krav-maga

Krav-Maga é ensinada por instrutor na Serra

Arte marcial com origem em Israel tem por objetivo a prática da defesa pessoal

Você já ouviu falar em Krav-Maga e sabes qual é a origem dessa prática de defesa pessoal? Com origem em Israel, a arte marcial é voltada para defesa pessoal e tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo. Na última semana, o instrutor Adriano Rinaldi, 40 anos, (instrutor de Krav- Maga da escola Bukan desde junho de 2018) professor e estudioso da modalidade, recebeu a maior autoridade no mundo, o israelense Yaron Lichtenstein, na academia Limit, de Garibaldi, local onde ensina a prática.

Confira a entrevista concedida por Rinaldi ao Jornal Integração da Serra.

O que te impulsionou a ensinar essa prática a teus alunos?

Rinaldi: O que me impulsionou foi devido a muitas alunas mulheres que sofreram violência doméstica a me procurar quando souberam que eu estava dando aula desta modalidade e também porque precisava melhorar meu condicionamento físico já que tenho problemas de coluna.

Como define a modalidade?

Rinaldi: Essa modalidade é definida como arte marcial israelense para defesa pessoal, não é luta e nem esporte, pois o que aprendemos no tatame serve exclusivamente para nos salvar em situações reais de violência na rua, como ataques com facas, arma de fogo, bastão, entre outros, aprendemos 38 socos e 78 chutes e todo tipo de livramentos, agarramentos, etc…

Como foi que fizeste contato com o Yaron Lichtenstein para participar dessa atividade tão especial na academia que trabalha?

Rinaldi: Eu já praticava Krav-Maga quando eu soube que existia um curso para instrutores de Krav-Maga em São Paulo procurei a escola Bukan e me matriculei para o mesmo. Atualmente só tem dois instrutores formados pela Bukan em todo Rio grande do Sul, e eu sou um deles.

Quantos alunos estão praticando Krav-Maga e na tua visão, qual é a importância e o legado que a visita do Yaron vai deixar para a academia?

Rinaldi: Como dou aula em várias cidades da Serra Gaúcha não tenho um número exato de alunos, e devido a pandemia muitos se afastaram, mas na semana passada graduandos 20 alunos na cidade de Garibaldi, onde recebemos o Yaron Lichtenstein, maior autoridade no mundo do Krav-Maga que veio pessoalmente para graduar meus alunos e tive a honra de receber a bandeira da escola Bukan das mãos dele,yaron vem pessoalmente para ver se eu estou ensinando como ele aprendeu com o criador do Krav-Maga IMI Lichtenfeld, Yaron treinou com IMi desde seus 14 anos de idade, atualmente é responsável por centenas de instrutores em 14 países em 4 continentes.

O que poderias dizer para quem ainda não conhece essa modalidade esportiva?

Rinaldi: Hoje o Krav-Maga é a melhor arte marcial para defesa pessoal do mundo, qualquer pessoa a partir de 6 anos pode praticar independente do seu condicionamento físico ou idade. Saliento também que a escola Bukan é a única no mundo que ensina o Krav-Maga original.

Sobre o Krav-Maga

O Krav-Maga é Arte Marcial para Defesa Pessoal, criado por Imi Lichtenfeld na segunda metade dos anos 60, início dos anos 70. Imi era faixa preta de Judô tradicional, Jiu-Jitsu japonês tradicional, campeão europeu de peso pesado de Boxe e lutador de Greco-Romano. Ele observou tudo o que faltava nessas modalidade na área de defesa pessoal e desenvolveu técnicas completamente inéditas.

A Bukan – School of Krav Maga foi fundada no ano de 1977, pelo criador da arte, o Sr. Imi junto com o seu discípulo mais graduado – Yaron Lichtenstein. O objetivo da Bukan, desde a sua criação é manter, preservar e proteger o Krav-Maga original do Imi. Sendo assim, nós mantemos a tradição e ensinamos cada movimento, exercício e técnica exatamente como o Imi ensinou.

Fotos: André Pellizzari 

krav-maga 2

krav-maga 3

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *