bandeira laranja 2

Serra Gaúcha retorna para bandeira laranja

Na 13ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado a região da Serra retornou para bandeira laranja. O anuncio foi realizado nesta segunda-feira (3). As bandeiras ficam vigentes até as 23h59 da próxima segunda-feira (10).

 

A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) enviou recurso no sábado, 01. A região apresentou melhoria expressiva e alcançou estabilização, embora seja em um patamar elevado. O número de hospitalizações não aumentou e houve pequena redução de hospitalizações em UTI, o número de óbitos também não apresentou crescimento expressivo, abaixo de 10, e a relação entre casos ativos e recuperados diminuiu.

 

O Prefeito Guilherme Pasin destacou que “foram semanas na bandeira vermelha, e todos sentimos o gosto amargo das restrições, com empreendimentos fechados. Agora na bandeira laranja, é mais do que importante que todos estejamos irmanados no censo coletivo. Não podemos fazer que a semana coloque tudo em risco novamente. Todos tem que ajudar, evitando saídas desnecessárias, aglomerações. O momento é de união para que possamos seguir com os regramentos estabelecidos”, disse.

 

Os regramentos para bandeira vermelha podem ser acessados no https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/.

 

O novo Decreto 10.617/2020 foi publicado no Diário Oficial e pode ser acessado no http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/downloads/Decreto_106172020___CORONAVRUS_23.pdf

 

Restaurantes:

Fica permitido em todo o território do Município o funcionamento de pubs e bares, exclusivamente os que tiverem como atividade principal Restaurante na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), restaurantes, padarias, lanchonetes e similares, os quais deverão adotar as medidas previstas nos incisos do art. 23 e 30 no que couber, devendo atender com 50% da capacidade (pessoas sentadas) conforme APPCI; permitindo o ingresso de público até as 22 horas e encerrando o atendimento presencial aos frequentadores no estabelecimento às 24 horas, e após este horário somente com sistema de “delivery” e “takeaway”.

 

Bancos e lotéricas

Fica recomendado que os bancos e correspondentes bancários possam funcionar aos finais de semana ou em horário estendido.

 

Esportes

Ficam proibidas as atividades esportivas coletivas em ginásios, clubes e quadras esportivas, podendo ocorrer atendimento individualizado ou esportes em dupla, em no mínimo 16m² por pessoa e sem público, conforme protocolo específico do Modelo de Distanciamento Controlado.

 

Supermercados

Fica determinado que os supermercados, mercados, padarias, confeitarias, açougues, peixarias e estabelecimentos congêneres: a) controlem o fluxo de pessoas, na entrada e na saída, e o número de pessoas presentes no estabelecimento, disponibilizando tais informações à fiscalização municipal quando solicitado;

b) observem a ocupação máxima de 50% (cinquenta por cento) da capacidade do estabelecimento e, inclusive, do estacionamento;

c) controlem a aglomeração, com observância da distância mínima interpessoal de 2 m (dois metros) e das medidas de proteção individual;

d) orientem os clientes para que ingresse apenas 1 (uma) pessoa por coabitantes da mesma residência.

 

Comércio

Fica autorizada a abertura para atendimento ao público dos estabelecimentos comerciais com regramentos estabelecidos no protocolo da bandeira laranja, atendendo um cliente por funcionário, por vez.
Os Shopping Center, centros comerciais, além de adotar as medidas previstas  e adotar o espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas e cadeiras nas praças de alimentação.

 

 

Cursos

Fica permitido o funcionamento de atividades de ensino de formação técnico profissional, de idiomas, culturais, cursos preparatórios, treinamentos e similares, devendo restringir o número de alunos por horário, sendo atendidos 3 (três) alunos por professor, por ambiente ou sala; vedada a participação de menores de 12 anos e maiores de 60 anos

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *