foco

Nada acontece sem foco

Por Graziela Dalpian 

Coach Integral Sistêmico 

@grazidalpiancoach

Às vezes parece difícil manter o foco nos objetivos. Há dias em que tudo anda perfeitamente, tudo acontece. Em outros dias, parece que nada anda, acabamos procrastinando as atividades. Pois bem, manter o foco nos objetivos exige dedicação, persistência e consistência. Qualquer coisa pode distrair você das suas atividades, tirando você do foco, principalmente quando as distrações são prazerosas.

 

Tendenciamos sempre escolher o que mais nos dá prazer no momento. Porém, o prazer momentâneo pode não levar ao caminho que você quer conquistar, sendo um prazer temporário, tornando-se uma frustração lá frente. Posso citar inúmeros exemplos, vejamos alguns: uma pessoa que deseja ter um corpo sarado, um corpo em forma, precisa manter o foco e se abdicar dos prazeres momentâneos para chegar ao seu objetivo. Então, precisa manter a disciplina, a persistência, a consistência e ir aos treinos regularmente, cuidar com a alimentação e com a qualidade do seu sono. E isso não pode ser só uma vez por semana, tem que ser todos os dias. Então, essa pessoa está deixando os prazeres do momento para atingir seu objetivo futuro. Outro exemplo: uma pessoa que opta em estudar todos os dias para buscar a profissão dos sonhos ou se tornar o profissional que deseja. Ela abdica das saídas, de filmes e outros prazeres para poder atingir o seu objetivo futuro.

 

O que quero mostrar com isso tudo é que, indiferente de qual seja o seu objetivo: saúde, controle emocional, relacionamento, se tornar um profissional melhor, enfim, o sucesso não é conquistado do dia para a noite. É uma batalha, dia após dia, e você precisa manter o foco nela. Manter o foco é também saber dizer não para tudo que possa lhe tirar do caminho dos seus objetivos. Então, se você tem algo em mente, não desista e, sim, persista.

 

O que diferencia as pessoas de sucesso das outras é justamente porque elas assumem a autorresponsabilidade de suas vidas. Elas sabem que todo o resultado depende exclusivamente das ações que tomam. Por isso, permanecem focadas nos seus objetivos. Todos nós possuímos dias bons e dias ruins, o que muda é a forma como lidamos com esses dias, é a forma que vemos esses dias. Você pode ficar reclamando e deixar que as coisas aconteçam ou, então, ver o que a ocasião pode lhe ensinar, seguindo adiante. Pode ser que naquele dia as coisas não aconteçam como você gostaria. Mas você pode olhar e ver o que pode ser feito diferente para que os próximos dias sejam melhores.

 

Todas as histórias de sucesso passaram por situações difíceis, porém, os atores dessas histórias nunca perderam a fé neles mesmos, nunca desistiram. O vencedor não é aquele que nunca teve derrotas, mas sim aquele que nunca desistiu diante delas.

 

Nesse momento, convido você a pegar um papel e uma caneta. Nesse papel coloque qual o seu objetivo. E pense o que você precisa fazer para chegar até ele. Não desista dos seus sonhos. Tenha persistência, tenha consistência e mantenha o foco no seu objetivo. Faça de sua história uma história de sucesso também.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *