camisa-clube-esportivo-1030x773

Esportivo somos nós

Por Karin Milani Zottis 

Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta de Orientação Psicanalítica e Pedagoga

Vivemos um momento especial da nossa cidade com o resgate da história dos 100 anos do Clube Esportivo de Bento Gonçalves. Um ícone do esporte e cultura local, reportado em memorial fotográfico e histórico pelo nosso querido e competente fotógrafo e jornalista Fabiano Mazzotti que, em sua trajetória, tem eternizado a cultura local. Mazzotti contou com o imprescindível apoio do experiente jornalista e radialista Alceu Salvi Souto.

Com o acréscimo desta obra sobre o Clube, vamos garantindo a memória do esporte e de seu significado e importância para o desenvolvimento e projeção da cidade. Voltando nosso olhar no tempo, podemos imaginar que as ações esportivas e culturais tivessem um destaque e repercussão muito grandes, quando não contávamos com muitas atrações e alternativas de lazer. Os esportistas eram conhecidos, pessoas do convívio. Ainda mais do que isso, os acontecimentos construíam as bases da história e cultura bento-gonçalvense.

Certamente os contatos para o resgate das vivências em torno do Esportivo trouxeram muitas recordações e alegria a quem pode testemunhar tais momentos, numa experiência de reviver emoções, tempos felizes e, hoje, contribuir com essas memórias. Da mesma forma, nossa Bento Gonçalves tem a oportunidade de, 100 anos depois, reviver as vitórias e trajetória deste Clube que levou para além de nossas fronteiras o nome do município e hoje retornam como história para, em 2020, todos conhecermos e nos orgulharmos.

O esporte tem o poder de agregar as pessoas e mobilizar as energias para fins de lazer, alegria e orgulho. Os times e os esportistas nos representam, nos fazem sentir orgulho de pertencer à cidade, à sua agremiação, de nos sentirmos campeões por suas conquistas. Mais ainda, como torcida, é como se ajudássemos a conquistar as vitórias, assim como também sofremos e nos deprimimos com as dificuldades e derrotas. E são essas emoções intensas que tornam o esporte tão interessante para quem o vive e acompanha.

O Esportivo pertence às memórias de Bento Gonçalves, logo, também nos pertence como cidadãos. Contamos com ele para constituir a identidade do lugar que habitamos e ao qual pertencemos. Lembrando aqui as localizações privilegiadas que os estádios do Clube sempre ocuparam, o Estádio da Montanha, de onde se podia ouvir a vibração da torcida ecoando do alto pela cidade e, atualmente, a Montanha dos Vinhedos, também no alto, com vista privilegiada da cidade e natureza da região.

Nestes tempos tão líquidos, como nos conta Bauman, onde tudo nos escapa entre as mãos, onde o habitar é um desafio e tantos não encontram solo e asilo, a lembrança eo cultivo de raízes e o sentimento de pertencimento são raros e invejáveis. À sua maneira, o Esportivo e o resgate de sua história, nesta bela publicação, contribuem para que possamos nos sentir parte desse todo, da história de um Clube e de sua cidade.

Quantas histórias são novas para nós, quantas ações pioneiras, curiosidades, registros futebolísticos de jogadas, gols, disputas e craques, como de tantos outros personagens de uma história que segue e que, com este livro, marca mais um gol, pela vitória de toda uma comunidade.

Desejamos que essa obra, como outras, nos ajudem a manter viva a história, seguindo na sua construção. Muito podemos fazer pelo Esportivo e a cidade, em termos de esporte, educação e turismo, através do nosso Clube. Tomara que saibamos identificar novas oportunidades para promover ações que também marquem história.

Parabéns Esportivo! Parabéns Bento Gonçalves! Parabéns a todos nós!

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *