APAE-BG inaugura complexo educacional modelo no Brasil

A sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bento Gonçalves, há mais de cinco décadas localizada na avenida Planalto, mudou de endereço nesta quinta-feira, 6 de maio. O complexo educacional e recreativo, que é modelo no Brasil, foi inaugurado às 9h30min de hoje, na rua Domênico Marini, 562, no bairro Imigrante, com 2.500 metros quadrados de área construída, numa área de terra de 20 mil metros quadrados.

Inauguração da nova sede da APAE

A nova sede, construída pela Forma Espaços Imobiliários, de Bento Goncalves, chancela o início de um novo momento para a instituição, com foco na modernidade estrutural, ampliação de autonomia financeira e qualidade de vida aos alunos. O espaço oferece salas de aula, fisioterapia, informática, artes, sensorial, dança, música e intervalo, além de piscina, biblioteca, padaria, consultórios de fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistente social e um local dedicado exclusivamente para as mães. O complexo também conta com a Sala de Atividades da Vida Diária, para estímulo à realização de operações do cotidiano, como preparo de alimentos, separação e organização de itens da casa, aspectos de limpeza e higiene, entre outros. A novidade busca ampliar o rol de conhecimento dos alunos e promover, cada vez mais, a independência em rotinas básicas. A nova sede conta também com um espaço denominado Redondel para Equoterapia, tratamento que estimula o desenvolvimento da mente e do corpo dos alunos, em complemento a outras terapias.

Atualmente, a APAE-BG atua com três grupos de atendimento: a escola regular, que funciona segundo a legislação do Ministério da Educação (MEC), com aproximadamente 60 alunos; o centro de convivência, que é frequentado pelos alunos que já concluíram a escola, mas precisam da integração social, com 45 alunos; e o Centro Clínico, que atende todas as áreas da Saúde com média de 200 casos por mês.

Devido às restrições impostas pela atual pandemia de Covid-19 e primando sempre pela vida, a cerimônia de entrega da nova sede foi feita de forma virtual. O ato foi transmitido em tempo real, por meio dos canais do Youtube e Facebook da entidade nas mídias sociais, e pelas páginas da Forma Espaços Imobiliários, empresa que edificou a obra.

ㅤㅤㅤ

Tecnologia de ponta otimizando resultados

O prédio do complexo, projetado pelo  arquiteto Fernando Pasquali, foi equipado com tecnologia de ponta para reduzir gastos e otimizar resultados. O local é equipado com sistema de captação de água da chuva para uso em serviços, isolamento térmico e acústico, ar condicionado em todos ambientes e monitoramento por câmeras e internet via Bluetooth, com antenas instaladas em todo o perímetro da escola, ampliando o alcance para todas dependências. Outro diferencial é o uso de modernos painéis fotovoltaicos, proporcionando uma redução considerável aos custos mensais com energia elétrica. 

ㅤㅤㅤ

“Mudar para Evoluir, Evoluir para se Apaixonar”

Durante os quase cinco anos entre o início das tratativas entre a entidade e a Forma, o slogan “Mudar para Evoluir, Evoluir para se Apaixonar” deu o norte ao caminho que pavimentou a rota de transição entre o passado e o futuro da Associação. Isso porque o transcorrer dos anos trouxe à tona algumas dificuldades da escola, dentre elas a insuficiência financeira, o que evidenciou a necessidade de adotar ações e buscar parceiros que pudessem manter acesa a chama pela educação especial de qualidade em Bento Gonçalves.

Após inúmeras reuniões envolvendo dirigentes da APAE-BG e seus órgãos fiscais e representativos, foi firmado o contrato de permuta com a Forma Espaços Imobiliários. No documento, fica estabelecida a construção da nova casa da entidade, além de outros incentivos à Associação e, em contrapartida, o terreno onde estava edificada a entidade foi cedido à empresa. Para o atual presidente da APAE-BG, Paulo Ranzi, a transição era imprescindível, dada a situação, e a nova sede é uma grande oportunidade de melhorar a qualidade de vida dos alunos.

ㅤㅤㅤ

Nova sede inspirada no valor histórico e emocional

A história de corroboração entre a edificadora e a entidade não é nova. Pautado pela consciência social, Francisco Alexandre Faggion Filho, sócio-diretor da Forma Espaços Imobiliários, reitera o valor de retorno à comunidade integrado ao projeto. “A Forma, junto com a Imobiliária Faggion, já auxiliava a APAE em questões de doações e acompanha a trajetória deles há muito tempo. Ao tomarmos ciência das grandes dificuldades nos últimos anos, propomos a reinvenção da escola como um todo, migrando para uma área quatro vezes maior e com instalações que servissem de modelo para todo Brasil”, afirma Faggion. 

“É uma construção carregada de valor histórico e emocional, que vale nosso esmero. Essa conquista vai contribuir para o benefício da sociedade como um todo”, celebra Paulo Sérgio Pompermayer.

ㅤㅤㅤ

Breve histórico da APAE-BG

A APAE, entidade civil sem fins lucrativos, foi fundada em 27 de agosto de 1966 e sua sede, fruto de mutirão comunitário, foi inaugurada na avenida Planalto, em 22 de junho de 1968. A ideia da criação de uma escola, através da APAE, voltada ao atendimento de crianças e jovens do município com algum tipo de deficiência, foi sugerida em reunião do Rotary Club Bento Gonçalves, pelo então presidente da entidade, Lóris Reali e por sua esposa, Clélia Fernandes Reali, pais de um menino com síndrome de Down.

As atividades da APAE iniciaram na residência do casal. A campanha de construção da sede foi liderada por Lóris Reali, nas décadas de 70 e 80, eleito Deputado Estadual em duas legislaturas, com a participação de representantes da classe empresarial do município. No decorrer dos mais de 50 anos da APAE, várias lideranças contribuíram com a entidade, atuando na Diretoria de forma voluntária. Também no decorrer da história, foi crescendo a prestação de serviços da APAE e também o patrimônio físico da entidade, por meio de contribuições financeiras de empresas, pessoas físicas e poder público municipal. A prefeitura também colaborou com a cedência de funcionários públicos à entidade.

Hoje, a APAE de Bento Gonçalves serve de exemplo nacional, em função do atendimento prestado pela equipe de profissionais e da atual infraestrutura, inaugurada neste dia 6 de maio.

ㅤㅤㅤ

Fotos:

Capa – Crédito: Vagão Filmes

Foto da inauguração – Crédito: João Pedrassani

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *