Nattalia BPW - Arquivo Pessoal

BPW Bento Gonçalves: sonhando juntas

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, sonho que se sonha junto é realidade”, já diziam o escritor Miguel de Cervantes e o músico Raul Seixas. A união de forças, cantada em prosa e verso, é realidade na BPW – Business and Professional Women – Mulheres de Negócios e Profissionais. A presidente da BPW Bento Gonçalves, Natallia Milan, conta sobre as atividades da ONG no município.

 

Quando você assumiu a presidência da BPW Bento?

Nattalia – Tive a honra de assumir a presidência da segunda gestão da nossa associação em dezembro de 2019 e perdurará até novembro deste ano. Preciso aqui deixar registrado o nome de todas as diretoras e coordenadoras das comissões que compõem nosso quadro de gestão, pois são mulheres incríveis, que estão desenvolvendo todo o trabalho comigo. A elas registro meu muito obrigada por toda dedicação e empenho para com nossa associação e nossos projetos.

 

Quantas mulheres a organização reúne? 

Nattalia – A BPW é uma organização não governamental, pública, apartidária, que compõe um espaço intelectualmente ativo, integrado por empresárias, executivas e profissionais de diversas áreas de produção e de conhecimento, orientando e coordenando seu desenvolvimento nas esferas de poder público e de mercado. No mundo, a BPW está presente em mais de 100 países e somos mais de 40 mil mulheres. No Brasil, temos a associação instalada em 21 cidades. Aqui em Bento Gonçalves, somos jovens, vamos fazer nosso quarto aniversário e já contamos com 40 mulheres.

 

Como era o cronograma da organização antes da pandemia?

Nattalia – Antes das restrições que a pandemia nos trouxe, o grupo se reunia mensalmente na modalidade presencial. A cada mês, o encontro acontecia em uma das empresas das associadas. Assim, desenvolvíamos o networking e a apresentação dos negócios de cada associada.

 

Como está sendo agora?

Nattalia – Hoje a BPW Bento Gonçalves desenvolve suas ações no formato online. Para as reuniões mensais utilizamos a plataforma Zoom. Toda a comunicação interna acontece através de um grupo de whatsapp e, por vezes, também através de lives nas redes sociais.

 

Quais são as prioridades de sua gestão?

Nattalia – Nesta gestão estamos trabalhando em três aspectos. Aumento da presença online da associação, expansão do número de mulheres impactadas através do nosso propósito e o desenvolvimento das empreendedoras e das lideranças femininas locais. Para isto, neste mês acontecerá o lançamento do site da BPW Bento Gonçalves, onde todos poderão encontrar informações sobre a organização da associação, histórico, objetivos, diretorias, projetos, associadas e seus empreendimentos, vídeos, depoimentos, publicações de artigos das associadas, contato para mulheres que desejarem se associar e também fazer negócios com as profissionais e empresas das associadas de Bento Gonçalves e região. Para amplificação da nossa rede, além dos eventos que já existiam para apresentação da ONG a mulheres interessadas, também será implementado um Programa Especial de Expansão da BPW Bento Gonçalves, em que muitas outras mulheres serão convidadas a participar e aprender aspectos de gestão, de desenvolvimento feminino como empreendedoras, de fortalecimento do grupo e de liderança. Para a evolução das empreendedoras e seus negócios, neste ano, estamos preparando uma série de capacitações para dar continuidade ao processo de adaptação tão exigido neste momento de pandemia, garantindo o crescimento contínuo de suas empresas.

 

De que forma a organização tem contribuído para o processo de empoderamento feminino?

Nattalia – Através dos diversos projetos que desenvolvemos na BPW Bento Gonçalves, como, por exemplo, o projeto Troféu Personalidade Mulher BPW Bento Gonçalves, premiação que é conferida a mulheres em 10 áreas de atuação, a partir de indicação de seus pares, àquelas que em sua ação diária realmente fazem diferença em suas profissões e comunidades, muitas vezes passando despercebidas e sem o devido destaque. Este é um projeto que foi reconhecido nacionalmente, recebendo premiação de 1º lugar na Convenção Nacional da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais.

 

Todas podem ser membros da organização? 

Nattalia – Sim, todas as mulheres são bem-vindas a participar da nossa associação. 

 

Que espaços públicos de Bento Gonçalves precisam de mais participação feminina?

Nattalia – Em todos, sejam eles do Legislativo, do Judiciário e do Executivo. Todos os espaços públicos precisam ter paridade, precisam ter 50% de homens e 50% de mulheres. Com a diversidade nós teremos a real cidadania, teremos democracia com igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Nós precisamos de mais mulheres ocupando todos os espaços.

 

Diretoria BPW Bento Gonçalves

Past President: Beatriz Lucchese Peruffo

1ª Vice-Presidente: Magali Comiotto Sartor

2ª Vice-Presidente: Karin Milani Zottis

1ª Diretora Secretária: Cláudia Cecília Tasca

2ª Diretora Secretária: Camila Garcia Restelatto

1ª Diretora Financeira: Rosângela Baggio Marini

2ª Diretora Financeira: Tatiana Medina

Anfitriã: Coordenadora Daiane Vieira Titton

Saúde e Qualidade de Vida: Coordenadora Maria Rita Rizzi

Carreiras e Negócios: Coordenadora Jussara Canabarro

Jovem: Coordenadora Gabriela Peruffo

Educação e Cultura: Coordenadora Karin Milani Zottis

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *