Solidário já em agosto. Agenda contempla, ainda, oficinas e bate-papos, jantar na Maria Fumaça e um inédito almoço ao ar livre no Aeroclube da cidade

Na mesa do trem, na pista de aviões, na tela do Youtube, na cozinha e na rua. O Garibaldi Gastrô 2021 vai espalhar ‘Aromas’ por onde passar. A programação, que segue em formato híbrido, terá ações presenciais em pontos turísticos abertos e fechados, além de experiências on-line, contemplando quatro eventos de agosto a outubro. A grande novidade da quinta edição é o almoço a céu aberto no Aeroclube de Garibaldi. O emblemático Jantar a bordo da Maria Fumaça é atração garantida, além do Almoço Solidário, das oficinas e bate-papos com profissionais da gastronomia e do enoturismo, além do café, ervas e chás.

Depois de ter viajado pelas ‘Origens’ na edição passada, este ano toda programação terá como tema central os ‘Aromas’. Através dos cheiros, o Garibaldi Gastrô 2021 vai se conectar com memórias afetivas resgatadas na elaboração de cada prato, na troca de vivências geradas nas oficinas e bate-papos, na construção do conhecimento que passa pelos sentidos, na efetiva solidariedade e em experiências sensoriais que vão muito além do paladar. Agricultores, empresários e gestores, chefs, cozinheiros, estudantes e professores, trade turístico e apreciadores do assunto estarão ligados por esses aromas.

Para a presidente da Associação Garibaldi Gastrô, Catherine Nicolao Tedesco, esta será uma edição para ficar gravada na memória das pessoas. “A pandemia nos levou a refletir sobre muitas coisas, principalmente aquelas que nos fazem resgatar memórias, valorizar momentos, alimentar amizades. Enfim, ao trazer como tema os ‘Aromas’, estamos fazendo um convite a viver a vida com intensidade, degustando tudo o que ela tem de melhor a nos oferecer”, destaca.

Aromas de solidariedade no ar

O Almoço Solidário abre a programação do Garibaldi Gastrô 2021. O evento, que será realizado em sistema drive thru, acontece dia 24 de agosto, na Praça Loureiro da Silva, no Centro Histórico de Garibaldi. É nela que foi instalada a Piccola Garibaldi, cidade em miniatura, além do local ser ponto de parada dos passeios de Tim-Tim e Giallo Tur.

O menu, assinado pela chef Odete Bettú Lazzari, da Osteria Della Colombina, da Estrada do Sabor, em Garibaldi, traz aromas da cozinha afetiva com o Nhoque três queijos com salaminho defumado. A receita é da mãe de Odete, de quem aprendeu a fazer o prato, o qual para ela resgata o sabor da saudade. E para adoçar ainda mais esta ação beneficente, Flameri de laranja com calda de vinho e especiarias, tudo acompanhado pelo Suco de Uva (200 ml) da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Os 200 ingressos já estão à venda com a diretoria da Associação Garibaldi Gastrô, na Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) e na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Garibaldi, instituição que receberá a doação correspondente a 100% do valor arrecadado. O ingresso custa R$ 40.

Na receita, ovos caipiras, molho de tomate orgânico, salame defumado e um ingrediente único: a ligação com as histórias afetivas da chef Odete e sua mãe. “A experiência que cada ingrediente oferece é a essência da Osteria Della Colombina. A magia do alimento com a identidade de quem o elaborou vai além de oferecer comida. É uma conexão com o que não é palpável, mas que ao ser saboreado se materializa, construindo sentidos, emoções”, salienta Odete.

O patrocínio é de Cooperativa Vinícola Garibaldi, Orquídea, Sicredi, Super Apolo, Tramotina e William & Sons Coffee Co. Apoio: Apeme, Entelvias, Giordani Turismo, Prefeitura de Garibaldi, Sebrae e Uvibra – Consevitis, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Hotel oficial: Casacurta.

SERVIÇO ALMOÇO SOLIDÁRIO

Quando? 24 de agosto, às 12h

Onde? Praça Loureiro da Silva – Centro Histórico de Garibaldi/RS

Quanto? R$ 40 por pessoa

Ingressos: Apeme, Liga Feminina de Combate ao Câncer e diretoria da Associação Garibaldi Gastrô

Menu: Nhoque três queijos com salaminho defumado + Suco 200 ml Cooperativa Vinícola Garibaldi. Sobremesa: Flameri de laranja com calda de vinho e especiarias.

Entidade beneficiada: Liga Feminina de Combate ao Câncer

 

PROGRAMAÇÃO GARIBALDI GASTRÔ 2021

Dia 24 de agosto (terça-feira)

12h – Almoço Solidário na Praça Loureiro da Silva (drive thru). Renda revertida à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Garibaldi

Ingressos: Apeme e Liga Feminina de Combate ao Câncer

 

Dia 23 de setembro (quinta-feira)

Oficinas e bate-papos com chefs, cozinheiros, sommeliers e especialistas em Enoturismo, cafés, ervas, chás e muito mais

 

Dia 24 de setembro (sexta-feira)

Jantar a bordo da Maria Fumaça com menu degustação assinado pelos chefs convidados e harmonizado pelas vinícolas parceiras

 

Dia 23 de outubro (sábado)

Evento inédito – Almoço a céu aberto no Aeroclube de Garibaldi

* Em breve, a organização divulgará o link para as oficinas, nomes dos palestrantes, menu e link para ingressos do jantar a bordo da Maria Fumaça e do almoço no Aeroclube de Garibaldi.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *