Programação artística e cultural do Natal Bento 2020 adaptada ao formato Drive-in

Por: Rodrigo De Marco

[email protected]

Edição: Kátia Bortolini

[email protected] 

A programação do Natal Bento 2020 ocorre pela primeira vez no formato Drive-in, por causa da volta da bandeira vermelha para a região da Serra, com inúmeras restrições a eventos, em função da pandemia do Coronavirus. Desde a segunda-feira (14) até o próximo dia 23 de dezembro, as apresentações artísticas ocorrem no pavilhão E da Fundaparque, a partir das 19 horas, com acesso pela área externa do parque. O entorno do pavilhão E tem capacidade para 180 veículos, com lotação unitária máxima de quatro pessoas. O local foi dotado com palco e telões, para a adaptação ao formato Drive -in.

 

Decoração natalina ampliada e reaproveitada

parisotto

 

“A decoração do Natal Bento 2020 segue o mesmo padrão utilizado para o Natal Bento 2019. A proposta é evoluir, evitando mudanças radicais. Alguns elementos foram ajustados e outros relacionados à uva e o vinho foram incluídos. Também foram incluídos elementos chamativos para o dia. A decoração do ano passado funcionava mais para a noite. Agora temos uma decoração hibrida”, ressalta o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Parisotto.

centro bento

centro 2

 

O Natal Bento tem organização da Secretaria de Turismo e patrocínio da Giordani Turismo, Malhas G’Dom, Sindilojas Regional Bento, CIC-BG, CDL, Loterias Caixa – Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

 

Caravana de Natal pelos bairros

A banda dos papais noéis na Caravana do Natal seguirá levando alegria e músicas natalinas para os bairros do município. As apresentações acontecem nos dias 15, 16, 21 e 22 de dezembro. Em caso de chuva os shows serão cancelados.

 

Expresso de Natal

A novidade fica por conta do Expresso de Natal: um trem que passará pela Via del Vino. A viagem contará com todas as regras de prevenção à Covid-19, além de ser ambiente arejado. O Expresso de Natal chegou no dia 14 de dezembro, realizando um passeio com o Papai Noel pelas principais vias da cidade. Os passeios serão realizados a partir das 19h. O ingresso é 1kg de alimento não perecível ou ração.

O trem estará à disposição nos dias 15, 16, 17, 18, 20, 21 e 22.

 

Apresentações Drive-in na Fundaparque

17 de dezembro

Rodrigo Soltton

18 de dezembro

Show Natalino “A Voz do Coração”

19 de dezembro

Sunset Riders

20 de dezembro

Canarinhos com Tenor Dirceu Pastore

21 de dezembro

A arte em um presente, após Frozen,

um show congelante!

22 de dezembro

Show do Aladdin

23 de dezembro

Show “A volta do Natal do Guri de

Uruguaiana”

Todos os shows são transmitidos pelo

facebook.com/turismo.bento

*A programação da Caravana e do Expresso de Natal pode sofrer alterações caso haja novas regras para distanciamento controlado do Governo do Estado.

 

Celebrações nas paróquias de Bento

ocorrem em formatos alternativos

 

O ano marcado pela pandemia exigiu adaptações por parte das diferentes esferas da sociedade e também de grupos sociais. Isso não foi diferente no campo religioso, que teve modificações importantes no formato das celebrações e de outros eventos promovidos pelas paróquias. Neste Natal, nas três paróquias da Igreja Católica, em Bento Goncalves, ocorrem missas presenciais, com distanciamento controlado, mas também transmitidas por redes sociais.

 

Paróquia Cristo Rei

 

“Estamos, durante esse tempo, cumprindo os protocolos públicos e também os decretos do Bispo para estarmos em comunhão com todos os cuidados necessários para evitar maior contágio em relação a Covid-19. Todos os anos nos preparamos para ter bastante gente na igreja e nas celebrações. Neste ano, a proposta é celebrar com aqueles que estão bem, que não tenham nenhuma possibilidade de estar contaminados pelo coronavírus. Por isso, insistimos para que venha à Igreja somente quem se sente bem. Também enfatizamos que Jesus, quando nasceu, estava longe de sua terra, de seu povo. Ao redor dele tinha Maria e José, ou seja, ele também viveu uma experiência de isolamento. No meio de tudo isso, no entanto, brilhou como uma luz para toda a humanidade. Estamos isolados e alertas diante de mais essa pandemia na história da humanidade. Aguardamos, em nome da esperança e da fé, por uma luz que brilhe em nossas vidas e nos encha da esperança de novas possibilidades, comportamentos e ideias”.

Pároco padre Gilmar Paulo Marchesini

padre gilmar 

Programação 

 

4º Domingo do Advento

Dia 19/12 (sábado) Cantos: Nelson de Toni. Animador: Robson

Dia 20/12 (domingo)

8h: Cantos: Mauro Milani e grupo. Animador: Carlos Carraro.

18h: Cantos: Eliane. Animador: Sandra L.

 

Missa da Noite de Natal, 24/12, às 20h (quinta-feira)

Cantos: Assunta e Luiz e grupo

Animador: Nelson Zelbrasikowoki

Teatro/Encenação: Helena Franceschini.

 

Missa de Natal, 25/12 (sexta-feira)

8h: cantos: grupo de Mauro Milani

18h: Cantos: Rogênio Copat e grupo

 

Missa da Sagrada Família de Jesus

Dia 26/12 (sábado), às 18h

Dia 27/12 (domingo)

8h: cantos: Mauro Milani

18h: Cantos: grupo das Missões Santa Rita

 

Paróquia SÃO ROQUE E FARIA LEMOS

 

“Estamos nos organizando para manter a festividade, independente do quadro de pandemia, mas as celebrações vão acontecer através das redes sociais. No último dia 12 de dezembro, realizamos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. Nessa festividade, em conjunto com a Pastoral da Criança, arrecadamos brinquedos para distribuição no Natal.

Na véspera de Natal haverá missa às 20h. No dia 25, missa em Faria Lemos, às 8h30 e, em São Roque, às 9h e às 19h.

Todas as celebrações serão voltadas a redespertar a esperança, reconstruir a esperança, porque esse tempo de pandemia está sendo desafiador, com muitas pessoas revendo seu estilo de vida. Com essa mudança drástica, se percebeu que, anteriormente, estava faltando algo. A pandemia trouxe, para muitas pessoas, o questionamento sobre qual é o sentido da vida. Agora é o momento de sintetizarmos as questões referentes a pandemia e nos prepararmos para a vida que segue, com uma nova história que será contada. A morte é a tábua rasa do ser humano. A vida é significada pelo sentido que se dá à morte. Ter isso à nossa frente e viver a morte de forma consciente é uma postura sábia. São elementos que podem contrastar com o nascimento do menino Jesus”.

 

Pároco padre Daniel D´Agnoluzzo Zatti

 

padre daniel

PROGRAMAÇÃO DE NATAL E FINAL DE ANO

 

Celebração Penitencial e Confissões

15 de dezembro | Terça-feira, 18h30min – Matriz São Roque

Missa da Véspera de Natal

24 de dezembro | Quinta-feira, 20h – Matriz São Roque

Missas do Natal do Senhor

25 de dezembro | Sexta-feira, 9h e 19h – Matriz São Roque

Missas da Solenidade da Sagrada Família

26 de dezembro | Sábado

16h30min – Comunidade Nossa Senhora das Graças

18h – Comunidade Nossa Senhora de Caravaggio – Universitário

19h – Matriz São Roque

27 de dezembro | Domingo

9h e 19h – Matriz São Roque

10h – Comunidade Nossa Senhora das Dores | Tuiuty

17h30min – Comunidade Nossa Senhora da Saúde

Missa em Ação de Graças por 2020

31 de dezembro | Quinta-feira

19h – Matriz São Roque

Missa da Solenidade de Santa Maria – Mãe de Deus

1º de janeiro de 2021 | Sexta-feira: 19h – Matriz São Roque

 

Paróquia SANTO ANTÔNIO

 

Padre-Ricardo-OK

“Em preparação ao próximo Natal, as zeladoras da Igreja Matriz Santo Antônio entregaram nas residências abrangidas pela paróquia uma guirlanda e um impresso sobre o tema ‘Tempo de Reconstruir a Esperança’, com leituras, reflexões e preces para serem feitas em família. Também estamos orientando as pessoas a acompanharem as missas em suas casas.

 

Fizemos um investimento de R$ 150 mil em câmeras robóticas de última geração, com controle remoto. São quatro câmeras no interior do Santuário, que abrangem todo o ambiente. Atualmente, vivemos num mundo de cidades digitais, acima de cidades físicas. Não podemos pensar apenas em evangelizar a cidade física, corpo a corpo ou pessoalmente. A relação das pessoas está muito virtual. Temos que pensar em evangelizar essa cidade digital. Tenho que fazer a gestão paroquial física, mas pensando na cidade digital.

 

As pessoas têm que se convencer que o mundo mudou a partir de 2020. Esse ano é o marco divisor milenar. Até este ano estávamos com uma concepção de modo de viver. Agora temos que nos reinventar e repensar valores. O essencial permanece e as pessoas se revelam quem são. Temos que pensar a vida de outro jeito. Somente a História vai conseguir registrar o tempo que vivemos hoje. A única certeza é a mudança. E cada dia, praticamente, tem uma novidade. São máscaras que vínhamos criando como sociedade e que vão caindo. Quem conseguir aproveitar esse tempo vai perceber o que realmente é essencial para a vida.

 

Hoje são poucas pessoas que têm essa capacidade de reflexão, infelizmente. Espero que as pessoas que formam opinião possam transformar essa realidade”.

digital

Pároco padre Ricardo Fontana

 

Programação Santo Antônio

 

Quinta-feira, dia 24 de dezembro

18h – Missa de Natal nas Comunidades Santa Maria Goretti e Santa Lúcia/Progresso

20h – Missa de Natal nas Comunidades Santa Catarina/Licorsul e São Miguel

20h – Missa de Natal no Santuário Santo Antônio

 

Sexta-feira, dia 25 de dezembro – Natal do Senhor

Missas de Natal no Santuário Santo Antônio: 7h, 8h30 min, 10h e às 18h

19h – Missa de Natal na Comunidade São Cristóvão/Vila Nova I

 

Sábado, dia 26 de dezembro

18h – Missa no Santuário Santo Antônio

19h30 – Missa de Natal na Comunidade Nossa Senhora de Caravaggio/Vila Nova II

 

Domingo, dia 27 de dezembro

Missas no Santuário Santo Antônio: 7h, 8h30 min, 10h e às 18h

 

Quinta-feira, dia 31 de dezembro

18h – Missa de Ação de Graças no Santuário Santo Antônio

 

Sexta-feira, dia 1º de janeiro

Missa em honra à Mãe de Deus e pela Paz

Missas no Santuário Santo Antônio: 7h, 8h30 min, 10h e às 18h

Fotos: André Pellizzari e Divulgação 

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *