Casa de Passagem

Casa de Passagem retoma atendimentos em Bento Gonçalves

O processo de mudança do centro de acolhimento temporário para a Casa de Passagem foi finalizado na manhã desta quinta-feira (11) e retomando os atendimentos no espaço, das 19h às 7h, na Rua Francisco Navarini, 136, no bairro Maria Goretti.
Com a intensificação do trabalho realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), através do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), aonde todos que acessaram o Centro Temporário de Acolhimento receberam atendimento e encaminhamento para suas demandas individuais, ocorreu uma redução significativa do número de usuários que ainda necessitam de cuidado e proteção no espaço de acolhimento.
Por meio de um processo de escuta qualificada realizada por técnicos do CREAS, conforme a realidade de cada caso, foi construído o processo de saída das ruas dos usuários. No entanto, de acordo com a avaliação psicossocial do SEAS, alguns usuários ainda necessitam permanecer em turno integral na Casa, principalmente por pertencem ao grupo de risco em função da idade, a fim de serem assistidos e acompanhados com o intuito de superação da vulnerabilidade a que estão acometidos.
Com o retorno ao antigo espaço, estão sendo adotadas medidas de proteção preconizadas pelas autoridades de saúde, como a readequação da estrutura física, sanitização e elaboração de protocolos de atendimento, com vistas a manter todos os regramentos de higienização e preservação da saúde.
A Casa de Passagem manterá a modalidade de atendimento original, acolhendo por busca espontânea e/ou por encaminhamento do CREAS, pessoas que utilizam a rua como espaço de moradia, bem como os que encontram-se no município na condição de trecheiros, disponibilizando abrigo para pernoitar, com oferta de alimentação, banho e vestuário quando necessário.
Com as reformulações, o serviço passa a contar com 23 vagas para pernoite, sendo que dessas seis estão ocupadas por usuários que irão permanecer por turno integral.

Foto: José Martim Estefanon

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *