folder em dialeto crioulo

Secretaria do Meio Ambiente de Bento lança material sobre a separação do lixo em dialeto crioulo

A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o haitiano Enselot Joachin está lançando um material de sensibilização sobre a correta separação e destinação de resíduos em dialeto Crioulo. A iniciativa surgiu da necessidade de ampliar a comunicação das ações da pasta pública no planejamento operacional e a execução da política de proteção do meio ambiente do município junto à comunidade haitiana.

 

O material “Proteger o Meio Ambiente é um dever, uma obrigação. Vamos colaborar para uma Bento Gonçalves mais bela” traz textos explicativos como que é poluição e suas consequências, aquecimento global e maneiras de auxiliar na proteção do local onde se vive. Dessa forma, o folder traz quais são os tipos de lixo (orgânico, reciclável, hospitalar e eletrônico) e como fazer o descarte.

 

Enselot Joachin destaca que realizou a tradução com o objetivo de contribuir com a cidade. “Depois de tantas coisas naturais que já presenciei no meu país Haiti, hoje estou aqui em Bento Gonçalves. Como eu acompanho as notícias da cidade, vejo cada vez mais a importância de cuidar corretamente dos resíduos. Aí eu pensei de fazer essa ação para ajudar meus conterrâneos  Haitianos a entender as consequências de não cuidar corretamente dos resíduos, visando o bem comum que é a natureza e pensando na beleza da cidade. Assim, com esse material, nós vamos fazer nossa parte para uma comunidade melhor e o para o bem da nossa saúde”, salientou.

 

O secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, observa que o material amplia a interlocução com a comunidade haitiana: “os agentes visitavam essas famílias, explicavam o processo, mas não tínhamos resultado positivo, pois tínhamos dificuldade em relação à língua. Agora com a parceria com o representante da comunidade haitiana conseguimos confeccionar o material instrutivo em Crioulo. Dessa forma, eles também têm acesso à informação correta e podem nos auxiliar a ter uma cidade cada vez mais sustentável”.

 

O Prefeito Guilherme Pasin salientou a importância da comunicação com os imigrantes. “Nossa função, como Poder Público, é nos comunicar com toda a nossa população. Hoje, Bento Gonçalves conta com mais de mil imigrantes haitianos, que não são mais imigrantes, são bento-gonçalvenses. Assim, iniciativas como essa, que realizam a interlocução com esse público são de extrema importância e serão ampliadas. Parabéns a Secretaria de Meio Ambiente e ao Enselot por esse fantástico trabalho”, frisou.

 

A Prefeitura já realiza um trabalho de comunicação na Secretaria da Saúde e recentemente também foi iniciado um curso de crioulo para os servidores da Prefeitura. Além disso, todo material desenvolvido na prevenção ao coronavírus também é disponibilizado com a tradução.

Acesse o folder em dialeto Crioulo sobre a separação correta do lixo: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/downloads/folder_corrigido_03_07.pdf

Foto: Laura Kirchhof

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *