Plano de Manejo da Reserva Biológica Dárvin João Geremia é apresentado em audiência e consulta pública

Na manhã da segunda-feira, 31 de maio, ocorreu no auditório do Complexo Administrativo a apresentação do Plano de Manejo da Reserva Biológica Dárvin João Geremia para a comunidade. A ação marca o início da programação da Semana do Meio Ambiente Simone Dalla Costa Lemos que segue até o 11 de junho no município.

Na ocasião foi realizada uma explanação sobre o Plano de Manejo que é um documento norteador sobre as projeções de ações para os próximos oito anos da Reserva Biológica, localizada na Avenida Presidente Costa e Silva, bairro Planalto. O local tem seu ato de criação instituído pelo Decreto Municipal nº 1.339, de 11 de abril de 1980. A Reserva possui uma área de 2,6 hectares, com bioma Mata Atlântica, ecossitema Floresta Ombrófila Mista e cadastro no Setor Responsável por Unidades de Conservação, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (FEPAM).

O Plano de Manejo tem como objetivo ações necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural da diversidade biológica e dos processos ecológicos. Entre as ações destaca-se a criação de acervo técnico das pesquisas científicas realizadas na área, criação do Projeto Bússolas que visa a ampliação de visitação, divulgação da Reserva Biológica para a comunidade.

Além destas ações, o Plano poderá ter mecanismos de preservação da vegetação nativa, buscando estabelecer corredores ecológicos por meio de uso da arborização urbana, conectando a Reserva Biológica a áreas florestais adjacentes.

A engenheira química da Global Engenharia, Fabiane Locatelli ressalta o pioneirismo do município em “delimitar e identificar uma área tão grande e rica há 41 anos. Nosso trabalho foi de projetar uma série de ações até 2029 as quais, a partir da próxima semana quando o Plano de Manejo for publicado, já estarão válidas para serem executadas. Destacando que, até o final do ano, deve ser concretizada a criação do Conselho Consultivo que irá gerir a Reserva Biológica Dárvin João Geremia”.

Entre outras atribuições, o Conselho Consultivo irá deliberar sobre os licenciamentos de loteamentos industriais ou residenciais e atividades industriais de alto potencial poluidor – que precisarão da anuência do Conselho que será presidido pelo Secretário de Meio Ambiente.

O Plano de Manejo faz parte de uma medida compensatória firmada entre o município e a Todeschini. A coordenadora ambiental da empresa, Cecília Cecconi, ressalta que “é um orgulho muito de grande de estar colaborando nestas ações futuras. A comunidade deve conhecer e utilizar a favor da conscientização por meio da Educação Ambiental. Dessa forma, os alunos que entram em contato com a Reserva Biológica vão saber o porque existe uma árvore, a flor, os animais, que são próprios da nossa flora e fauna. Isso é essencial para termos cidadãos mais conscientes em relação ao meio ambiente”.

De acordo com o secretário da pasta, Claudiomiro Dias, “a importância do Plano de Manejo reside no fato do município ter princípios transparentes sobre as políticas públicas de preservação e proteção ambiental. O documento foi confeccionado entre o poder público e a iniciativa privada e, agora, queremos ouvir a sociedade civil com suas sugestões. É neste diálogo que podemos proporcionar medidas ambientais sólidas sobre o nosso maior patrimônio que é a Mãe Natureza”.

As sugestões podem ser enviadas até o dia 7 de junho para o e-mail meioambiente@bentogoncalves.rs.gov.br.

A equipe de trabalho interdisciplinar é composta pelos integrantes da Global Engenharia, a Engenharia Química Fabiane Locatelli, pela Bióloga e Doutora Gisele Cemin, e a Bióloga Isadora Zambom, pela SMMAM integra a Bióloga e Mestre Caroline Todeschini Lazzarotto e Coordenadora do Setor de Educação Ambiental Sandra Bianchi Copat; da SMED, Professora Adriana Razia; do IPURB, Arquiteta Eliana Zani Romagna e da Fundação Todeschini, Coordenadora Ambiental Cecília Cecconi e Engenheira Ambiental Bruna Paese.

Link para conferir o Plano de Manejo da Reserva Biológica Dárvin João Geremia: https://bit.ly/3cc7zPU

ㅤㅤㅤ

Assessoria de Comunicação Social

Foto: Jose Martim Estefanon

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *