O Exorcista

15 clássicos do terror para assistir neste feriado

Por Rodrigo De Marco

rodrigo@integracaodaserra.com.br

@sr_demarco

Um dos gêneros cinematográficos mais fantásticos e que instigam o imaginário coletivo é o horror, presente nas mais diversas facetas e estilos. Ao longo do século XX o estilo ganhou inúmeras roupagens e adaptações. A mente humana certamente é um refúgio de devaneios, com portas abertas para o desconhecido. Foi explorando um senso artístico aguçado que escritores e cineastas criaram suas narrativas e enredos explorando o medo e os limites da perversidade humana. Ao longo do século XX o universo fantástico do terror ganhou contornos sangrentos e também eróticos, numa mescla entre dor e prazer, medo e satisfação, diversão e agonia, loucura e sanidade, tensão e alívio. A adrenalina cinematográfica nunca havia sido tão instigante quanto a experiência de embarcar numa viagem rumo ao desconhecido. E é por essa paixão pelo terror que separei alguns dos meus títulos preferidos para assistir neste feriado.

O Exorcista

O Exorcista

Lançamento: 1973

Direção: William Friedkin

Nacionalidade: EUA

Sinopse

Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

A Profecia

a profecia

Lançamento: 1976

Direção: Richard Donner

Nacionalidade: Reino Unido, EUA

Sinopse

Um diplomata americano preocupado em não chocar a esposa, em virtude da morte do seu filho ao nascer, lhe oculta o fato e adota um recém-nascido de origem desconhecida. Mortes misteriosas começam a cercar a família do homem, que sem saber, pode estar criando o AntiCristo em pessoa.

Halloween

halloween

Lançamento: 1978

Direção: John Carpenter

Nacionalidade: EUA

Sinopse

Michael Myers (Tony Moran) é um psicopata que vive em uma instituição há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal para continuar seus crimes na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele.

Alien- O oitavo passageiro

Alien

Lançamento: 1979

Direção: Ridley Scott

Nacionalidade: Reino Unido, EUA

Sinopse

Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

Horror em Amityville

Terror-em-Amityville-1979-1

Lançamento: 1979

Direção: Stuart Rosenberg

Nacionalidade: EUA

Sinopse

13 de novembro de 1974. Em Amityville, um pai, uma mãe e os filhos foram assassinados sem motivo aparente, por um dos filhos do casal. Um ano depois a casa é habitada pela família Lutz, que gradativamente descobre que o novo lar é possuído por um espírito demoníaco. Assim eles passam a conviver com um medo da morte cada vez maior.

Um lobisomem americano em Londres

Um_Lobisomem_Americano_em_Londres_photo0001

Lançamento: 1981

Direção: John Landis

Nacionalidade: Reino Unido, EUA

Sinopse

David Kessler (David Naughton) e Jack Goodman (Griffin Dunne) são colegas de colégio, que vieram dos Estados Unidos para conhecer a Inglaterra. Pedindo carona nas estradas, eles chegam a uma pequena cidade. Lá vão ao bar, sendo friamente recepcionados pelos moradores locais. A situação piora ainda mais quando Jack pergunta o porquê do local ter velas e um pentágono na parede. Ao deixar o local, eles caminham por uma estrada deserta e enevoada. Logo percebem que um animal está cercando-os. Jack é então atacado por um enorme lobisomem, tendo seu corpo dilacerado. David foge, mas é também atacado. Ele fica apenas com cortes no rosto e nos ombros, o suficiente para que se transforme em um lobisomem.

O Enigma de outro mundo

o-enigma-de-outro-mundo

Lançamento: 1983

Direção: John Carpenter

Nacionalidade: EUA

Sinopse

Antártica, inverno de 1982. Na remota Estação 4 do Instituto Nacional de Ciências dos Estados Unidos estão 12 homens (cientistas e operários), que observam com espanto um norueguês tentar de todas as maneiras matar um cão, tanto que invade a estação e atira até nos americanos, mas é morto. O helicóptero, que trouxe o intruso, explode, matando os outros tripulantes e a razão daquilo fica sem explicação. Após isto o cachorro fica na base e os americanos começam a querer saber o que realmente aconteceu. O piloto de helicóptero J.R MacReady (Kurt Russell) se oferece para viajar até a base norueguesa e tentar achar alguma explicação. Chegando lá descobrem que o local foi destruído e descobrem um corpo mutilado, que parece de uma pessoa. Eles o levam para a base americana para ser estudado e só então surgem pistas do acontecido, pois o cachorro se transforma em uma terrível criatura que ataca os pesquisadores. Gradativamente concluem que estão diante de um alienígena, que pode se transformar em uma cópia exata das suas vítimas. Isto significa que membros da equipe podem ser mortos e a cópia assumir o lugar deles.

A Hora do Pesadelo

a hora do pesadelo

Lançamento: 1984

Direção: Wes Craven

Nacionalidade: EUA

Sinopse

A Hora do Pesadelo acompanha um grupo de adolescentes que passa a ter pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que assassinou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

A bolha assassina

the blob

Lançamento: 1988

Direção: Chuck Russel

Nacionalidade: EUA

Sinopse

Arborville, EUA. Um velho passeia entre os arbustos da periferia quando encontra uma bolha gelatinosa que veio do espaço. Logo a bolha gruda em seu corpo, devorando-o em seguida. Uma amostra dela é levada a um médico, que não consegue identificar sua formação. A bolha cada vez necessita mais de nutrientes, o que faz com que ataque um teatro, um depósito de carnes e enfrente a população da cidade em campo aberto, devorando centenas de pessoas.

Brinquedo Assassino

chuck

Lançamento: 1988

Direção: Tom Holland

Nacionalidade: EUA

Sinopse

Um serial killer é morto em um tiroteio com a polícia, mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de vodu e transfere sua alma para um boneco. Um menino ganha exatamente este brinquedo como presente da sua mãe. O menino tenta alertar que o boneco está vivo, mas sua mãe e um detetive da polícia só acreditam nele após o brinquedo ter feito várias vítimas. Mas o boneco está realmente interessado é no garoto, pois só no corpo dele poderá continuar vivo, e isto coloca a criança em grande perigo.

À Beira da loucura

a beira da loucura

Lançamento: 1994

Direção: John Carpenter

Nacionalidade: EUA

Sinopse:

O investigador John Trent (Sam Neill) é contratado para achar Sutter Cane (Jürgen Prochnow), um escritor de histórias de terror que, após terminar seu último livro, misteriosamente desapareceu. Mesmo desconfiando que isso não passa de uma jogada publicitária, aceita o trabalho. Passa a ler seus livros, procurando pistas da cidade onde Cane possa estar escondido, mas estes livros são macabros e, após sua leitura, as pessoas agem de um modo bem estranho.

Entrevista com o vampiro

entrevistacomovampiro03

Lançamento: 1994

Direção: Neil Jordan

Nacionalidade: EUA

Sinopse

São Francisco, anos 1990. Um jornalista entrevista um jovem que afirma ser vampiro, narrando suas experiências dos últimos 200 anos. Em flash-back, conhecemos Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um homem que perdeu a mulher, morta durante o parto, e a vontade de viver. Com a ajuda de uma criatura da noite, Lestat de Lioncourt (Tom Cruise), ele se torna um vampiro e precisa aprender uma nova forma de vida.

Pânico

panico

Lançamento: 1996

Direção: Wes Craven

Nacionalidade: EUA

Sinopse

Sidney Prescott (Neve Campbell) começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar.

O sexto sentido

o sexto sentido

Lançamento: 1999

Direção: M. Night Shyamalan

Nacionalidade: EUA

Sinopse

O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

Olhos famintos

olhos famintos

Lançamento: 2001

Direção: Victor Salva

Nacionalidade: EUA

Sinopse

Trish (Gina Phillips) e seu irmão Darryl (Justin Long) descobrem algo horrível no porão de uma igreja abandonada. Agora, em viagem de carro de volta para casa, eles são o alvo de uma força indescritível que deseja acabar com eles de qualquer maneira.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *