museu do imigrante

Museu do Imigrante de Bento reabre nesta terça-feira, dia 20

Adotando protocolos sanitários de segurança, o Museu do Imigrante retomará a visita pública a partir desta terça-feira, 20. Tendo como objetivo à prevenção ao coronavírus, será permitida a visita espontânea simultânea de até seis pessoas, sendo três pessoas por andar e uso obrigatório de máscaras.

 

Serão realizadas aferição de temperatura dos visitantes e solicitada higienização das mãos com álcool gel. O horário de visitação permanecerá de terça a sábado, na parte da manhã das 08h30-11h30 e à tarde das 13h30-17h30.

 

Agendamentos para visitas à instituição podem ser agendados pelo telefone (54) 3451-1773 ou pelo e-mail museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br

 

Mostra “Ontem e Hoje”

O Museu do Imigrante continuará expondo a mostra “Ontem e Hoje”,  já que a visitação presencial foi interrompida pela pandemia. A exposição é resultado de projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura (2019) e é idealizada por Cleper Ravanello e Diego Scotton.

 

O projeto consistiu em realizar digitalmente a edição e manipulação de fotografias de Bento Gonçalves de 1910 até meados de 2000. Neste procedimento, as imagens antigas e atuais sofreram sobreposições digitais, criando um novo olhar sobre a cidade, que convida o espectador a reviver e contemplar as transformações arquitetônicas, culturais, sociais e políticas que aconteceram ao passar das décadas.

 

Em uma mesma imagem manipulada, é possível fazer uma comparação visual entre o antigo e o atual de maneira simples e atrativa, provocando uma “nostalgia” na pessoa que a visualiza. Ao provocar essa “nostalgia”, a intenção do proponente do projeto é despertar em quem vê as fotos um interesse e uma valorização ainda maior pela história da cidade, principalmente pelo trabalho e dedicação dos primeiros habitantes que ali se instalaram, participando de sua evolução.

 

O período de visitação será até 01 de dezembro de 2020.

museu 2

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *