Akara abre inscrições gratuitas para o projeto baú de Ananse para público de 13 a 18 anos

Com foco nas áreas de Livro, Leitura e Literatura e na Cultura Popular, a AKARA está abrindo as inscrições para o projeto Baú de Ananse para o público de 13 a 18 anos. O projeto visa a criação de biblioteca, que será alocada junto à Akara, e realização de oficinas de incentivo à leitura, protagonismo e formação de agentes culturais na cidade de Bento Gonçalves.

O acervo da biblioteca será direcionado para as áreas de: LGBTQI+; cultura afro-brasileira, indígena, culturas tradicionais, agroecologia; teatro, música, percussão, capoeira, patrimônio imaterial; e direitos humanos. Como produto final, cada oficina irá gerar uma manifestação artística que será registrada e veiculada no formato virtual. Também, o projeto conta com um grupo de apoio LGBTQIA+.

As inscrições podem ser realizadas, de forma gratuita, até 5 de maio e o interessado pode se matricular nas seguintes oficinas: Contação de Histórias, Interpretação de Textos e Imagens, Escrita Criativa, Fotografia, Capoeira Angola, Manuseio e Cuidados com os Livros.

De acordo com a idealizadora do projeto, a produtora cultural Natália Giacomello, ressalta que o projeto “vai de encontro a lenda africana da Cultura Akan sobre um homem, Ananse, que vai em busca de histórias e as traz do céu para o seu povo. Trazendo esse caráter da lenda de criar meios de expressões de se criar uma Cultura, o projeto propõe um viés sócio-cultural que esteja ligado aos assuntos evidenciados atualmente, de abrir espaços, lugares de fala”.

Para efetuar a inscrição, o interessado pode realizá-la por meio deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxUkzzXyvGDUA_juneaTn734LM4lH-NtJOMN1RMey-OHCngg/viewform

Baú de Ananse é coordenado pela AKARA e foi contemplado pelo Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20. A Secretaria de Cultura e a Fundação Casa das Artes está apoiando com a divulgação do projeto. Acompanhe as novidades do Baú de Ananse através das redes sociais da Akara no YouTube (https://youtu.be/sk2YbLZGees) e no Instagram (@akara_no_insta).

#baudeananse #bibliotecascomunitárias #leituraparatodos #culturabento #editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo #akara #akaraateliecultural #bibliotecaakara #biblioakara #bibliotecas #livros #bibliotecaspublicas #bibliotecabrasileira #cultura #capoeiraangola #teatro #contacaodehistorias #agroecologia #culturapopular #lgbtqia+ #diversidade #sustentabilidade #educacaopopular #formacaoagentesculturais

ㅤㅤㅤㅤㅤ

Assessoria de Comunicação Social

Arte: Divulgação/Projeto Baú de Ananse/AKARA

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *