Acutis

CARLO ACUTIS: O beato que testemunhou Cristo nas mídias digitais

Carlo Acutis ficou conhecido como “apóstolo da internet”, “ciberapóstolo” e “Padroeiro da internet” porque usava as mídias digitais para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação acima da média para sua idade, apesar de não ter estudos específicos sobre o assunto.

 

Por Ir. Ercília Sedoski – ASCJ

 

Padroeiro da Internet

 

Olá! Hoje queremos chegar até cada um de vocês, leitores do Jornal Integração! Jornal feito por pessoas que se preocupam com a qualidade da informação que veicula. Assim, fomos impelidos a solicitar um espaço para tornar mais conhecido o jovem CARLO ACUTIS, a fim de que seu exemplo possa vir ao encontro das crianças, adolescentes e também das famílias cristãs e grupo de jovens das diversas comunidades de nossa Diocese de Caxias do Sul – RS.

 

É comovente a biografia de Carlo Acutis. Muito mais comovente é sua trajetória cristã em profunda busca da santidade. Ao nos depararmos com o testemunho deste jovem, ninguém mais poderá dizer que seguir os passos de Jesus Cristo, os passos para atingir a santidade no cotidiano de nossos dias é algo impossível. Os obstáculos e os desafios não podem ser maiores que as possibilidades.

 

Quem sabe, neste ano de 2020 (ou ao longo de 2021) um excelente presente de Natal, de Ano Novo e em outras datas comemorativas, venha a ser incluído um livro, um DVD e, assim, estarmos oferecendo aos nossos adolescentes e jovens algo maravilhoso: uma oportunidade ímpar para a contínua formação humana e espiritual. Certamente os efeitos desta tão salutar leitura e releitura se farão sentir e perceber.

 

Não compete a cada um de nós reclamarmos que as coisas não vão tão bem quanto desejamos e esperamos. Vamos partir para ações concretas, voltar o nosso olhar e a nossa atenção para as crianças e adolescentes, para que possam testemunhar nosso amor e cuidado, que percebam o quanto são importantes, que sempre vamos querer o melhor para cada um deles. Santo Agostinho, uma vez assim se expressou: “e se os tempos são difíceis? Façamos o bem e os tempos serão melhores. Sejamos as mãos que agem em prol da vida. Que nossos pés sejam como os do Mensageiro que não se cansa de proclamar a Verdade Maior: Jesus Cristo”, cf Profeta Habacuc, 1,12-17. 2,1-4.

 

Com o intuito de conhecer e também de aprofundar acerca da trajetória de Carlo Acutis, citamos as várias fontes de que temos conhecimento até o momento:

 

l          Biografia Espiritual de Carlo Acutis: NÃO EU, MAS DEUS – Edições Paulus/Paulinas; vários vídeos estão disponíveis na internet, com resumos, depoimentos, através também das redes sociais Facebook, Instagram e outros.

 

Poderemos divulgar esta obra onde quer que estejamos!

 

Carlo Acutis, aos quinze anos de sua existência, foi um jovem culto, inteligente, sábio, determinado, com objetivos claros, vinculado às redes sociais, estudioso, sem nenhuma aparência de uma fé imposta, mas sim, de uma fé que norteou toda sua curta existência. Grande pesquisador dos Milagres Eucarísticos do mundo inteiro, mas, acima de tudo, foi um apaixonado pela Eucaristia, pela Adoração diante do Sacrário. Amou seus colegas de escola, seus pais e educadores, cultivou amizades que não denigrem a personalidade e o caráter da pessoa. Era livre, espontâneo, soube em tempo hábil conquistar santidade e simpatia. Amou e defendeu a natureza, o meio ambiente e sempre cultivou um coração sem fronteiras durante os seus breves quinze anos de existência.

 

Por tudo isso, a Igreja e o mundo inteiro reconhecem o alto grau de santidade conquistada com ardor e esmero.

 

Quem diria! Um jovem tão igual aos jovens do nosso tempo, mas tão singular em testemunhar suas convicções religiosas a cada dia mais intensas e profundas!

 

Ao fazermos este pequeno relato, queremos contar com cada um de você para sermos porta-vozes deste milagre de santidade que é CARLO ACUTIS.

 

“Temos sempre necessidade de sermos configurados na Fé pelo Apóstolo Pedro, em seu Magistério duradouro. Muitas vezes nos esquecemos de que Jesus é o Messias sofredor, o qual nos pede que tomemos parte em sua Paixão e Morte e, posteriormente, em sua Gloriosa Ressurreição”. Também cada um de nós deve testemunhar a experiência de seguir Jesus, à semelhança dos apóstolos e, hoje, à semelhança tão marcante de Carlo Acutis.

 

Dele aprendemos ainda a ter o olhar penetrante para as realidades que não passam. Citando aqui o versículo 03 do Capítulo 24 do Livro dos Números: “Oráculo do Profeta de Olhar penetrante, daquele que ouve a Palavra de Deus e vê aquilo que Deus faz ver”. Carlo Acutis foi este jovem de olhar penetrante. Foi perspicaz para perceber como realizar a Obra de Deus no cotidiano de seus dias. Foi audacioso, não apenas como incentivador e apoiador de ONG(s) mas, acima de tudo, culminando sua existência como nobre cidadão, defendendo os direitos e deveres da Sociedade Civil, mas como apóstolo que proclama a verdade que liberta os seres humanos de meras aparências.

 

Poderemos concluir este relato: “Carlo não caiu na armadilha. Via que muitos jovens, embora parecendo diferentes, na verdade acabam por ser iguais aos outros, correndo atrás do que os poderosos lhes impõem, através dos mecanismos de consumo e distração. Assim, não deixam brotar os dons que o Senhor lhes deu, não colocam à disposição deste mundo as capacidades tão pessoais e únicas que Deus semeou em cada um de nós. Na verdade, expressou Ele: ‘todos nascem como originais, mas muitos morrem como xérox’. Não deixe que isso lhe aconteça”! Carlo Acutis, Biografia pág. 12 e 13. E esta experiência de ser e manter-se original, tem a maior credibilidade, porque o jovem Carlo foi duramente provado pela leucemia, causa de sua morte prematura.

 

Gostaríamos de relatar muitas outras coisas sobre o assunto, mas preferimos que cada um de vocês pesquise e encontre seu jeito de conhecer, aprofundar e receber a bênção do jovem Beato: Carlo Acutis!

 

O milagre concedido

acutis 3

Para declará-lo beato, a Igreja reconheceu como milagre a cura de um menino de três anos, em Campo Grando, MS, que tinha uma doença congênita no pâncreas. Ele ficou curado depois que sua família começou a rezar para Acutis, em 2013.

 

Acutis foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020, pelo Papa Francisco. Seu corpo está exposto em Assis, Itália, de terço na mão, vestindo jeans e moletom, mostrando sua juventude.

 

Carlo Acutis foi um adolescente católico italiano, nascido no Reino Unido e beatificado pela Igreja Católica. Ele se tornou conhecido por documentar milagres eucarísticos ao redor do mundo e catalogá-los em um site criado por ele nos meses anteriores à sua morte, por leucemia.

Nascimento: 3 de maio de 1991, Londres, Reino Unido

Falecimento: 12 de outubro de 2006, Monza, Itália

Beatificação: 10 de outubro de 2020

Pais: Antonia Salzano, Andrea Acutis

acutis 4

acutis 2

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *