igreja nova 2 (1)

74ª Festa de Cristo Rei ocorre no dia 22 e promete emocionar os devotos

No dia 22 de novembro ocorre a 74ª Festa de Cristo Rei com uma série de atrações, prometendo ser uma das melhores festas dos últimos anos. O objetivo da 74ª Festa de Cristo Rei é, mesmo em meio à pandemia, celebrar os 71 anos de criação da paróquia de Cristo Rei e os 65 anos da inauguração da Igreja, que ocorreu no dia 14 de novembro de 1956. “Iluminados pela tradição e pelo processo social, cultural e espiritual, escolhemos como lema para iluminar toda a caminhada da festa a partir das grandes motivações e sinais da Igreja”, afirma o pároco e coordenador da paróquia, padre Gilmar Paulo Marchesini. Na festa, é lembrada “a Campanha da Fraternidade, a prioridade dos jovens que tínhamos escolhido para este ano e o desafio missionário permanente para a animação das nossas comunidades. O cartaz que apresentamos é uma imagem normal que acompanha desde sempre a Paróquia e busca resgatar a história viva da construção da Igreja e da centralidade de Cristo na evangelização”, diz o padre Gilmar.

O lema é inspirado na conclusão da oração Eucarística: Por Cristo Rei, cuidamos da vida. Com Cristo Rei, acolhemos os jovens. Em Cristo Rei, vivemos a missão. “Neste ano, por causa da pandemia, desde o início da programação decidimos que iríamos abandonar toda a parte cultural e social e que ficaríamos somente com a espiritual e as visitas deixaríamos para um próximo ano. Nós sabíamos que haveria muito perigo por causa da contaminação da Covid”, explica.

De acordo com o pároco, “outro dado muito importante, é que no dia 14 de novembro iremos comemorar os 65 anos de construção de inauguração da igreja matriz de Cristo Rei, sendo que no dia 22 ocorre a missa solene, com a bênção do restauro, feita pelo

Bispo. O marco foi que, no ano passado, concluímos a pintura externa e, neste ano, concluímos toda parte interna com o restauro das oito pinturas temáticas que temos dentro da igreja. Quero destacar, nesse sentido, que no dia 22 a presença do Bispo vem trazer a alegria, embora tenhamos que reduzir o número da participação das pessoas”, afirma.

Ainda segundo o pároco, “desde a abertura da nossa Igreja Matriz, tivemos uma preocupação muito grande para não haver aglomeração, disponibilizando sempre álcool gel e ocorrendo a distribuição de lugares das pessoas. Pelo que consta até agora, estivemos bem. Todos os dias a igreja passa por processo de limpeza”, salienta.

A Campanha da Fraternidade 2020 é uma verdadeira motivação para a compaixão e o cuidado com a vida, a partir da parábola do Bom Samaritano. No cartaz, vemos o coração de Cristo Rei com a coroa de espinhos que recorda a entrega da própria vida de Cristo pela compaixão amorosa dirigida aos mais pobres e necessitados de cuidado.

Irmã Dulce foi apresentada como personagem fundamental da campanha da fraternidade 2020, pelo testemunho de cuidado com a vida e as pessoas pobres. Com uma fé inabalável, procurou vencer todas as controvérsias e permaneceu firme na fé e nas suas obras até o fim, deixando um legado de caridade para as classes mais empobrecidas. É conhecida como o “Anjo bom” da Bahia.

Por causa do testemunho e do reconhecimento da santidade da irmã Dulce, ela foi designada como a protetora da “Caritas Cristo Rei”, nome instituído no dia 2 de maio de 2020 (substituindo o nome de Ação Social Cristo Rei) e das Pastorais Sociais da Paróquia de Cristo Rei. As pastorais sociais presentes na paróquia são as seguintes: Caritas Cristo Rei; Pastoral da Criança; Pastoral da Pessoa idosa (PPI); Pastoral Carcerária; Pastoral da Saúde (visita ao hospital); Pastoral da Mulher Marginalizada; Ação Social Santa Marta; apoio à Associação de recicladores de lixo Jardim Glória.

Por ocasião da festa estamos realizando a Campanha da Solidariedade de Cristo Rei e do Natal – 25 de setembro a 25 de dezembro. Sugerimos alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e infantis e brinquedos para as 210 crianças da Pastoral da Criança. Parceira com o Supermercado Apolo e Rádio Difusora. Foi assumido também o compromisso de ajudar a rifa do lar do Ancião.

Com Cristo Rei, acolhemos os jovens

A juventude é desafio permanente da evangelização e da vida das comunidades. A paróquia já realizou diversos serviços de articulação, formação e organização em grupo de jovens. No entanto, há um longo caminho a percorrer. A paróquia já havia organizado um trabalho próprio para a juventude da paróquia, chamado EPJ (Encontro para os Jovens) e um grande encontro espiritual com os crismandos para o ano de 2020. Uma das ações práticas seria a experiência das Santas Missões Jovens. A ação que todas as comunidades seriam convidadas a realizar é rezar continuamente em todas as celebrações e encontros para os jovens. O objetivo é a oração que recorda os aspectos positivos dos jovens do tempo de hoje, superando o julgamento ou a atitude de sempre marcar os aspectos negativos. É um esforço para ver os jovens como um dom, uma presença, com carismas próprios e sonhos que dão sentido à própria vida. A acolhida aos jovens passa, portanto, pela oração e pelas expressões boas dos jovens.

No cartaz, Jesus com os cabelos longos, nos ajudar a superar os preconceitos e acolher o jeito cultural e os valores dos jovens de hoje. Um verdadeiro exercício de compaixão.

Vivemos a missão

Nos últimos anos, a Paróquia realizou as Santas Missões nos anos de 2016, 2017 e 2019, envolvendo todas as comunidades e mais de mil leigos e leigas que fizeram a animação e a experiência missionária. Sempre foram acompanhados de uma ampla programação e de gestos concretos (lixo, água, alimentação saúdável). Papa Francisco, pede uma Igreja em saída. As Diretrizes da Diocese de Caxias do Sul têm como prioridade a chamada “Comunidade missionária”.

No espírito da festa, é importante reconhecer que a primeira ação missionária é adesão ao próprio Cristo Rei, fonte e origem de toda a missão. No cartaz, aparece o Cristo Bom Pastor que cuida de toda missão pela Trindade a partir do Batismo.

Gratidão aos casais festeiros, festeiros jovens, ex-festeiros, equipes, serviços, pastorais, todas comunidades.

PADRES

Gilmar Paulo Marchesini

Norberto Luiz Coltro

Rafael Giovanaz

FESTEIROS

Edson Zandoná e Magda Brandeli Zandoná

Leonir Casagrande e Silvia Anceski Casagrande

Lasiê Batisti e Rosane Batisti

Gilmar Bussolotto e Analice Bussolotto

Estevão Milani e Velcy Ferrari Milani

FESTEIROS JOVENS

Allana De Carli e Kleisson Megiolaro

Nadiele Lagunas e Alisson Gonçalves

Rafael Rustick e Thayse Dorigon Noskoski Rustick

Juciane Rosa e Magaiver Lagunas

Lisandra Vignatti Santa Lucia e Matheus Corrêa Waydzik

PROGRAMAÇÃO

Todas as missas serão transmitidas pelo FACEBOOK PARÓQUIA CRISTO REI BENTO GONÇALVES e com a presença dos casais festeiros e festeiros jovens.

 

20/11 – Sexta-feira, 16h, Missa da Saúde e Benção dos enfermos. Presidida pelo Padre Moacir Pauletti.

21/11 – Sábado, 18h: Missa dos jovens. Presença dos grupos de jovens e dos festeiros jovens. Animação da missa: festeiros jovens de 2019.

22/11 – Domingo – Solenidade de Cristo Rei.

9h30 – Missa solene presidida por Dom José Gislon, bispo de Caxias do Sul. Benção dos restauros da igreja Matriz Cristo Rei.

18h – Missa de Ação de Graças e apresentação dos festeiros para 2021.

cristo rei

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *